PALESTRANTES 2025
Confira quem já confirmou presença
Consultor na FIRJAN para melhoria de fluxos de processos de licenciamentos de construções nas prefeituras. Professor e pesquisador em cursos de mestrado, graduação e MBAs/Especializações. Conhecimento especializado em ciência da melhoria, congregando abordagens de gestão enxuta (Lean), seis sigma e teoria das restrições. Possui sólida experiência em organizações do setor industrial e de serviços, onde atuou com gestão de pessoas, projetos e processos, patentes, educação executiva, planejamento estratégico, manufatura, qualidade e engenharia. Pós-doutor em engenharia de produção e sistemas, doutor em engenharia civil, mestre em gestão empresarial, especializado em marketing e engenheiro mecânico. Certificação Lean Six Sigma Black Belt.
ALBERTO EDUARDO BESSER FREITAG
Consultor de Desenvolvimento Setorial na Firjan
Graduado em Engenharia Civil. Trabalhou para a Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto Ltda, Noronha Engenharia e Consultoria de Projetos Ltda e atuou como professor de Estruturas Especiais de Concreto no IEPP e professor assistente na disciplina de Concreto Protendido na Poli-USP. Atualmente, é Diretor da Empresa Fermix Indústria e Comércio Ltda, responsável técnico pela produção de tubos, aduelas e peças pré-moldadas em concreto armado. É Consultor Técnico da ABTC - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto.
ALÍRIO BRASIL GIMENEZ
Diretor - Fermix Indústria e Comércio
Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Com mais de 25 anos de experiência no setor da construção civil, dedica-se a enfrentar os desafios de atrair, reter e desenvolver talentos, além de fomentar o relacionamento das empresas do setor com as comunidades no entorno de seus empreendimentos. Atualmente, é Diretora da Pontes Comunicação, uma agência especializada em marketing com foco em causas sociais, e Vice-Presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Sua atuação é marcada pela busca constante por inovação, inclusão e sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da responsabilidade social na cadeia produtiva da construção civil. Sob sua liderança, a CRS promove debates, propõe e implementa soluções inovadoras, além de disseminar boas práticas e trocar experiências entre os diversos atores da indústria da construção. Ana Cláudia tem sido uma defensora ativa da inclusão produtiva de mulheres no setor, destacando a importância da diversidade de gênero para o desenvolvimento sustentável e a inovação na construção civil. Além disso, ela tem enfatizado a necessidade de capacitação profissional e a criação de políticas empresariais inclusivas, visando aumentar a representatividade feminina em cargos estratégicos e promover ambientes de trabalho mais diversos e equitativos.
ANA CLÁUDIA GOMES MARTINS
VP de Responsabilidade Social na CBIC
Economista com mestrado na Universidade de São Paulo. Desde 2010, atua como coordenadora de Projetos da Construção do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde desenvolve estudos e análises sobre a economia do setor de construção no Brasil. Seus trabalhos frequentemente discutem temas como o desempenho do setor, desafios de infraestrutura, o impacto de programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida e as oscilações na confiança dos empresários do setor. É responsável pela análise e divulgação do INCC-M e da Sondagem da Construção da FGV. É também sócio-diretora da Ecconit, consultoria para empresas públicas e privadas, onde realiza estudos, pesquisas e análises macroeconômicas e setoriais.
ANA MARIA CASTELO
Coordenadora de Projetos da Construção na Fundação Getúlio Vargas/IBRE
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, bacharel em Direito pela UNIP-SP, mestre em Planejamento Urbano pela UFRN e pós-graduada em Reabilitação Urbana: Investimentos e Oportunidades pelo INSPER. Com ampla trajetória no setor público, já atuou nas esferas federal, estadual e municipal, com experiências em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e no Recife, onde exerceu diversas funções estratégicas. Foi gerente geral do Recife Antigo, secretária executiva de Turismo e Lazer, presidente da Empetur, secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, e secretária executiva de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos de Pernambuco. Desde dezembro de 2021, está à frente do Gabinete do Centro da Prefeitura do Recife, coordenando o programa Recentro. É também diretora da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, conselheira da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos e da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES).
