PALESTRANTES
Consultor na FIRJAN para melhoria de fluxos de processos de licenciamentos de construções nas prefeituras. Professor e pesquisador em cursos de mestrado, graduação e MBAs/Especializações. Conhecimento especializado em ciência da melhoria, congregando abordagens de gestão enxuta (Lean), seis sigma e teoria das restrições. Possui sólida experiência em organizações do setor industrial e de serviços, onde atuou com gestão de pessoas, projetos e processos, patentes, educação executiva, planejamento estratégico, manufatura, qualidade e engenharia. Pós-doutor em engenharia de produção e sistemas, doutor em engenharia civil, mestre em gestão empresarial, especializado em marketing e engenheiro mecânico. Certificação Lean Six Sigma Black Belt.
ALBERTO EDUARDO BESSER FREITAG
Consultor de Desenvolvimento Setorial na Firjan
Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Com mais de 25 anos de experiência no setor da construção civil, dedica-se a enfrentar os desafios de atrair, reter e desenvolver talentos, além de fomentar o relacionamento das empresas do setor com as comunidades no entorno de seus empreendimentos. Atualmente, é Diretora da Pontes Comunicação, uma agência especializada em marketing com foco em causas sociais, e Vice-Presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Sua atuação é marcada pela busca constante por inovação, inclusão e sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da responsabilidade social na cadeia produtiva da construção civil. Sob sua liderança, a CRS promove debates, propõe e implementa soluções inovadoras, além de disseminar boas práticas e trocar experiências entre os diversos atores da indústria da construção. Ana Cláudia tem sido uma defensora ativa da inclusão produtiva de mulheres no setor, destacando a importância da diversidade de gênero para o desenvolvimento sustentável e a inovação na construção civil. Além disso, ela tem enfatizado a necessidade de capacitação profissional e a criação de políticas empresariais inclusivas, visando aumentar a representatividade feminina em cargos estratégicos e promover ambientes de trabalho mais diversos e equitativos.
ANA CLÁUDIA GOMES MARTINS
VP de Responsabilidade Social na CBIC
Economista com mestrado na Universidade de São Paulo. Desde 2010, atua como coordenadora de Projetos da Construção do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde desenvolve estudos e análises sobre a economia do setor de construção no Brasil. Seus trabalhos frequentemente discutem temas como o desempenho do setor, desafios de infraestrutura, o impacto de programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida e as oscilações na confiança dos empresários do setor. É responsável pela análise e divulgação do INCC-M e da Sondagem da Construção da FGV. É também sócio-diretora da Ecconit, consultoria para empresas públicas e privadas, onde realiza estudos, pesquisas e análises macroeconômicas e setoriais.
ANA MARIA CASTELO
Coordenadora de Projetos da Construção na Fundação Getúlio Vargas/IBRE
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Dedica-se também às questões relacionadas com a melhoria do Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Participou da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Arquitetura e Urbanismo do ENADE; da Comissão Consultiva de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) do Sistema de Acreditação do Mercosul; foi consultor do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras para a área de Arquitetura e Urbanismo; Membro da Comissão de Arquitetura do INEP-Confea; e Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA). Foi Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011), Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES (2011), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN (2011-2019). Desde 2023, é Diretor de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN.
ANDREY ROSENTHAL SCHLEE
Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização no IPHAN
Administrador de Empresas e há 25 anos atua no setor de Infraestrutura. Atualmente, é presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada-Infraestrutura (SINICON), presidente da Associação Brasileira de Construção Pesada Infraestrutura (ABICOPI), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB).
CLAUDIO MEDEIROS
Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada - Infraestrutura (SINICON)
Com mais de 26 anos de experiência na construção civil, Daniel Gispert se consolidou como especialista em soluções de engenharia. Nos últimos anos, foi convidado por Roberto Justus, CEO e fundador do grupo, para ser seu sócio e presidente executivo da SteelCorp, uma empresa especializada em construção industrializada e tecnológica off-site. Sob sua liderança a SteelCorp está na vanguarda da inovação, com mais de 7 sub-empresas e 11 produtos, com o objetivo de trazer o futuro da construção para o presente.
