PALESTRANTES 2025
Confira quem já confirmou presença
Consultor na FIRJAN para melhoria de fluxos de processos de licenciamentos de construções nas prefeituras. Professor e pesquisador em cursos de mestrado, graduação e MBAs/Especializações. Conhecimento especializado em ciência da melhoria, congregando abordagens de gestão enxuta (Lean), seis sigma e teoria das restrições. Possui sólida experiência em organizações do setor industrial e de serviços, onde atuou com gestão de pessoas, projetos e processos, patentes, educação executiva, planejamento estratégico, manufatura, qualidade e engenharia. Pós-doutor em engenharia de produção e sistemas, doutor em engenharia civil, mestre em gestão empresarial, especializado em marketing e engenheiro mecânico. Certificação Lean Six Sigma Black Belt.
ALBERTO EDUARDO BESSER FREITAG
Consultor de Desenvolvimento Setorial na Firjan
Com mais de 20 anos de experiência em private equity, finanças corporativas e desenvolvimento de negócios no setor de infraestrutura digital, é fundador e CEO da Elea Data Centers, atuando em parceria com instituições financeiras globais como Goldman Sachs, UBS e BTG Pactual. É formado em Economia e Administração de Empresas pela Universidade Luiss Guido Carli e estudou História da Filosofia e da Arte em prestigiadas universidades italianas. Além disso, é membro do conselho da EARJ, da Câmara Portuguesa no Brasil, da Escola Americana no Rio de Janeiro e da PUC-Rio.
Alessandro Lombardi
Chairman e Fundador da Elea Data Centers
Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy e Administração de Empresas pela PUC Minas. Iniciou sua carreira como estagiário na M. Martins Empreendimentos, antiga denominação da Patrimar Engenharia, tornando-se diretor e sócio da empresa em Abril de 1988. Atualmente é o sócio majoritário e CEO do Grupo Patrimar, que é composto pelas empresas Patrimar Engenharia e Construtora Novolar. Participou do Programa de Desenvolvimento de Acionistas (PDA) e Programa Liderando a Mudança, ambos ministrados pela Fundação Dom Cabral - FDC.
Alex Veiga
CEO do Grupo Patrimar Engenharia
Natural de Porto Alegre (RS), empresário, com formação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale de Itajaí, residente em Florianópolis, SC e CEO do Grupo OAD Incorporações.
Alexandre do Amaral Groeler
CEO no Grupo OAD Incorporações
Está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados. É nascido, criado e reside na Vila Hilgenberg, bairro periférico de Ponta Grossa, onde foi engraxate e catador de recicláveis antes de iniciar sua carreira política. Recebeu o título de Doutor honoris causa da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) por sua atuação como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia durante a pandemia. Presidiu, depois, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, e atualmente é presidente da Comissão de Cultura. Tem 100% de votações positivas nos temas de defesa do meio ambiente, sendo um dos expoentes do Partido Verde. Por isso também foi escolhido, em 27/09/2023, para ser o relator do PL 182/2024 (Nº Anterior: PL 2148/2015), o projeto de lei que regulamentou o Mercado de Carbono a nível federal, cuja aprovação na Câmara dos Deputados se deu em 21/12/2023. A atuação destacada rendeu o Prêmio Economia Verde, concedido pela Frente da Preservação do Meio Ambiente, em maio de 2024. Pela relevância no tema, participou ativamente da aprovação do PL do mercado de carbono no Senado Federal, tendo recebido a relatoria no retorno do texto à Câmara dos Deputados em 18/11/2024.
ALIEL MACHADO BARK
DEPUTADO FEDERAL - PARANÁ
Graduado em Engenharia Civil. Trabalhou para a Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto Ltda, Noronha Engenharia e Consultoria de Projetos Ltda e atuou como professor de Estruturas Especiais de Concreto no IEPP e professor assistente na disciplina de Concreto Protendido na Poli-USP. Atualmente, é Diretor da Empresa Fermix Indústria e Comércio Ltda, responsável técnico pela produção de tubos, aduelas e peças pré-moldadas em concreto armado. É Consultor Técnico da ABTC - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto.