ANA PAULA VILAÇA
Chefe do Gabinete do Centro do Recife
Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado Real Estate, trabalhou em grandes empresas nacionais e multinacionais. Na Brookfield, é responsável por investimentos e desenvolvimento da plataforma de Multifamily. Antes de se juntar à Brookfield, atuou por mais de oito anos na Tegra, uma empresa da Brookfield e uma das maiores incorporadoras residenciais do Brasil, ocupando vários cargos incluindo o de Superintendente de Novos Negócios e Diretor de Negócios. Lucarelli é formado em Engenharia Civil pela FAAP e tem uma pós-graduação em Real Estate pela Universidade de São Paulo (USP).
ANDRÉ LUCARELLI
Vice-Presidente Sênior de Investmentos da Brookfield
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Dedica-se também às questões relacionadas com a melhoria do Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Participou da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Arquitetura e Urbanismo do ENADE; da Comissão Consultiva de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) do Sistema de Acreditação do Mercosul; foi consultor do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras para a área de Arquitetura e Urbanismo; Membro da Comissão de Arquitetura do INEP-Confea; e Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA). Foi Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011), Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES (2011), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN (2011-2019). Desde 2023, é Diretor de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN.
ANDREY ROSENTHAL SCHLEE
Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização no IPHAN
Arquiteto e urbanista, com formação pela Universidade Santa Úrsula (1988) e pós-graduação em política urbana pela Escola Superior de Guerra (ESG). É sócio-fundador da RAF Arquitetura, empresa onde atua desde 1989. Foi cofundador da ASBEA-RJ (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), onde atuou como presidente no triênio 2007/2010 e, atualmente, é VP de Relações Institucionais. Foi Conselheiro Titular na primeira gestão do CAU e é Vice-Presidente de Relações Institucionais para o período de 2024 a 2026. É associado da ADEMI-RJ e do GBC Brasil, além de coautor do livro "RAF Arquitetura". A RAF Arquitetura, sob sua liderança, soma mais de três décadas de atuação e mais de 3 milhões de metros quadrados em projetos diversificados, com destaque para grandes empreendimentos como o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), o projeto do Complexo de Inovação do Parque Global em São Paulo e parcerias com renomados escritórios estrangeiros como Foster&Partners e Richard Meier.
ANÍBAL SABROSA
Sócio-fundador da RAF Arquitetura
Engenheiro de Produção, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho, com experiência há 14 anos no SESMT nas seguintes cias: Cortes e Toledo Soluções / Delta construtora / RJZ Cyrela / High Quality – Saúde, Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho e Easy Power Comércio de Máquinas e Equipamentos LTDA. Tem vivência na atividade de Auditorias (SGI-ISO). Responsável pela gestão de processos e segurança do trabalho, onde implantou todos os processos aos quais certificou a Easy Power na ISO 45001 e ISO 9001. Reporte ao diretor e clientes parceiros. Responsável pelo controle de indicadores de desempenho e Planos de Ação (Operação e Segurança) de todos os contratos. Gestão de pessoas de todos os contratos. Coordenador de Obras Civis em contratos de layout para a Enel – RJ. Experiência em Auditorias Internas de Qualidade e Segurança em Obras Civis na RJZ Cyrela. Possui curso de Auditor Interno de SGI na Bureau Veritas. Experiência na área de Higiene Ocupacional- High Quality na prestação de serviço para Siemens / LG / UTGCA.
Antonio Leonardo Uchoa
Engenheiro de Segurança do Trabalho - RJZ CYRELA
Economista formado pela USP. Entre 2003 e 2009, foi Secretário-Executivo, Secretário de Política Econômica e Secretário de Reformas Econômico-Fiscais do Ministério da Fazenda. Neste período, também foi Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil. De 2015 a 2022, foi diretor do Centro de Cidadania Fiscal, um think tank voltado ao desenvolvimento de propostas de aprimoramento do sistema tributário brasileiro. Também foi sócio e diretor da LCA Consultores e diretor da BM&FBOVESPA S.A.
BERNARD APPY
Secretário Extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda
Ingressou na Cury em 2014 e é Diretora de Incorporação. Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem uma trajetória consolidada no mercado imobiliário, com mais de 17 anos de experiência no setor.
