PALESTRANTES 2025

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Após concluir o mestrado na UFRGS foi admitida por concurso como professora doDepartamento de Engenharia Civil da UFSC.Já como professora da UFSC participou da criação da ANTAC Associação Nacional deTecnologia do Ambiente Construído, criada em Brasília em novembro de 1987 sob aliderança do IPT, tendo sido integrante de sua diretoria.E ainda naquele ano começou a atuar no CB 02 – Comitê Brasileiro de Construção Civil daABNT que naquela época tinha um conselho consultivo.Na UFSC, em 1988, organizou com colegas dos departamentos de Engenharia Civil e deArquitetura e Urbanismo um dos primeiros seminários no Brasil sobre desempenho decomponentes e sistemas construtivos.Também foi responsável pelo início da criação do Curso de Pós-Graduação em EngenhariaCivil na UFSC.Transferindo-se para São Paulo em 1988 para trabalhar no IPT , atuou no Agrupamento deMateriais de Construção da antiga Divisão de Edificações – Ded, atual Unidade de Habitaçãoe Edificações, na época dirigida pelo Eng. Roberto de Souza e o agrupamento era entãochefiado pelo Prof. Vahan Agopyan.Naquela época participou de projetos diversos, entre eles projetos relacionados àsargamassas de revestimentos sob a coordenação da Dra. Maria Alba Cincotto, tendo entãoelaborado com ela e com a Profa. Dra. Helena Carasek, o Boletim 68 Argamassas derevestimento: características, propriedades e métodos de ensaio publicado pelo IPT.Em outubro de 1990 se desligou do IPT para ser uma das fundadoras da empresa deconsultoria CTE – Centro de Tecnologia de Edificações.Com o Eng. Roberto de Souza, sócio e atual CEO do CTE desenvolveu os métodos de gestãoda qualidade para empresas construtoras e empresas de projeto que, inspirados emtrabalhos europeus de grupos de empresas para implantação dos sistemas de gestão daqualidade segundo a ISO 9001, coordenou as atividades para criar toda a estrutura de gestãoda qualidade do setor que se disseminou por meio de procedimentos de execução deserviços, inspeção de serviços, controle tecnológico e organização dos processos deempresas de projeto.Nestes temas foi co-autora de mais dois livros: Sistema de gestão da qualidade paraempresas construtoras e Gestão do processo de projeto de edificações.No CTE participou ainda de grandes projetos como a coordenação da parte relativa aomacrocomplexo de materiais de construção do Estudo da competitividade da indústriabrasileira, desenvolvido pelo consórcio UFRJ-UNICAMP para o Ministério da Indústria eComercio e Ministério da Ciência e Tecnologia e inúmeros projetos para entidades setoriais eempresas de toda a cadeia produtiva da construção civil.A partir de 1998 desligou-se do CTE passando a atuar pela NGI Consultoria em gestão daqualidade de empreendimentos de edificações de toda natureza, implantandoprocedimentos e capacitação para estes procedimentos de especificações, execução,inspeção e avaliação pós-obra sempre com foco em desempenho, busca de soluçõestecnológicas para vários empreendimentos de toda natureza e não apenas residenciais,mesmo antes da publicação da norma de desempenho. Começou a ministrar treinamentos sobre desempenho e sobre a norma de desempenho apartir de 2005 mesmo sem a norma publicada tendo em vista sua formação no temadesempenho e trabalhou intensamente no apoio à condução da revisão de 2011-2012 queculminou com a versão 2013 publicada e na revisão que se iniciou em 2018 com publicaçãodas edições de 2021 e 2024.Atua em várias outras atividades ligadas às normas técnicas tendo sido também responsávelpelo texto-base e assistente técnica do CB 02 da ABNT na elaboração da norma de garantias– ABNT NBR 17170 – Edificações – Garantias – Prazos recomendados e diretrizes.Atua como consultora na avaliação de projetos em relação à desempenho de um modo geralmarcadamente com o atendimento à norma de desempenho, em inúmerosempreendimentos de diferentes estados, e em treinamento de equipes de empresasincorporadoras, construtoras, fabricantes e de projeto.É também consultora de fabricantes diversos para a definição de ensaios e avaliações deseus produtos, produção de documentos técnicos e treinamentos do ponto de vista derequisitos de desempenho.Apresenta palestras em eventos técnicos de várias naturezas em diversos estados sempretratando dos temas relativos à tecnologia de construção, qualidade e desempenho.Mantém forte ligação ainda com o meio acadêmico fazendo parte de bancas de mestrado edoutorado e da coordenação técnica de cursos de extensão como os cursos atualmente emandamento com a UFRGS e Sinduscon-RS, dando aulas em cursos de especialização eparticipando de projetos de pesquisa ou extensão.

