PALESTRANTES
Consultor na FIRJAN para melhoria de fluxos de processos de licenciamentos de construções nas prefeituras. Professor e pesquisador em cursos de mestrado, graduação e MBAs/Especializações. Conhecimento especializado em ciência da melhoria, congregando abordagens de gestão enxuta (Lean), seis sigma e teoria das restrições. Possui sólida experiência em organizações do setor industrial e de serviços, onde atuou com gestão de pessoas, projetos e processos, patentes, educação executiva, planejamento estratégico, manufatura, qualidade e engenharia. Pós-doutor em engenharia de produção e sistemas, doutor em engenharia civil, mestre em gestão empresarial, especializado em marketing e engenheiro mecânico. Certificação Lean Six Sigma Black Belt.
ALBERTO EDUARDO BESSER FREITAG
Consultor de Desenvolvimento Setorial na Firjan
Com 17 anos de experiência no mercado imobiliário, é Arquiteto e Urbanista com uma trajetória marcante em grandes incorporadoras como Gafisa, PDG, Cyrela, MRV e Pacaembu, onde se destacou nas áreas de novos negócios e desenvolvimento imobiliário. Atualmente, ocupa a posição de Head Comercial Brasil da Cosmos 3D, tendo como um de seus principais desafios a expansão da Cosmos 3D, promovendo a tecnologia de impressão 3D em paredes de concreto e demonstrando suas vantagens no mercado da construção civil.
ALEXANDER WATANABE
Head Comercial Brasil da Cosmos 3D
Graduado em Engenharia Civil. Trabalhou para a Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto Ltda, Noronha Engenharia e Consultoria de Projetos Ltda e atuou como professor de Estruturas Especiais de Concreto no IEPP e professor assistente na disciplina de Concreto Protendido na Poli-USP. Atualmente, é Diretor da Empresa Fermix Indústria e Comércio Ltda, responsável técnico pela produção de tubos, aduelas e peças pré-moldadas em concreto armado. É Consultor Técnico da ABTC - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto.
ALÍRIO BRASIL GIMENEZ
Diretor - Fermix Indústria e Comércio
Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Com mais de 25 anos de experiência no setor da construção civil, dedica-se a enfrentar os desafios de atrair, reter e desenvolver talentos, além de fomentar o relacionamento das empresas do setor com as comunidades no entorno de seus empreendimentos. Atualmente, é Diretora da Pontes Comunicação, uma agência especializada em marketing com foco em causas sociais, e Vice-Presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Sua atuação é marcada pela busca constante por inovação, inclusão e sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da responsabilidade social na cadeia produtiva da construção civil. Sob sua liderança, a CRS promove debates, propõe e implementa soluções inovadoras, além de disseminar boas práticas e trocar experiências entre os diversos atores da indústria da construção. Ana Cláudia tem sido uma defensora ativa da inclusão produtiva de mulheres no setor, destacando a importância da diversidade de gênero para o desenvolvimento sustentável e a inovação na construção civil. Além disso, ela tem enfatizado a necessidade de capacitação profissional e a criação de políticas empresariais inclusivas, visando aumentar a representatividade feminina em cargos estratégicos e promover ambientes de trabalho mais diversos e equitativos.
ANA CLÁUDIA GOMES MARTINS
VP de Responsabilidade Social na CBIC
Economista com mestrado na Universidade de São Paulo. Desde 2010, atua como coordenadora de Projetos da Construção do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde desenvolve estudos e análises sobre a economia do setor de construção no Brasil. Seus trabalhos frequentemente discutem temas como o desempenho do setor, desafios de infraestrutura, o impacto de programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida e as oscilações na confiança dos empresários do setor. É responsável pela análise e divulgação do INCC-M e da Sondagem da Construção da FGV. É também sócio-diretora da Ecconit, consultoria para empresas públicas e privadas, onde realiza estudos, pesquisas e análises macroeconômicas e setoriais.