BRUNA SANTINI
Diretora de Incorporação - Cury Construtora e Incorporadora
Fundador e CEO da Carbon Zero, é uma das principais referências na América Latina em sustentabilidade, descarbonização e programas socioambientais. Fundador da Fundação Tavares Ferreira, acredita no poder das alianças estratégicas para transformar realidades ambientais e sociais. Criou o CAPES, Centro de Apoio e Pesquisa, que certifica projetos socioambientais e de compensação, e é o idealizador do Programa Corredores de Água Boa, lançado em 2004 e atualmente presente em oito países africanos por meio do Programa Corredores de Água Boa África. Há 27 anos, Fundou e dirige a Reserva Natural Nascentes do Rio Açungui, que protege as principais nascentes do rio responsável por abastecer mais de 8 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. É Coordenador da Global Sustainable Futures Network (GSFN), com sede em Londres, promovendo soluções sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Integra ainda o World Resources Institute (WRI) e é membro da Câmara de Comércio Internacional (ICC), de Paris, onde atua na promoção de práticas ESG e de governança ambiental no contexto global. Criou, em 2018, o Painel Paranaense de Adaptação e Mudanças Climáticas, que pode ser replicado para qualquer país.
Carlos Alberto Tavares Ferreira
CEO da CARBON ZERO
Sócio-fundador da Inter.B Consultoria e associado ao International Growth Center (da London School of Economics), cursou o mestrado e doutorado em economia respectivamente na Unicamp e na Universidade de Stanford (Califórnia). Foi professor (“adjunct”) de economia na Univ. de Georgetown, “Principal Economist” do Banco Mundial (1984-91) em Washington D.C., e consultor de inúmeras organizações internacionais, tendo trabalhado em projetos em cerca de 20 países. É membro do Conselho de várias organizações da sociedade civil e do Conselho de Administração da Wilson Sons.
CLÁUDIO FRISCHTAK
Sócio-diretor da Inter B Consultoria
Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Engenheiro civil, formado pela PUC-Rio, com especializações na Escola de Negócios da PUC-Rio, Fundação Getúlio Vargas e Harvard Business School. Tem mais de 30 anos de atuação no mercado imobiliário, ocupando posições de liderança nos segmentos de engenharia, incorporação e intermediação em empresas, como Even, PDG e Brasil Brokers, assim como entidades de classe, como Ademi RJ e Secovi SP. É também vice-presidente do Sudeste da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conselheiro de empresas do setor, como Morar Construtora e Incorporadora, GetNinjas, Viver Construtora e Primaz Corporate. Também atua como incorporador de projetos imobiliários na cidade do Rio e advisor/investidor anjo em proptechs e construtechs.
Claudio Hermolin
PRESIDENTE DO SINDUSCON-RIO
Administrador de Empresas e há 25 anos atua no setor de Infraestrutura. Atualmente, é presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada-Infraestrutura (SINICON), presidente da Associação Brasileira de Construção Pesada Infraestrutura (ABICOPI), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB).
CLAUDIO MEDEIROS
Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada - Infraestrutura (SINICON)
Obteve graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado (1993), doutorado (1998) e livre-docência (2018) em Engenharia de Construção Civil - Real Estate pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, ministrando aulas e orientando estudantes em cursos de graduação, pós-graduação e MBA. É membro do corpo editorial do Journal of Real Estate Practice and Education. É revisor dos journals Ambiente Construído, Journal of Financial Management of Property and Construction, Journal of Housing Marketing and Analysis e Construction Management Economics. Tem experiência na área de Gerenciamento de Empresas e Empreendimentos de Real Estate, atuando profissionalmente e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: comportamento dos mercados de real estate, parcerias público privadas, sistema de classificação de empreendimentos e regiões urbanas, sistemas de funding para empreendimentos do setor de real estate e de infraestrutura, índices setoriais, ferramentas para análise de riscos e prognósticos de comportamento de mercados. É Conselheiro Vitalício e Ex-Presidente da Latin American Real Estate Society - Lares. É membro do Board of Directors e Ex-Presidente da International Real Estate Society - IRES. Foi MRICS (Member of the Royal Institution of Chartered Surveyors) de 2012 a 2020. Foi Coordenador (2015-2018) do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP. É Diretor do Departamento da Indústria da Construção e Mineração - DECONCIC da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Atualmente é Chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.