Maria Angélica Covelo
Diretora na NGI Consultoria e Desenvolvimento

Graduada em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), atua há mais de 12 anos em grandes projetos de infraestrutura, com foco em inovação, digitalização e melhoria de processos. Foi responsável pela estruturação da metodologia BIM na Construtora Andrade Gutierrez e, posteriormente, na área de Ferrovias da Vale. Atualmente, trabalha na Bechtel (Washington DC – EUA) como BIM Manager, liderando iniciativas globais na disciplina de Heavy Civil. É apaixonada por BIM, integração de tecnologias e transformação digital no setor da construção.

MARIANE PEIXOTO COSTA
BIM Manager na Bechtel Corporation

Referência nacional no direito tributário e protagonista nos debates sobre a reforma tributária no brasil, é advogado tributarista com mais de 15 anos de experiência na assessoria estratégica a empresas dos mais variados setores econômicos. Com MBA em Gestão Jurídica Aduaneira e Internacional pelo Massachusetts Institute of Business (MIB) e Especialização em Contabilidade Tributária pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), possui sólida formação acadêmica e atuação reconhecida em contencioso, consultoria e planejamento tributário. É sócio-fundador do escritório Menndel & Melo Advocacia, sediado em Brasília, e vem se destacando nacionalmente por sua atuação técnica e institucional nos temas relacionados à Reforma Tributária. Sua expertise é fundamental em seminários, audiências públicas e eventos legislativos, nos quais representa entidades de classe e empresariais e promove um debate qualificado sobre os impactos e as oportunidades do novo modelo tributário brasileiro.

MENNDEL MACEDO
CEO do Menndel & Melo Advocacia

Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia Urbana (UFRJ). Engenheiro civil hidráulico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Carreira com ênfase em recursos hídricos e saneamento. Atual presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) - 2024/2026, mais jovem presidente eleito do Crea-RJ com 3.643 votos. Também presidiu, por quatro anos, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio de Janeiro (ABES-RJ), de 2020 a 2023

Miguel Fernández
Presidente no CREA-RJ

Mestrado em Saúde Pública e Doutorado em Epidemiologia (ENSP/Fiocruz), MBA em Data Science e Analytics (USP/Esalq), formada em Ciências Biológicas. Atua no Setor de Saúde Digital do Centro de Referência em Saúde (CRS) da Firjan SESI, com análise de cenários de saúde de trabalhadores da indústria, integrando diversas bases de dados - saúde ocupacional, saúde suplementar, programas de promoção da saúde - e apoiando na construção de indicadores de gestão estratégica, carga da doença e economia em saúde, predição, com foco em prevenção e qualidade de vida. Projetos de consultoria. Experiência profissional em pesquisas com doenças crônicas e transmissíveis, análise de perfil epidemiológico, passado e futuro; mapeamento de saúde de populações, com análise de padrões de distribuição de doenças e agravos, análise preditiva e identificação de fatores de risco e proteção.

MÔNICA VIEIRA DE SOUZA
Analista de Projetos Especiais/epidemiologista - Firjan SESI

Formado em Engenharia Civil pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Diretor da Akasa Incorporadora, atual Conselheiro e ex-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia ADEMI-BA. É também Vice-Presidente de área da CBIC e Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CMA/CBIC).