ANA MARIA CASTELO
Coordenadora de Projetos da Construção na Fundação Getúlio Vargas/IBRE
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, bacharel em Direito pela UNIP-SP, mestre em Planejamento Urbano pela UFRN e pós-graduada em Reabilitação Urbana: Investimentos e Oportunidades pelo INSPER. Com ampla trajetória no setor público, já atuou nas esferas federal, estadual e municipal, com experiências em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e no Recife, onde exerceu diversas funções estratégicas. Foi gerente geral do Recife Antigo, secretária executiva de Turismo e Lazer, presidente da Empetur, secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, e secretária executiva de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos de Pernambuco. Desde dezembro de 2021, está à frente do Gabinete do Centro da Prefeitura do Recife, coordenando o programa Recentro. É também diretora da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, conselheira da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos e da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES).
ANA PAULA VILAÇA
Chefe do Gabinete do Centro do Recife
Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado Real Estate, trabalhou em grandes empresas nacionais e multinacionais. Na Brookfield, é responsável por investimentos e desenvolvimento da plataforma de Multifamily. Antes de se juntar à Brookfield, atuou por mais de oito anos na Tegra, uma empresa da Brookfield e uma das maiores incorporadoras residenciais do Brasil, ocupando vários cargos incluindo o de Superintendente de Novos Negócios e Diretor de Negócios. Lucarelli é formado em Engenharia Civil pela FAAP e tem uma pós-graduação em Real Estate pela Universidade de São Paulo (USP).
ANDRÉ LUCARELLI
Vice-Presidente Sênior de Investmentos da Brookfield
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Dedica-se também às questões relacionadas com a melhoria do Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Participou da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Arquitetura e Urbanismo do ENADE; da Comissão Consultiva de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) do Sistema de Acreditação do Mercosul; foi consultor do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras para a área de Arquitetura e Urbanismo; Membro da Comissão de Arquitetura do INEP-Confea; e Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA). Foi Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011), Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES (2011), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN (2011-2019). Desde 2023, é Diretor de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN.
ANDREY ROSENTHAL SCHLEE
Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização no IPHAN
Engenheiro de Produção, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho, com experiência há 14 anos no SESMT nas seguintes cias: Cortes e Toledo Soluções / Delta construtora / RJZ Cyrela / High Quality – Saúde, Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho e Easy Power Comércio de Máquinas e Equipamentos LTDA. Tem vivência na atividade de Auditorias (SGI-ISO). Responsável pela gestão de processos e segurança do trabalho, onde implantou todos os processos aos quais certificou a Easy Power na ISO 45001 e ISO 9001. Reporte ao diretor e clientes parceiros. Responsável pelo controle de indicadores de desempenho e Planos de Ação (Operação e Segurança) de todos os contratos. Gestão de pessoas de todos os contratos. Coordenador de Obras Civis em contratos de layout para a Enel – RJ. Experiência em Auditorias Internas de Qualidade e Segurança em Obras Civis na RJZ Cyrela. Possui curso de Auditor Interno de SGI na Bureau Veritas. Experiência na área de Higiene Ocupacional- High Quality na prestação de serviço para Siemens / LG / UTGCA.
Antonio Leonardo Uchoa
Engenheiro de Segurança do Trabalho - RJZ CYRELA
Economista formado pela USP. Entre 2003 e 2009, foi Secretário-Executivo, Secretário de Política Econômica e Secretário de Reformas Econômico-Fiscais do Ministério da Fazenda. Neste período, também foi Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil. De 2015 a 2022, foi diretor do Centro de Cidadania Fiscal, um think tank voltado ao desenvolvimento de propostas de aprimoramento do sistema tributário brasileiro. Também foi sócio e diretor da LCA Consultores e diretor da BM&FBOVESPA S.A.
BERNARD APPY
Secretário Extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda
Ingressou na Cury em 2014 e é Diretora de Incorporação. Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem uma trajetória consolidada no mercado imobiliário, com mais de 17 anos de experiência no setor.
BRUNA SANTINI
Diretora de Incorporação - Cury Construtora e Incorporadora
Sócio-fundador da Inter.B Consultoria e associado ao International Growth Center (da London School of Economics), cursou o mestrado e doutorado em economia respectivamente na Unicamp e na Universidade de Stanford (Califórnia). Foi professor (“adjunct”) de economia na Univ. de Georgetown, “Principal Economist” do Banco Mundial (1984-91) em Washington D.C., e consultor de inúmeras organizações internacionais, tendo trabalhado em projetos em cerca de 20 países. É membro do Conselho de várias organizações da sociedade civil e do Conselho de Administração da Wilson Sons.