CLAUDIO TAVARES DE ALENCAR
Prof. Dr. na Escola Politécnica da USP
Mestre em Administração de Empresas pelo PPGA – UFRGS e Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997. É diretor da Joal Teitelbaum, atuando nas unidades de negócios de empreendimentos imobiliários, desenvolvimento de comunidades planejadas e de gerenciamento de obras para terceiros, prestando serviços para empresas multinacionais de grande e médio porte. É presidente do Sinduscon-RS, vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, vice-presidente da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e Associado Honorário do IEE – Instituto de Estudos Empresariais.
CLAUDIO TEITELBAUM
Presidente do Sinduscon RS
Com mais de 26 anos de experiência na construção civil, Daniel Gispert se consolidou como especialista em soluções de engenharia. Nos últimos anos, foi convidado por Roberto Justus, CEO e fundador do grupo, para ser seu sócio e presidente executivo da SteelCorp, uma empresa especializada em construção industrializada e tecnológica off-site. Sob sua liderança a SteelCorp está na vanguarda da inovação, com mais de 7 sub-empresas e 11 produtos, com o objetivo de trazer o futuro da construção para o presente.
DANIEL GISPERT
Presidente da SteelCorp
Engenheira civil com mais de 33 anos de experiência, formada pelo Mackenzie, pós-graduada em engenharia de produção pela Fundação Vanzolini/USP, com MBA em finanças pelo IBMEC e governança corporativa pela Saint Paul Business School. Atualmente, é diretora de Relações Institucionais na Tenda e Alea e vice-presidente de habitação no Sinduscon SP e Secovi SP. É membro dos Conselhos de Habitação e Políticas Urbanas do Município de São Paulo e do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social do Estado de São Paulo.
DANIELA FERRARI
Diretora de Relações Institucionais na Construtora Tenda
Mãe, esposa, advogada por formação, com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e MBA em Marketing pela ESPM. Atua há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, com uma trajetória construída em grandes empresas de diferentes setores da indústria. É apaixonada por aprender, compartilhar conhecimento e contribuir com a evolução das pessoas e dos negócios. Leitora voraz e fã de podcasts, leva a curiosidade e a criatividade também para sua vida profissional. Atualmente é Head de RH na Cury Construtora, onde também lidera a Comissão de Pessoas e Diversidade e integra o comitê de ESG, bem como as comissões de Compliance e Inovação.
DANIELA LIMA
Head de RH na Cury Construtora
Professor Assistente de Pesquisa no Laing O'Rourke Centre for Construction Engineering and Technology, do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, e Professor Assistente na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Com formação em Engenharia Civil e doutorado em Engenharia Civil e da Construção, sua pesquisa atual se situa na interseção de tecnologias digitais, manufatura off-site, construção enxuta (lean construction) e engenharia de construção centrada em dados. Seus projetos de pesquisa atuais incluem Desempenho e Produtividade na Construção, Construção de Gêmeos Digitais (Digital Twin Construction) e Adoção de Macro BIM. Possui vasta experiência na indústria, principalmente em engenharia e gestão da construção.
DANNY MURGUIA
Pesquisador Sênior na Universidade de Cambridge, UK
Com mais de 30 anos de experiência em produção de edifícios habitacionais, desenvolvida na área técnica, com ênfase na formação e liderança de equipes multidisciplinares de toda a cadeia de engenharia, desde a fase de concepção e viabilidade do empreendimento, desenvolvimento de projetos e produção e controle de execução de obras, atuando ainda na área de assistência técnica.
DAVID NONNO
Diretor Técnico na Cury Engenharia
Arquiteta Urbanista graduada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2018), especialista em Engenharia e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2020) e BIM Manager Certificada pela Graphisoft (2024). Desde 2020 atua no Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – SEIL, é integrante do Laboratório BIM do Paraná – LaBIM PR e do Grupo Técnico da Estratégia BIM PR.
