PALESTRANTES 2025

Confira quem já confirmou presença

Engenheira civil com mais de 33 anos de experiência, formada pelo Mackenzie, pós-graduada em engenharia de produção pela Fundação Vanzolini/USP, com MBA em finanças pelo IBMEC e governança corporativa pela Saint Paul Business School. Atualmente, é diretora de Relações Institucionais na Tenda e Alea e vice-presidente de habitação no Sinduscon SP e Secovi SP. É membro dos Conselhos de Habitação e Políticas Urbanas do Município de São Paulo e do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social do Estado de São Paulo.

DANIELA FERRARI
Diretora de Relações Institucionais na Construtora Tenda

Mãe, esposa, advogada por formação, com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e MBA em Marketing pela ESPM. Atua há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, com uma trajetória construída em grandes empresas de diferentes setores da indústria. É apaixonada por aprender, compartilhar conhecimento e contribuir com a evolução das pessoas e dos negócios. Leitora voraz e fã de podcasts, leva a curiosidade e a criatividade também para sua vida profissional. Atualmente é Head de RH na Cury Construtora, onde também lidera a Comissão de Pessoas e Diversidade e integra o comitê de ESG, bem como as comissões de Compliance e Inovação.

DANIELA LIMA
Head de RH na Cury Construtora

Professor Assistente de Pesquisa no Laing O'Rourke Centre for Construction Engineering and Technology, do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, e Professor Assistente na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Com formação em Engenharia Civil e doutorado em Engenharia Civil e da Construção, sua pesquisa atual se situa na interseção de tecnologias digitais, manufatura off-site, construção enxuta (lean construction) e engenharia de construção centrada em dados. Seus projetos de pesquisa atuais incluem Desempenho e Produtividade na Construção, Construção de Gêmeos Digitais (Digital Twin Construction) e Adoção de Macro BIM. Possui vasta experiência na indústria, principalmente em engenharia e gestão da construção.

DANNY MURGUIA
Pesquisador Sênior na Universidade de Cambridge, UK

Arquiteto tecnólogo, Líder Digital e CIO da consultora Berrilan BIM, considerado um especialista em Transformação Digital e BIM reconhecido internacionalmente. BIM Influencer em redes sociais, especialmente no Twitter. Autor da série de livros sobre BIM em espanhol mais vendida no mundo: “DIARIO DE UN BIM MANAGER: Guía para implementar y gestionar proyectos BIM” e "Guia para desarrollar proyectos de instalaciones con Revit MEP". Trabalha como profissional desde 1998 e em processos BIM desde 2008, com mais de 15.000 horas acumuladas, especialmente em Autodesk Revit. Participou da implementação em mais de 100 empresas relevantes, tanto de arquitetura quanto de engenharia, construtoras e incorporadoras, com ampla especialização em Administrações Públicas, bem como no desenvolvimento de objetos e estratégias para fabricantes. Colaborou em projetos singulares como as Viviendas industrializadas de madeira Atom Modular, a implantação BIM-GIS na EDP Renewables a nível mundial, o Estádio de Futebol para o Catar 2022 do estúdio Fenwick Iribarren, estações de metrô, centros de ensino, edifícios residenciais, galpões logísticos, projetos eólicos e parques científicos e tecnológicos. Possui uma visão holística do setor, com uma dedicação notável em trabalhos de divulgação, com mais de 200 conferências e múltiplos congressos internacionais pela Espanha e América Latina, além de participação em entidades como a Comissão BIM Euskadi e a Building Smart Spain. Criador de conteúdos como redator e CTO do canal de divulgação BIM Channel e autor do blog "Diario de un BIM Manager". Podcaster no SocialTek Media Podcast. Diretor de Desenvolvimento do software de gestão de projetos Gestproject®. Líder Digital e Membro do Conselho Educacional na butic The New School. Diretor de Desenvolvimento do software de gestão de projetos para escritórios técnicos Gestproject®. Participou do Comitê BIM Euskadi, como Coordenador da Rede de Usuários BIM da Espanha, e fundador do Grupo de Usuários BIM de Madrid (guBIMad) e do eBIMe de Euskadi. Foi também, durante 8 anos, diretor do Pós-graduação BIM Manager da Universidade Europeia em Valencia.