NILSON SARTI DA SILVA FILHO
Vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC

Doutoranda em Saúde Pública pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Tuiuti do Paraná, com certificação internacional na metodologia Towards Successful Seniority (Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional). Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, com especialização em Enfermagem do Trabalho e MBA em Gestão em Saúde pela São Camilo. Profissional com mais de 15 anos de atuação em projetos de inovação em saúde e segurança no trabalho. Atualmente, é gerente do Centro de Referência em Saúde da Firjan SESI, liderando equipes e programas estratégicos de saúde corporativa, inovação aplicada ao ambiente de trabalho e consultorias voltadas à promoção da saúde e sustentabilidade organizacional.

NOÉLLY MERCER
Gerente do Centro de Referência em Saúde da Firjan SESI

Engenheiro de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e certificação CFA Charterholder. Possui mais de 14 anos de experiência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo os últimos sete dedicados à estruturação de projetos. No BNDES, foi chefe do Departamento de Estruturação de Soluções Imobiliárias e Requalificação Urbana, além de gerente de investimentos em private equity e analista de crédito na área industrial. Atualmente, é Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Rio de Janeiro, liderando iniciativas voltadas à atração de investimentos e ao desenvolvimento da cidade. Também responde pela presidência da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), empresa responsável pela estruturação e gestão dos principais projetos de Parcerias Público-Privadas do município.

OSMAR LIMA
Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro

Empresário do ramo da construção. Atua no mercado capixaba desde 1986, mesmo ano em que se mudou definitivamente de Portugal para o Brasil. É presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e de suas instituições (Sesi, Senai, IEL, Cindes e Ideies/Observatório Findes) na Gestão 2024-2028. Também é coordenador do Fórum de Entidades e Federações do Espírito Santo (FEF). Foi vice-presidente da Findes por sete anos, durante dois mandatos. Na Gestão 2020-2024, ocupou o cargo de 1º vice-presidente da Federação. Foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon) entre 2016 e 2022, e atuou na organização e fundação da Câmara Portuguesa de Negócios do Espírito Santo (CPN-ES), em 2019, sendo o seu primeiro presidente.

Paulo Baraona
Presidente da FINDES

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-MG, com MBA em Desenvolvimento de Projetos, é Presidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Possui vivência de mais de 30 anos em altos cargos executivos no setor público, empresas e entidades nacionais representativas de diversos segmentos, tais como Presidente da Fundação TV Minas – Cultural e Educativa de Minas Gerais, Diretor da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (ABRALATAS), Diretor e, posteriormente, Vice-Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (SINFERBASE), Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Vice-Presidente do Grupo AES Brasil. Integrante do Fórum Nacional da Indústria (FNI), membro convidado do World Economic Forum (WEF), diretor adjunto do Departamento da Indústria da Construção e integrante do Conselho Superior da Indústria da Construção (CONSIC) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), e dos Conselhos de Representantes das Federações das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e Vice-Presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ).

PAULO CAMILLO PENNA
Presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland e do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento

Engenheiro Civil graduado pela Escola Politécnica da USP e com extensão universitária em administração pela FGV, atua há mais de 45 anos na implantação de grandes projetos de infraestrutura no Brasil, tanto em contratos de construção como de concessão em cargos de direção dos maiores grupos de engenharia e construção do país, nacionais e internacionais. Dentre estas, destacam-se rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, hidrelétricas, gasodutos, túneis urbanos, obras metroviárias, marítimas, industriais e de saneamento. É membro do Conselho Diretor do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) e do Conselho Superior da Indústria da Construção da FIESP (Federação da Indústria do Estado de São Paulo).

PAULO TESSARI COUTINHO
Conselheiro do SINICON

Profissional com experiência em planejamento estratégico de sustentabilidade no setor de seguros, especializado na coordenação de iniciativas que integram aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG) nas operações e tomadas de decisão das seguradoras. Com 9 anos de atuação na representação institucional do setor, possui expertise no monitoramento de questões que afetam o capital reputacional das empresas, na formulação de posicionamentos, na coordenação de projetos multissetoriais e na articulação com stakeholders chave, incluindo reguladores, autoridades governamentais, organizações internacionais e a imprensa. É graduado em Relações Internacionais pelo IBMEC e pós-graduado em Administração e Negócios pela FGV, possui certificações em ESG para o setor de seguros pela ENS e em Finanças Climáticas pelo CFA Institute.

