PALESTRANTES 2025
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Designer, engenheiro, pesquisador e educador que combina uma visão de mundo analítica com uma atitude de design radical. Sua experiência profissional está enraizada em uma paixão por movimento em arte, arquitetura e engenharia, o que o levou a se especializar em design de edifícios cinéticos. Tem vasta experiência profissional como engenheiro de design, coordenador de design e gerente de projetos para projetos de construção únicos e complexos. Iniciando sua carreira na Arup Amsterdam em 2002 como engenheiro estrutural, contribuiu notavelmente para projetos como a biblioteca pública de Amsterdã em Oosterdokseiland. Em 2006, ele se mudou para Londres para se juntar ao grupo de Tecnologia Avançada e Pesquisa da Arup como especialista em estruturas móveis. Seus projetos em Londres incluem fachadas cinéticas inovadoras, a cobertura retrátil para o estádio Singapore Sports Hub, o Telescópio Europeu Extremamente Grande e a roda de observação Las Vegas High Roller. Desde 2013, está baseado em Copenhague, onde, juntamente com atividades acadêmicas, continuou seu engajamento profissional com soluções arquitetônicas adaptativas e cinéticas. Atualmente afiliado à Universidade do Sul da Dinamarca (SDU), mantém um papel ativo em colaborações com a indústria, workshops e discursos profissionais. Tem defendido o design digital por meio de seu papel na organização Smartgeometry, onde organizou e facilitou workshops e conferências em Barcelona (2010), Copenhague (2011), Nova York (2012), Londres (2013) e Hong Kong (2014). Atualmente, é co-organizador da Conferência Internacional sobre Estruturas e Arquitetura, agendada para o verão de 2025 em Antuérpia. Seu foco na conferência é em colaborações entre a indústria e a academia. Juntamente com seu trabalho profissional, e como parte de seu trabalho acadêmico, lecionou e auxiliou estudantes de arquitetura e engenharia em várias escolas e universidades, incluindo a UCL, The Bartlett e a Architectural Association em Londres; ITU e CITA em Copenhague; The Berlage Institute e TU Delft na Holanda; UFC-DAU em Fortaleza; e a Universidade Mackenzie em São Paulo.
Hugo Mulder
Designer, Engenheiro, Pesquisador e Educador da Universidade de Southern (Dinamarca)
Economista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atual Diretor Executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura (SINICON). Iniciou sua carreira em 1974, na Sibra Eletrosiderúrgica Brasileira, onde chegou ao cargo de Diretor Comercial. Em 1982, ingressou no Grupo Odebrecht, onde permaneceu por 35 anos, atuando em diversos cargos e projetos internacionais em países como Angola, Peru, Portugal, África do Sul e Brasil. Com ampla experiência em gestão e desenvolvimento de grandes projetos, Rangel é referência na articulação entre infraestrutura e estratégia de internacionalização do setor produtivo brasileiro.
HUMBERTO RANGEL
DIRETOR EXECUTIVO DO SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA – INFRAESTRUTURA
Engenheiro Civil pela UERJ. Mestre em Planejamento Energético e Ambiental pela COPPE-UFRJ e pós-graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ. Possui MBA em ESG pelo IBMEC. Foi Coordenador e Docente Titular de Engenharia Civil na Universidade Veiga de Almeida e na Universidade de Vassouras. Propôs a Lei nº 4.247/2003, que instituiu a cobrança pelo uso da água bruta no Estado do Rio de Janeiro. Ao longo de 35 anos como engenheiro do Estado, presidiu a EMOP, RIOURBE, RIOLUZ e a SERLA. Atualmente é Presidente Executivo da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ).