DANIEL GISPERT
Presidente da SteelCorp
Professor Assistente de Pesquisa no Laing O'Rourke Centre for Construction Engineering and Technology, do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, e Professor Assistente na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Com formação em Engenharia Civil e doutorado em Engenharia Civil e da Construção, sua pesquisa atual se situa na interseção de tecnologias digitais, manufatura off-site, construção enxuta (lean construction) e engenharia de construção centrada em dados. Seus projetos de pesquisa atuais incluem Desempenho e Produtividade na Construção, Construção de Gêmeos Digitais (Digital Twin Construction) e Adoção de Macro BIM. Possui vasta experiência na indústria, principalmente em engenharia e gestão da construção.
DANNY MURGUIA
Pesquisador Sênior na Universidade de Cambridge, UK
Com mais de 30 anos de experiência em produção de edifícios habitacionais, desenvolvida na área técnica, com ênfase na formação e liderança de equipes multidisciplinares de toda a cadeia de engenharia, desde a fase de concepção e viabilidade do empreendimento, desenvolvimento de projetos e produção e controle de execução de obras, atuando ainda na área de assistência técnica.
DAVID NONNO
Diretor Técnico na Cury Engenharia
Arquiteta Urbanista graduada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2018), especialista em Engenharia e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2020) e BIM Manager Certificada pela Graphisoft (2024). Desde 2020 atua no Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – SEIL, é integrante do Laboratório BIM do Paraná – LaBIM PR e do Grupo Técnico da Estratégia BIM PR.
DÉBORA FONSECA GUIMARÃES
Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL)
Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Professor da Escola Politécnica da USP e Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil. É relator do GT Objetos BIM da Comissão Especial de Estudos sobre BIM (CEE-134) da ABNT e diretor das entidades internacionais ISGG, ISCCBE e CIB. Colaborador do Regulatory Domain da buildingSMART International. Membro da BIM Excellence Initiative e do CIB W78. Fundador e membro do Conselho Consultivo do BIM Fórum Brasil. Revisor técnico das edições brasileiras do "BIM Handbook". Editor para Língua Portuguesa do BIM Dictionary.
EDUARDO TOLEDO SANTOS
Sócio-Fundador do BIM Fórum Brasil
Possui graduação em Relações Internacionais pela UnB (2002) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2006). Além disso, possui pós-graduação lato sensu em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília (2004). Antes de ingressar na Refina Brasil, trabalhou como Analista de Comércio Exterior no então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no período de 2003 a 2010. Também ocupou cargos executivos na Braskem e Construtora Norberto Odebrecht de 2010 a 2019 e foi presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada (SINICON).
EVARISTO PINHEIRO
Diretor - Barral Parente Pinheiro Advogados
Advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, há 17 anos no Green Building Council Brasil, é o responsável por dirigir e executar as atividades da Organização que compreendem as áreas de capacitação profissional, disseminação da informação, relação governamental e promoção de certificações para edificações eficientes, confortáveis e sustentáveis. Felipe também atuou por 4 anos no LEED Steering Committee do USGBC, órgão deliberativo e consultivo responsável por manter o LEED como a certificação líder no mundo, participando do desenvolvimento da sua versão (LEED v.4) e das discussões iniciais para a criação do sistema internacional de benchmark em edificações, hoje conhecido como plataforma ARC SKORU. Entre 2017 e 2023, Felipe fez parte do Conselho de Diretores do World Green Building Council, organização supranacional que coordena e estimula o desenvolvimento de suas atividades em 78 países, onde presidiu os Comitês de Governança e de Network dos CEOs.