DAVID BARCO
Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Berrilan

Com mais de 30 anos de experiência em produção de edifícios habitacionais, desenvolvida na área técnica, com ênfase na formação e liderança de equipes multidisciplinares de toda a cadeia de engenharia, desde a fase de concepção e viabilidade do empreendimento, desenvolvimento de projetos e produção e controle de execução de obras, atuando ainda na área de assistência técnica.

DAVID NONNO
Diretor Técnico na Cury Engenharia

Arquiteta Urbanista graduada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2018), especialista em Engenharia e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2020) e BIM Manager Certificada pela Graphisoft (2024). Desde 2020 atua no Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – SEIL, é integrante do Laboratório BIM do Paraná – LaBIM PR e do Grupo Técnico da Estratégia BIM PR.

DÉBORA FONSECA GUIMARÃES
Arquiteta e urbanista na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL)

Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos e Vereador do Rio pelo primeiro mandato. Nascido e criado na Zona Norte, é formado em Engenharia Têxtil pelo SENAI CETIQT e possui especializações em Inovação, no Politecnico di Milano, e em Produtos e Processamento de Não Tecidos na North Caroline State University. É a terceira geração de um negócio familiar de 50 anos onde trabalhou desde 2007, antes de entrar na vida pública. Entre 2021 e 2024 foi Subprefeito da Zona Norte.

DIEGO VAZ
Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Professor da Escola Politécnica da USP e Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil. É relator do GT Objetos BIM da Comissão Especial de Estudos sobre BIM (CEE-134) da ABNT e diretor das entidades internacionais ISGG, ISCCBE e CIB. Colaborador do Regulatory Domain da buildingSMART International. Membro da BIM Excellence Initiative e do CIB W78. Fundador e membro do Conselho Consultivo do BIM Fórum Brasil. Revisor técnico das edições brasileiras do "BIM Handbook". Editor para Língua Portuguesa do BIM Dictionary.

EDUARDO TOLEDO SANTOS
Sócio-Fundador do BIM Fórum Brasil

CEO da KVG Engenharia, presidente do Sinduscon Sul Fluminense e membro do Conselho da Mulher da FIRJAN. Com mais de 30 anos de experiência na construção civil, é referência nacional em liderança feminina, igualdade de gênero e desenvolvimento regional. Foi a primeira mulher a presidir o Sinduscon Sul Fluminense e atualmente lidera o projeto “Elas Constroem”, da CBIC, que incentiva a participação ativa de mulheres no setor da construção. Com uma gestão centrada em pessoas, articulação institucional e visão estratégica, Elissandra inspira outras lideranças com sua trajetória marcada por superação e compromisso coletivo. É formada em Gestão de Recursos Humanos e está cursando MBA em Gestão Empresarial, acreditando que a qualificação contínua é a chave para transformar realidades e construir um setor mais inclusivo e inovador.

ELISSANDRA CANDIDO
Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon-SF)

Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, com curso de Matemática Financeira na FGV-SP – PEC, atuou como diretor da empresa Luciano Wertheim Empreendimentos Imobiliários, fundada em 1950. Foi vice-presidente do Secovi-SP na área de incorporação imobiliária e financeira e preside a CII – Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção no triênio 2023/2026. Atualmente, exerce o cargo de Presidente Executivo do Secovi-SP.

ELY FLAVIO WERTHEIM
Presidente Executivo do Secovi-SP

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduado em Finanças e Estratégias Empresariais pela mesma instituição. Especialista em Investimentos pela AMBIMA – CEA. Trabalha na CAIXA desde 2009, ocupando funções gerenciais desde 2012. Trabalhou em 4 Superintendências Regionais distintas no estado de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no Sudeste de Minas, no Nordeste de Minas e em Belo Horizonte, atuando com profundidade em todos os segmentos em que a CAIXA está, PF, PJ, Agro, Habitação e Governo, representando institucionalmente o banco em todos as localidades onde atuou. Atualmente, ocupa a função de Superintendente Nacional na Matriz da CAIXA em Brasília e lidera os esforços de toda a Rede de Filiais de Governo, com 73 unidades espalhadas em todos os estados da federação e que cumprem regionalmente o papel de levar desenvolvimento e consolidar a posição de protagonista da CAIXA junto aos entes públicos locais.