DÉBORA FONSECA GUIMARÃES
Arquiteta e urbanista na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL)
Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Professor da Escola Politécnica da USP e Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil. É relator do GT Objetos BIM da Comissão Especial de Estudos sobre BIM (CEE-134) da ABNT e diretor das entidades internacionais ISGG, ISCCBE e CIB. Colaborador do Regulatory Domain da buildingSMART International. Membro da BIM Excellence Initiative e do CIB W78. Fundador e membro do Conselho Consultivo do BIM Fórum Brasil. Revisor técnico das edições brasileiras do "BIM Handbook". Editor para Língua Portuguesa do BIM Dictionary.
EDUARDO TOLEDO SANTOS
Sócio-Fundador do BIM Fórum Brasil
CEO da KVG Engenharia, presidente do Sinduscon Sul Fluminense e membro do Conselho da Mulher da FIRJAN. Com mais de 30 anos de experiência na construção civil, é referência nacional em liderança feminina, igualdade de gênero e desenvolvimento regional. Foi a primeira mulher a presidir o Sinduscon Sul Fluminense e atualmente lidera o projeto “Elas Constroem”, da CBIC, que incentiva a participação ativa de mulheres no setor da construção. Com uma gestão centrada em pessoas, articulação institucional e visão estratégica, Elissandra inspira outras lideranças com sua trajetória marcada por superação e compromisso coletivo. É formada em Gestão de Recursos Humanos e está cursando MBA em Gestão Empresarial, acreditando que a qualificação contínua é a chave para transformar realidades e construir um setor mais inclusivo e inovador.
ELISSANDRA CANDIDO
Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon-SF)
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduado em Finanças e Estratégias Empresariais pela mesma instituição. Especialista em Investimentos pela AMBIMA – CEA. Trabalha na CAIXA desde 2009, ocupando funções gerenciais desde 2012. Trabalhou em 4 Superintendências Regionais distintas no estado de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no Sudeste de Minas, no Nordeste de Minas e em Belo Horizonte, atuando com profundidade em todos os segmentos em que a CAIXA está, PF, PJ, Agro, Habitação e Governo, representando institucionalmente o banco em todos as localidades onde atuou. Atualmente, ocupa a função de Superintendente Nacional na Matriz da CAIXA em Brasília e lidera os esforços de toda a Rede de Filiais de Governo, com 73 unidades espalhadas em todos os estados da federação e que cumprem regionalmente o papel de levar desenvolvimento e consolidar a posição de protagonista da CAIXA junto aos entes públicos locais.
EMERSON LEAL ROCHA
Superintendente Nacional da Caixa
Gerente de Engenharia sênior na Andrade Gutierrez, Conselheiro Administrativo do BIM FORUM BRASIL e Coordenador no comitê de engenharia e inovação – BIM no SINICON (Sindicato Nacional da Construção Pesada – Infraestrutura).
ERIK SANTOS
Gerente de Engenharia na Andrade Gutierrez - CONSAG
Sócio-projetista da Morphosis Architects e Diretor do The Now Institute, um centro de pesquisa para estratégia urbana e sustentabilidade. Com mais de 30 anos de prática profissional, lidera projetos na Ásia e no Oriente Médio, onde seus projetos construídos incluem a nova Embaixada da Coreia em Tóquio, o arranha-céu de núcleo isolado mais alto do mundo e o maior projeto urbano da Arábia Saudita. Através das lentes da política cultural, seu trabalho profissional e acadêmico continua a especular sobre o urbanismo global e asiático. Atualmente, leciona na University of Southern California e é coautor do best-seller 100 Buildings e de um almanaque visual de 730 páginas chamado Haiti Now. Recebeu seu B.Arch da Cornell University e seu M.Arch da Harvard University.
EUI-SUNG YI
Sócio-Diretor da Morphosis Architects
Possui graduação em Relações Internacionais pela UnB (2002) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2006). Além disso, possui pós-graduação lato sensu em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília (2004). Antes de ingressar na Refina Brasil, trabalhou como Analista de Comércio Exterior no então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no período de 2003 a 2010. Também ocupou cargos executivos na Braskem e Construtora Norberto Odebrecht de 2010 a 2019 e foi presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada (SINICON).