FELIPE AUGUSTO FARIA
Diretor Executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil)
Sócio-Fundador da Cité Arquitetura, arquiteto e urbanista formado pela FAU-UFRJ, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e pelo INSPER em Planejamento Urbano e Regulação de Cidades. Atual membro do Fórum Setorial da Construção Civil – FIRJAN CIRJ (2025). Seus projetos foram premiados e finalistas em concursos pela AsBEA e IAB. Com a Cité Arquitetura, ganhou o prêmio Arquiteto do Ano, junto ao sócio Celso Rayol, pelo Destaque Ademi 2022 e 2024. Teve a trajetória de 10 anos de escritório publicada com exclusividade pela Monolito #53 e participou da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.
FERNANDO JOSÉ BARBOSA DA COSTA JÚNIOR
Sócio-Fundador da Cité Arquitetura
Executivo com mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário, atuando em grandes incorporadoras e construtoras nacionais. Engenheiro civil de formação, combina sólida vivência técnica com visão estratégica e ampla expertise em gestão de negócios. Atualmente lidera a operação da Gafisa no Rio de Janeiro, com foco na consolidação da marca no segmento de ultra luxo e em projetos de alto impacto arquitetônico, integrando inovação, sustentabilidade e valorização cultural.
FREDERICO PEREIRA KESSLER
Diretor Executivo de Incorporação na GAFISA
Arquiteto pela UFRGS, mestrando da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, pós-graduado em arquitetura pelo PROPAR UFRGS, MBA em Gerência de Projetos pela FGV e Condutor de Charrette System pelo NCI em Portland. Diretor da Takeda Design, com experiência de 40 anos no mercado imobiliário. Professor do curso de pós-graduação em arquitetura da PUCRS e da disciplina de Charrette System do curso de loteamentos do Secovi SP. Idealizador do Congresso Brasileiro da Arquitetura da Felicidade e do sistema de conceituação de empreendimentos imobiliários. Condutor do podcast: Paisagismo, muito além do Jardim.
GUILHERME TAKEDA
Diretor da Takeda Design
Empresário, advogado, professor universitário, nascido em 06 de outubro de 1970, na cidade de Barra do Piraí, no Sul Fluminense. No ano de 2011, ingressou na Indústria de Cerâmica, tornando-se sócio administrador da Olaria Vargem Alegre LTDA, situada no município de Pinheiral-RJ. Atualmente é 2º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além de presidente do Fórum Setorial de Mineração, vice-presidente do Conselho Empresarial Trabalhista e Sindical da Firjan e presidente da Firjan Sul Fluminense, desde 2021. Preside também o SINDICER-MVP (Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Vale do Paraíba). Coordena o Grupo de Trabalho de Empregabilidade na Firjan, participou da implantação do Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI, no município de Três Rios-RJ, em 2023. Contribuiu com a implantação de Fab-Lab em unidade da região e do Canteiro Escola na Firjan SENAI Volta Redonda.
HENRIQUE ANTÔNIO NORA OLIVEIRA LIMA JUNIOR
Presidente do Fórum Setorial de Mineração da Firjan
Gerente de planejamento tributário na holding Somah Investimentos e Participações (nova denominação social de Queiroz Galvão S.A.), atuando para todas as suas investidas. Possui LL.M. em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)/Rio e MBA em Tributação e Contabilidade pela UFF. Conselheira do Conselho de Contribuintes do Município do Rio de Janeiro, indicada pelo SINDUSCON/RJ. Lecionou em cursos de pós-graduação em Direito Tributário na UFF, FGV e Instituto A Vez do Mestre. Coordenadora do Comitê Tributário do SINICON e membro da ABDIB, ABEMI e ABREMA, além de representar o SINICON na CATF da CNI.
