PALESTRANTES 2025
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Consultor na FIRJAN para melhoria de fluxos de processos de licenciamentos de construções nas prefeituras. Professor e pesquisador em cursos de mestrado, graduação e MBAs/Especializações. Conhecimento especializado em ciência da melhoria, congregando abordagens de gestão enxuta (Lean), seis sigma e teoria das restrições. Possui sólida experiência em organizações do setor industrial e de serviços, onde atuou com gestão de pessoas, projetos e processos, patentes, educação executiva, planejamento estratégico, manufatura, qualidade e engenharia. Pós-doutor em engenharia de produção e sistemas, doutor em engenharia civil, mestre em gestão empresarial, especializado em marketing e engenheiro mecânico. Certificação Lean Six Sigma Black Belt.
ALBERTO EDUARDO BESSER FREITAG
Consultor de Desenvolvimento Setorial na Firjan
Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy e Administração de Empresas pela PUC Minas. Iniciou sua carreira como estagiário na M. Martins Empreendimentos, antiga denominação da Patrimar Engenharia, tornando-se diretor e sócio da empresa em Abril de 1988. Atualmente é o sócio majoritário e CEO do Grupo Patrimar, que é composto pelas empresas Patrimar Engenharia e Construtora Novolar. Participou do Programa de Desenvolvimento de Acionistas (PDA) e Programa Liderando a Mudança, ambos ministrados pela Fundação Dom Cabral - FDC.
ALEXANDRE ARAÚJO ELIAS VEIGA
CEO do Grupo Patrimar Engenharia
Está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados. É nascido, criado e reside na Vila Hilgenberg, bairro periférico de Ponta Grossa, onde foi engraxate e catador de recicláveis antes de iniciar sua carreira política. Recebeu o título de Doutor honoris causa da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) por sua atuação como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia durante a pandemia. Presidiu, depois, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, e atualmente é presidente da Comissão de Cultura. Tem 100% de votações positivas nos temas de defesa do meio ambiente, sendo um dos expoentes do Partido Verde. Por isso também foi escolhido, em 27/09/2023, para ser o relator do PL 182/2024 (Nº Anterior: PL 2148/2015), o projeto de lei que regulamentou o Mercado de Carbono a nível federal, cuja aprovação na Câmara dos Deputados se deu em 21/12/2023. A atuação destacada rendeu o Prêmio Economia Verde, concedido pela Frente da Preservação do Meio Ambiente, em maio de 2024. Pela relevância no tema, participou ativamente da aprovação do PL do mercado de carbono no Senado Federal, tendo recebido a relatoria no retorno do texto à Câmara dos Deputados em 18/11/2024.
ALIEL MACHADO BARK
DEPUTADO FEDERAL - PARANÁ
Graduado em Engenharia Civil. Trabalhou para a Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto Ltda, Noronha Engenharia e Consultoria de Projetos Ltda e atuou como professor de Estruturas Especiais de Concreto no IEPP e professor assistente na disciplina de Concreto Protendido na Poli-USP. Atualmente, é Diretor da Empresa Fermix Indústria e Comércio Ltda, responsável técnico pela produção de tubos, aduelas e peças pré-moldadas em concreto armado. É Consultor Técnico da ABTC - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto.
ALÍRIO BRASIL GIMENEZ
Diretor - Fermix Indústria e Comércio
Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Com mais de 25 anos de experiência no setor da construção civil, dedica-se a enfrentar os desafios de atrair, reter e desenvolver talentos, além de fomentar o relacionamento das empresas do setor com as comunidades no entorno de seus empreendimentos. Atualmente, é Diretora da Pontes Comunicação, uma agência especializada em marketing com foco em causas sociais, e Vice-Presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Sua atuação é marcada pela busca constante por inovação, inclusão e sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da responsabilidade social na cadeia produtiva da construção civil. Sob sua liderança, a CRS promove debates, propõe e implementa soluções inovadoras, além de disseminar boas práticas e trocar experiências entre os diversos atores da indústria da construção. Ana Cláudia tem sido uma defensora ativa da inclusão produtiva de mulheres no setor, destacando a importância da diversidade de gênero para o desenvolvimento sustentável e a inovação na construção civil. Além disso, ela tem enfatizado a necessidade de capacitação profissional e a criação de políticas empresariais inclusivas, visando aumentar a representatividade feminina em cargos estratégicos e promover ambientes de trabalho mais diversos e equitativos.