ÍCARO MORENO JÚNIOR
Presidente Executivo da AEERJ
É formado em Relações Internacionais pela PUC-RJ e tem mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela London School of Economics. É atualmente coordenador de relações internacionais da prefeitura do Rio de Janeiro, responsável pela agenda internacional da prefeitura. Antes, foi diretor regional da C40 Cities para América Latina por três anos, responsável por liderar o engajamento das 13 cidades-membro da região nos projetos e programas da C40. Antes disso, trabalhou na C40 como vice-diretor regional, assessor para o Rio e gerente da rede de energia limpa. Trabalhou anteriormente no Centro Brasil China para Mudança do Clima por 6 anos, onde foi responsável por abrir e gerir o escritório em Beijing por 3 anos, gerenciando projetos bilaterais em energia limpa, veículos elétricos e outras tecnologias sustentáveis.
Ilan Cuperstein
Coordenador de relações internacionais da prefeitura do Rio de Janeiro
Natural da cidade de São Paulo, é socióloga com mais de 25 anos de experiência em gestão e formulação de políticas públicas, em especial nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano. Em sua trajetória no setor público, ocupou vários cargos de direção nos níveis municipal e federal, adicionalmente trabalhou como Consultora em Agências Internacionais. Desde 2017 vem atuando como consultora sênior em projetos e programas de habitação e desenvolvimento urbano para agências internacionais como Banco Mundial e ONU-Habitat. Entre 2003 e 2016 atuou no Governo Federal, no Ministério das Cidades, onde exerceu as funções de Ministra de Estado, Secretária Nacional de Habitação e Diretora de Políticas para os Assentamentos Precários. No dia 21 de março de 2023, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.
INÊS DA SILVA MAGALHÃES
Vice-Presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal
Arquiteta em formação pelo Ibmec Belo Horizonte e, há dois anos, integra o time da Cosmos 3D, empresa pioneira em impressão 3D de concreto no Brasil. Como gerente comercial, atua na expansão de mercado e na consolidação da tecnologia no setor da construção civil, conectando inovação, sustentabilidade e novos modelos de negócio. Além disso, participa ativamente da gestão administrativa, reforçando sua visão estratégica e multifuncional na transformação do futuro da construção.
Isabela Bicalho
Gerente Comercial na Cosmos 3D
Arquiteta Urbanista formada pela UFRJ e Mestre em Urbanismo pela TUDelft na Holanda. Especialista em mobilidade ativa por bicicleta, já trabalhou com o tema nas iniciativas privada e pública na Holanda e coordenou o Programa Niterói de Bicicleta, em Niterói, entre os anos 2015 e 2017. Hoje trabalha como docente de Urbanismo na Escola Técnica de Roterdã na Holanda (Hogeschool Roterdam).
ISABELA CARDOSO GONÇALVES LEDO
Professora de Urbanismo no Instituto Técnico de Roterdã, Holanda
Economista graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduando em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Tem experiência em projetos com foco em análise econômica de infraestrutura e fatores de competitividade. Gerente de Infraestrutura na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), atuando com relações institucionais e governamentais, desenvolvendo estudos, posicionamentos e suporte aos associados da federação nos temas: infraestrutura, investimentos, mobilidade urbana, saneamento, defesa e segurança pública, desenvolvimento regional, energia elétrica, crédito, concessões e Parcerias Público Privadas. Representante em fóruns técnicos externos e assessor dos Conselhos Empresariais de Infraestrutura e Defesa e Segurança Pública da Firjan. Coautor dos livros “Gargalos e soluções da infraestrutura de transportes”, editado pelo IBRE/FGV, e “Mobilidade urbana sobre trilhos na ótica dos grandes formadores de opinião”, editado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos.