HEVELYN BRICHI GASPAR RODRIGUES
Gerente de planejamento tributário da Somah Investimentos e Participações
Arquiteta Urbanista formada pela UFRJ e Mestre em Urbanismo pela TUDelft na Holanda. Especialista em mobilidade ativa por bicicleta, já trabalhou com o tema nas iniciativas privada e pública na Holanda e coordenou o Programa Niterói de Bicicleta, em Niterói, entre os anos 2015 e 2017. Hoje trabalha como docente de Urbanismo na Escola Técnica de Roterdã na Holanda (Hogeschool Roterdam).
ISABELA CARDOSO GONÇALVES LEDO
Professora de Urbanismo no Instituto Técnico de Roterdã, Holanda
Economista graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduando em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Tem experiência em projetos com foco em análise econômica de infraestrutura e fatores de competitividade. Gerente de Infraestrutura na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), atuando com relações institucionais e governamentais, desenvolvendo estudos, posicionamentos e suporte aos associados da federação nos temas: infraestrutura, investimentos, mobilidade urbana, saneamento, defesa e segurança pública, desenvolvimento regional, energia elétrica, crédito, concessões e Parcerias Público Privadas. Representante em fóruns técnicos externos e assessor dos Conselhos Empresariais de Infraestrutura e Defesa e Segurança Pública da Firjan. Coautor dos livros “Gargalos e soluções da infraestrutura de transportes”, editado pelo IBRE/FGV, e “Mobilidade urbana sobre trilhos na ótica dos grandes formadores de opinião”, editado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos.
ISAQUE REGIS OUVERNEY
Gerente de Infraestrutura da Firjan
Executivo sênior com mais de 25 anos de experiência em Sustentabilidade Corporativa, com contribuições na formulação e proposição de políticas públicas nos níveis municipal, estadual e federal, especialmente nas áreas de licenciamento e controle ambiental, saneamento, gestão de recursos hídricos e logística reversa. Larga experiência na representação institucional em diferentes interfaces junto a stakeholders públicos, privados e organizações empresariais do terceiro setor. Bacharel em Administração de Empresas e Mestre em Engenharia Ambiental. Titular da Gerência de Sustentabilidade da Firjan desde 2016, também atua como professor convidado da Fundação Getúlio Vargas em disciplinas do MBA em ESG.
JORGE PERON MENDES
Gerente de Sustentabilidade da Firjan
Empresário da Construção Civil e engenheiro civil há mais de 45 anos, foi vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por 9 anos e presidente por mais 9 anos. Foi também vice-presidente sênior da Confederation of Contractors Associations (CICA) por 4 anos e atualmente é Presidente do Conselho Consultivo da CBIC, membro do CDESS (Conselho Econômico, Social e Sustentável), membro da International Housing Association (IHA) e FIIC (Federação Interamericana da Construção). Em sua trajetória, foi presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). Exerceu a presidência do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do Ministério das Cidades. Participou diretamente da formulação de várias políticas públicas como o PAC, Programa Minha Casa Minha Vida e muitos outros. Atualmente é consultor de Estratégias da Construção para Empresas e Representações Institucionais e Conselheiro de Empresas ligadas ao setor.
JOSÉ CARLOS RODRIGUES MARTINS
Presidente do Conselho Consultivo da CBIC
Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ; Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação Social da UFRJ; Jornalista pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan. Professora de disciplinas de empreendedorismo, desenvolvimento local, inovação e economia criativa na graduação da PUC-Rio e em diversos programas de Pós-graduação. Foi gerente do Instituto Gênesis da PUC-Rio por 18 anos, onde desenvolveu e coordenou, entre diversos projetos, o Rio Criativo, Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Colunista da Veja Rio sobre inovação e sociedade.
JULIA ZARDO
Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan
Engenheiro Mecânico formado pela Escola de Engenharia da UFMG. Mestre em Engenharia de Estruturas pelo PROPEES – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG. Na CODEME coordenou o cálculo de importantes edifícios de múltiplos andares construídos em estruturas metálicas mistas de aço e concreto. Trabalhou por 7 anos como Gerente de Montagem, sendo responsável por garantir as boas práticas de montagem das estruturas metálicas, coordenação de equipes e planejamento logístico de obra. Atualmente atua na CODEME como Gerente de Engenharia, área responsável pelo cálculo e detalhamento dos edifícios metálicos, sendo prédios industriais, galpões, edifícios de múltiplos andares e pontes.