ANA CLÁUDIA GOMES MARTINS
VP de Responsabilidade Social na CBIC
Economista com mestrado na Universidade de São Paulo. Desde 2010, atua como coordenadora de Projetos da Construção do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde desenvolve estudos e análises sobre a economia do setor de construção no Brasil. Seus trabalhos frequentemente discutem temas como o desempenho do setor, desafios de infraestrutura, o impacto de programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida e as oscilações na confiança dos empresários do setor. É responsável pela análise e divulgação do INCC-M e da Sondagem da Construção da FGV. É também sócio-diretora da Ecconit, consultoria para empresas públicas e privadas, onde realiza estudos, pesquisas e análises macroeconômicas e setoriais.
ANA MARIA CASTELO
Coordenadora de Projetos da Construção na Fundação Getúlio Vargas/IBRE
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, bacharel em Direito pela UNIP-SP, mestre em Planejamento Urbano pela UFRN e pós-graduada em Reabilitação Urbana: Investimentos e Oportunidades pelo INSPER. Com ampla trajetória no setor público, já atuou nas esferas federal, estadual e municipal, com experiências em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e no Recife, onde exerceu diversas funções estratégicas. Foi gerente geral do Recife Antigo, secretária executiva de Turismo e Lazer, presidente da Empetur, secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, e secretária executiva de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos de Pernambuco. Desde dezembro de 2021, está à frente do Gabinete do Centro da Prefeitura do Recife, coordenando o programa Recentro. É também diretora da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, conselheira da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos e da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES).
ANA PAULA VILAÇA
Chefe do Gabinete do Centro do Recife
Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado Real Estate, trabalhou em grandes empresas nacionais e multinacionais. Na Brookfield, é responsável por investimentos e desenvolvimento da plataforma de Multifamily. Antes de se juntar à Brookfield, atuou por mais de oito anos na Tegra, uma empresa da Brookfield e uma das maiores incorporadoras residenciais do Brasil, ocupando vários cargos incluindo o de Superintendente de Novos Negócios e Diretor de Negócios. Lucarelli é formado em Engenharia Civil pela FAAP e tem uma pós-graduação em Real Estate pela Universidade de São Paulo (USP).
ANDRÉ LUCARELLI
Vice-Presidente Sênior de Investmentos da Brookfield
Brasileiro de 54 anos, nasceu em Brasília-DF, mas se mudou para Goiânia ainda bebê. Casado, pai de quatro filhos, e formado em Engenharia Civil em 1992, pela Universidade Federal de Goiânia-GO. Complementou sua formação acadêmica com um MBA em Gestão Empresarial na ESUP/FGV, em 2009. Sua trajetória profissional é marcada por um forte envolvimento no setor industrial e empresarial de Goiás. Desde 2007, atua como Presidente-Executivo no SIFAEG (Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás) e no SIFAÇÚCAR (Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás). Além disso, desde 2012, é Presidente-Executivo do Sind-Bio, o Sindicato da Indústria de Geração de Bioenergia do Estado de Goiás. A liderança de André Rocha também se estende ao LIDE-Goiás, onde ocupa a presidência desde maio de 2011, além de ser Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás. Ele é um membro ativo do COAGRO e CAL da CNI e do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. André Rocha também exerceu a presidência do Fórum Nacional Sucroenergético (atualmente conhecido como Bioenergia Brasil) de julho de 2013 a julho de 2021 e foi Presidente da Câmara Setorial do Açúcar e Etanol de janeiro de 2018 a janeiro de 2021. Antes de sua atuação no setor industrial, foi presidente da Companhia Energética de Goiás (CELG) de novembro de 2004 a maio de 2007 e também liderou a CELG G&T (Geração e Transmissão) durante o mesmo período, em resposta ao processo de desverticalização determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Atualmente, é Presidente da FIEG, cargo que ocupa desde 1º de janeiro de 2025, consolidando assim sua influência e compromisso com o desenvolvimento econômico do estado de Goiás.
ANDRÉ LUIZ BAPTISTA LINS ROCHA
PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE GOIÁS (FIEG)
Advogada com mais de 30 anos de experiência, pós-graduada lato sensu em Direito Civil, Constitucional e Docência do Ensino Superior. Teve a honra de servir como Presidente da Comissão de Ética e Disciplina e como Diretora da 9ª Subseção da OAB de Nova Friburgo de 2014 a 2020. Obteve especialização em Regularização Fundiária, atuando em 2021 como Subsecretária da área. Com capacitação em Gestão Pública, vem atuando como Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável no Município de Nova Friburgo desde 2022.