ISAQUE REGIS OUVERNEY
Gerente de Infraestrutura da Firjan
Arquiteta e Urbanista graduada pela UFSC (2011), estudou no programa de graduação da Escola Politécnica de Milão (2010) e é especialista em Gestão de Obras e Projetos (2017). Atua como servidora da Prefeitura Municipal de Florianópolis, na área de análise de projetos e licenciamento de obras na SMHDU, desde 2015. Durante o período, ocupou os cargos de Gerente de Licenciamento de Obras (2016-2017 e 2021-2022), Diretora de Desenvolvimento Estratégico (2017-2021) e Coordenadora Geral de Licenciamento de Obras (2023). Foi Coordenadora de Desenvolvimento Urbano na Comissão Multidisciplinar de Revisão do Plano Diretor. Participou também de outras comissões na área, como Estudo de Impacto de Vizinhança, Regularização Fundiária Urbana, Desburocratização, Comitê de Vias e de Microzoneamento. Atualmente, é conselheira titular do Conselho da Cidade e Secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
IVANNA TOMASI
Secretária de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano na Prefeitura de Florianópolis
Tem 47 anos, formou-se em Administração na Universidade da Amazônia, com especialização em Marketing e é pós-graduado em Administração Pública pela FGV. Enquanto empresário, administrou até 2022 o grupo de Comunicação RBA, um dos maiores do Norte do país. Filiado ao MDB desde 1995, é presidente estadual do partido no Pará. Foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como Ministro das Cidades, para tocar um dos principais programas do governo federal, o Minha Casa Minha Vida. É paraense, casado e tem 5 filhos.
Jader Barbalho Filho
Ministro das Cidades
Graduado em Ciências Econômicas e Direito pela Unifor e pós-Graduado em Gerência Executiva pela Universidade de Taubaté (Unital/USP). Integrou a Comissão de Direito Tributário da OAB-CE. Foi assessor jurídico da STDS e SDE, pregoeiro e, atualmente, diretor da Central de Contratações da Alece.
João Vicente Leitão
Secretário Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza (CE)
Profissional com mais de sete anos de experiência em consultoria, destacando-se como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da prática de Engenharia Digital em uma renomada empresa de consultoria multinacional. Conta com ampla experiência na implementação de BIM em diversos setores, incluindo grandes empresas de mineração, óleo e gás e governo, gerenciando mais de 20 profissionais e liderando simultaneamente mais de 10 projetos, assegurando a entrega de resultados de alta qualidade e eficiência. Possui sólida experiência em gerenciamento de equipes, controle de custos e riscos de projetos, mapeamento de processos, acompanhamento de obras, AWP e LPS. A atuação em projetos de capital abrange gestão de PMO, contratos, processos de suprimentos e medições.
João Victor Leão Maia
Gerente de Engenharia Digital na EY
nasceu em 10 de abril de 1960, no município de Querência do Norte, no Paraná. Filho do meio de Eugênio Lange e Celita Lange, tem dois irmãos, Carlos e Fernando. Viveu em sua cidade natal até os sete anos de idade, quando a família se mudou para Cascavel, buscando melhores oportunidades de estudo para os filhos. Toda sua formação escolar foi realizada no Colégio Marista de Cascavel, onde também concluiu o segundo grau com habilitação em Contabilidade. Posteriormente, formou-se em Ciências Contábeis pela Fecivel, atual Unioeste. Desde jovem, Jorge demonstrou interesse pela vida pública, participando ativamente de movimentos ligados ao sindicato patronal e à associação comercial. Sempre esteve envolvido nos bastidores da política local, apoiando candidaturas voltadas ao desenvolvimento de Cascavel. Seu primeiro cargo público foi assumido em 1998, no governo de Jaime Lerner, quando atuou como assessor de gabinete na Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, ao lado do então secretário Eduardo Sciarra, permanecendo na função por seis anos. Com a eleição de Sciarra para deputado federal, Jorge passou a representá-lo no Paraná até 2008. Entre 2009 e 2011, foi nomeado presidente da Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito de Cascavel (Cettrans), ocupando uma posição equivalente à de Secretário de Transportes. Em 2012, disputou a eleição para a Prefeitura de Cascavel, conquistando 24 mil votos. Em 2017, foi eleito vice-prefeito do município e, entre 2018 e 2019, acumulou também a função de Secretário de Obras. Em 2019, a convite do governador Ratinho Junior, assumiu a presidência da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Além da sua atuação como diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange participa de diversas entidades relacionadas à habitação e ao desenvolvimento social. Desde 2019, é membro do Conselho Deliberativo do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP-PR) e presidente do Conselho Estadual de Habitação de Interesse Social (COEHIS). Entre junho de 2019 e junho de 2021, atuou como diretor da Região Sul no Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), entidade na qual ocupa, desde abril de 2023, o cargo de presidente nacional. Também foi vice-presidente para Assuntos de Regularização Fundiária da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), entre 2020 e 2022. Casado com Tânia Mara Bertoli Lange desde 1982, Jorge é pai de três filhos – Juliana, Daniel e Vanessa – e avô de quatro netos: Rafael (22 anos), Jorge Henrique (14), Thomas (3) e Nicole (2).