JULIANO LANZA CONCEIÇÃO
Gerente de Engenharia da CODEME
Profissional com sólida trajetória em liderança gremial e desenvolvimento sustentável, atua como Diretora de Produtividade e Sustentabilidade da Câmara Colombiana da Construção – CAMACOL. A partir deste cargo, ela lidera estratégias voltadas para fortalecer a competitividade do setor construtor colombiano, impulsionando a inovação, a eficiência produtiva e a transição para modelos de desenvolvimento mais sustentáveis e inclusivos. Katherine tem sido uma voz chave na transformação do setor, promovendo iniciativas emblemáticas como CAMACOL Verde, Construimos a la Par e IA CAMACOL, que integram sustentabilidade ambiental, equidade de gênero e inteligência artificial como eixos da mudança setorial. Sua liderança tem sido fundamental para articular atores públicos e privados em torno de políticas de construção sustentável, digitalização, economia circular e formação técnica especializada em aliança com entidades como o SENA, o BID e a Embaixada da Suíça. Com uma visão estratégica e técnica, ela tem coordenado a formulação de diretrizes para a implementação de padrões internacionais como a certificação EDGE, o fortalecimento do BIM na Colômbia e a geração de incentivos regulatórios e financeiros para edificações sustentáveis. Além disso, tem representado o setor em espaços de alto nível nacional e internacional, consolidando a CAMACOL como referência regional em sustentabilidade e transformação digital. Seu enfoque combina gestão do conhecimento, articulação multissetorial e uma profunda convicção sobre o papel da construção como motor de desenvolvimento sustentável, inclusão social e competitividade territorial.
KATHERINE BOBADILLA CRUZ
Diretora de Produtividade e Sutentabilidade na Câmara Colombiana da Construção (CAMACOL)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, pós-graduada lato sensu em Restauro e Reciclagem de Edificações pelo Instituto Metodista Bennet e mestre em Arquitetura e Urbanismo – Produção do Espaço e Cultura pela Universidade Federal Fluminense. Servidora pública concursada, ingressou na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em 1992 como arquiteta do órgão municipal de patrimônio cultural, atual Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH, setor administrativo onde sempre atuou. Desde 1995, sem interrupção, ocupou vários cargos em comissão no órgão de patrimônio cultural, atuando como diretora, gerente e coordenadora. Desde 2012 é membro do Conselho de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro e em 2013 compôs o Conselho da Cidade. Desde janeiro de 2021 assumiu a presidência do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH e do Conselho de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro - CMPC.
LAURA DI BLASI
Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH)
Arquiteta e Urbanista, Especialista em Construção de Obras Públicas pela UFPR (2010), Mestre em Engenharia Civil pela UTFPR (2013) e Bacharel em Direito pelas Faculdades da Indústria (2020). Desde 2012, atua como Arquiteta e Urbanista na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL), exercendo a função de Coordenadora Técnica no Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI), com foco na melhoria da qualidade de projetos e obras públicas. Desde 2015, coordena o Laboratório BIM do Paraná (LaBIM-PR), vinculado à SEIL, cujo papel é definir diretrizes gerais às instituições que compõem a Estratégia BIM PR, bem como por apoiar tecnicamente os processos de implementação da metodologia BIM no âmbito estadual. A partir de 2019, assumiu a coordenação do Grupo Técnico BIM (GTEC-BIM), no contexto da Estratégia BIM PR – “Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas”. Atuou diretamente na capacitação de servidores públicos estaduais e municipais por meio das iniciativas CAPACITA BIM PR, JORNADAS BIM PR (2023 e 2024) e, atualmente, no CANAL BIM PR. Na área acadêmica, lecionou disciplinas com ênfase em BIM nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UNIANDRADE, bem como em cursos de pós-graduação promovidos pela UTFPR, SENAI, UEPG e IDD. Desde 2024, presta serviços de consultoria e capacitação voltados a servidores públicos das esferas estadual, municipal e federal. Entre as instituições atendidas, destacam-se a Prefeitura de Lucas do Rio Verde (MT), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS) e a Associação Nacional de Pregoeiros e Agentes de Contratação (RO).