EMERSON LEAL ROCHA
Superintendente Nacional da Caixa

Gerente de Engenharia sênior na Andrade Gutierrez, Conselheiro Administrativo do BIM FORUM BRASIL e Coordenador no comitê de engenharia e inovação – BIM no SINICON (Sindicato Nacional da Construção Pesada – Infraestrutura).

ERIK SANTOS
Coordenador do GT BIM do SINICON

Sócio-projetista da Morphosis Architects e Diretor do The Now Institute, um centro de pesquisa para estratégia urbana e sustentabilidade. Com mais de 30 anos de prática profissional, lidera projetos na Ásia e no Oriente Médio, onde seus projetos construídos incluem a nova Embaixada da Coreia em Tóquio, o arranha-céu de núcleo isolado mais alto do mundo e o maior projeto urbano da Arábia Saudita. Através das lentes da política cultural, seu trabalho profissional e acadêmico continua a especular sobre o urbanismo global e asiático. Atualmente, leciona na University of Southern California e é coautor do best-seller 100 Buildings e de um almanaque visual de 730 páginas chamado Haiti Now. Recebeu seu B.Arch da Cornell University e seu M.Arch da Harvard University.

EUI-SUNG YI
Sócio-Diretor da Morphosis Architects

Possui graduação em Relações Internacionais pela UnB (2002) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2006). Além disso, possui pós-graduação lato sensu em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília (2004). Antes de ingressar na Refina Brasil, trabalhou como Analista de Comércio Exterior no então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no período de 2003 a 2010. Ocupou cargos executivos na Braskem e na Construtora Norberto Odebrecht de 2010 a 2019 e foi presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada (SINICON).

Evaristo Pinheiro
Sócio na Barral Parente Pinheiro Advogados

Engenheiro Civil, graduado pela UNISUL /SC em 2013. Especialista em gestão de projetos e governança corporativa, tendo realizado sua capacitação pela FGV e IBMEC. Iniciou sua carreira como jovem aprendiz na Cassol Pré-Fabricados em 2006, atuando em distintas funções relacionadas a qualidade e contrato em uma obra de grande porte localizada em Fray Bentos- Uruguay e com gerenciador internacional – Botnia, como interlocutor, devido a sua fluência em Inglês e Espanhol. Posteriormente estagiou na Cassol Pré-fabricados área de montagem de obras. Após compreender a interface com o cliente e os aspectos de logística e segurança envolvidos no processo, estagiou na Koprime e RKS Engenharia de Estruturas, ambas em Florianópolis a primeira como cliente em gestão de obras e a segunda em outra importante fase do processo de industrialização, o projeto, complementando desta forma ainda estagiário o ciclo da pré-fabricação. Uma vez formado, retornou a Cassol Pré-Fabricados onde participou de diversas obras relevantes incluindo a expansão do terminal aeroportuário de Brasília e também no setor de energia eólica através do parque construído em Aracati no Ceará. Paralelamente avançou em temas como sucessão familiar e administração de conselhos. Atualmente, é CEO da Cassol Pré-Fabricados. Atua também como conselheiro de família, na Holding Aroeira. A Cassol atua em distintos ramos de negócio, pré-fabricados de concreto possuindo a maior rede de lojas de matérias de construção do Sul do Brasil, mercado imobiliário “real estate” e florestal. Possui plantas de concreto pré-fabricado em 3 estados: Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No âmbito institucional preside o Conselho Estratégico da ABCIC - Associação Brasileira da Construção industrializada de Concreto, representando a empresa que é associada fundadora. Tendo surf como hobby, esporte que pratica desde os 3 anos de idade, preside o conselho da CBSurf (Comissão Brasileira de Surf).