PEDRO ANTONIO WERNECK
Gerente de Sustentabilidade da CNseg

Engenheiro Civil e mestre em Engenharia Civil pela USP. Foi Professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da UNIP, no período de 2002 a 2013, e do curso de pós-graduação em Engenharia Sanitária no Instituto Presbiteriano Mackenzie. Trabalhou na SABESP de 1981 a 2020, exercendo diversas atividades, atuando na Superintendência de Projetos, Superintendência de Obras, como gerente de departamento de obras, gerente de departamento de controle tecnológico e gerente do Departamento de Acervo e Normalização Técnica da SABESP. Atualmente é professor convidado do curso de Engenharia Civil da POLI-USP e Presidente Executivo da ABTC - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto.

PEDRO JORGE CHAMA NETO
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE TUBOS DE CONCRETO (ABTC)

Professor Adjunto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, departamento de Projeto de Arquitetura (DPA) e professor colaborador no PROARQ/ UFRJ, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestre em Arquitetura pela Columbia University (2005) e Doutor em Arquitetura pelo PROARQ/ UFRJ (2021). Tem experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, em todas as suas respectivas fases, incluindo: design, conceito e composição, desenvolvimento de especificações técnicas e projetos executivos, compatibilização de disciplinas complementares, coordenação e gerenciamento de equipes. Trabalhou em empresas de arquitetura no Brasil e no exterior, incluindo a participação no projeto do Parque Olímpico do Rio de Janeiro (AECOM do Brasil) e a atuação nos escritórios Morphosis e Gehry Partners LLP, ambos vencedores do prêmio Pritzker. Atualmente coordena o ateliê universitário 'Projeto FAU' pela UFRJ.

Petar Vrcibradic
Professor e Pesquisador na UFRJ - PROARQ

Doutorando em criação de Gêmeos Digitais utilizando tecnologias de captura de realidade e metodologias BIM e HBIM. Mestre em Captura de Realidade e HBIM pela UEMG. Pós-graduado em Projetos Industriais (ênfase Civil, Elétrica e Mecânica) pela Newton-Paiva. Graduado em engenharia mecânica pela PUC Minas. Docente de cursos de pós-graduação na Mackenzie, PUC-RS, UTFPR, IPOS, EBPOS e ZIGURAT. Atua em diversos projetos utilizando a metodologia BIM e escaneamento a laser nos segmentos comerciais, residenciais, industriais, de infraestrutura, patrimônio cultural e portos.

RAFAEL ANTÔNIO MAGALHÃES RIGONI
Professor e Consultor de BIM na Universidade Mackenzie