ANDRÉA DUQUE ESTRADA
Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável na Prefeitura de Nova Friburgo
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Dedica-se também às questões relacionadas com a melhoria do Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Participou da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Arquitetura e Urbanismo do ENADE; da Comissão Consultiva de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) do Sistema de Acreditação do Mercosul; foi consultor do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras para a área de Arquitetura e Urbanismo; Membro da Comissão de Arquitetura do INEP-Confea; e Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA). Foi Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011), Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES (2011), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN (2011-2019). Desde 2023, é Diretor de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN.
ANDREY ROSENTHAL SCHLEE
Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização no IPHAN
Arquiteto e urbanista, com formação pela Universidade Santa Úrsula (1988) e pós-graduação em política urbana pela Escola Superior de Guerra (ESG). É sócio-fundador da RAF Arquitetura, empresa onde atua desde 1989. Foi cofundador da ASBEA-RJ (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), onde atuou como presidente no triênio 2007/2010 e, atualmente, é VP de Relações Institucionais. Foi Conselheiro Titular na primeira gestão do CAU e é Vice-Presidente de Relações Institucionais para o período de 2024 a 2026. É associado da ADEMI-RJ e do GBC Brasil, além de coautor do livro "RAF Arquitetura". A RAF Arquitetura, sob sua liderança, soma mais de três décadas de atuação e mais de 3 milhões de metros quadrados em projetos diversificados, com destaque para grandes empreendimentos como o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), o projeto do Complexo de Inovação do Parque Global em São Paulo e parcerias com renomados escritórios estrangeiros como Foster&Partners e Richard Meier.
ANÍBAL SABROSA
Sócio-fundador da RAF Arquitetura
Executivo com mais de 20 anos de experiência, ingressou na empresa como Diretor Institucional em setembro de 2021. Anteriormente, atuou como membro do Conselho de Administração da CPFL Energia (de maio de 2019 a outubro de 2021), vice-presidente (novembro de 2019 a setembro de 2021) e diretor (abril de 2016 a novembro de 2019) da State Grid Brazil, uma das maiores empresas de energia do país. Foi presidente da Nascentes do Xingu, operada pelo grupo Aegea (abril de 2015 a maio de 2016). Leal é graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo, possui MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e LLM em Direito Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).
ANSELMO HENRIQUE SETO LEAL
Diretor Presidente da Águas do Rio
Engenheiro de Produção, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho, com experiência há 14 anos no SESMT nas seguintes cias: Cortes e Toledo Soluções / Delta construtora / RJZ Cyrela / High Quality – Saúde, Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho e Easy Power Comércio de Máquinas e Equipamentos LTDA. Tem vivência na atividade de Auditorias (SGI-ISO). Responsável pela gestão de processos e segurança do trabalho, onde implantou todos os processos aos quais certificou a Easy Power na ISO 45001 e ISO 9001. Reporte ao diretor e clientes parceiros. Responsável pelo controle de indicadores de desempenho e Planos de Ação (Operação e Segurança) de todos os contratos. Gestão de pessoas de todos os contratos. Coordenador de Obras Civis em contratos de layout para a Enel – RJ. Experiência em Auditorias Internas de Qualidade e Segurança em Obras Civis na RJZ Cyrela. Possui curso de Auditor Interno de SGI na Bureau Veritas. Experiência na área de Higiene Ocupacional- High Quality na prestação de serviço para Siemens / LG / UTGCA.
Antonio Leonardo Uchoa
Engenheiro de Segurança do Trabalho - RJZ CYRELA
Economista formado pela USP. Entre 2003 e 2009, foi Secretário-Executivo, Secretário de Política Econômica e Secretário de Reformas Econômico-Fiscais do Ministério da Fazenda. Neste período, também foi Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil. De 2015 a 2022, foi diretor do Centro de Cidadania Fiscal, um think tank voltado ao desenvolvimento de propostas de aprimoramento do sistema tributário brasileiro. Também foi sócio e diretor da LCA Consultores e diretor da BM&FBOVESPA S.A.