ALÍRIO BRASIL GIMENEZ
Diretor - Fermix Indústria e Comércio
Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Com mais de 25 anos de experiência no setor da construção civil, dedica-se a enfrentar os desafios de atrair, reter e desenvolver talentos, além de fomentar o relacionamento das empresas do setor com as comunidades no entorno de seus empreendimentos. Atualmente, é Diretora da Pontes Comunicação, uma agência especializada em marketing com foco em causas sociais, e Vice-Presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Sua atuação é marcada pela busca constante por inovação, inclusão e sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da responsabilidade social na cadeia produtiva da construção civil. Sob sua liderança, a CRS promove debates, propõe e implementa soluções inovadoras, além de disseminar boas práticas e trocar experiências entre os diversos atores da indústria da construção. Ana Cláudia tem sido uma defensora ativa da inclusão produtiva de mulheres no setor, destacando a importância da diversidade de gênero para o desenvolvimento sustentável e a inovação na construção civil. Além disso, ela tem enfatizado a necessidade de capacitação profissional e a criação de políticas empresariais inclusivas, visando aumentar a representatividade feminina em cargos estratégicos e promover ambientes de trabalho mais diversos e equitativos.
ANA CLÁUDIA GOMES MARTINS
VP de Responsabilidade Social na CBIC
Economista com mestrado na Universidade de São Paulo. Desde 2010, atua como coordenadora de Projetos da Construção do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde desenvolve estudos e análises sobre a economia do setor de construção no Brasil. Seus trabalhos frequentemente discutem temas como o desempenho do setor, desafios de infraestrutura, o impacto de programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida e as oscilações na confiança dos empresários do setor. É responsável pela análise e divulgação do INCC-M e da Sondagem da Construção da FGV. É também sócio-diretora da Ecconit, consultoria para empresas públicas e privadas, onde realiza estudos, pesquisas e análises macroeconômicas e setoriais.
ANA MARIA CASTELO
Coordenadora de Projetos da Construção na Fundação Getúlio Vargas/IBRE
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, bacharel em Direito pela UNIP-SP, mestre em Planejamento Urbano pela UFRN e pós-graduada em Reabilitação Urbana: Investimentos e Oportunidades pelo INSPER. Com ampla trajetória no setor público, já atuou nas esferas federal, estadual e municipal, com experiências em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e no Recife, onde exerceu diversas funções estratégicas. Foi gerente geral do Recife Antigo, secretária executiva de Turismo e Lazer, presidente da Empetur, secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, e secretária executiva de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos de Pernambuco. Desde dezembro de 2021, está à frente do Gabinete do Centro da Prefeitura do Recife, coordenando o programa Recentro. É também diretora da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, conselheira da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos e da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES).
ANA PAULA VILAÇA
Chefe do Gabinete do Centro do Recife
Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado Real Estate, trabalhou em grandes empresas nacionais e multinacionais. Na Brookfield, é responsável por investimentos e desenvolvimento da plataforma de Multifamily. Antes de se juntar à Brookfield, atuou por mais de oito anos na Tegra, uma empresa da Brookfield e uma das maiores incorporadoras residenciais do Brasil, ocupando vários cargos incluindo o de Superintendente de Novos Negócios e Diretor de Negócios. Lucarelli é formado em Engenharia Civil pela FAAP e tem uma pós-graduação em Real Estate pela Universidade de São Paulo (USP).
ANDRÉ LUCARELLI
Vice-Presidente Sênior de Investmentos da Brookfield
Brasileiro de 54 anos, nasceu em Brasília-DF, mas se mudou para Goiânia ainda bebê. Casado, pai de quatro filhos, e formado em Engenharia Civil em 1992, pela Universidade Federal de Goiânia-GO. Complementou sua formação acadêmica com um MBA em Gestão Empresarial na ESUP/FGV, em 2009. Sua trajetória profissional é marcada por um forte envolvimento no setor industrial e empresarial de Goiás. Desde 2007, atua como Presidente-Executivo no SIFAEG (Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás) e no SIFAÇÚCAR (Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás). Além disso, desde 2012, é Presidente-Executivo do Sind-Bio, o Sindicato da Indústria de Geração de Bioenergia do Estado de Goiás. A liderança de André Rocha também se estende ao LIDE-Goiás, onde ocupa a presidência desde maio de 2011, além de ser Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás. Ele é um membro ativo do COAGRO e CAL da CNI e do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. André Rocha também exerceu a presidência do Fórum Nacional Sucroenergético (atualmente conhecido como Bioenergia Brasil) de julho de 2013 a julho de 2021 e foi Presidente da Câmara Setorial do Açúcar e Etanol de janeiro de 2018 a janeiro de 2021. Antes de sua atuação no setor industrial, foi presidente da Companhia Energética de Goiás (CELG) de novembro de 2004 a maio de 2007 e também liderou a CELG G&T (Geração e Transmissão) durante o mesmo período, em resposta ao processo de desverticalização determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Atualmente, é Presidente da FIEG, cargo que ocupa desde 1º de janeiro de 2025, consolidando assim sua influência e compromisso com o desenvolvimento econômico do estado de Goiás.