CLÁUDIO FRISCHTAK
Sócio-diretor da Inter B Consultoria
Administrador de Empresas e há 25 anos atua no setor de Infraestrutura. Atualmente, é presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada-Infraestrutura (SINICON), presidente da Associação Brasileira de Construção Pesada Infraestrutura (ABICOPI), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB).
CLAUDIO MEDEIROS
Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada - Infraestrutura (SINICON)
Mestre em Administração de Empresas pelo PPGA – UFRGS e Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997. É diretor da Joal Teitelbaum, atuando nas unidades de negócios de empreendimentos imobiliários, desenvolvimento de comunidades planejadas e de gerenciamento de obras para terceiros, prestando serviços para empresas multinacionais de grande e médio porte. É presidente do Sinduscon-RS, vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, vice-presidente da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e Associado Honorário do IEE – Instituto de Estudos Empresariais.
CLAUDIO TEITELBAUM
Presidente do Sinduscon RS
Com mais de 26 anos de experiência na construção civil, Daniel Gispert se consolidou como especialista em soluções de engenharia. Nos últimos anos, foi convidado por Roberto Justus, CEO e fundador do grupo, para ser seu sócio e presidente executivo da SteelCorp, uma empresa especializada em construção industrializada e tecnológica off-site. Sob sua liderança a SteelCorp está na vanguarda da inovação, com mais de 7 sub-empresas e 11 produtos, com o objetivo de trazer o futuro da construção para o presente.
DANIEL GISPERT
Presidente da SteelCorp
Engenheira civil com mais de 33 anos de experiência, formada pelo Mackenzie, pós-graduada em engenharia de produção pela Fundação Vanzolini/USP, com MBA em finanças pelo IBMEC e governança corporativa pela Saint Paul Business School. Atualmente, é diretora de Relações Institucionais na Tenda e Alea e vice-presidente de habitação no Sinduscon SP e Secovi SP. É membro dos Conselhos de Habitação e Políticas Urbanas do Município de São Paulo e do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social do Estado de São Paulo.
DANIELA FERRARI
Diretora de Relações Institucionais na Construtora Tenda
Professor Assistente de Pesquisa no Laing O'Rourke Centre for Construction Engineering and Technology, do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, e Professor Assistente na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Com formação em Engenharia Civil e doutorado em Engenharia Civil e da Construção, sua pesquisa atual se situa na interseção de tecnologias digitais, manufatura off-site, construção enxuta (lean construction) e engenharia de construção centrada em dados. Seus projetos de pesquisa atuais incluem Desempenho e Produtividade na Construção, Construção de Gêmeos Digitais (Digital Twin Construction) e Adoção de Macro BIM. Possui vasta experiência na indústria, principalmente em engenharia e gestão da construção.
DANNY MURGUIA
Pesquisador Sênior na Universidade de Cambridge, UK
Com mais de 30 anos de experiência em produção de edifícios habitacionais, desenvolvida na área técnica, com ênfase na formação e liderança de equipes multidisciplinares de toda a cadeia de engenharia, desde a fase de concepção e viabilidade do empreendimento, desenvolvimento de projetos e produção e controle de execução de obras, atuando ainda na área de assistência técnica.
DAVID NONNO
Diretor Técnico na Cury Engenharia
Arquiteta Urbanista graduada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2018), especialista em Engenharia e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2020) e BIM Manager Certificada pela Graphisoft (2024). Desde 2020 atua no Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – SEIL, é integrante do Laboratório BIM do Paraná – LaBIM PR e do Grupo Técnico da Estratégia BIM PR.
DÉBORA FONSECA GUIMARÃES
Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL)
Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Professor da Escola Politécnica da USP e Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil. É relator do GT Objetos BIM da Comissão Especial de Estudos sobre BIM (CEE-134) da ABNT e diretor das entidades internacionais ISGG, ISCCBE e CIB. Colaborador do Regulatory Domain da buildingSMART International. Membro da BIM Excellence Initiative e do CIB W78. Fundador e membro do Conselho Consultivo do BIM Fórum Brasil. Revisor técnico das edições brasileiras do "BIM Handbook". Editor para Língua Portuguesa do BIM Dictionary.