BERNARD APPY
Secretário Extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda
Ingressou na Cury em 2014 e é Diretora de Incorporação. Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem uma trajetória consolidada no mercado imobiliário, com mais de 17 anos de experiência no setor.
BRUNA SANTINI
Diretora de Incorporação - Cury Construtora e Incorporadora
Economista-Chefe da XP Inc, é graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado na PUC-Rio. Foi secretário de Desenvolvimento da Indústria e Comércio e Diretor de Programas no Ministério da Economia entre 2019 e 2020. Antes, foi Secretário Municipal da Fazenda de São Paulo (2017-2018) e atuou como economista no Lloyds Asset Management, Máxima Asset Management, Gávea Investimentos, Mauá Investimentos e Itaú Unibanco. Foi professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC SP). Tem artigos publicados nos principais jornais do país.
CAIO MEGALE
Economista-chefe da XP Inc.
Fundador e CEO da Carbon Zero, é uma das principais referências na América Latina em sustentabilidade, descarbonização e programas socioambientais. Fundador da Fundação Tavares Ferreira, acredita no poder das alianças estratégicas para transformar realidades ambientais e sociais. Criou o CAPES, Centro de Apoio e Pesquisa, que certifica projetos socioambientais e de compensação, e é o idealizador do Programa Corredores de Água Boa, lançado em 2004 e atualmente presente em oito países africanos por meio do Programa Corredores de Água Boa África. Há 27 anos, Fundou e dirige a Reserva Natural Nascentes do Rio Açungui, que protege as principais nascentes do rio responsável por abastecer mais de 8 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. É Coordenador da Global Sustainable Futures Network (GSFN), com sede em Londres, promovendo soluções sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Integra ainda o World Resources Institute (WRI) e é membro da Câmara de Comércio Internacional (ICC), de Paris, onde atua na promoção de práticas ESG e de governança ambiental no contexto global. Criou, em 2018, o Painel Paranaense de Adaptação e Mudanças Climáticas, que pode ser replicado para qualquer país.
Carlos Alberto Tavares Ferreira
CEO da CARBON ZERO
Eletrotécnico, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Engenheiro Eletricista, é Consultor na área de Engenharia de Segurança do Trabalho de conceituadas empresas nos setores de Energia e de Telecomunicações e na indústria em geral. Trabalhou na LIGHT, ELETRONORTE e ELETROBRÁS. Exerceu a função de Gerente de Segurança e Saúde no Trabalho na Fundação COGE de 2000 a 2015. Participou de 3 Projetos de P&D: AES Eletropaulo – Teste de Vestimentas de Proteção contra Arco Elétrico – Elogio formal da ANEEL; LIGHT – Sistema de Rastreabilidade de Equipamentos de Segurança; LIGHT – Equipamento de Refrigeração de Câmaras Subterrâneas. Professor de diversos cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e do Curso de Perícias da SOBES - Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho, além de Bancas Examinadoras do CESGRANRIO. Pós-graduado em Administração Pública e em Gestão de Seres Humanos na Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Atua também como assistente técnico especialista em perícias nas empresas dos setores elétrico e de telecomunicações e como ex-presidente e Membro do Conselho Consultivo da SOBES – Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança, tendo sido Conselheiro do CREA-RJ em diversos mandatos.
CESAR VIANNA MOREIRA
Diretor Técnico da CVMoreira Treinamento e Apoio Empresarial
Engenheira eletricista com mais de 28 anos de atuação no setor de energia. Atualmente, é Head de Sustentabilidade das distribuidoras da Enel Brasil e vice-presidente do Conselho ESG da FIRJAN. Entre as atividades pessoais de voluntariado, é Líder de núcleo do Grupo Mulheres do Brasil.
CLAUDIA CRISTINA BARRETO GUIMARÃES
HEAD DE SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO NA ENEL BRASIL
Sócio-fundador da Inter.B Consultoria e associado ao International Growth Center (da London School of Economics), cursou o mestrado e doutorado em economia respectivamente na Unicamp e na Universidade de Stanford (Califórnia). Foi professor (“adjunct”) de economia na Univ. de Georgetown, “Principal Economist” do Banco Mundial (1984-91) em Washington D.C., e consultor de inúmeras organizações internacionais, tendo trabalhado em projetos em cerca de 20 países. É membro do Conselho de várias organizações da sociedade civil e do Conselho de Administração da Wilson Sons.