Felipe Cassol
CEO da Cassol Pré-fabricados e Presidente do Conselho Estratégico da Abcic

Arquiteto e urbanista formado pela FMU, pesquisador e coordenador de projetos no escritório Casa Cidade Arquitetura e Urbanismo. Atua em projetos de provisão habitacional e urbanização de áreas precárias, com foco em intervenções vinculadas ao Programa Mananciais da Secretaria de Habitação de São Paulo. Sua pesquisa abrange temas de Habitação de Interesse Social (HIS) e Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Em colaboração com o Casa Cidade, atuou em projetos reconhecidos com prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP e IAB/BR) em 2023, na categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades; o APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2024, no eixo Urbanidades; e o Prêmio Habitat na XXIV Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito em 2024.

Felipe Maike Lima de Souza
Coordenador de Projetos na Casa Cidade Arquitetura e Urbanismo

Advogado, presidente executivo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC. Anteriormente, coordenou seu Conselho Jurídico; é membro do Conselho Temático de Assuntos Tributários e Fiscais da Confederação Nacional da Indústria (CONTRIF/CNI); foi membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Belo Horizonte (CART-BH).

Fernando Guedes Ferreira Filho
VP Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

Sócio-Fundador da Cité Arquitetura, arquiteto e urbanista formado pela FAU-UFRJ, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e pelo INSPER em Planejamento Urbano e Regulação de Cidades. Atual membro do Fórum Setorial da Construção Civil – FIRJAN CIRJ (2025). Seus projetos foram premiados e finalistas em concursos pela AsBEA e IAB. Com a Cité Arquitetura, ganhou o prêmio Arquiteto do Ano, junto ao sócio Celso Rayol, pelo Destaque Ademi 2022 e 2024. Teve a trajetória de 10 anos de escritório publicada com exclusividade pela Monolito #53 e participou da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.

FERNANDO JOSÉ BARBOSA DA COSTA JÚNIOR
Sócio-Fundador da Cité Arquitetura

Diretor Executivo da Associação Brasileira da Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Acumula 30 anos de experiência no mercado financeiro, tendo desenvolvido carreira em áreas como câmbio, finanças corporativas, M&A e mercado de capitais nacional e internacional, em grandes bancos brasileiros e estrangeiros. Membro da Diretoria Executiva da CNF – Confederação Nacional das Instituições Financeiras, do Conselho Curador do FGTS e do Conselho Superior da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Graduado em Economia pela PUC-RJ.

FILIPE F. PONTUAL
Diretor Executivo da Abecip

Diretor Nacional de Ensino da YDUQS, grupo de educação que conta com mais de 700 mil alunos na graduação, e Reitor da Universidade Estácio de Sá. Cursou o Mestrado da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV. Possui mais de 40 anos como Executivo em organizações privadas e públicas. Professor desde 1990 nas áreas de economia e finanças. “O que me motiva é construir o futuro de uma educação inovadora, plural, inclusiva e de qualidade para muitos.”

FLÁVIO MURILO OLIVEIRA DE GOUVÊA
Reitor da Universidade Estácio de Sá
Francisco Alexandre Feu Rosa
Sócio Diretor da Feu Arquitetura

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP, Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – FGVSP; Vice-Presidente do SindusCon-SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de São Paulo e Diretor Executivo da DOX Gerenciamento de Projetos e Obras.

Francisco Vasconcellos
Vice-presidente do SindusCon-SP

Executivo com mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário, atuando em grandes incorporadoras e construtoras nacionais. Engenheiro civil de formação, combina sólida vivência técnica com visão estratégica e ampla expertise em gestão de negócios. Atualmente lidera a operação da Gafisa no Rio de Janeiro, com foco na consolidação da marca no segmento de ultra luxo e em projetos de alto impacto arquitetônico, integrando inovação, sustentabilidade e valorização cultural.

FREDERICO PEREIRA KESSLER
Diretor Executivo de Incorporação na GAFISA

Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é um empresário com expertise consolidada no setor da construção civil. Entusiasta de uma cultura forte e com experiência robusta nos mercados Minha Casa, Minha Vida e Médio Padrão, Gilson possui um histórico comprovado em gestão de projetos, implementação de metodologias Lean Construction e comprometimento com a qualidade. Como empreendedor à frente de sua própria empresa, transformou dezenas de sonhos em realidade nos últimos anos.