ANDRÉ LUIZ BAPTISTA LINS ROCHA
PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE GOIÁS (FIEG)
Advogada com mais de 30 anos de experiência, pós-graduada lato sensu em Direito Civil, Constitucional e Docência do Ensino Superior. Teve a honra de servir como Presidente da Comissão de Ética e Disciplina e como Diretora da 9ª Subseção da OAB de Nova Friburgo de 2014 a 2020. Obteve especialização em Regularização Fundiária, atuando em 2021 como Subsecretária da área. Com capacitação em Gestão Pública, vem atuando como Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável no Município de Nova Friburgo desde 2022.
ANDRÉA DUQUE ESTRADA
Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável na Prefeitura de Nova Friburgo
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Dedica-se também às questões relacionadas com a melhoria do Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Participou da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Arquitetura e Urbanismo do ENADE; da Comissão Consultiva de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) do Sistema de Acreditação do Mercosul; foi consultor do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras para a área de Arquitetura e Urbanismo; Membro da Comissão de Arquitetura do INEP-Confea; e Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA). Foi Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011), Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES (2011), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN (2011-2019). Desde 2023, é Diretor de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN.
ANDREY ROSENTHAL SCHLEE
Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização no IPHAN
Arquiteto e urbanista, com formação pela Universidade Santa Úrsula (1988) e pós-graduação em política urbana pela Escola Superior de Guerra (ESG). É sócio-fundador da RAF Arquitetura, empresa onde atua desde 1989. Foi cofundador da ASBEA-RJ (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), onde atuou como presidente no triênio 2007/2010 e, atualmente, é VP de Relações Institucionais. Foi Conselheiro Titular na primeira gestão do CAU e é Vice-Presidente de Relações Institucionais para o período de 2024 a 2026. É associado da ADEMI-RJ e do GBC Brasil, além de coautor do livro "RAF Arquitetura". A RAF Arquitetura, sob sua liderança, soma mais de três décadas de atuação e mais de 3 milhões de metros quadrados em projetos diversificados, com destaque para grandes empreendimentos como o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), o projeto do Complexo de Inovação do Parque Global em São Paulo e parcerias com renomados escritórios estrangeiros como Foster&Partners e Richard Meier.
ANÍBAL SABROSA
Sócio-fundador da RAF Arquitetura
Engenheiro de Produção, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho, com experiência há 14 anos no SESMT nas seguintes cias: Cortes e Toledo Soluções / Delta construtora / RJZ Cyrela / High Quality – Saúde, Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho e Easy Power Comércio de Máquinas e Equipamentos LTDA. Tem vivência na atividade de Auditorias (SGI-ISO). Responsável pela gestão de processos e segurança do trabalho, onde implantou todos os processos aos quais certificou a Easy Power na ISO 45001 e ISO 9001. Reporte ao diretor e clientes parceiros. Responsável pelo controle de indicadores de desempenho e Planos de Ação (Operação e Segurança) de todos os contratos. Gestão de pessoas de todos os contratos. Coordenador de Obras Civis em contratos de layout para a Enel – RJ. Experiência em Auditorias Internas de Qualidade e Segurança em Obras Civis na RJZ Cyrela. Possui curso de Auditor Interno de SGI na Bureau Veritas. Experiência na área de Higiene Ocupacional- High Quality na prestação de serviço para Siemens / LG / UTGCA.
Antonio Leonardo Uchoa
Gerente de SST na RJZ Cyrela
Engenheiro civil (POLI-USP), está em seu quinto mandato como deputado federal pelo estado de São Paulo, onde foi secretário de Habitação (1992/1994), Secretário de Agricultura e Abastecimento (2015/2018) e Presidente do CONSEAGRI – Conselho Nacional de Secretários da Agricultura (2015/2016). Exerceu quatro mandatos de deputado estadual. Na Câmara Federal, é titular na Comissão de Minas e Energia e preside a Comissão Especial de Transição Energética. Coordena as Frentes Parlamentares da Economia Verde e do Cooperativismo (Frencoop), sendo, ainda, vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA). Foi relator da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei n° 12.305/2010), da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA (Lei nº 14.119/2021), do Projeto de Lei nº 2.646/2020, que institui as Debêntures de Infraestrutura (Lei nº 14.801/2024), do Projeto de Lei do Marco Legal do Hidrogênio de Baixa Emissão (Leis 14.948/24 e 14990/2024) e do Projeto de Lei do Combustível do Futuro (Lei nº 14.993/2024), assim como relator da Comissão Especial que apresentou o Projeto de Lei nº 7.063/2017 que cria o novo marco regulatório das Parcerias Publico-Privadas (PPPs). É autor do Projeto que criou o Fundo de Investimento do Setor Agropecuário – FIAGRO (Lei nº 14.130/2021) e do Projeto de Lei nº 5.174/2023, que Institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), (Lei nº 15.103/2025).