CLÁUDIO FRISCHTAK
Sócio-diretor da Inter B Consultoria
Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Engenheiro civil, formado pela PUC-Rio, com especializações na Escola de Negócios da PUC-Rio, Fundação Getúlio Vargas e Harvard Business School. Tem mais de 30 anos de atuação no mercado imobiliário, ocupando posições de liderança nos segmentos de engenharia, incorporação e intermediação em empresas, como Even, PDG e Brasil Brokers, assim como entidades de classe, como Ademi RJ e Secovi SP. É também vice-presidente do Sudeste da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conselheiro de empresas do setor, como Morar Construtora e Incorporadora, GetNinjas, Viver Construtora e Primaz Corporate. Também atua como incorporador de projetos imobiliários na cidade do Rio e advisor/investidor anjo em proptechs e construtechs.
Claudio Hermolin
PRESIDENTE DO SINDUSCON-RIO
Administrador de Empresas e há 25 anos atua no setor de Infraestrutura. Atualmente, é presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada-Infraestrutura (SINICON), presidente da Associação Brasileira de Construção Pesada Infraestrutura (ABICOPI), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB).
CLAUDIO MEDEIROS
Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada - Infraestrutura (SINICON)
Obteve graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado (1993), doutorado (1998) e livre-docência (2018) em Engenharia de Construção Civil - Real Estate pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, ministrando aulas e orientando estudantes em cursos de graduação, pós-graduação e MBA. É membro do corpo editorial do Journal of Real Estate Practice and Education. É revisor dos journals Ambiente Construído, Journal of Financial Management of Property and Construction, Journal of Housing Marketing and Analysis e Construction Management Economics. Tem experiência na área de Gerenciamento de Empresas e Empreendimentos de Real Estate, atuando profissionalmente e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: comportamento dos mercados de real estate, parcerias público privadas, sistema de classificação de empreendimentos e regiões urbanas, sistemas de funding para empreendimentos do setor de real estate e de infraestrutura, índices setoriais, ferramentas para análise de riscos e prognósticos de comportamento de mercados. É Conselheiro Vitalício e Ex-Presidente da Latin American Real Estate Society - Lares. É membro do Board of Directors e Ex-Presidente da International Real Estate Society - IRES. Foi MRICS (Member of the Royal Institution of Chartered Surveyors) de 2012 a 2020. Foi Coordenador (2015-2018) do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP. É Diretor do Departamento da Indústria da Construção e Mineração - DECONCIC da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Atualmente é Chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.
CLAUDIO TAVARES DE ALENCAR
Prof. Dr. na Escola Politécnica da USP
Mestre em Administração de Empresas pelo PPGA – UFRGS e Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997. É diretor da Joal Teitelbaum, atuando nas unidades de negócios de empreendimentos imobiliários, desenvolvimento de comunidades planejadas e de gerenciamento de obras para terceiros, prestando serviços para empresas multinacionais de grande e médio porte. É presidente do Sinduscon-RS, vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, vice-presidente da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e Associado Honorário do IEE – Instituto de Estudos Empresariais.
CLAUDIO TEITELBAUM
Presidente do Sinduscon RS
Com mais de 26 anos de experiência na construção civil, Daniel Gispert se consolidou como especialista em soluções de engenharia. Nos últimos anos, foi convidado por Roberto Justus, CEO e fundador do grupo, para ser seu sócio e presidente executivo da SteelCorp, uma empresa especializada em construção industrializada e tecnológica off-site. Sob sua liderança a SteelCorp está na vanguarda da inovação, com mais de 7 sub-empresas e 11 produtos, com o objetivo de trazer o futuro da construção para o presente.
DANIEL GISPERT
Presidente da SteelCorp
Sócio da Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, é Engenheiro Mecânico formado pela Escola Politécnica da USP. Iniciou sua carreira na área de projetos da indústria automotiva, com foco em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Como consultor em gestão da inovação e desenvolvimento organizacional, colaborou com empresas de diversos setores na formulação de programas de P&D&I. Desde 2013 na Königsberger Vannucchi, liderou o plano KV2020 de sucessão e continuidade empresarial do escritório. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Executivo e CEO, liderando a equipe em projetos que reafirmam o compromisso do escritório com a produção de arquitetura de qualidade em todas as escalas.