EVARISTO PINHEIRO
Diretor - Barral Parente Pinheiro Advogados
Sócio-Fundador da Cité Arquitetura, arquiteto e urbanista formado pela FAU-UFRJ, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e pelo INSPER em Planejamento Urbano e Regulação de Cidades. Atual membro do Fórum Setorial da Construção Civil – FIRJAN CIRJ (2025). Seus projetos foram premiados e finalistas em concursos pela AsBEA e IAB. Com a Cité Arquitetura, ganhou o prêmio Arquiteto do Ano, junto ao sócio Celso Rayol, pelo Destaque Ademi 2022 e 2024. Teve a trajetória de 10 anos de escritório publicada com exclusividade pela Monolito #53 e participou da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.
FERNANDO JOSÉ BARBOSA DA COSTA JÚNIOR
Sócio-Fundador da Cité Arquitetura
Diretor Nacional de Ensino da YDUQS, grupo de educação que conta com mais de 700 mil alunos na graduação, e Reitor da Universidade Estácio de Sá. Cursou o Mestrado da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV. Possui mais de 40 anos como Executivo em organizações privadas e públicas. Professor desde 1990 nas áreas de economia e finanças. “O que me motiva é construir o futuro de uma educação inovadora, plural, inclusiva e de qualidade para muitos.”
FLÁVIO MURILO OLIVEIRA DE GOUVÊA
Reitor da Universidade Estácio de Sá
Executivo com mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário, atuando em grandes incorporadoras e construtoras nacionais. Engenheiro civil de formação, combina sólida vivência técnica com visão estratégica e ampla expertise em gestão de negócios. Atualmente lidera a operação da Gafisa no Rio de Janeiro, com foco na consolidação da marca no segmento de ultra luxo e em projetos de alto impacto arquitetônico, integrando inovação, sustentabilidade e valorização cultural.
FREDERICO PEREIRA KESSLER
Diretor Executivo de Incorporação na GAFISA
Com uma formação dinâmica em engenharia, finanças e desenvolvimento de negócios estratégicos, traz uma perspectiva global única, baseada em anos de experiência liderando projetos de alto impacto no Oriente Médio, Europa e América Latina. Nos últimos oito anos, dedicou-se a impulsionar a inovação na indústria de impressão 3D, não apenas de uma perspectiva técnica, mas através de uma abordagem orientada para os negócios que une empreendedorismo, liderança e estratégia global. No Oriente Médio, focou em engajamento estratégico de alto nível, construindo parcerias de confiança e fechando negócios complexos que exigem sensibilidade cultural, alinhamento de longo prazo e um profundo entendimento da dinâmica de mercado. Na América Latina, lançou e liderou empreendimentos que combinam criatividade com tecnologia de ponta, sempre guiado por uma visão de crescimento sustentável e impacto tangível. Em todos os mercados, sua liderança permanece centrada em conexão, clareza e execução, transformando ideias ambiciosas em resultados reais por meio de planejamento estratégico, colaboração intersetorial e tomada de decisões. No Rio Construção Summit 2025, está animado para compartilhar insights práticos sobre como a tecnologia 3D e o pensamento empreendedor podem remodelar indústrias e como navegar nos mercados internacionais com estratégia, resiliência e autenticidade.
GONZALO VARGAS KUNZAGK
Empreendedor e Diretor de Negócios | Especialista na Indústria 3D e Mercados Emergentes
Arquiteto pela UFRGS, mestrando da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, pós-graduado em arquitetura pelo PROPAR UFRGS, MBA em Gerência de Projetos pela FGV e Condutor de Charrette System pelo NCI em Portland. Diretor da Takeda Design, com experiência de 40 anos no mercado imobiliário. Professor do curso de pós-graduação em arquitetura da PUCRS e da disciplina de Charrette System do curso de loteamentos do Secovi SP. Idealizador do Congresso Brasileiro da Arquitetura da Felicidade e do sistema de conceituação de empreendimentos imobiliários. Condutor do podcast: Paisagismo, muito além do Jardim.