Gilson Braga de Paula
Engenheiro Civil na GLM Empreendimentos

Graduada em Ciências da Computação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialista em Análise, Projeto e Gerência de Sistema e em Gestão de Pessoas. Profissional da carreira de Analista em Tecnologia da Informação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora-geral da coordenação geral de informações e monitoramento de obras da Diretoria de Transferências e Parcerias da União. Compõe o Grupo de Assessoramento Técnico BIMBR da nova Estratégia BIM BR do Governo Federal.

Giovanna Alexsandra Barreto Ferreira
Coordenadora-geral de Informações e Monitoramento de Obras no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos

Graduada em Ciências da Computação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialista em Análise, Projeto e Gerência de Sistema e em Gestão de Pessoas. Profissional da carreira de Analista em Tecnologia da Informação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora-geral da coordenação geral de informações e monitoramento de obras da Diretoria de Transferências e Parcerias da União. Compõe o Grupo de Assessoramento Técnico BIMBR da nova Estratégia BIM BR do Governo Federal.

GIOVANNA CURTY
Superintendente de Comunicação e Sustentabilidade na Light

Com uma formação dinâmica em engenharia, finanças e desenvolvimento de negócios estratégicos, traz uma perspectiva global única, baseada em anos de experiência liderando projetos de alto impacto no Oriente Médio, Europa e América Latina. Nos últimos oito anos, dedicou-se a impulsionar a inovação na indústria de impressão 3D, não apenas de uma perspectiva técnica, mas através de uma abordagem orientada para os negócios que une empreendedorismo, liderança e estratégia global. No Oriente Médio, focou em engajamento estratégico de alto nível, construindo parcerias de confiança e fechando negócios complexos que exigem sensibilidade cultural, alinhamento de longo prazo e um profundo entendimento da dinâmica de mercado. Na América Latina, lançou e liderou empreendimentos que combinam criatividade com tecnologia de ponta, sempre guiado por uma visão de crescimento sustentável e impacto tangível. Em todos os mercados, sua liderança permanece centrada em conexão, clareza e execução, transformando ideias ambiciosas em resultados reais por meio de planejamento estratégico, colaboração intersetorial e tomada de decisões. No Rio Construção Summit 2025, está animado para compartilhar insights práticos sobre como a tecnologia 3D e o pensamento empreendedor podem remodelar indústrias e como navegar nos mercados internacionais com estratégia, resiliência e autenticidade.

GONZALO VARGAS KUNZAGK
Empreendedor e Diretor de Negócios | Especialista na Indústria 3D e Mercados Emergentes

Arquiteto, doutor em Arquitetura pela Université de Nantes (França), professor titular e atual diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB-UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É diretor da UrCA (Urbanismo, Crítica e Arquitetura). Depois de ser bolsista da Fulbright em 2013, ele se tornou professor associado visitante de Desenho Urbano na Columbia University, em Nova York. Entre suas publicações premiadas, coeditou a série Leituras em Teoria da Arquitetura (2009-2014) e é coautor de Metropolitan Rio: guia para uma arquitetura (2013), Cidade pós-compacta (2021) e In-Formal: infraestrutura urbana revisitada (2024). Ele é membro do Plano coletivo, grupo de arquitetos selecionados para curadoria do Pavilhão do Brasil na 19ª. Bienal de Veneza deste ano.

Guilherme Carlos Lassance dos Santos Abreu
Diretor da FAU-UFRJ

Arquiteto pela UFRGS, mestrando da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, pós-graduado em arquitetura pelo PROPAR UFRGS, MBA em Gerência de Projetos pela FGV e Condutor de Charrette System pelo NCI em Portland. Diretor da Takeda Design, com experiência de 40 anos no mercado imobiliário. Professor do curso de pós-graduação em arquitetura da PUCRS e da disciplina de Charrette System do curso de loteamentos do Secovi SP. Idealizador do Congresso Brasileiro da Arquitetura da Felicidade e do sistema de conceituação de empreendimentos imobiliários. Condutor do podcast: Paisagismo, muito além do Jardim.

GUILHERME TAKEDA
Diretor da Takeda Design

Profissional de inovação e estratégia, é cofundador do PROPTALKS. Reconhecido como Top 15 Influencer Proptech LATAM e entre os 25+ influentes do mercado imobiliário brasileiro, atua há mais de 20 anos no setor com foco em inovação, tecnologia, marketing e planejamento. É considerado um dos principais nomes do marketing e da inovação para o mercado imobiliário, sendo constantemente convidado para eventos e para o desenvolvimento de projetos no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Uruguai e Chile.