EDUARDO TOLEDO SANTOS
Sócio-Fundador do BIM Fórum Brasil
CEO da KVG Engenharia, presidente do Sinduscon Sul Fluminense e membro do Conselho da Mulher da FIRJAN. Com mais de 30 anos de experiência na construção civil, é referência nacional em liderança feminina, igualdade de gênero e desenvolvimento regional. Foi a primeira mulher a presidir o Sinduscon Sul Fluminense e atualmente lidera o projeto “Elas Constroem”, da CBIC, que incentiva a participação ativa de mulheres no setor da construção. Com uma gestão centrada em pessoas, articulação institucional e visão estratégica, Elissandra inspira outras lideranças com sua trajetória marcada por superação e compromisso coletivo. É formada em Gestão de Recursos Humanos e está cursando MBA em Gestão Empresarial, acreditando que a qualificação contínua é a chave para transformar realidades e construir um setor mais inclusivo e inovador.
ELISSANDRA CANDIDO
Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon-SF)
Sócio-projetista da Morphosis Architects e Diretor do The Now Institute, um centro de pesquisa para estratégia urbana e sustentabilidade. Com mais de 30 anos de prática profissional, lidera projetos na Ásia e no Oriente Médio, onde seus projetos construídos incluem a nova Embaixada da Coreia em Tóquio, o arranha-céu de núcleo isolado mais alto do mundo e o maior projeto urbano da Arábia Saudita. Através das lentes da política cultural, seu trabalho profissional e acadêmico continua a especular sobre o urbanismo global e asiático. Atualmente, leciona na University of Southern California e é coautor do best-seller 100 Buildings e de um almanaque visual de 730 páginas chamado Haiti Now. Recebeu seu B.Arch da Cornell University e seu M.Arch da Harvard University.
EUI-SUNG YI
Sócio-Diretor da Morphosis Architects
Possui graduação em Relações Internacionais pela UnB (2002) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2006). Além disso, possui pós-graduação lato sensu em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília (2004). Antes de ingressar na Refina Brasil, trabalhou como Analista de Comércio Exterior no então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no período de 2003 a 2010. Também ocupou cargos executivos na Braskem e Construtora Norberto Odebrecht de 2010 a 2019 e foi presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada (SINICON).
EVARISTO PINHEIRO
Diretor - Barral Parente Pinheiro Advogados
Advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, há 17 anos no Green Building Council Brasil, é o responsável por dirigir e executar as atividades da Organização que compreendem as áreas de capacitação profissional, disseminação da informação, relação governamental e promoção de certificações para edificações eficientes, confortáveis e sustentáveis. Felipe também atuou por 4 anos no LEED Steering Committee do USGBC, órgão deliberativo e consultivo responsável por manter o LEED como a certificação líder no mundo, participando do desenvolvimento da sua versão (LEED v.4) e das discussões iniciais para a criação do sistema internacional de benchmark em edificações, hoje conhecido como plataforma ARC SKORU. Entre 2017 e 2023, Felipe fez parte do Conselho de Diretores do World Green Building Council, organização supranacional que coordena e estimula o desenvolvimento de suas atividades em 78 países, onde presidiu os Comitês de Governança e de Network dos CEOs.
FELIPE AUGUSTO FARIA
Diretor Executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil)
Sócio-Fundador da Cité Arquitetura, arquiteto e urbanista formado pela FAU-UFRJ, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e pelo INSPER em Planejamento Urbano e Regulação de Cidades. Atual membro do Fórum Setorial da Construção Civil – FIRJAN CIRJ (2025). Seus projetos foram premiados e finalistas em concursos pela AsBEA e IAB. Com a Cité Arquitetura, ganhou o prêmio Arquiteto do Ano, junto ao sócio Celso Rayol, pelo Destaque Ademi 2022 e 2024. Teve a trajetória de 10 anos de escritório publicada com exclusividade pela Monolito #53 e participou da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.
FERNANDO JOSÉ BARBOSA DA COSTA JÚNIOR
Sócio-Fundador da Cité Arquitetura
Diretor Nacional de Ensino da YDUQS, grupo de educação que conta com mais de 700 mil alunos na graduação, e Reitor da Universidade Estácio de Sá. Cursou o Mestrado da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV. Possui mais de 40 anos como Executivo em organizações privadas e públicas. Professor desde 1990 nas áreas de economia e finanças. “O que me motiva é construir o futuro de uma educação inovadora, plural, inclusiva e de qualidade para muitos.”