Jorge Luiz Lange
Diretor-Presidente da Companhia de Habitação do Paraná
Chefe de Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires desde 7 de dezembro de 2023. Nascido em Tandil, Província de Buenos Aires, em 1965. Tem 3 filhos e é casado com María Belén Ludueña desde 2022. Após atuar no setor privado, em 2001, criou a Fundação Creer y Crecer junto com Mauricio Macri. Poucos meses depois, lançaram o partido político Compromiso para el Cambio e, em 2005, assumiu como deputado do PRO na província de Buenos Aires. Em 2011, foi eleito prefeito de Vicente López, sendo o primeiro prefeito eleito de seu partido. Ali, exerceu seu cargo por 10 anos, transformando o município em um modelo de gestão pública. Em 2021, foi convidado para assumir o cargo de Ministro de Governo da Cidade de Buenos Aires. Em 2023, foi candidato a Chefe de Governo da Cidade de Buenos Aires pelo PRO, vencendo as eleições no primeiro turno. Sua gestão tem como eixos prioritários a ordem do espaço público, a segurança e o cuidado dos cidadãos e a mobilidade urbana, com o objetivo de construir uma Cidade mais segura, acessível e atraente. Ele tem privilegiado o equilíbrio das contas públicas, diminuindo a carga tributária do setor privado e promovendo uma agenda de desburocratização estatal, fomentando o desenvolvimento econômico financeiramente sustentável e próximo das necessidades dos cidadãos. Além disso, promoveu investimentos em turismo, gastronomia e esporte, consolidando projetos emblemáticos como o Parque Olímpico e o Autódromo, que permitiram que a Cidade fosse eleita Capital Mundial do Esporte 2027. No âmbito sanitário, a gestão de Jorge Macri realiza investimentos para melhorar a infraestrutura, o equipamento tecnológico e os serviços de atendimento nos hospitais da capital. Da mesma forma, avançou em obras hidráulicas estratégicas, como a ampliação de reservatórios e a canalização de riachos, que fortaleceram a mitigação de eventos climáticos. Impulsionou programas pioneiros de prevenção da ludopatia infantil, focando na educação digital responsável e no acompanhamento das famílias. Também foi implementado o modelo educativo TUMO (de origem armênia e com presença nas principais cidades do mundo) para aproximar os jovens do aprendizado em robótica, programação, animação digital e design criativo, favorecendo a inserção na economia do conhecimento.
Jorge Macri
Prefeito de Buenos Aires
Executivo sênior com mais de 25 anos de experiência em Sustentabilidade Corporativa, com contribuições na formulação e proposição de políticas públicas nos níveis municipal, estadual e federal, especialmente nas áreas de licenciamento e controle ambiental, saneamento, gestão de recursos hídricos e logística reversa. Larga experiência na representação institucional em diferentes interfaces junto a stakeholders públicos, privados e organizações empresariais do terceiro setor. Bacharel em Administração de Empresas e Mestre em Engenharia Ambiental. Titular da Gerência de Sustentabilidade da Firjan desde 2016, também atua como professor convidado da Fundação Getúlio Vargas em disciplinas do MBA em ESG.
JORGE PERON MENDES
Gerente de Sustentabilidade da Firjan
Empresário da Construção Civil e engenheiro civil há mais de 45 anos, foi vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por 9 anos e presidente por mais 9 anos. Foi também vice-presidente sênior da Confederation of Contractors Associations (CICA) por 4 anos e atualmente é Presidente do Conselho Consultivo da CBIC, membro do CDESS (Conselho Econômico, Social e Sustentável), membro da International Housing Association (IHA) e FIIC (Federação Interamericana da Construção). Em sua trajetória, foi presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). Exerceu a presidência do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do Ministério das Cidades. Participou diretamente da formulação de várias políticas públicas como o PAC, Programa Minha Casa Minha Vida e muitos outros. Atualmente é consultor de Estratégias da Construção para Empresas e Representações Institucionais e Conselheiro de Empresas ligadas ao setor.