GUSTAVO HENRIQUE ZANOTTO
Co-Founder na PROPTALKS

Advogado, casado, pai de dois filhos. Formado em Direito com pós-graduação em Direito Empresarial e Mestrado em Direito e Economia (não mestre). MBA Executivo na Coppead (UFRJ). Foi professor Universitário da Universidade Federal Fluminense. Atuou por 25 anos de Saint-Gobain, já tendo exercido diversas funções como advogado, gerente administrativo e financeiro, diretor de RH, Comercial e Marketing. Diretor Geral por mais de 10 anos em negócios da SG e desde setembro de 2023, VP de Recursos Humanos, Comunicação e Public Affairs na América Latina. 

GUSTAVO LUIZ DE JESUS SIQUEIRA
VP de Recursos Humanos para América Latina na Saint-Gobain

Secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, responsável por coordenar as ações do Programa Minha Casa Minha Vida e demais políticas habitacionais do Governo Federal. Auditor Federal de Finanças e Controle do Tesouro Nacional desde 2003, atuou nas áreas fiscais e de investimento público no Ministério da Economia, foi Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia e Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Planejamento. Mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Hailton Madureira de Almeida
Secretário Executivo do Ministério das Cidades

Consultora em Saúde e Segurança no Trabalho, docente de Pós-Graduação, Palestrante, Facilitadora de Aprendizagem. Administradora pela UNESC, com pós-graduação nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho (UCL ES), Gestão de Pessoas, Carreira, Liderança e Coaching (PUC RS), MBA em Gestão Avançada em ESG (FGE-SP/Instituto Rui Barbosa) e cursando MBA em Neurociência e Comportamento (PUC/RS). Certificação Internacional em Facilitação de Segurança Psicológica de Times pelo IISP (Instituto Internacional de Segurança Psicológica). CEO da Heloisa Guimarães Consultoria e Palestras Ltda desde 2021, com experiência de 20 anos no setor siderúrgico. Finalista do Prêmio Mulher ArcelorMittal 2022 com o Projeto: Revisão das Ementas dos Cursos Técnico de Segurança do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Coautora do livro Compêndio de Lições Aprendidas em SST, Editora Nelpa, Edição 2022.

HELOISA GUIMARÃES
Facilitadora de Aprendizagem em EHS e Palestrante

Consultora em Saúde e Segurança no Trabalho, docente de pós-graduação, palestrante e facilitadora de aprendizagem. Administradora formada pela UNESC, com especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho (UCL-ES), Gestão de Pessoas, Carreira, Liderança e Coaching (PUC-RS), MBA em Gestão Avançada em ESG (FGE-SP/Instituto Rui Barbosa) e atualmente cursando MBA em Neurociência e Comportamento (PUC-RS). Possui certificação internacional em Facilitação de Segurança Psicológica de Times pelo Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP). CEO da Heloisa Guimarães Consultoria e Palestras Ltda desde 2021, tem 20 anos de experiência no setor siderúrgico. Finalista do Prêmio Mulher ArcelorMittal 2022 com o projeto de revisão das ementas dos cursos Técnico de Segurança do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Coautora do livro Compêndio de Lições Aprendidas em SST, publicado pela Editora Nelpa em 2022.

Heloisa Guimarães
Consultora em Gestão de SST

Empresário, advogado, professor universitário, nascido em 06 de outubro de 1970, na cidade de Barra do Piraí, no Sul Fluminense. No ano de 2011, ingressou na Indústria de Cerâmica, tornando-se sócio administrador da Olaria Vargem Alegre LTDA, situada no município de Pinheiral-RJ. Atualmente é 2º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além de presidente do Fórum Setorial de Mineração, vice-presidente do Conselho Empresarial Trabalhista e Sindical da Firjan e presidente da Firjan Sul Fluminense, desde 2021. Preside também o SINDICER-MVP (Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Vale do Paraíba). Coordena o Grupo de Trabalho de Empregabilidade na Firjan, participou da implantação do Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI, no município de Três Rios-RJ, em 2023. Contribuiu com a implantação de Fab-Lab em unidade da região e do Canteiro Escola na Firjan SENAI Volta Redonda.