Arnaldo Jardim
Deputado Federal - SP
Economista formado pela USP. Entre 2003 e 2009, foi Secretário-Executivo, Secretário de Política Econômica e Secretário de Reformas Econômico-Fiscais do Ministério da Fazenda. Neste período, também foi Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil. De 2015 a 2022, foi diretor do Centro de Cidadania Fiscal, um think tank voltado ao desenvolvimento de propostas de aprimoramento do sistema tributário brasileiro. Também foi sócio e diretor da LCA Consultores e diretor da BM&FBOVESPA S.A.
BERNARD APPY
Secretário Extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda
Ingressou na Cury em 2014 e é Diretora de Incorporação. Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem uma trajetória consolidada no mercado imobiliário, com mais de 17 anos de experiência no setor.
BRUNA SANTINI
Diretora de Incorporação - Cury Construtora e Incorporadora
Advogado, pós-graduado em Administração Pública, casado e pai de duas meninas, Antônia e Maria. Representa uma nova geração de lideranças políticas do Estado do Rio de Janeiro, comprometida com o diálogo, a responsabilidade social e a entrega de resultados concretos para a população. Nascido em Niterói, mas com raízes profundas em São João da Barra e Campos dos Goytacazes, traz na trajetória familiar a marca da vocação pública. Neto do ex-deputado Alberto Dauaire, que exerceu onze mandatos consecutivos e teve papel de destaque como vereador, prefeito e secretário de Estado, e filho do ex-prefeito Betinho Dauaire, que governou São João da Barra por dois mandatos, cresceu rodeado de exemplos de compromisso com o bem comum. Iniciou sua trajetória política ainda na juventude, como presidente do Diretório Acadêmico da Universidade Cândido Mendes, onde desenvolveu sua escuta ativa e sua capacidade de articulação. Foi eleito deputado estadual aos 29 anos, destacando-se pela forte atuação em diversas regiões do interior, como Campos dos Goytacazes, onde se tornou o deputado mais votado da história, São João da Barra, Miracema e Santo Antônio de Pádua. No Legislativo, eleito para três mandatos consecutivos, apresentou e defendeu projetos de grande relevância para o Estado do Rio de Janeiro, com destaque para a criação da Política Estadual de Habitação de Interesse Social, iniciativas voltadas ao combate à violência contra a mulher, como a implantação de centros de reeducação para agressores, além de propostas voltadas ao fortalecimento da segurança pública, valorização dos servidores, ampliação de direitos sociais e apoio à agricultura familiar. Sua atuação parlamentar foi marcada pelo compromisso com a justiça social, o desenvolvimento das regiões do interior e a proteção dos mais vulneráveis. Assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro durante o governo de Cláudio Castro, coordenando ações de grande impacto social. Nessa gestão, foi responsável pela reabertura dos Restaurantes Populares, garantindo alimentação acessível para milhares de fluminenses; coordenou o programa emergencial de auxílio financeiro que atendeu famílias vulneráveis em um período crítico da pandemia; e implantou a Casa de Direitos Daniella Perez, espaço pioneiro de acolhimento e orientação jurídica e psicossocial para mulheres. Atualmente, está à frente da Secretaria de Habitação de Interesse Social, onde conduz uma gestão inovadora e próxima das comunidades. Sob sua liderança, o Estado ampliou a oferta de moradias dignas, reformou unidades habitacionais, executou melhorias de infraestrutura urbana e de acessibilidade, além de investir em obras de prevenção em áreas de risco e na urbanização de territórios populares. Sua atuação valoriza a escuta das comunidades e o planejamento técnico, com foco na qualidade de vida e na promoção da justiça urbana. Com uma trajetória marcada por compromisso público, sensibilidade social e eficiência na gestão, Bruno Dauaire é reconhecido como uma liderança atuante, respeitada e profundamente conectada com as necessidades do povo fluminense.