DANIEL TOLEDO
CEO da Königsberger Vannucchi
Engenheira civil com mais de 33 anos de experiência, formada pelo Mackenzie, pós-graduada em engenharia de produção pela Fundação Vanzolini/USP, com MBA em finanças pelo IBMEC e governança corporativa pela Saint Paul Business School. Atualmente, é diretora de Relações Institucionais na Tenda e Alea e vice-presidente de habitação no Sinduscon SP e Secovi SP. É membro dos Conselhos de Habitação e Políticas Urbanas do Município de São Paulo e do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social do Estado de São Paulo.
DANIELA FERRARI
Diretora de Relações Institucionais na Construtora Tenda
Mãe, esposa, advogada por formação, com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e MBA em Marketing pela ESPM. Atua há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, com uma trajetória construída em grandes empresas de diferentes setores da indústria. É apaixonada por aprender, compartilhar conhecimento e contribuir com a evolução das pessoas e dos negócios. Leitora voraz e fã de podcasts, leva a curiosidade e a criatividade também para sua vida profissional. Atualmente é Head de RH na Cury Construtora, onde também lidera a Comissão de Pessoas e Diversidade e integra o comitê de ESG, bem como as comissões de Compliance e Inovação.
DANIELA LIMA
Head de RH na Cury Construtora
Professor Assistente de Pesquisa no Laing O'Rourke Centre for Construction Engineering and Technology, do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, e Professor Assistente na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Com formação em Engenharia Civil e doutorado em Engenharia Civil e da Construção, sua pesquisa atual se situa na interseção de tecnologias digitais, manufatura off-site, construção enxuta (lean construction) e engenharia de construção centrada em dados. Seus projetos de pesquisa atuais incluem Desempenho e Produtividade na Construção, Construção de Gêmeos Digitais (Digital Twin Construction) e Adoção de Macro BIM. Possui vasta experiência na indústria, principalmente em engenharia e gestão da construção.
DANNY MURGUIA
Pesquisador Sênior na Universidade de Cambridge, UK
Arquiteto tecnólogo, Líder Digital e CIO da consultora Berrilan BIM, considerado um especialista em Transformação Digital e BIM reconhecido internacionalmente. BIM Influencer em redes sociais, especialmente no Twitter. Autor da série de livros sobre BIM em espanhol mais vendida no mundo: “DIARIO DE UN BIM MANAGER: Guía para implementar y gestionar proyectos BIM” e "Guia para desarrollar proyectos de instalaciones con Revit MEP". Trabalha como profissional desde 1998 e em processos BIM desde 2008, com mais de 15.000 horas acumuladas, especialmente em Autodesk Revit. Participou da implementação em mais de 100 empresas relevantes, tanto de arquitetura quanto de engenharia, construtoras e incorporadoras, com ampla especialização em Administrações Públicas, bem como no desenvolvimento de objetos e estratégias para fabricantes. Colaborou em projetos singulares como as Viviendas industrializadas de madeira Atom Modular, a implantação BIM-GIS na EDP Renewables a nível mundial, o Estádio de Futebol para o Catar 2022 do estúdio Fenwick Iribarren, estações de metrô, centros de ensino, edifícios residenciais, galpões logísticos, projetos eólicos e parques científicos e tecnológicos. Possui uma visão holística do setor, com uma dedicação notável em trabalhos de divulgação, com mais de 200 conferências e múltiplos congressos internacionais pela Espanha e América Latina, além de participação em entidades como a Comissão BIM Euskadi e a Building Smart Spain. Criador de conteúdos como redator e CTO do canal de divulgação BIM Channel e autor do blog "Diario de un BIM Manager". Podcaster no SocialTek Media Podcast. Diretor de Desenvolvimento do software de gestão de projetos Gestproject®. Líder Digital e Membro do Conselho Educacional na butic The New School. Diretor de Desenvolvimento do software de gestão de projetos para escritórios técnicos Gestproject®. Participou do Comitê BIM Euskadi, como Coordenador da Rede de Usuários BIM da Espanha, e fundador do Grupo de Usuários BIM de Madrid (guBIMad) e do eBIMe de Euskadi. Foi também, durante 8 anos, diretor do Pós-graduação BIM Manager da Universidade Europeia em Valencia.
DAVID BARCO
Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Berrilan
Com mais de 30 anos de experiência em produção de edifícios habitacionais, desenvolvida na área técnica, com ênfase na formação e liderança de equipes multidisciplinares de toda a cadeia de engenharia, desde a fase de concepção e viabilidade do empreendimento, desenvolvimento de projetos e produção e controle de execução de obras, atuando ainda na área de assistência técnica.