Docente do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP (PCC Poli USP) desde 2008, atualmente é Professor Titular (2023) na área de materiais de construção. Com formação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui mestrado (1996), doutorado (2001) e pós-doutorado (2003) em Ciência e Engenharia dos Materiais pela mesma universidade. Em 2005 realizou um pós-doutoramento na área de Construção Civil junto ao Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP (PCC Poli USP). No ano de 2007 conquistou junto à FAPESP um projeto Jovem Pesquisador em Centros Emergentes, consolidando a linha de pesquisa relativa ao domínio do comportamento reológico de suspensões concentradas como ferramenta ativa no desenvolvimento de materiais cimentícios ecoeficientes. Em consequência dessa iniciativa, foi responsável pela implementação do laboratório de reologia de suspensões reativas aplicadas à construção civil no PCC Poli USP. Em 2019 atuou como professor convidado da Universidade ETH Zürich (Suíça) na área de reologia de concretos especiais, onde realizou um pós-doutorado em projetos de Fabricação Digital de Concretos, incluindo impressão 3D (I3D) e Smart Dynamic Casting (SDC), entre outras tecnologias. Atuante em disciplinas de graduação e pós-graduação, tem experiência diversa em pesquisa, iniciada em concretos refratários cerâmicos com ultrabaixo teor de cimento, seguida de materiais, componentes e soluções para ecoeficiência da construção. Alguns projetos a serem ressaltados: inovações em técnicas de caracterização reológica; produtos cimentícios ecoeficientes; comportamento reológico de concretos e argamassas; resíduos (mineração) como matérias-primas para produtos cimentícios; soluções ecoeficientes de materiais e componentes para infraestrutura; concretos e argamassas leves; materiais cimentícios UHPC (ultra-high performance) ecoeficientes com reduzida energia de mistura; impressão 3D e fabricação digital de materiais cimentícios; conceitos reológicos aplicados ao problema de Dam Break e estabilização de barragens de rejeitos. É atualmente pesquisador sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq/FAPESP) Tecnologias Ecoeficientes Avançadas em Produtos Cimentícios; membro do conselho executivo da Unidade Embrapii de Construção Ecoeficiente (UE-CICS/Poli/USP); coordenador de projetos Embrapii com a empresa Vale, visando a utilização de rejeitos do minério de ferro em materiais e componentes de construção civil, além do uso de rejeitos da mineração de cobre e da produção de ligas ferro-níquel na busca de aplicações ecoeficientes no setor de infraestrutura; coordenador de projetos para uso de resíduos de bauxita como adição de materiais cimentícios, sendo o representante acadêmico brasileiro junto ao Instituto Internacional do Alumínio; coordenador de pesquisas junto ao Consórcio Setorial para Inovação da Tecnologia em Revestimentos de Argamassas (CONSITRA E). É um dos docentes coordenadores do Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais (LME) do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, participa da constituição e construção do primeiro edifício Living Lab do Brasil, denominado CICS – Centro para Inovação em Construção Sustentável, além de ser um dos responsáveis pela implementação do Laboratório de Construção Digital (dclab), espaço multiusuário focado em acelerar inovação e manufatura avançada no setor da construção. Também integra o projeto Hubic – Hub de Inovação na Construção, que está sendo constituído a partir de uma parceria da USP com a Associação Brasileira de Cimento Portland.

Rafael Pileggi
Professor Titular da USP

Advogado e atua há 20 anos na Andrade Gutierrez, onde hoje ocupa o cargo de Diretor Comercial. Ao longo de sua trajetória na empresa, consolidou ampla experiência na área de infraestrutura, liderando estratégias operacionais e comerciais, contribuindo para o desenvolvimento de grandes projetos no Brasil. Também é Vice-Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (SINICON), onde desempenha um papel ativo na defesa e fortalecimento do setor junto a entidades públicas e privadas.

RAMON DE MOURA ROCHA
Vice-Presidente do SINICON

Engenheiro Civil, especialista em projetos de estruturas e mestre em Engenharia Civil pela FEC/UNICAMP. Sócio-diretor no escritório de projetos estruturais Somma Cálculo Estrutural. Com mais de 15 anos sendo calculista estrutural, o professor, engenheiro civil e mestre em estruturas decidiu ensinar seus alunos de forma diferente das universidades tradicionais. Ele acredita que mais engenheiros civis podem ter sucesso com o seu método de ensino e se realizarem projetos adequados às normas, com mais segurança e economia.

RANGEL COSTA LAGE
Sócio-diretor da Somma Cálculo Estrutural

É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1993, pós-graduado em Engenharia Financeira pela FGV em 1996 e Advogado graduado pela PUC-MG em 2019. Trabalhou como consultor Interno de Qualidade na Caixa Econômica de 1989 a 1996. De 1996 a 2009, foi Sócio-Diretor na Asa Incorporadora. De 2010 a 2011, trabalhou na PDG Realty, como Diretor Estatutário responsável por negociação, administração, áreas de RH, jurídico, entre outras. De 2011 a 2012, trabalhou no Banco Inter como Diretor de Crédito Imobiliário. Ingressou na MRV em janeiro de 2015, como Diretor Jurídico e Diretor Geral do Instituto MRV. Em março de 2019, foi eleito para o cargo de Diretor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade, ano em que também assumiu a Diretoria Executiva de Financiamento à Construção. Exerce na presente data o cargo de Diretor Executivo de Financiamento à Construção, Relações Institucionais e Sustentabilidade da Companhia. Foi Presidente do Conselho Penitenciário do Estado de Minas Gerais e, além da MRV, participa de outras entidades de forma voluntária. Diretor e membro do Conselho do Instituto Minas Pela Paz, foi Diretor de Relações Trabalhistas do Sinduscon-MG, Membro de Conselhos de entidades do Terceiro Setor e Empresas como Movimento Bem Maior, ORBI Conecta, Instituto IUNGO e Instituto Minas Pela Paz.