LUCIMARA FERREIRA DE LIMA
Coordenadora Técnica na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná
Arquiteto, cofundador e Diretor de Novos Negócios e Comunicação da Somauma - uma incorporadora focada em retrofit. Você pode encontrá-lo pelas ruas do Centro de São Paulo à procura de edifícios vazios e subutilizados com a missão de transformá-los em células regenerativas: lugares que impactam positivamente o entorno, criando espaços urbanos vibrantes, acolhedores e cheios de possibilidades.
MARCELO FALCÃO
Cofundador da Somauma
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é o atual Presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário e Diretor Presidente na Piimo Empreendimentos Imobiliários. Ainda ocupa os cargos de Vice-Presidente do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan e Vice-Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Engajado em causas sociais, é embaixador do RioSolidario.
MARCOS SACEANU
Presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-RJ)
Referência nacional no direito tributário e protagonista nos debates sobre a reforma tributária no brasil, é advogado tributarista com mais de 15 anos de experiência na assessoria estratégica a empresas dos mais variados setores econômicos. Com MBA em Gestão Jurídica Aduaneira e Internacional pelo Massachusetts Institute of Business (MIB) e Especialização em Contabilidade Tributária pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), possui sólida formação acadêmica e atuação reconhecida em contencioso, consultoria e planejamento tributário. É sócio-fundador do escritório Menndel & Melo Advocacia, sediado em Brasília, e vem se destacando nacionalmente por sua atuação técnica e institucional nos temas relacionados à Reforma Tributária. Sua expertise é fundamental em seminários, audiências públicas e eventos legislativos, nos quais representa entidades de classe e empresariais e promove um debate qualificado sobre os impactos e as oportunidades do novo modelo tributário brasileiro.
MENNDEL MACEDO
CEO do Menndel & Melo Advocacia
Formado em Engenharia Civil pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Diretor da Akasa Incorporadora, atual Conselheiro e ex-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia ADEMI-BA. É também Vice-Presidente de área da CBIC e Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CMA/CBIC).
NILSON SARTI DA SILVA FILHO
Vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC
Engenheiro Civil graduado pela Escola Politécnica da USP e com extensão universitária em administração pela FGV, atua há mais de 45 anos na implantação de grandes projetos de infraestrutura no Brasil, tanto em contratos de construção como de concessão em cargos de direção dos maiores grupos de engenharia e construção do país, nacionais e internacionais. Dentre estas, destacam-se rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, hidrelétricas, gasodutos, túneis urbanos, obras metroviárias, marítimas, industriais e de saneamento. É membro do Conselho Diretor do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) e do Conselho Superior da Indústria da Construção da FIESP (Federação da Indústria do Estado de São Paulo).
PAULO TESSARI COUTINHO
Conselheiro do SINICON
Doutorando em criação de Gêmeos Digitais utilizando tecnologias de captura de realidade e metodologias BIM e HBIM. Mestre em Captura de Realidade e HBIM pela UEMG. Pós-graduado em Projetos Industriais (ênfase Civil, Elétrica e Mecânica) pela Newton-Paiva. Graduado em engenharia mecânica pela PUC Minas. Docente de cursos de pós-graduação na Mackenzie, PUC-RS, UTFPR, IPOS, EBPOS e ZIGURAT. Atua em diversos projetos utilizando a metodologia BIM e escaneamento a laser nos segmentos comerciais, residenciais, industriais, de infraestrutura, patrimônio cultural e portos.