HENRIQUE ANTÔNIO NORA OLIVEIRA LIMA JUNIOR
Presidente do Fórum Setorial de Mineração da Firjan

Jurista, investidor e empreendedor com mais de 13 anos de atuação no setor imobiliário. Mestre em Direito, com MBA no COPPEAD/UFRJ, complementou sua formação em instituições como LSE, Brown University e UCLA. Especialista em captação de recursos, estruturação de negócios e gestão de alto desempenho, atuou como diretor jurídico, financeiro e de RI em uma grande incorporadora no Rio, liderando joint ventures e operações de crédito. Fundou a Bait Inc., com mais de R$ 1 bilhão em VGV e TIR média de 48% a.a., e presidiu a Gafisa, onde implantou um robusto plano de eficiência. Atualmente, é CEO e sócio-fundador da Nivi Capital, dedicada à criação de veículos de investimento imobiliário. Com ampla experiência em inovação, eficiência e criação de valor no mercado imobiliário, participa de eventos e talks sobre temas como captação, performance, e construção de marcas de luxo no setor. “Carioca do Ano” eleito pela Veja Rio em 2021, também ocupou a vice‑presidência do Sinduscon‑RJ e da Ademi‑RJ, e é conselheiro da AVLA Seguradora, no Chile. Em seu desempenho acadêmico, é professor convidado da Birkbeck College (Universidade de Londres) e da FGV/RJ.

Henrique Blecher
CEO na Origem Incorporadora

Mestre em Engenharia Ambiental, com ênfase em Gestão de SMS pela UFRJ. MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS. MBA em Sistema de Gestão Integrada em QSMS pela FATEC Senac Rio. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, com 24 anos de atuação na área de SSMA, desenvolvendo e implementando políticas, programas e diretrizes em grandes empresas dos segmentos de telecomunicações, infraestrutura, serviços e indústria. Bacharel em Comunicação Social. Atuou como Coordenador da Representação Empresarial do GT, GTT e CNTT da NR35 − Trabalho em Altura, representando a CNI, tendo também atuado como Coordenador da Comissão Temática de SST do Sinditelebrasil. Especialista convidado pelo CONFEA do Grupo de Trabalho (GT) que elaborou as minutas de revisão das normas regulamentadoras, submetidas à Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia. Coautor do Livro Manual de Lições Aprendidas em SST (Editora Nelpa) – 2021.

Henrique da Fonseca Marques
Gerente de Saúde Integrada da Firjan SESI

Médico com 24 anos de experiência prática no mercado de saúde brasileiro e norte-americano, incluindo sólidos conhecimentos no relacionamento com prestadores de serviço em saúde, fornecedores, fontes pagadoras, operadoras de saúde e clientes corporativos/individuais, com especial ênfase nas áreas de Dados & Health Analytics, Gestão de Saúde Populacional, Transformação Digital, Telemedicina, Análise Estratégica, Governança de Dados, Pesquisa Científica e Inteligência Artificial. Graduação em Medicina pela UNIRIO, Especialização em Pneumologia e Broncoscopia pela UNIRIO, Mestrado em Saúde Pública pela UFRJ, Doutorano em Economia da Saúde pela UERJ MBA em Desenvolvimento Executivo pela Wharton Business School, University of Pennsylvania, USA MBA em Gestão de Saúde pela FGV-RJ, Pós-Graduação em Data Mining pela PUC-RJ. Sólida experiência professional incluindo as empresas Conexa, Amil/UHG (Brasil/EUA), Optum (EUA), Unimed-Rio, e consultorias em empresas privadas na área de saúde. Experiência de mais de 15 anos como pesquisador do Instituto Américas de Pesquisa (RJ) e UFRJ com especial ênfase nas áreas de Economia da Saúde, Oncologia e Cardiologia

Henry Sznejder
Diretor de Health Analytics na SAS Soluções Avançadas em Saúde
HEVELYN BRICHI GASPAR RODRIGUES
Coordenadora do Comitê Tributário do SINICON