Bruno Dauaire
Secretário de Habitação de Interesse Social do Estado do Rio de Janeiro
Engenheiro Civil (UFPR-2006), possui mestrado em Lean Construction (UFPR-2009) e doutorado na área de construção modular com princípios Lean (UFPR-2020). Atualmente é CEO da fábrica construtech OAK OFFSITE, sócio e membro do conselho da construtora AIZA ENGENHARIA, atua com obras corporativas, industriais, hospitalares e educacionais há mais de 20 anos.
BRUNO SOARES DE CARVALHO
CEO na Oak Offsite Construções S/A
Economista-Chefe da XP Inc, é graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado na PUC-Rio. Foi secretário de Desenvolvimento da Indústria e Comércio e Diretor de Programas no Ministério da Economia entre 2019 e 2020. Antes, foi Secretário Municipal da Fazenda de São Paulo (2017-2018) e atuou como economista no Lloyds Asset Management, Máxima Asset Management, Gávea Investimentos, Mauá Investimentos e Itaú Unibanco. Foi professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC SP). Tem artigos publicados nos principais jornais do país.
CAIO MEGALE
Economista-chefe da XP Inc.
Administrador pela Universidade Candido Mendes – UCAM e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Há 9 anos no SEBRAE/RJ, tendo atuado com atendimento a Micro e Pequenas Empresas, gestão de projetos, diagnósticos empresariais e consultorias empresariais. Atualmente é Coordenador na Área de Educação pelo SEBRAE/RJ, desenvolvendo projetos de formação de professores, alunos e profissionais de educação.
Caio Moniz
Coordenador de Articulação e Relacionamento Educacional no Sebrae RJ
Analista de Competitividade no Sebrae Nacional, atuando como Gestor Setorial Nacional de Casa e Construção na Coordenação de Indústria. Especialista em Gestão Competitiva e Inovação (IPOG, 2023), Gestão de Projetos (UNOPAR, 2023) e cursa MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FGV, 2025). Sua trajetória inclui experiências em auditoria, gestão e inteligência de dados, consolidando-se na gestão de projetos estratégicos para transformação da construção civil brasileira.
Carlinho Santos
Gestor Nacional de Casa e Construções no Sebrae Nacional
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, é Gerente de Negócio do IST de Construção Civil do SENAI CIMATEC e Professor curso de Arquitetura da UFBA. Arquiteto e engenheiro civil, possui especializações em Estruturas de Concreto, Gestão de Projetos e BIM Management pela Universidade de Barcelona. Atua nas áreas de planejamento e projeto de edificações, conservação e restauro, BIM, HBIM e Industrialização da Construção Civil.
Carlos Alberto Andrade Bomfim
Gerente de Negócios do SENAI CIMATEC
Fundador e CEO da Carbon Zero, é uma das principais referências na América Latina em sustentabilidade, descarbonização e programas socioambientais. Fundador da Fundação Tavares Ferreira, acredita no poder das alianças estratégicas para transformar realidades ambientais e sociais. Criou o CAPES, Centro de Apoio e Pesquisa, que certifica projetos socioambientais e de compensação, e é o idealizador do Programa Corredores de Água Boa, lançado em 2004 e atualmente presente em oito países africanos por meio do Programa Corredores de Água Boa África. Há 27 anos, Fundou e dirige a Reserva Natural Nascentes do Rio Açungui, que protege as principais nascentes do rio responsável por abastecer mais de 8 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. É Coordenador da Global Sustainable Futures Network (GSFN), com sede em Londres, promovendo soluções sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Integra ainda o World Resources Institute (WRI) e é membro da Câmara de Comércio Internacional (ICC), de Paris, onde atua na promoção de práticas ESG e de governança ambiental no contexto global. Criou, em 2018, o Painel Paranaense de Adaptação e Mudanças Climáticas, que pode ser replicado para qualquer país.
Carlos Alberto Tavares Ferreira
CEO da CARBON ZERO
Paraibano, casado, pai e avô, amante da literatura e autor de livros, com uma sólida trajetória profissional e acadêmica. Desde novembro de 2023, ocupa o cargo de Presidente da CAIXA, posição que reflete sua vasta experiência no setor financeiro. Iniciou sua carreira no banco em 1982 e, ao longo de 34 anos, acumulou uma rica experiência gerencial. Antes de sua nomeação à presidência, Carlos atuou como CEO na Financeira BRB e foi Presidente da Fundação dos Economiários – FUNCEF. Além disso, exerceu funções importantes como Secretário Executivo no Ministério das Cidades e Ministro Interino da Integração Nacional. Possui um Mestrado em Finanças pela Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne e atualmente está cursando o doutorado em Finanças na Université de Bordeaux. Suas qualificações também incluem um MBA com especializações em estratégias empresariais, comércio exterior, finanças empresariais e gestão executiva internacional.
