Dia do Urbanismo: prefeitos da América Latina discutem soluções
Crédito - Above Studios
7 de novembro de 2025
8 de novembro é o Dia Mundial do Urbanismo, data que nos convida a refletir sobre o planejamento e a construção das cidades. E aproveitamos a oportunidade para revisitar o painel “Desafios e Soluções Urbanas para as Grandes Metrópoles”, um dos destaques no primeiro dia do Rio Construção Summit 2025.
A mesa reuniu os prefeitos Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Jorge Macri (Buenos Aires) e Sebastião Melo (Porto Alegre), além da secretária de Desenvolvimento Econômico da Cidade do México, Manola Zabalza Aldama. A mediação ficou a cargo do coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio, Ilan Cuperstein.
A programação, assim como todo o evento, reforçou que o setor da construção não é apenas um motor econômico, mas um importante agente de transformação do espaço urbano.
O urbanismo do futuro é colaborativo
Apesar das particularidades geográficas e culturais, os líderes das metrópoles latinoamericanas concluíram que parte dos desafios urbanos é convergente: mobilidade, habitação social e requalificação de áreas centrais.
Foi destacada, ainda, a importância de que as cidades se concentrem em requalificar e oferecer qualidade de vida em espaços já existentes, em vez de se expandirem desordenadamente, o que gera altos custos de infraestrutura.
“O custo da expansão urbana é enorme: mais asfalto, mais iluminação, mais coleta de lixo. Revitalizar áreas centrais é mais barato e devolve vitalidade à cidade”, enfatizou Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
Por uma construção integrada
No Dia Mundial do Urbanismo, reforçamos o posicionamento de que o setor de construção requer uma abordagem integrada. O sucesso do painel e do Rio Construção Summit 2025 fortalece a posição do Rio de Janeiro como centro de debates e soluções para o futuro da construção e do urbanismo em toda a América Latina.
+ Confira a cobertura completa do painel “Desafios e Soluções Urbanas para as Grandes Metrópoles”.