FLÁVIO MURILO OLIVEIRA DE GOUVÊA
Reitor da Universidade Estácio de Sá
Executivo com mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário, atuando em grandes incorporadoras e construtoras nacionais. Engenheiro civil de formação, combina sólida vivência técnica com visão estratégica e ampla expertise em gestão de negócios. Atualmente lidera a operação da Gafisa no Rio de Janeiro, com foco na consolidação da marca no segmento de ultra luxo e em projetos de alto impacto arquitetônico, integrando inovação, sustentabilidade e valorização cultural.
FREDERICO PEREIRA KESSLER
Diretor Executivo de Incorporação na GAFISA
Com uma formação dinâmica em engenharia, finanças e desenvolvimento de negócios estratégicos, traz uma perspectiva global única, baseada em anos de experiência liderando projetos de alto impacto no Oriente Médio, Europa e América Latina. Nos últimos oito anos, dedicou-se a impulsionar a inovação na indústria de impressão 3D, não apenas de uma perspectiva técnica, mas através de uma abordagem orientada para os negócios que une empreendedorismo, liderança e estratégia global. No Oriente Médio, focou em engajamento estratégico de alto nível, construindo parcerias de confiança e fechando negócios complexos que exigem sensibilidade cultural, alinhamento de longo prazo e um profundo entendimento da dinâmica de mercado. Na América Latina, lançou e liderou empreendimentos que combinam criatividade com tecnologia de ponta, sempre guiado por uma visão de crescimento sustentável e impacto tangível. Em todos os mercados, sua liderança permanece centrada em conexão, clareza e execução, transformando ideias ambiciosas em resultados reais por meio de planejamento estratégico, colaboração intersetorial e tomada de decisões. No Rio Construção Summit 2025, está animado para compartilhar insights práticos sobre como a tecnologia 3D e o pensamento empreendedor podem remodelar indústrias e como navegar nos mercados internacionais com estratégia, resiliência e autenticidade.
GONZALO VARGAS KUNZAGK
Empreendedor e Diretor de Negócios | Especialista na Indústria 3D e Mercados Emergentes
Arquiteto pela UFRGS, mestrando da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, pós-graduado em arquitetura pelo PROPAR UFRGS, MBA em Gerência de Projetos pela FGV e Condutor de Charrette System pelo NCI em Portland. Diretor da Takeda Design, com experiência de 40 anos no mercado imobiliário. Professor do curso de pós-graduação em arquitetura da PUCRS e da disciplina de Charrette System do curso de loteamentos do Secovi SP. Idealizador do Congresso Brasileiro da Arquitetura da Felicidade e do sistema de conceituação de empreendimentos imobiliários. Condutor do podcast: Paisagismo, muito além do Jardim.
GUILHERME TAKEDA
Diretor da Takeda Design
Empresário, advogado, professor universitário, nascido em 06 de outubro de 1970, na cidade de Barra do Piraí, no Sul Fluminense. No ano de 2011, ingressou na Indústria de Cerâmica, tornando-se sócio administrador da Olaria Vargem Alegre LTDA, situada no município de Pinheiral-RJ. Atualmente é 2º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além de presidente do Fórum Setorial de Mineração, vice-presidente do Conselho Empresarial Trabalhista e Sindical da Firjan e presidente da Firjan Sul Fluminense, desde 2021. Preside também o SINDICER-MVP (Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Vale do Paraíba). Coordena o Grupo de Trabalho de Empregabilidade na Firjan, participou da implantação do Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI, no município de Três Rios-RJ, em 2023. Contribuiu com a implantação de Fab-Lab em unidade da região e do Canteiro Escola na Firjan SENAI Volta Redonda.