GUILHERME TAKEDA
Diretor da Takeda Design
Consultora em Saúde e Segurança no Trabalho, docente de Pós-Graduação, Palestrante, Facilitadora de Aprendizagem. Administradora pela UNESC, com pós-graduação nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho (UCL ES), Gestão de Pessoas, Carreira, Liderança e Coaching (PUC RS), MBA em Gestão Avançada em ESG (FGE-SP/Instituto Rui Barbosa) e cursando MBA em Neurociência e Comportamento (PUC/RS). Certificação Internacional em Facilitação de Segurança Psicológica de Times pelo IISP (Instituto Internacional de Segurança Psicológica). CEO da Heloisa Guimarães Consultoria e Palestras Ltda desde 2021, com experiência de 20 anos no setor siderúrgico. Finalista do Prêmio Mulher ArcelorMittal 2022 com o Projeto: Revisão das Ementas dos Cursos Técnico de Segurança do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Coautora do livro Compêndio de Lições Aprendidas em SST, Editora Nelpa, Edição 2022.
HELOISA GUIMARÃES
Facilitadora de Aprendizagem em EHS e Palestrante
Empresário, advogado, professor universitário, nascido em 06 de outubro de 1970, na cidade de Barra do Piraí, no Sul Fluminense. No ano de 2011, ingressou na Indústria de Cerâmica, tornando-se sócio administrador da Olaria Vargem Alegre LTDA, situada no município de Pinheiral-RJ. Atualmente é 2º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além de presidente do Fórum Setorial de Mineração, vice-presidente do Conselho Empresarial Trabalhista e Sindical da Firjan e presidente da Firjan Sul Fluminense, desde 2021. Preside também o SINDICER-MVP (Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Vale do Paraíba). Coordena o Grupo de Trabalho de Empregabilidade na Firjan, participou da implantação do Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI, no município de Três Rios-RJ, em 2023. Contribuiu com a implantação de Fab-Lab em unidade da região e do Canteiro Escola na Firjan SENAI Volta Redonda.
HENRIQUE ANTÔNIO NORA OLIVEIRA LIMA JUNIOR
Presidente do Fórum Setorial de Mineração da Firjan
Jurista, investidor e empreendedor com mais de 13 anos de atuação no setor imobiliário. Mestre em Direito, com MBA no COPPEAD/UFRJ, complementou sua formação em instituições como LSE, Brown University e UCLA. Especialista em captação de recursos, estruturação de negócios e gestão de alto desempenho, atuou como diretor jurídico, financeiro e de RI em uma grande incorporadora no Rio, liderando joint ventures e operações de crédito. Fundou a Bait Inc., com mais de R$ 1 bilhão em VGV e TIR média de 48% a.a., e presidiu a Gafisa, onde implantou um robusto plano de eficiência. Atualmente, é CEO e sócio-fundador da Nivi Capital, dedicada à criação de veículos de investimento imobiliário. Com ampla experiência em inovação, eficiência e criação de valor no mercado imobiliário, participa de eventos e talks sobre temas como captação, performance, e construção de marcas de luxo no setor. “Carioca do Ano” eleito pela Veja Rio em 2021, também ocupou a vice‑presidência do Sinduscon‑RJ e da Ademi‑RJ, e é conselheiro da AVLA Seguradora, no Chile. Em seu desempenho acadêmico, é professor convidado da Birkbeck College (Universidade de Londres) e da FGV/RJ.
Henrique Blecher
CEO na Origem Incorporadora
Gerente de planejamento tributário na holding Somah Investimentos e Participações (nova denominação social de Queiroz Galvão S.A.), atuando para todas as suas investidas. Possui LL.M. em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)/Rio e MBA em Tributação e Contabilidade pela UFF. Conselheira do Conselho de Contribuintes do Município do Rio de Janeiro, indicada pelo SINDUSCON/RJ. Lecionou em cursos de pós-graduação em Direito Tributário na UFF, FGV e Instituto A Vez do Mestre. Coordenadora do Comitê Tributário do SINICON e membro da ABDIB, ABEMI e ABREMA, além de representar o SINICON na CATF da CNI.
HEVELYN BRICHI GASPAR RODRIGUES
Gerente de planejamento tributário da Somah Investimentos e Participações
Economista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atual Diretor Executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura (SINICON). Iniciou sua carreira em 1974, na Sibra Eletrosiderúrgica Brasileira, onde chegou ao cargo de Diretor Comercial. Em 1982, ingressou no Grupo Odebrecht, onde permaneceu por 35 anos, atuando em diversos cargos e projetos internacionais em países como Angola, Peru, Portugal, África do Sul e Brasil. Com ampla experiência em gestão e desenvolvimento de grandes projetos, Rangel é referência na articulação entre infraestrutura e estratégia de internacionalização do setor produtivo brasileiro.