RAPHAEL LAFETÁ
Diretor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV

Jornalista e escritor. Colunista do UOL, é autor de “São Paulo nas Alturas” (Ed. Companhia das Letras), finalista do Prêmio Jabuti 2018, o livro mais vendido sobre arquitetura e urbanismo no Brasil nos últimos vinte anos. Desde 2021, tem o canal no YouTube “São Paulo nas Alturas”, que já superou as 22 milhões de visualizações. Dirigiu a revista Veja São Paulo (2018–2021). Pela Folha de S. Paulo (2006–2017), foi correspondente em Pequim, Nova York e Washington, e editor do caderno Mercado. Antes, foi editor de Internacional e correspondente em Curitiba e Buenos Aires da revista Veja (1998–2003), e apresentador e editor-chefe do Jornal da Cultura, da TV Cultura, de São Paulo. Em 2012, foi bolsista da Eisenhower Fellowships, onde estudou urbanismo e inovação digital. Ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) “pela difusão da arquitetura” em 2012. Já lecionou e palestrou sobre arquitetura e urbanismo na Escola Paulista de Magistratura, no Insper, no Ibmec, no Mackenzie, na Escola da Cidade, na Belas Artes, Unicamp, PUC-RJ, Uninove, na UnB-DF e no MON-PR.

Raul Juste Lores
Jornalista, escritor e pesquisador de arquitetura e urbanismo

Engenheira Civil, Mestre em Mecânica dos Solos, Doutora em Engenharia Elétrica e Livre Docente em Projeto Auxiliado por Computador. Atualmente é Professora Sênior junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas. É editora chefe da Revista PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção e membro do corpo editorial da Building Research and Information. Lidera a Célula BIM pela Rede Catarinense de Inovação no Projeto Construa Brasil do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Participa ativamente do Comitê de Estudos Especiais de BIM na ABNT, coordenando a tradução da ISO 19650. É vice-coordenadora do Comitê Científico e Técnico do BIM Fórum Brasil. Desenvolve pesquisa no tema de Modelagem da Informação da Construção e Aprendizado de Máquina aplicados ao projeto e operação de edificações e no ensino, tendo formado inúmeros mestres e doutores com seguidas premiações.

REGINA RUSCHEL
Professora Titular e Pesquisadora na Unicamp

Bióloga pela UFRJ com pós MBA em Gestão Ambiental (IPETEC/UCP). Mestre pelo Programa de Práticas de Desenvolvimento Sustentável da UFRRJ, onde pesquisou os impactos de estratégias da Economia Circular na Pegada de Carbono de produto. É especialista em sustentabilidade na Gerência de Sustentabilidade da Firjan, onde trabalha com ESG, Mudanças Climáticas, Economia Circular, Diversidade, Obrigações Ambientais, ODS. Atuou na área de auditoria e certificações ambientais de empresas e produtos: Auditora líder de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) e Rotulagem Ambiental Tipo I e Verificadora líder de Inventários Corporativos de Gases de Efeito Estufa. Trabalhou com o BID em projetos de fomento à gestão de gases de efeito estufa em PMEs no Brasil, eficiência energética e financiamento verde.