DAVID NONNO
Diretor Técnico na Cury Engenharia
Arquiteta Urbanista graduada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2018), especialista em Engenharia e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2020) e BIM Manager Certificada pela Graphisoft (2024). Desde 2020 atua no Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – SEIL, é integrante do Laboratório BIM do Paraná – LaBIM PR e do Grupo Técnico da Estratégia BIM PR.
DÉBORA FONSECA GUIMARÃES
Arquiteta e urbanista na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL)
Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Professor da Escola Politécnica da USP e Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil. É relator do GT Objetos BIM da Comissão Especial de Estudos sobre BIM (CEE-134) da ABNT e diretor das entidades internacionais ISGG, ISCCBE e CIB. Colaborador do Regulatory Domain da buildingSMART International. Membro da BIM Excellence Initiative e do CIB W78. Fundador e membro do Conselho Consultivo do BIM Fórum Brasil. Revisor técnico das edições brasileiras do "BIM Handbook". Editor para Língua Portuguesa do BIM Dictionary.
EDUARDO TOLEDO SANTOS
Sócio-Fundador do BIM Fórum Brasil
Economista, Phd. Especializadas em Economia Industrial. À frente da ABEEólica por 14 anos, defende a ideia de transformação energética brasileira e vem contribuindo fortemente para o desenvolvimento de energias renováveis. Elbia é mãe de três filhos e, como tal, mantém voz ativa no debate global sobre diversidade e inclusão econômica no setor de energia. Em 2019, recebeu o Prêmio “CEE - Clean Energy Education & Empowerment - Woman of Distinction Award”, iniciativa internacional do Clean Energy Ministerial e da Agência Internacional de Energia e agora, em 2024, foi vencedora do Prêmio Todas na categoria Energia Limpa pelo jornal Folha de S. Paulo. Em 2025, recebeu o prêmio Top of the Year – Líderes em Energia na categoria Executivos do Setor de Energia Elétrica. É embaixadora global pelo Brasil no WomeninWind Global Leadership Program (GWEC-GWNET), projetado para acelerar as carreiras das mulheres na indústria eólica. Com mais de 25 anos de carreira na Indústria de Energia. Acumulou experiências na CCEE, no Ministério de Minas e Energia, no Ministério da Fazenda e na ANEEL. Acadêmica, com livros e artigos publicados, Elbia é especialista em Regulação e Mercados de Energia Elétrica, tendo atuado nessa área desde 1997.
ELBIA GANNOUM
Presidente da ABEEólica
CEO da KVG Engenharia, presidente do Sinduscon Sul Fluminense e membro do Conselho da Mulher da FIRJAN. Com mais de 30 anos de experiência na construção civil, é referência nacional em liderança feminina, igualdade de gênero e desenvolvimento regional. Foi a primeira mulher a presidir o Sinduscon Sul Fluminense e atualmente lidera o projeto “Elas Constroem”, da CBIC, que incentiva a participação ativa de mulheres no setor da construção. Com uma gestão centrada em pessoas, articulação institucional e visão estratégica, Elissandra inspira outras lideranças com sua trajetória marcada por superação e compromisso coletivo. É formada em Gestão de Recursos Humanos e está cursando MBA em Gestão Empresarial, acreditando que a qualificação contínua é a chave para transformar realidades e construir um setor mais inclusivo e inovador.
ELISSANDRA CANDIDO
Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon-SF)
Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, com curso de Matemática Financeira na FGV-SP – PEC, atuou como diretor da empresa Luciano Wertheim Empreendimentos Imobiliários, fundada em 1950. Foi vice-presidente do Secovi-SP na área de incorporação imobiliária e financeira e preside a CII – Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção no triênio 2023/2026. Atualmente, exerce o cargo de Presidente Executivo do Secovi-SP.