JOSÉ CARLOS RODRIGUES MARTINS
Presidente do Conselho Consultivo da CBIC
CEO na Azo Inc Negócios Imobiliários Ltda desde julho de 2022. Engenheiro Civil graduado pela Universidade Mackenzie – SP em 1990, conhecido como “Buca”, casado desde 1993 com a Grace e pai da Marjorie, nascida em 2007. Atua no mercado imobiliário desde 1988.
JOSÉ DE ALBUQUERQUE
CEO da Azo Inc.
Possui 20 anos de experiência em consultoria para empresas multinacionais em diversos países. Co-fundou e presidiu o Green Building Council – GBC Brasil e foi conselheiro do World GBC. Sócio de startups de sistemas construtivos e CleanTech. Formação: Engenheiro Mecânico pela UFRJ, MBA pela Wharton School, Universidade da Pensilvânia.
JOSÉ MOULIN NETTO
Vice-presidente do GBC Brasil
Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ; Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação Social da UFRJ; Jornalista pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan. Professora de disciplinas de empreendedorismo, desenvolvimento local, inovação e economia criativa na graduação da PUC-Rio e em diversos programas de Pós-graduação. Foi gerente do Instituto Gênesis da PUC-Rio por 18 anos, onde desenvolveu e coordenou, entre diversos projetos, o Rio Criativo, Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Colunista da Veja Rio sobre inovação e sociedade.
JULIA ZARDO
Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan
Ingressou no CAF há mais de 15 anos. Atuou como governador do Conselho Mundial da Água por quatro anos, até dezembro de 2022. Antes de integrar o CAF, foi consultor em financiamento do desenvolvimento, com passagens pelo então Departamento de Desenvolvimento Sustentável do BID. Na Argentina, foi economista do Instituto de Estudos sobre a Realidade Argentina e Latino-Americana (IERAL) da Fundação Mediterrânea; chefe de Pesquisa Econômica do Instituto de Economia do Conselho Profissional de Ciências Econômicas de Córdoba; diretor de Finanças da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes do Governo da Província de San Luis; e chefe de gabinete do Ministério da Saúde da mesma província. É graduado em Economia, bolsista Fulbright, possui MBA, especialização em Finanças Corporativas e diploma em Financiamento de Infraestrutura. No meio acadêmico, lecionou cursos de graduação e pós-graduação em diversas universidades.
Julián Suárez
Gerente de Desenvolvimento Territorial Sustentável do CAF - Development Bank of Latin America and the Caribbean
Engenheiro Mecânico formado pela Escola de Engenharia da UFMG. Mestre em Engenharia de Estruturas pelo PROPEES – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG. Na CODEME coordenou o cálculo de importantes edifícios de múltiplos andares construídos em estruturas metálicas mistas de aço e concreto. Trabalhou por 7 anos como Gerente de Montagem, sendo responsável por garantir as boas práticas de montagem das estruturas metálicas, coordenação de equipes e planejamento logístico de obra. Atualmente atua na CODEME como Gerente de Engenharia, área responsável pelo cálculo e detalhamento dos edifícios metálicos, sendo prédios industriais, galpões, edifícios de múltiplos andares e pontes.
JULIANO LANZA CONCEIÇÃO
Gerente de Engenharia da CODEME
Engenheiro de produção, especialista em segurança do trabalho e apaixonado por desenvolver pessoas e fortalecer a cultura de segurança. Com 17 anos de estrada e passagem por diversos estados do Brasil, aprendeu a adaptar estratégias a diferentes contextos e realidades. Hoje atua como Gestor de SSMA, liderando equipes, implantando processos e ajudando organizações a protegerem o que têm de mais valioso: as pessoas.