RENATA MENEZES ROCHA
Especialista de Sustentabilidade na Firjan

Atual presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Diretor do Grupo Vega Incorporações. Engenheiro civil e empresário com atuação em Goiás, tem mais de 30 anos de experiência nos setores de construção e incorporação imobiliária. Antes de assumir a presidência, foi vice-presidente da CBIC para a Região Centro-Oeste por dois mandatos e presidiu a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) entre 2014 e 2017. Também foi fundador e primeiro Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese) de Goiânia, fruto do programa “O Futuro da Minha Cidade” da CBIC, iniciativa voltada à promoção de cidades mais sustentáveis e com melhor qualidade de vida. Desde que assumiu a liderança da CBIC, em julho de 2023, tem se dedicado a melhorar o ambiente de negócios e ampliar os investimentos na construção civil no Brasil, com a meta de dobrar a participação do PIB da construção no PIB nacional.

RENATO DE SOUSA CORREIA
Presidente da CBIC

Arquiteto e urbanista formado pela UFRGS. A carreira teve início na empresa familiar Michelon Construtora e Incorporadora, sediada na cidade de Pelotas. Em 2004, abriu uma filial em Porto Alegre, onde passou a executar obras institucionais tanto no setor público quanto no privado. Sob a liderança, a empresa concluiu projetos de diversos portes e tipologias, abrangendo desde indústrias e escritórios até universidades e aeroportos. Em 2009, iniciou as atividades no mercado de incorporação imobiliária. Ao longo dos anos, a empresa entregou mais de 1.500 unidades residenciais em segmentos econômicos e de alto padrão, consolidando presença e reputação no setor imobiliário. Em 2020, fundou a Sopra Incorporadora, sediada em Porto Alegre, onde atua com foco na incorporação e construção de empreendimentos de alto padrão. Além da carreira profissional, também houve envolvimento ativo no âmbito sindical. Iniciando como membro da diretoria do Sinduscon Pelotas, representou o sindicato em importantes instituições como a FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Atualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente do SINDUSCON/RS e desempenha papéis de destaque na FIERGS como Vice-Coordenador do CONSIC (Conselho da Indústria da Construção da FIERGS) e na CBIC como Vice-Presidente e Presidente da CPRT (Comissão de Política de Relações Trabalhistas) da CBIC.

Ricardo Michelon
Vice-presidente de Relações de Trabalho da CBIC

Natural de Tubarão, município ao sul de Santa Catarina, é engenheiro civil e de produção. Iniciou em 1999 sua trajetória profissional como soldador e montador de estruturas metálicas, desempenhando tais funções por cerca de 10 anos. Buscou conhecimento e qualificação para fundar, em 2016, a Brasil ao Cubo (BR3), construtech focada em soluções construtivas ágeis, pioneira em construção off-site volumétrica no país. Com o passar dos anos, a Brasil ao Cubo se transformou em uma construtora que utiliza diversas técnicas construtivas e é reconhecida pela excelência ao conduzir e executar projetos de forma rápida e eficiente. A empresa tem em seu portfólio obras espalhadas em 17 estados brasileiros, além de ter iniciado, em 2022, as operações no México. Ricardo defende a ideia de que toda empresa é, antes de tudo, uma empresa de educação. Ele acredita que a ambidestria empresarial — a capacidade de atuar simultaneamente com foco no Motor 1 e no Motor 2 dentro do mundo dos negócios — é uma das grandes ferramentas para o sucesso das organizações.

RICARDO NUNES MATEUS
Fundador e CEO da Brasil ao Cubo

Engenheiro Mecânico formado pelo CEFET/RJ e Engenheiro de Segurança do Trabalho formado pela UFRJ, pós-graduado em Engenharia de Sistemas Offshore e em Gestão e Gerenciamento de Projetos, com 20 anos de experiência atuando em diversos setores, como: manutenção de aeronaves, infraestrutura aeroportuária, siderurgia, construção civil, óleo/gás e construção naval. Há mais de 12 anos trabalhando na ICN - Itaguaí Construções Navais, na construção de quatro Submarinos para a Marinha do Brasil. Gerencia as áreas de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Brigada de Incêndio. Ao longo destes anos, pôde contribuir de forma ativa e permanente para a evolução da Cultura de SMS (Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional) e Brigada de Incêndio da organização.

