As tecnologias que estão transformando a construção civil

13 de agosto de 2025

A construção civil é um dos segmentos mais ativos da economia mundial e peça-chave para o desenvolvimento do Brasil. O setor segue se destacando no país, com um crescimento de 4,3% em 2024 e um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de R$ 350 bilhões no fechamento do ano, conforme dados do IBGE.

Esse crescimento vem acompanhado de desafios significativos, como o aumento dos custos operacionais, a elevada taxa de juros, o alto grau de informalidade e a baixa atratividade de profissionais. Além disso, as práticas sustentáveis deixaram de ser uma demanda e se mostram uma tendência cada vez mais emergencial: diminuir as emissões de carbono na produção e operação dos edifícios, buscando reduzir o impacto ambiental e otimizar a eficiência energética. O relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) aponta que o setor de edificações é responsável por 34% da procura global por energia.

Nesse cenário, a adoção de tecnologias digitais, automação e Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado fundamental para otimizar processos, melhorar a segurança e garantir maior eficiência. Confira a seguir quais são as principais ferramentas e metodologias que prometem revolucionar o ciclo de vida do empreendimento desde a concepção, construção, operação e manutenção até a requalificação ou demolição.

  • BIM (Building Information Modeling): a base da digitalização

A Metodologia BIM é central para a digitalização na construção. Trata-se de um processo integrado, baseado em processos, pessoas, tecnologias e políticas, que estrutura fluxos para profissionais de arquitetura, engenharia e construção, facilitando e tornando mais eficientes diferentes usos de BIM, como geometria, modelos tridimensionais, planejamento e gerenciamento dos projetos. A adoção de BIM, portanto, é crucial para a digitalização e a transformação digital da Construção.

Vale lembrar que a primeira edição do Rio Construção Summit, em 2023, foi palco do lançamento mundial do “Macro Adoption: Global BIM Study“. E, na edição de 2025, a programação inclui uma oficina com cases de implantação de BIM com David Barco, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Berrilan, além de mesas-redondas sobre Open BIM na capacitação profissional, entre outras.

  • Digital Twin (Gêmeos Digitais): replicando o real no virtual

Gêmeos Digitais estão ganhando força no setor da construção. Eles consistem em uma representação virtual de ativo construído, sistema ou objeto físico que pode ser atualizado em tempo real. A implementação desses chamados gêmeos digitais pode reduzir os custos de manutenção em até 50%, oferecendo um aumento da produtividade em 20%, segundo levantamento da consultoria global McKinsey & Company.

No setor da construção, eles permitem ainda um monitoramento mais eficiente de empreendimentos (de infraestrutura ou edificações) por meio de dados capturados e simulações feitas com sensores, que, por sua vez entregam previsibilidade, reduzem retrabalhos e tornam mais eficiente a gestão da manutenção na fase de operação e uso do ativo construído.

  • Fabricação digital e automação: precisão e redução de desperdício

A automação aplicada à construção, integrada a processos de fabricação digital, pode reduzir em até 30% o desperdício de materiais, segundo estudos da McKinsey & Company, gerando impacto direto na redução de custos operacionais. A combinação de automação, manufatura digital e inteligência artificial possibilita a produção de componentes com alta precisão dimensional e padronização, minimizando erros de execução e otimizando o aproveitamento de recursos ao longo de toda a cadeia produtiva.

  • Virtual Design (Design Virtual): visualização e colaboração aprimoradas

O Virtual Design Construction (VDC) permite que equipes — construtores, arquitetos, engenheiros, mestres de obras, entre outros profissionais — colaborem de forma mais eficaz no planejamento da execução de projetos. A partir de simulações e visualizações de modelos tridimensionais, é possível identificar potenciais problemas e otimizar soluções antes mesmo do início da construção física, o que contribui para a eficiência e redução de custos.

Não perca!

No Rio Construção Summit 2025, você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e se conectar com quem mais inova no setor. A programação inclui oficinas e mesas-redondas sobre as aplicações e a transformação digital impulsionada por BIM, Digital Twin e VDC, além dos avanços na adoção do BIM na América Latina e cases do Brasil e internacional sobre Fabricação Digital.

As inscrições gratuitas estão abertas: clique aqui e garanta sua participação no evento!