JUNIO GABRIEL
Gestor de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente na MRV&CO
Profissional com sólida trajetória em liderança gremial e desenvolvimento sustentável, atua como Diretora de Produtividade e Sustentabilidade da Câmara Colombiana da Construção – CAMACOL. A partir deste cargo, ela lidera estratégias voltadas para fortalecer a competitividade do setor construtor colombiano, impulsionando a inovação, a eficiência produtiva e a transição para modelos de desenvolvimento mais sustentáveis e inclusivos. Katherine tem sido uma voz chave na transformação do setor, promovendo iniciativas emblemáticas como CAMACOL Verde, Construimos a la Par e IA CAMACOL, que integram sustentabilidade ambiental, equidade de gênero e inteligência artificial como eixos da mudança setorial. Sua liderança tem sido fundamental para articular atores públicos e privados em torno de políticas de construção sustentável, digitalização, economia circular e formação técnica especializada em aliança com entidades como o SENA, o BID e a Embaixada da Suíça. Com uma visão estratégica e técnica, ela tem coordenado a formulação de diretrizes para a implementação de padrões internacionais como a certificação EDGE, o fortalecimento do BIM na Colômbia e a geração de incentivos regulatórios e financeiros para edificações sustentáveis. Além disso, tem representado o setor em espaços de alto nível nacional e internacional, consolidando a CAMACOL como referência regional em sustentabilidade e transformação digital. Seu enfoque combina gestão do conhecimento, articulação multissetorial e uma profunda convicção sobre o papel da construção como motor de desenvolvimento sustentável, inclusão social e competitividade territorial.
KATHERINE BOBADILLA CRUZ
Diretora de Produtividade e Sutentabilidade na Câmara Colombiana da Construção (CAMACOL)
Engenheiro mecatrônico, com mais de 20 anos de experiência atuando nos setores de construção, automotivo, siderúrgico e mineração. Atuou como gerente de ferramentaria e engenharia de produto no setor automotivo e também como coordenador de projetos de expansão na ArcelorMittal. Atualmente, está na VP de Técnica na Vale como gerente de Engenharia e Construção Digital e como um dos pontos focais do uso das metodologias FEL, AWP, BIM, Lean e Soluções Digitais. Além disso, como gestor, lidera os times com os normativos de planejamento, gestão de materiais, construção e engenharia e construção digital das disciplinas de implantação de projetos.
KLEBER MOREIRA
Gerente de Engenharia e Construção Digital na Vale
Engenheira de Produção (UFF) com especialização em Gestão Empresarial (FGV) e Gestão da Experiência do Cliente (ESPM) com mais de 15 anos de experiência no setor elétrico. Especialista em transformar a entrega de serviços essenciais e lidera a inovação no relacionamento com os consumidores de energia do Rio de Janeiro.
Laís Tovar
Superintendente de Experiência do Cliente na Light
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, pós-graduada lato sensu em Restauro e Reciclagem de Edificações pelo Instituto Metodista Bennet e mestre em Arquitetura e Urbanismo – Produção do Espaço e Cultura pela Universidade Federal Fluminense. Servidora pública concursada, ingressou na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em 1992 como arquiteta do órgão municipal de patrimônio cultural, atual Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH, setor administrativo onde sempre atuou. Desde 1995, sem interrupção, ocupou vários cargos em comissão no órgão de patrimônio cultural, atuando como diretora, gerente e coordenadora. Desde 2012 é membro do Conselho de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro e em 2013 compôs o Conselho da Cidade. Desde janeiro de 2021 assumiu a presidência do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH e do Conselho de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro - CMPC.
LAURA DI BLASI
Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH)
Engenheira Civil pela Escola Politécnica da USP com especialização em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão da Sustentabilidade pela FIA Business School. Foi executiva da indústria de materiais de construção por 12 anos nas áreas Comercial, Assistência Técnica, Marketing e P&D. Atua como consultora e exerce função de Diretora Técnica na ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) coordenando projetos e ações, e representando a entidade em fóruns liderados pelo Governo e pelas principais entidades do setor nos temas Conformidade Técnica, Inovação, Sustentabilidade, BIM, Desempenho, e Construção Industrializada. Lidera metas de Construção Industrializada no Projeto ConstruaBrasil do Governo Federal.