RAFAEL ANTÔNIO MAGALHÃES RIGONI
Professor e Consultor de BIM na Universidade Mackenzie
Advogado e atua há 20 anos na Andrade Gutierrez, onde hoje ocupa o cargo de Diretor Comercial. Ao longo de sua trajetória na empresa, consolidou ampla experiência na área de infraestrutura, liderando estratégias operacionais e comerciais, contribuindo para o desenvolvimento de grandes projetos no Brasil. Também é Vice-Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (SINICON), onde desempenha um papel ativo na defesa e fortalecimento do setor junto a entidades públicas e privadas.
RAMON DE MOURA ROCHA
Vice-Presidente do SINICON
Engenheira Civil, Mestre em Mecânica dos Solos, Doutora em Engenharia Elétrica e Livre Docente em Projeto Auxiliado por Computador. Atualmente é Professora Sênior junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas. É editora chefe da Revista PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção e membro do corpo editorial da Building Research and Information. Lidera a Célula BIM pela Rede Catarinense de Inovação no Projeto Construa Brasil do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Participa ativamente do Comitê de Estudos Especiais de BIM na ABNT, coordenando a tradução da ISO 19650. É vice-coordenadora do Comitê Científico e Técnico do BIM Fórum Brasil. Desenvolve pesquisa no tema de Modelagem da Informação da Construção e Aprendizado de Máquina aplicados ao projeto e operação de edificações e no ensino, tendo formado inúmeros mestres e doutores com seguidas premiações.
REGINA RUSCHEL
Professora Titular e Pesquisadora na Unicamp
Gerente de Marketing, Portfólio e Inovação na Gerdau, onde lidera a definição de estratégias de posicionamento, desenvolvimento de portfólio de soluções e iniciativas de inovação voltadas ao setor da construção civil. Atua na interface entre mercado, engenharia e negócios, com foco em geração de valor, diferenciação competitiva e ampliação de mercado. Também é membro da comissão executiva do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), contribuindo para o avanço técnico e institucional do uso do aço na construção. Engenheira civil pela UFSM, é mestre em Estruturas Metálicas pela UFMG, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV e especialização em Marketing Estratégico pelo Insper.
ROSANE BEVILAQUA
Membro da Comissão Executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA)
Executivo C-Level do mercado financeiro e administrador de carteiras e valores mobiliários autorizado pela CVM desde 2016. Possui a certificação de Conselheiro de Administração pelo IBGC desde 2017 e é professor de finanças. Empregado de carreira da CAIXA com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, sendo 15 anos em cargos de liderança na área de fundos de investimentos (Asset Management). Atuou nas áreas de estruturação, distribuição e gestão de fundos de investimentos, com ampla visão estratégica e sistêmica deste modelo de negócios. Atualmente é Vice-Presidente de Fundos de Investimento da CAIXA e Diretor da ANBIMA.
SERGIO HENRIQUE OLIVEIRA BINI
VP de Fundos de Investimento na Caixa Econômica Federal
Altamente motivada a contribuir para um mundo habitável, agradável e sustentável. Acredita nos meios de transporte ativos e ecologicamente corretos como a chave para uma sociedade inclusiva para todos, por isso abraça totalmente a missão da Dutch Cycling Embassy: Ciclismo para Todos. Como Gerente de Projetos, conecta o melhor do conhecimento, da experiência e dos especialistas holandeses em ciclismo com o resto do mundo. Tem formação em geografia humana e planejamento urbano e é professora de geografia (Bacharelado em Geografia Humana, Planejamento Urbano e Estudos de Desenvolvimento - Universidade de Amsterdã, Mestrado em Estudos de Meio Ambiente e Sociedade - Universidade de Radboud, Mestrado em Planejamento Espacial Europeu e Política Ambiental - Universidade de Cardiff).
