O maior evento de construção da América Latina!
O maior evento de construção da América Latina!
Nossos Palestrantes
Confira quem vai compartilhar conhecimento no Rio Construção Summit!
Arquiteto, cofundador e Diretor de Novos Negócios e Comunicação da Somauma - uma incorporadora focada em retrofit. Você pode encontrá-lo pelas ruas do Centro de São Paulo à procura de edifícios vazios e subutilizados com a missão de transformá-los em células regenerativas: lugares que impactam positivamente o entorno, criando espaços urbanos vibrantes, acolhedores e cheios de possibilidades.
MARCELO FALCÃO
Cofundador da Somauma
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Dedica-se também às questões relacionadas com a melhoria do Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Participou da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Arquitetura e Urbanismo do ENADE; da Comissão Consultiva de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) do Sistema de Acreditação do Mercosul; foi consultor do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras para a área de Arquitetura e Urbanismo; Membro da Comissão de Arquitetura do INEP-Confea; e Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA). Foi Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011), Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES (2011), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN (2011-2019). Desde 2023, é Diretor de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN.
ANDREY ROSENTHAL SCHLEE
Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização no IPHAN
Diretor Nacional de Ensino da YDUQS, grupo de educação que conta com mais de 700 mil alunos na graduação, e Reitor da Universidade Estácio de Sá. Cursou o Mestrado da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV. Possui mais de 40 anos como Executivo em organizações privadas e públicas. Professor desde 1990 nas áreas de economia e finanças. “O que me motiva é construir o futuro de uma educação inovadora, plural, inclusiva e de qualidade para muitos.”
FLÁVIO MURILO OLIVEIRA DE GOUVÊA
Reitor da Universidade Estácio de Sá
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, pós-graduada lato sensu em Restauro e Reciclagem de Edificações pelo Instituto Metodista Bennet e mestre em Arquitetura e Urbanismo – Produção do Espaço e Cultura pela Universidade Federal Fluminense. Servidora pública concursada, ingressou na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em 1992 como arquiteta do órgão municipal de patrimônio cultural, atual Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH, setor administrativo onde sempre atuou. Desde 1995, sem interrupção, ocupou vários cargos em comissão no órgão de patrimônio cultural, atuando como diretora, gerente e coordenadora. Desde 2012 é membro do Conselho de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro e em 2013 compôs o Conselho da Cidade. Desde janeiro de 2021 assumiu a presidência do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH e do Conselho de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro - CMPC.
LAURA DI BLASI
Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH)

Conteúdos de inovação que você
encontrará no rio construção summit


Futuro da construção
Apresentações das principais inovações que estão transformando a indústria da construção, debates sobre o papel dos setores público e privado na modernização e no aumento da eficiência da cadeia produtiva e reflexões sobre a construção do futuro a partir das tendências que já influenciam o cenário atual.
Capital Humano
Debates sobre as melhores práticas adotadas no Brasil e no exterior em relação a qualificação profissional, saúde e segurança do trabalho e responsabilidade social, com foco no aumento da produtividade da cadeia da indústria da construção
Conjuntura da construção
Discussões entre os setores público e privado sobre o cenário atual, com foco em aspectos legais, tributários, regulatórios, burocráticos e de investimento e fomento, além de apresentações de perspectivas relacionadas ao aumento da produtividade, à redução do déficit habitacional e ao aprimoramento da infraestrutura do país.