Carlos Antonio Vieira Fernandes
Presidente da Caixa
Engenheiro e empresário da Indústria da Construção, com 62 anos, assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) em novembro de 2023. Ele foi escolhido pelo Conselho de Representantes da entidade. Na FIEB, sua atuação incluiu a vice-presidência da entidade, o Comitê da Cadeia da Indústria da Construção, o Comitê de Obras, o Conselho Regional e o Conselho de Contas do SESI Bahia. Ex-presidente e atual conselheiro do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), foi eleito, em 2023, 1º vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Desde 2023, é vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia. Em 2024, passou a integrar o Conselho Superior do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Natural de Conceição do Canindé, no Piauí, deixou a cidade natal em 1973 para estudar em Petrolina (PE). Cursou Engenharia na Escola Politécnica de Pernambuco, em Recife, e desde 1985 está radicado na Bahia. Iniciou a vida profissional em 1975, aos 14 anos, como contínuo nas Indústrias Coelho de Petrolina, e, rapidamente, ascendeu na empresa, passando a desempenhar atividades administrativas. Em 1980, após ser admitido na Faculdade de Engenharia, continuou trabalhando na unidade da indústria em Recife, até prestar concurso para a Caixa Econômica Federal, em 1982. Na Caixa, ocupou as funções de gerente de Divisão na Área de Habitação, até assumir, no período de 1995 a 2004, a Gerência Regional da Superintendência de Negócios de Salvador. Em 2004, desligou-se da Caixa, após ser convidado pelos sócios da Gráfico Empreendimentos Ltda. a integrar o time, assumindo a área de incorporação imobiliária da empresa. Atualmente é sócio-diretor. Com especializações em Finanças Empresariais, pela Fundação Getúlio Vargas, Administração de Negócios, pela Universidade Católica de Salvador, em Consultoria em Negócios, pela Universidade de Brasília e em Marketing pela ESPM, teve atuação importante nas entidades por onde passou, contribuindo com importantes projetos estratégicos voltados para o setor. Na presidência do Sinduscon, teve uma participação importante no apoio às empresas associadas, quando do surgimento do programa Minha Casa, Minha Vida e na CBIC, liderou um projeto dentro da Comissão da Indústria Imobiliária, que deu origem à Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS), da qual foi coordenador. Carlos Henrique Passos sempre procurou pautar sua gestão na busca de soluções em atendimento aos interesses coletivos. Na sua percepção, o grande objetivo de uma entidade é lutar pela economia de um modo geral, sempre visando à coletividade dos associados e da sociedade.
Carlos Henrique Passos
Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia
Engenheiro Civil – Universidade Estatal de Cuenca. Mestre em Gestão dos Recursos Hídricos – Escola Politécnica Nacional do Equador. Mestre em Economia e Regulação dos Serviços Públicos – Universidade de Barcelona. Possui mais de 20 anos de experiência na gestão de projetos relacionados aos serviços de água potável e saneamento. Durante 15 anos, trabalhou na Empresa Pública Metropolitana de Água Potável e Saneamento de Quito (EPMAPS-Quito), onde integrou a equipe gerencial e técnica, atuando como Gerente de Planejamento e Desenvolvimento; Gerente da Filial Águas e Serviços do Equador; e Subgerente de Infraestrutura. Desde janeiro de 2015, trabalha na CAF, onde atuou como Especialista Setorial e atualmente é o Coordenador Setorial de Projetos da Direção de Análise e Avaliação Técnica de Água e Saneamento.
Carlos Orellana Arevalo
Executivo Sênior Coordenador Setorial de Saneamento no Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF)
Mais de vinte anos atuando em obras Civis, no Brasil e exterior, com experiência nos setores da Produção, Custo, Planejamento, Qualidade, Assistência Técnica e Manutenção. Nos últimos sete anos, atua como gestor de qualidade e pós obra da MRV & CO, estando como responsável pela região sudeste do Brasil, com 42 obras em andamento e mais 34.000 unidades passíveis de manutenção.
CARLOS TOSTES
Gestor de Qualidade e Pós-Entrega na MRV & CO
Arquiteta e urbanista, mestre em Construção Civil pela UFSC e consultora do Sebrae Nacional no setorial Casa e Construção. Diretora do Instituto NeuroBioDesign e sócia da Spirale Arquitetura Soluções Sustentáveis, atua em projetos que unem sustentabilidade, industrialização da construção e bem-estar.