HUMBERTO RANGEL
DIRETOR EXECUTIVO DO SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA – INFRAESTRUTURA
Natural da cidade de São Paulo, é socióloga com mais de 25 anos de experiência em gestão e formulação de políticas públicas, em especial nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano. Em sua trajetória no setor público, ocupou vários cargos de direção nos níveis municipal e federal, adicionalmente trabalhou como Consultora em Agências Internacionais. Desde 2017 vem atuando como consultora sênior em projetos e programas de habitação e desenvolvimento urbano para agências internacionais como Banco Mundial e ONU-Habitat. Entre 2003 e 2016 atuou no Governo Federal, no Ministério das Cidades, onde exerceu as funções de Ministra de Estado, Secretária Nacional de Habitação e Diretora de Políticas para os Assentamentos Precários. No dia 21 de março de 2023, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.
INÊS DA SILVA MAGALHÃES
Vice-Presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal
Arquiteta Urbanista formada pela UFRJ e Mestre em Urbanismo pela TUDelft na Holanda. Especialista em mobilidade ativa por bicicleta, já trabalhou com o tema nas iniciativas privada e pública na Holanda e coordenou o Programa Niterói de Bicicleta, em Niterói, entre os anos 2015 e 2017. Hoje trabalha como docente de Urbanismo na Escola Técnica de Roterdã na Holanda (Hogeschool Roterdam).
ISABELA CARDOSO GONÇALVES LEDO
Professora de Urbanismo no Instituto Técnico de Roterdã, Holanda
Economista graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduando em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Tem experiência em projetos com foco em análise econômica de infraestrutura e fatores de competitividade. Gerente de Infraestrutura na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), atuando com relações institucionais e governamentais, desenvolvendo estudos, posicionamentos e suporte aos associados da federação nos temas: infraestrutura, investimentos, mobilidade urbana, saneamento, defesa e segurança pública, desenvolvimento regional, energia elétrica, crédito, concessões e Parcerias Público Privadas. Representante em fóruns técnicos externos e assessor dos Conselhos Empresariais de Infraestrutura e Defesa e Segurança Pública da Firjan. Coautor dos livros “Gargalos e soluções da infraestrutura de transportes”, editado pelo IBRE/FGV, e “Mobilidade urbana sobre trilhos na ótica dos grandes formadores de opinião”, editado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos.
ISAQUE REGIS OUVERNEY
Gerente de Infraestrutura da Firjan
Arquiteta e Urbanista graduada pela UFSC (2011), estudou no programa de graduação da Escola Politécnica de Milão (2010) e é especialista em Gestão de Obras e Projetos (2017). Atua como servidora da Prefeitura Municipal de Florianópolis, na área de análise de projetos e licenciamento de obras na SMHDU, desde 2015. Durante o período, ocupou os cargos de Gerente de Licenciamento de Obras (2016-2017 e 2021-2022), Diretora de Desenvolvimento Estratégico (2017-2021) e Coordenadora Geral de Licenciamento de Obras (2023). Foi Coordenadora de Desenvolvimento Urbano na Comissão Multidisciplinar de Revisão do Plano Diretor. Participou também de outras comissões na área, como Estudo de Impacto de Vizinhança, Regularização Fundiária Urbana, Desburocratização, Comitê de Vias e de Microzoneamento. Atualmente, é conselheira titular do Conselho da Cidade e Secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
IVANNA TOMASI
Secretária de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano na Prefeitura de Florianópolis
Executivo sênior com mais de 25 anos de experiência em Sustentabilidade Corporativa, com contribuições na formulação e proposição de políticas públicas nos níveis municipal, estadual e federal, especialmente nas áreas de licenciamento e controle ambiental, saneamento, gestão de recursos hídricos e logística reversa. Larga experiência na representação institucional em diferentes interfaces junto a stakeholders públicos, privados e organizações empresariais do terceiro setor. Bacharel em Administração de Empresas e Mestre em Engenharia Ambiental. Titular da Gerência de Sustentabilidade da Firjan desde 2016, também atua como professor convidado da Fundação Getúlio Vargas em disciplinas do MBA em ESG.