HENRIQUE ANTÔNIO NORA OLIVEIRA LIMA JUNIOR
Presidente do Fórum Setorial de Mineração da Firjan
Jurista, investidor e empreendedor com mais de 13 anos de atuação no setor imobiliário. Mestre em Direito, com MBA no COPPEAD/UFRJ, complementou sua formação em instituições como LSE, Brown University e UCLA. Especialista em captação de recursos, estruturação de negócios e gestão de alto desempenho, atuou como diretor jurídico, financeiro e de RI em uma grande incorporadora no Rio, liderando joint ventures e operações de crédito. Fundou a Bait Inc., com mais de R$ 1 bilhão em VGV e TIR média de 48% a.a., e presidiu a Gafisa, onde implantou um robusto plano de eficiência. Atualmente, é CEO e sócio-fundador da Nivi Capital, dedicada à criação de veículos de investimento imobiliário. Com ampla experiência em inovação, eficiência e criação de valor no mercado imobiliário, participa de eventos e talks sobre temas como captação, performance, e construção de marcas de luxo no setor. “Carioca do Ano” eleito pela Veja Rio em 2021, também ocupou a vice‑presidência do Sinduscon‑RJ e da Ademi‑RJ, e é conselheiro da AVLA Seguradora, no Chile. Em seu desempenho acadêmico, é professor convidado da Birkbeck College (Universidade de Londres) e da FGV/RJ.
Henrique Blecher
CEO na Origem Incorporadora
Gerente de planejamento tributário na holding Somah Investimentos e Participações (nova denominação social de Queiroz Galvão S.A.), atuando para todas as suas investidas. Possui LL.M. em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)/Rio e MBA em Tributação e Contabilidade pela UFF. Conselheira do Conselho de Contribuintes do Município do Rio de Janeiro, indicada pelo SINDUSCON/RJ. Lecionou em cursos de pós-graduação em Direito Tributário na UFF, FGV e Instituto A Vez do Mestre. Coordenadora do Comitê Tributário do SINICON e membro da ABDIB, ABEMI e ABREMA, além de representar o SINICON na CATF da CNI.
HEVELYN BRICHI GASPAR RODRIGUES
Gerente de planejamento tributário da Somah Investimentos e Participações
Natural da cidade de São Paulo, é socióloga com mais de 25 anos de experiência em gestão e formulação de políticas públicas, em especial nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano. Em sua trajetória no setor público, ocupou vários cargos de direção nos níveis municipal e federal, adicionalmente trabalhou como Consultora em Agências Internacionais. Desde 2017 vem atuando como consultora sênior em projetos e programas de habitação e desenvolvimento urbano para agências internacionais como Banco Mundial e ONU-Habitat. Entre 2003 e 2016 atuou no Governo Federal, no Ministério das Cidades, onde exerceu as funções de Ministra de Estado, Secretária Nacional de Habitação e Diretora de Políticas para os Assentamentos Precários. No dia 21 de março de 2023, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.
INÊS DA SILVA MAGALHÃES
Vice-Presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal
Arquiteta Urbanista formada pela UFRJ e Mestre em Urbanismo pela TUDelft na Holanda. Especialista em mobilidade ativa por bicicleta, já trabalhou com o tema nas iniciativas privada e pública na Holanda e coordenou o Programa Niterói de Bicicleta, em Niterói, entre os anos 2015 e 2017. Hoje trabalha como docente de Urbanismo na Escola Técnica de Roterdã na Holanda (Hogeschool Roterdam).
ISABELA CARDOSO GONÇALVES LEDO
Professora de Urbanismo no Instituto Técnico de Roterdã, Holanda
Economista graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduando em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Tem experiência em projetos com foco em análise econômica de infraestrutura e fatores de competitividade. Gerente de Infraestrutura na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), atuando com relações institucionais e governamentais, desenvolvendo estudos, posicionamentos e suporte aos associados da federação nos temas: infraestrutura, investimentos, mobilidade urbana, saneamento, defesa e segurança pública, desenvolvimento regional, energia elétrica, crédito, concessões e Parcerias Público Privadas. Representante em fóruns técnicos externos e assessor dos Conselhos Empresariais de Infraestrutura e Defesa e Segurança Pública da Firjan. Coautor dos livros “Gargalos e soluções da infraestrutura de transportes”, editado pelo IBRE/FGV, e “Mobilidade urbana sobre trilhos na ótica dos grandes formadores de opinião”, editado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos.
ISAQUE REGIS OUVERNEY
Gerente de Infraestrutura da Firjan
Executivo sênior com mais de 25 anos de experiência em Sustentabilidade Corporativa, com contribuições na formulação e proposição de políticas públicas nos níveis municipal, estadual e federal, especialmente nas áreas de licenciamento e controle ambiental, saneamento, gestão de recursos hídricos e logística reversa. Larga experiência na representação institucional em diferentes interfaces junto a stakeholders públicos, privados e organizações empresariais do terceiro setor. Bacharel em Administração de Empresas e Mestre em Engenharia Ambiental. Titular da Gerência de Sustentabilidade da Firjan desde 2016, também atua como professor convidado da Fundação Getúlio Vargas em disciplinas do MBA em ESG.