SHELLEY BONTJE
Gerente de Projetos na Dutch Cycling Embassy (DCE), Holanda
Pesquisadora visitante no MIT (Massachusetts Institute of Technology - Senseable City Lab) e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com vasta experiência em BIM (Building Information Modeling), atua como consultora para os setores público e privado. Atualmente, é Gerente de BIM e Inovação na Sondotécnica, vice-presidente de Arquitetura no SINAENCO-SP e conselheira administrativa do BIM Fórum Brasil.
STEFANIA DIMITROV
Gerente de BIM e Inovação da Sondotécnica Engenharia
Consultora de RH com mais de 25 anos de experiência, especialista em treinamentos corporativos e programas de aceleração de carreira para líderes e equipes diversas. Eleita Top 100 Influenciadores de RH do Brasil em 2024, é também palestrante internacional, Coordenadora dos cursos de Gestão e Negócios na Estácio e Professora de MBA e Membro do Instituto Brasileiro de ESG. Fundadora da TA Consultoria, onde desenvolve soluções que combinam inclusão, inovação e resultados estratégicos.
TICYANA ARNAUD
Coordenadora de Graduação em Gestão - YDUQS
Engenheiro Civil; Mestrado (Poli-USP); Doutorado (USP + Pennsylvania State University); Livre Docência (Poli-USP). Professor do Departamento de Construção Civil (Poli-USP) a partir de 1984. Fundador/Diretor da Produtime desde 2007 e da Indicon Gestão e Tecnologia desde 2014. Atua com o diagnóstico e melhoria da produtividade na construção, projeto de canteiro de obras, desenvolvimento de produtos, processos e sistemas construtivos, além de planejamento de obras e sistemas de custo para a Construção. Fez centenas de contribuições técnicas em livros, artigos, palestras, cursos e entrevistas.
UBIRACI ESPINELLI LEMES DE SOUZA
Professor e Pesquisador na USP - Escola Politécnica
Diretor Operacional e Head de Inovação da Dimensional Engenharia, além de vice-presidente do Sinduscon-Rio. Com vasta experiência na construção civil, destaca-se pela liderança em inovação e sustentabilidade.
VINICIUS AUGUSTO PEREIRA BENEVIDES
Diretor Operacional e Head de Inovação da Dimensional Engenharia
Mestre em Ciências em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ em 2002 e Arquiteto e Urbanista formado pela FAU/UFRJ em 1994. Sócio da Larq Arquitetura e Planejamento, atuando há mais de 30 anos nas áreas de coordenação e desenvolvimento de projetos de arquitetura para empreendimentos imobiliários, obras públicas e espaços corporativos. Lecionou como professor do Centro de Referência da Construção Civil do SENAI/RJ e atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas.
WAGNER BARROS DA FONSECA
Diretor da Larq Arquitetura e Planejamento
Engenheiro Civil pela Universidade de Twente (Holanda), com mestrado pelo Centre for Transport Studies (Holanda), Warner é especialista em facilitar processos de planejamento participativo para definir e implementar projetos de mobilidade, como soluções de Mobility as a Service (MaaS) e a implantação de ciclovias e ciclofaixas. Esses projetos não são apenas desafios técnicos, mas iniciativas voltadas para a comunidade de usuários, clientes, prestadores de serviços e demais stakeholders. A participação ativa dessas partes é essencial — não apenas na definição dos objetivos, mas também na escolha dos caminhos para alcançá-los. No contexto do MaaS, Warner aplicou esses princípios durante a implantação e operação de sistemas de informação para serviços de transporte corporativo em empresas como Rio2016, TV Globo, Petrobras, Whirlpool, Gerdau, Dell, Panama Ports e o Porto de Roterdã, na Holanda. Na implantação de ciclovias e ciclofaixas, ele utilizou a mesma abordagem em diversos projetos de ciclorrotas no Rio de Janeiro, coordenando todo o processo — desde a identificação dos problemas até a execução das soluções.