Laura Marcellini
Diretora técnica da ABRAMAT
Está atualmente em garden leave. Foi, até julho de 2025, Head de Crédito, Sócio e Membro do Comitê Executivo da Vinci Compass. Anteriormente, atuou como Head de Real Estate na Vinci Partners, onde liderou a criação de uma plataforma com R$ 7 bilhões em ativos sob gestão. Antes de ingressar na Vinci, foi CFO e Diretor de Relações com Investidores da BRMalls, responsável por relações com investidores, estratégia de funding, aquisições e acompanhamento do desempenho financeiro de empreendimentos greenfield e brownfield. No início de sua carreira, trabalhou no Banco Pactual (2004–2006), na Divisão de Investment Banking, com foco no setor imobiliário. De 1999 a 2004, foi Sócio e Head do Grupo de Real Estate no Banco CR2 e, de 1994 a 1999, Co-Head do Grupo de Real Estate no Banco BBM. É bacharel em Economia pela PUC-Rio e possui Executive Program Degree pela Stanford University.
Leandro Bousquet
Executivo Sênior em Investimentos e Gestão de Ativos Imobiliários
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1985. Graduada em Licenciatura em Construção Civil pela Faculdade Bethencourt da Silva, 1987. Pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Mestra em Desenvolvimento sustentável e Doutoranda em Desenvolvimento Local, ambas pela Universidade Augusto Mota, UNISUAM. Servidora Pública Federal, desde 1984, cargo Arquiteta e Urbanista, várias vezes Chefe da Seção de Projetos do CEFET/RJ. Ex-Diretora-Presidente da Associação dos Servidores do CEFET/RJ, de 2004 a 2012. Conselheira Estadual do CAU/RJ de 2018 a 2020 e de 2021 a 2023. Atual Conselheira Federal do CAU/BR, representando o RJ. Membro do Climate Reality Leadership (entidade não governamental norte-americana com representação no Brasil). Coorganizadora e participante das 9 edições do Seminário de Arquitetura, Urbanismo e Turismo da UNIRIO. Palestrante pela 4ª vez do Rio Innovation Week. Participação em 3 Circuitos Urbanos da ONU Habitat. Autora e Organizadora do Livro “Coronavírus e as Cidades no Brasil: reflexões durante a pandemia”, Outras Letras, 2020. Publicou o artigo “A sustentabilidade social como caminho para mitigar o cenário de distopia urbana das cidades em pandemia” na Revista Augustus. Organizadora e coautora do livro Cidades Vacinadas: ensaios urbanos e ambientais para um Brasil pós-pandemia.
LEILA MARQUES DA SILVA
Conselheira Federal do CAU/RJ
Desde o início de 2024, é Gerente de Energia e Sustentabilidade na BMJ Consultores Associados, apoiando o setor privado e a sociedade civil em estratégias para políticas públicas nacionais e internacionais. Anteriormente na BMJ, ocupou os cargos de Head MENA, cobrindo os países do Golfo entre 2022 e 2024, e de Coordenador de Relações Governamentais de Energia entre 2019 e 2022. Antes de ingressar na BMJ, atuou na Concordia Public Affairs Strategies, especialmente com agronegócios, energia e biotecnologia, além de passagem pelo Consulado da Dinamarca em São Paulo. Possui mestrado em Gestão e Políticas Públicas pela EAESP/FGV, graduação em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Copenhague (2011). Realizou pesquisas em políticas públicas ambientais na FGV com apoio da FAPESP e, desde o início de 2025, é membro do Conselho de Energia da FIRJAN.
Leon Norking Rangel
Gerente de Relações Governamentais na BMJ Consultores Associados
Analista de produtividade e inovação na Unidade de Transformação Digital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), responsável pelas atividades relacionadas a BIM, mais especificamente à Plataforma BIMBR e ao curso Democratizando BIM.