CATHARINA MACEDO
Consultora no Sebrae Nacional
Sócio-fundador da Cité Arquitetura e arquiteto formado pela Santa Úrsula em 1991, é professor na escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio desde 2003 e atuou como presidente da AsBEA-RJ (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) entre 2019 e 2022. Ganhou prêmios e menções nacionais e internacionais, incluindo em concursos do IAB, Prêmio Domus, Architecture Hunter Awards, A'Awards, Building of The Year pelo Archdaily e o Prêmio AsBEA-Saint Gobain. Seus trabalhos foram selecionados para exposição coletiva de arquitetos em variadas edições da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Com seu trabalho na Cité Arquitetura, ganhou o prêmio Arquiteto do Ano pelo Destaques Ademi-RJ 2022 e 2024, teve a trajetória de 10 anos de escritório publicada com exclusividade pela Monolito #53 e participou da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.
Celso Rayol Júnior
Arquiteto na Cité Arquitetura
Eletrotécnico, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Engenheiro Eletricista, é Consultor na área de Engenharia de Segurança do Trabalho de conceituadas empresas nos setores de Energia e de Telecomunicações e na indústria em geral. Trabalhou na LIGHT, ELETRONORTE e ELETROBRÁS. Exerceu a função de Gerente de Segurança e Saúde no Trabalho na Fundação COGE de 2000 a 2015. Participou de 3 Projetos de P&D: AES Eletropaulo – Teste de Vestimentas de Proteção contra Arco Elétrico – Elogio formal da ANEEL; LIGHT – Sistema de Rastreabilidade de Equipamentos de Segurança; LIGHT – Equipamento de Refrigeração de Câmaras Subterrâneas. Professor de diversos cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e do Curso de Perícias da SOBES - Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho, além de Bancas Examinadoras do CESGRANRIO. Pós-graduado em Administração Pública e em Gestão de Seres Humanos na Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Atua também como assistente técnico especialista em perícias nas empresas dos setores elétrico e de telecomunicações e como ex-presidente e Membro do Conselho Consultivo da SOBES – Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança, tendo sido Conselheiro do CREA-RJ em diversos mandatos.
CESAR VIANNA MOREIRA
Diretor Técnico da CVMoreira Treinamento e Apoio Empresarial
Engenheiro civil e mestre pela USP, com mais de 20 anos de experiência na gestão de obras. Especialista em Lean Construction, atua na transformação de processos para aumentar a eficiência e reduzir desperdícios na construção civil. Durante 9 anos na Cury Construtora, implantou práticas Lean, coordenou iniciativas de inovação e liderou a entrega de mais de 10.000 unidades habitacionais no RJ. Desde 2024, é Coordenador de Obras do RJ na Emccamp Residencial.
CHRISTIANO WOOD BORTOLUZZO
Coordenador de Obras da Emccamp Residencial
Engenheira eletricista com mais de 28 anos de atuação no setor de energia. Atualmente, é Head de Sustentabilidade das distribuidoras da Enel Brasil e vice-presidente do Conselho ESG da FIRJAN. Entre as atividades pessoais de voluntariado, é Líder de núcleo do Grupo Mulheres do Brasil.
CLAUDIA CRISTINA BARRETO GUIMARÃES
HEAD DE SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO NA ENEL BRASIL
Sócio-fundador da Inter.B Consultoria e associado ao International Growth Center (da London School of Economics), cursou o mestrado e doutorado em economia respectivamente na Unicamp e na Universidade de Stanford (Califórnia). Foi professor (“adjunct”) de economia na Univ. de Georgetown, “Principal Economist” do Banco Mundial (1984-91) em Washington D.C., e consultor de inúmeras organizações internacionais, tendo trabalhado em projetos em cerca de 20 países. É membro do Conselho de várias organizações da sociedade civil e do Conselho de Administração da Wilson Sons.
CLÁUDIO FRISCHTAK
Sócio-diretor da Inter B Consultoria
Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Engenheiro civil, formado pela PUC-Rio, com especializações na Escola de Negócios da PUC-Rio, Fundação Getúlio Vargas e Harvard Business School. Tem mais de 30 anos de atuação no mercado imobiliário, ocupando posições de liderança nos segmentos de engenharia, incorporação e intermediação em empresas, como Even, PDG e Brasil Brokers, assim como entidades de classe, como Ademi RJ e Secovi SP. É também vice-presidente do Sudeste da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conselheiro de empresas do setor, como Morar Construtora e Incorporadora, GetNinjas, Viver Construtora e Primaz Corporate. Também atua como incorporador de projetos imobiliários na cidade do Rio e advisor/investidor anjo em proptechs e construtechs.