JORGE PERON MENDES
Gerente de Sustentabilidade da Firjan
Empresário da Construção Civil e engenheiro civil há mais de 45 anos, foi vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por 9 anos e presidente por mais 9 anos. Foi também vice-presidente sênior da Confederation of Contractors Associations (CICA) por 4 anos e atualmente é Presidente do Conselho Consultivo da CBIC, membro do CDESS (Conselho Econômico, Social e Sustentável), membro da International Housing Association (IHA) e FIIC (Federação Interamericana da Construção). Em sua trajetória, foi presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). Exerceu a presidência do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do Ministério das Cidades. Participou diretamente da formulação de várias políticas públicas como o PAC, Programa Minha Casa Minha Vida e muitos outros. Atualmente é consultor de Estratégias da Construção para Empresas e Representações Institucionais e Conselheiro de Empresas ligadas ao setor.
JOSÉ CARLOS RODRIGUES MARTINS
Presidente do Conselho Consultivo da CBIC
Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ; Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação Social da UFRJ; Jornalista pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan. Professora de disciplinas de empreendedorismo, desenvolvimento local, inovação e economia criativa na graduação da PUC-Rio e em diversos programas de Pós-graduação. Foi gerente do Instituto Gênesis da PUC-Rio por 18 anos, onde desenvolveu e coordenou, entre diversos projetos, o Rio Criativo, Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Colunista da Veja Rio sobre inovação e sociedade.
JULIA ZARDO
Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan
Engenheiro Mecânico formado pela Escola de Engenharia da UFMG. Mestre em Engenharia de Estruturas pelo PROPEES – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG. Na CODEME coordenou o cálculo de importantes edifícios de múltiplos andares construídos em estruturas metálicas mistas de aço e concreto. Trabalhou por 7 anos como Gerente de Montagem, sendo responsável por garantir as boas práticas de montagem das estruturas metálicas, coordenação de equipes e planejamento logístico de obra. Atualmente atua na CODEME como Gerente de Engenharia, área responsável pelo cálculo e detalhamento dos edifícios metálicos, sendo prédios industriais, galpões, edifícios de múltiplos andares e pontes.
JULIANO LANZA CONCEIÇÃO
Gerente de Engenharia da CODEME
Profissional com sólida trajetória em liderança gremial e desenvolvimento sustentável, atua como Diretora de Produtividade e Sustentabilidade da Câmara Colombiana da Construção – CAMACOL. A partir deste cargo, ela lidera estratégias voltadas para fortalecer a competitividade do setor construtor colombiano, impulsionando a inovação, a eficiência produtiva e a transição para modelos de desenvolvimento mais sustentáveis e inclusivos. Katherine tem sido uma voz chave na transformação do setor, promovendo iniciativas emblemáticas como CAMACOL Verde, Construimos a la Par e IA CAMACOL, que integram sustentabilidade ambiental, equidade de gênero e inteligência artificial como eixos da mudança setorial. Sua liderança tem sido fundamental para articular atores públicos e privados em torno de políticas de construção sustentável, digitalização, economia circular e formação técnica especializada em aliança com entidades como o SENA, o BID e a Embaixada da Suíça. Com uma visão estratégica e técnica, ela tem coordenado a formulação de diretrizes para a implementação de padrões internacionais como a certificação EDGE, o fortalecimento do BIM na Colômbia e a geração de incentivos regulatórios e financeiros para edificações sustentáveis. Além disso, tem representado o setor em espaços de alto nível nacional e internacional, consolidando a CAMACOL como referência regional em sustentabilidade e transformação digital. Seu enfoque combina gestão do conhecimento, articulação multissetorial e uma profunda convicção sobre o papel da construção como motor de desenvolvimento sustentável, inclusão social e competitividade territorial.