LEONARDO DIAS DE SANTANA
Analista Produtividade e Inovação na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI
Com mais de 20 anos de experiência no mercado imobiliário, ingressou na Cury em 2010 como Gerente da Regional do Rio de Janeiro, após atuar como Gerente Regional na Construtora Tenda por 3 anos. Formado em Direito pela Universidade Candido Mendes, ampliou sua expertise no setor ao cursar o Wharton International House Finance Program em 2013.
LEONARDO MESQUITA
Vice-Presidente de Negócios na Cury Construtora
Advogado. Mestre em Direito pela UFBA. Coordenador do Projeto Vícios Construtivos e Garantias Pós-Obra da CBIC. Presidente do Conselho Jurídico do Sinduscon-BA.
Leonardo Romeo
Líder do Projeto Vícios Construtivos e Garantias Pós-Obras na CBIC
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e BIM Manager pela ZIGURAT Institute of Technology. Atualmente cursa mestrado na UFRGS, e é integrante do projeto CÉLULA BIM ANTAC da FA-UFRGS, e coordenadora do GT11 Frameworks de Implementação BIM do BIM Fórum Brasil.
Letícia Weijh
Especialista BIM na TPF Brasil
CEO da CCCC South America Regional Company e Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Concremat. Formado em 1996 pela Universidade de Nanjing, construiu sua trajetória internacional na Shanghai Dredging Co., Ltd, atuando em diferentes países da América Latina. Com mais de 25 anos de experiência em gestão e investimentos em projetos de infraestrutura e cooperação internacional, consolidou sua carreira como liderança estratégica na integração da CCCC na América do Sul e desempenha papel-chave no fortalecimento dos laços entre China e América Latina.
Lin Li
CEO da CCCC South America Regional Company e Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Concremat
Advogada graduada pela Faculdade de Direto da UERJ, com cursos nas áreas de direito e comércio internacional e estruturação de operações aeronáuticas, tendo participado, também, do Programa de Formação em Comércio Internacional organizado pela Delegação do Brasil junto à OMC em Genebra, Suíça. Possui 18 anos de experiência no BNDES, com atuação como estagiária, advogada e gerente jurídica na Área de Comércio Exterior, trabalhando na estruturação de operações de exportação de bens, serviços e aeronaves. Entre 2011 e 2013, foi Assessora do Diretor das áreas Internacional e de Comércio Exterior do BNDES. Entre 2019 e 2023, ocupou a posição de chefe de departamento jurídica responsável pelas operações internacionais e de comércio exterior tendo, ainda, dado suporte à Área de Planejamento em temas transversais relativos à política e fluxo operacional. A partir de janeiro de 2024, ocupa o cargo de superintendente da Área de Comércio Exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.
Livia dos Reis Cavalcante José Rocha
Superintendente da Área de Comércio Exterior do BNDES
Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Unicamp, com cotutela na Missouri State University, e pós-doutorado na Norwegian University of Science and Technology (NTNU), na Noruega. É professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA atuando também nos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Design. Possui graduação e especialização pela UFBA e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas em Tecnologias Digitais aplicadas à Arquitetura e Construção, com ênfase em BIM, Inteligência Artificial, Realidades Estendidas, TICs e Facilities Management. Integra a Célula BIM da UFBA, contribuindo para a difusão e consolidação dessas práticas no meio acadêmico e profissional
Lorena Claudia de Souza Moreira
Professora da UFBA
É responsável pelas Áreas de Infraestrutura (AINFRA) e Área de Transição Energética e Clima (AEC). É graduada em Economia pela Unicamp e Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e pela Universidade de Chicago. Com mais de 23 anos de experiência no setor bancário, ela acumula passagens no BankBoston, Citibank, ABN AMRO, Unibanco, Standard Bank, Haitong e foi presidente do Natixis (Groupe BPCE). O Natixis (Groupe BPCE) é o segundo maior banco francês, sendo reconhecido pela sua expertise em financiamento de grandes projetos, pela gestão ativa da sua carteira de forma alinhada aos objetivos do Acordo de Paris e por orientar a alocação de seus ativos com base no seu impacto climático.