Claudio Hermolin
PRESIDENTE DO SINDUSCON-RIO
Administrador de Empresas e há 25 anos atua no setor de Infraestrutura. Atualmente, é presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada-Infraestrutura (SINICON), presidente da Associação Brasileira de Construção Pesada Infraestrutura (ABICOPI), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB).
CLAUDIO MEDEIROS
Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada - Infraestrutura (SINICON)
Obteve graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado (1993), doutorado (1998) e livre-docência (2018) em Engenharia de Construção Civil - Real Estate pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, ministrando aulas e orientando estudantes em cursos de graduação, pós-graduação e MBA. É membro do corpo editorial do Journal of Real Estate Practice and Education. É revisor dos journals Ambiente Construído, Journal of Financial Management of Property and Construction, Journal of Housing Marketing and Analysis e Construction Management Economics. Tem experiência na área de Gerenciamento de Empresas e Empreendimentos de Real Estate, atuando profissionalmente e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: comportamento dos mercados de real estate, parcerias público privadas, sistema de classificação de empreendimentos e regiões urbanas, sistemas de funding para empreendimentos do setor de real estate e de infraestrutura, índices setoriais, ferramentas para análise de riscos e prognósticos de comportamento de mercados. É Conselheiro Vitalício e Ex-Presidente da Latin American Real Estate Society - Lares. É membro do Board of Directors e Ex-Presidente da International Real Estate Society - IRES. Foi MRICS (Member of the Royal Institution of Chartered Surveyors) de 2012 a 2020. Foi Coordenador (2015-2018) do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP. É Diretor do Departamento da Indústria da Construção e Mineração - DECONCIC da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Atualmente é Chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.
CLAUDIO TAVARES DE ALENCAR
Prof. Dr. na Escola Politécnica da USP
Mestre em Administração de Empresas pelo PPGA – UFRGS e Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997. É diretor da Joal Teitelbaum, atuando nas unidades de negócios de empreendimentos imobiliários, desenvolvimento de comunidades planejadas e de gerenciamento de obras para terceiros, prestando serviços para empresas multinacionais de grande e médio porte. É presidente do Sinduscon-RS, vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, vice-presidente da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e Associado Honorário do IEE – Instituto de Estudos Empresariais.
CLAUDIO TEITELBAUM
Presidente do Sinduscon RS
Doutora em Arquitetura com ênfase em Construção digital, Mestre em Engenharia Urbana e arquiteta e urbanista pela UFRJ. Especialista em Construção pela Firjan SENAI onde atua como responsável pelas ações de Transformação Digital e BIM para o setor. Faz parte do Conselho Administrativo do BIM Fórum Brasil, onde é Líder do Colegiado de educação. Atuou como pesquisadora na COPPE no projeto Manejo de Águas Pluviais com foco em Cidades Resilientes. Atualmente pesquisadora do BIMe Initiative no projeto Macroadoption: a Global BIM Study, Coordena o comitê de Engenharia e Inovação no SINICON e o GTEC de disseminação do openBIM da Building Smart Brasil
Cristiane Magalhães
Especialista em Construção Digital - Firjan SENAI
Com mais de 26 anos de experiência na construção civil, Daniel Gispert se consolidou como especialista em soluções de engenharia. Nos últimos anos, foi convidado por Roberto Justus, CEO e fundador do grupo, para ser seu sócio e presidente executivo da SteelCorp, uma empresa especializada em construção industrializada e tecnológica off-site. Sob sua liderança a SteelCorp está na vanguarda da inovação, com mais de 7 sub-empresas e 11 produtos, com o objetivo de trazer o futuro da construção para o presente.
DANIEL GISPERT
Presidente da SteelCorp
Sócio da Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, é Engenheiro Mecânico formado pela Escola Politécnica da USP. Iniciou sua carreira na área de projetos da indústria automotiva, com foco em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Como consultor em gestão da inovação e desenvolvimento organizacional, colaborou com empresas de diversos setores na formulação de programas de P&D&I. Desde 2013 na Königsberger Vannucchi, liderou o plano KV2020 de sucessão e continuidade empresarial do escritório. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Executivo e CEO, liderando a equipe em projetos que reafirmam o compromisso do escritório com a produção de arquitetura de qualidade em todas as escalas.