KATHERINE BOBADILLA CRUZ
Diretora de Produtividade e Sutentabilidade na Câmara Colombiana da Construção (CAMACOL)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, pós-graduada lato sensu em Restauro e Reciclagem de Edificações pelo Instituto Metodista Bennet e mestre em Arquitetura e Urbanismo – Produção do Espaço e Cultura pela Universidade Federal Fluminense. Servidora pública concursada, ingressou na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em 1992 como arquiteta do órgão municipal de patrimônio cultural, atual Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH, setor administrativo onde sempre atuou. Desde 1995, sem interrupção, ocupou vários cargos em comissão no órgão de patrimônio cultural, atuando como diretora, gerente e coordenadora. Desde 2012 é membro do Conselho de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro e em 2013 compôs o Conselho da Cidade. Desde janeiro de 2021 assumiu a presidência do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH e do Conselho de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro - CMPC.
LAURA DI BLASI
Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH)
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1985. Graduada em Licenciatura em Construção Civil pela Faculdade Bethencourt da Silva, 1987. Pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Mestra em Desenvolvimento sustentável e Doutoranda em Desenvolvimento Local, ambas pela Universidade Augusto Mota, UNISUAM. Servidora Pública Federal, desde 1984, cargo Arquiteta e Urbanista, várias vezes Chefe da Seção de Projetos do CEFET/RJ. Ex-Diretora-Presidente da Associação dos Servidores do CEFET/RJ, de 2004 a 2012. Conselheira Estadual do CAU/RJ de 2018 a 2020 e de 2021 a 2023. Atual Conselheira Federal do CAU/BR, representando o RJ. Membro do Climate Reality Leadership (entidade não governamental norte-americana com representação no Brasil). Coorganizadora e participante das 9 edições do Seminário de Arquitetura, Urbanismo e Turismo da UNIRIO. Palestrante pela 4ª vez do Rio Innovation Week. Participação em 3 Circuitos Urbanos da ONU Habitat. Autora e Organizadora do Livro “Coronavírus e as Cidades no Brasil: reflexões durante a pandemia”, Outras Letras, 2020. Publicou o artigo “A sustentabilidade social como caminho para mitigar o cenário de distopia urbana das cidades em pandemia” na Revista Augustus. Organizadora e coautora do livro Cidades Vacinadas: ensaios urbanos e ambientais para um Brasil pós-pandemia.
LEILA MARQUES DA SILVA
Conselheira Federal do CAU/RJ
Arquiteta e Urbanista, Especialista em Construção de Obras Públicas pela UFPR (2010), Mestre em Engenharia Civil pela UTFPR (2013) e Bacharel em Direito pelas Faculdades da Indústria (2020). Desde 2012, atua como Arquiteta e Urbanista na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL), exercendo a função de Coordenadora Técnica no Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI), com foco na melhoria da qualidade de projetos e obras públicas. Desde 2015, coordena o Laboratório BIM do Paraná (LaBIM-PR), vinculado à SEIL, cujo papel é definir diretrizes gerais às instituições que compõem a Estratégia BIM PR, bem como por apoiar tecnicamente os processos de implementação da metodologia BIM no âmbito estadual. A partir de 2019, assumiu a coordenação do Grupo Técnico BIM (GTEC-BIM), no contexto da Estratégia BIM PR – “Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas”. Atuou diretamente na capacitação de servidores públicos estaduais e municipais por meio das iniciativas CAPACITA BIM PR, JORNADAS BIM PR (2023 e 2024) e, atualmente, no CANAL BIM PR. Na área acadêmica, lecionou disciplinas com ênfase em BIM nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UNIANDRADE, bem como em cursos de pós-graduação promovidos pela UTFPR, SENAI, UEPG e IDD. Desde 2024, presta serviços de consultoria e capacitação voltados a servidores públicos das esferas estadual, municipal e federal. Entre as instituições atendidas, destacam-se a Prefeitura de Lucas do Rio Verde (MT), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS) e a Associação Nacional de Pregoeiros e Agentes de Contratação (RO).
LUCIMARA FERREIRA DE LIMA
Coordenadora Técnica na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná
Arquiteto, cofundador e Diretor de Novos Negócios e Comunicação da Somauma - uma incorporadora focada em retrofit. Você pode encontrá-lo pelas ruas do Centro de São Paulo à procura de edifícios vazios e subutilizados com a missão de transformá-los em células regenerativas: lugares que impactam positivamente o entorno, criando espaços urbanos vibrantes, acolhedores e cheios de possibilidades.