ELY FLAVIO WERTHEIM
Presidente Executivo do Secovi-SP
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduado em Finanças e Estratégias Empresariais pela mesma instituição. Especialista em Investimentos pela AMBIMA – CEA. Trabalha na CAIXA desde 2009, ocupando funções gerenciais desde 2012. Trabalhou em 4 Superintendências Regionais distintas no estado de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no Sudeste de Minas, no Nordeste de Minas e em Belo Horizonte, atuando com profundidade em todos os segmentos em que a CAIXA está, PF, PJ, Agro, Habitação e Governo, representando institucionalmente o banco em todos as localidades onde atuou. Atualmente, ocupa a função de Superintendente Nacional na Matriz da CAIXA em Brasília e lidera os esforços de toda a Rede de Filiais de Governo, com 73 unidades espalhadas em todos os estados da federação e que cumprem regionalmente o papel de levar desenvolvimento e consolidar a posição de protagonista da CAIXA junto aos entes públicos locais.
EMERSON LEAL ROCHA
Superintendente Nacional da Caixa
Gerente de Engenharia sênior na Andrade Gutierrez, Conselheiro Administrativo do BIM FORUM BRASIL e Coordenador no comitê de engenharia e inovação – BIM no SINICON (Sindicato Nacional da Construção Pesada – Infraestrutura).
ERIK SANTOS
Gerente de Engenharia na Andrade Gutierrez - CONSAG
Sócio-projetista da Morphosis Architects e Diretor do The Now Institute, um centro de pesquisa para estratégia urbana e sustentabilidade. Com mais de 30 anos de prática profissional, lidera projetos na Ásia e no Oriente Médio, onde seus projetos construídos incluem a nova Embaixada da Coreia em Tóquio, o arranha-céu de núcleo isolado mais alto do mundo e o maior projeto urbano da Arábia Saudita. Através das lentes da política cultural, seu trabalho profissional e acadêmico continua a especular sobre o urbanismo global e asiático. Atualmente, leciona na University of Southern California e é coautor do best-seller 100 Buildings e de um almanaque visual de 730 páginas chamado Haiti Now. Recebeu seu B.Arch da Cornell University e seu M.Arch da Harvard University.
EUI-SUNG YI
Sócio-Diretor da Morphosis Architects
Possui graduação em Relações Internacionais pela UnB (2002) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2006). Além disso, possui pós-graduação lato sensu em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília (2004). Antes de ingressar na Refina Brasil, trabalhou como Analista de Comércio Exterior no então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no período de 2003 a 2010. Também ocupou cargos executivos na Braskem e Construtora Norberto Odebrecht de 2010 a 2019 e foi presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada (SINICON).
EVARISTO PINHEIRO
Diretor - Barral Parente Pinheiro Advogados
Arquiteto e urbanista formado pela FMU, pesquisador e coordenador de projetos no escritório Casa Cidade Arquitetura e Urbanismo. Atua em projetos de provisão habitacional e urbanização de áreas precárias, com foco em intervenções vinculadas ao Programa Mananciais da Secretaria de Habitação de São Paulo. Sua pesquisa abrange temas de Habitação de Interesse Social (HIS) e Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Em colaboração com o Casa Cidade, atuou em projetos reconhecidos com prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP e IAB/BR) em 2023, na categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades; o APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2024, no eixo Urbanidades; e o Prêmio Habitat na XXIV Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito em 2024.
Felipe Maike Lima de Souza
Coordenador de Projetos na Casa Cidade Arquitetura e Urbanismo
Sócio-Fundador da Cité Arquitetura, arquiteto e urbanista formado pela FAU-UFRJ, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e pelo INSPER em Planejamento Urbano e Regulação de Cidades. Atual membro do Fórum Setorial da Construção Civil – FIRJAN CIRJ (2025). Seus projetos foram premiados e finalistas em concursos pela AsBEA e IAB. Com a Cité Arquitetura, ganhou o prêmio Arquiteto do Ano, junto ao sócio Celso Rayol, pelo Destaque Ademi 2022 e 2024. Teve a trajetória de 10 anos de escritório publicada com exclusividade pela Monolito #53 e participou da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.
FERNANDO JOSÉ BARBOSA DA COSTA JÚNIOR
Sócio-Fundador da Cité Arquitetura
Diretor Executivo da Associação Brasileira da Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Acumula 30 anos de experiência no mercado financeiro, tendo desenvolvido carreira em áreas como câmbio, finanças corporativas, M&A e mercado de capitais nacional e internacional, em grandes bancos brasileiros e estrangeiros. Membro da Diretoria Executiva da CNF – Confederação Nacional das Instituições Financeiras, do Conselho Curador do FGTS e do Conselho Superior da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Graduado em Economia pela PUC-RJ.