Ricardo Rangel Guimarães
Gerente de SMS na ICN - Itaguaí Construções Navais

Advogado, formado em ciências contábeis, mestre em contabilidade tributária, Gerente Jurídico Tributário da FIRJAN, Presidente da 2ª Câmara do Conselho de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro

Rodrigo Barreto
Gerente Jurídico Tributário da Firjan

Sócio e co-head de Real Estate da Vinci Compass tendo ingressado na companhia em 2012. Antes da Vinci, fez parte do time imobiliário da Plural Capital (atual Banco Genial) de 2010 a 2012. Entre 2002 e 2010, atuou nas áreas de produtos estruturados e análise de crédito no Banco BBM (atual Banco BOCOM BBM). É formado em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, possui MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV e Certificate of Management Excellence pela Harvard Business School.

Rodrigo Coelho
Sócio Diretor de Real Estate na Vinci Compass

Advogado e membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal, foi conselheiro diretor e vice-presidente da Anatel, secretário adjunto de desenvolvimento da indústria, comércio e serviços do Ministério da Economia, chefe da Consultoria Jurídica do Ministério das Comunicações, subchefe adjunto de políticas sociais na SAG da Casa Civil da Presidência da República, subsecretário de capital humano do Ministério da Economia, secretário adjunto da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social, assessor do núcleo econômico da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e assessor de conselheiro do CADE, entre outras posições de liderança e assessoria superior no Governo Federal. Recentemente, foi diretor de programa na Secretaria-Executiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e atualmente é secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior.

RODRIGO LOUREIRO ZERBONE
Secretário Executivo da Câmara de Comércio Exterior - Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços

Formado pela FAU-USP, cursou mestrado no departamento de Projeto desta Universidade. Possui experiência docente como professor de Projeto. Sócio-fundador da FGMF, desenvolveu cerca de 600 projetos em conjunto com os demais sócios, tendo recebido mais de 250 prêmios nacionais e internacionais. É também o sócio-administrador do escritório.

RODRIGO MARCONDES FERRAZ
Sócio Diretor - FGMF Arquitetos

Tem 44 anos e é engenheiro civil especialista em engenharia de avaliações e perícias. Desde 2012 na CAIXA, atua na rede executiva de habitação e responde atualmente pela Gerência Nacional de Padrões de Engenharia e Arquitetura.

RODRIGO SANTOS COSTA
Gerente Nacional de Padrões de Engenharia e Arquitetura da Caixa Econômica Federal

Natural de Nova Friburgo/RJ, atuou por mais de 22 anos na Caixa Econômica Federal. Exerceu diversos cargos de liderança na CAIXA destacando-se como Diretor Executivo de Habitação no período 2020-2024. Foi Vice-presidente da ABECIP e representante titular das Instituições Financeiras no Conselho Curador do FGTS. Foi membro do Conselho de Administração e Conselho Fiscal de diversas empresas, como MDCPar, CAIXA Cartões e CAIXA Asset. Desde junho/2025 é Diretor de Relações Institucionais da Plano&Plano (PLPL3), uma das maiores incorporadoras e construtoras do país, com 28 anos de atuação e forte presença no mercado imobiliário da cidade de São Paulo. É engenheiro com especialização em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e mestre em Administração Pública.

Rodrigo Wermelinger
Diretor de Relações Institucional na Plano & Plano Desenvolvimento Imobiliário

Arquiteto e Urbanista, Mestre em Inovação na Construção pela Poli-USP (BIM&FM), Especialista em Arquitetura Hospitalar pelo Albert Einstein, professor de pós-graduação IMT e PUC-RS, com mais de 34 anos de experiência em implantação de CAD/BIM/GIS/EPPM/FM. Coordenador da Academia BIM do Sinduscon-SP e Consultor BIM da CBIC Coautor do Guia BIM MDIC-ABDI e Especialista do Comitê Estratégico BIM do Governo Federal Membro fundador e Conselheiro do BIM Fórum Brasil Sócio-fundador da Vistta|S Consultoria

Rogério Suzuki
Co-Fundador da Vistta|S Consultoria

Executivo proeminente no setor imobiliário no Brasil. Atualmente, ocupa várias posições importantes na Cury: Presidente do Conselho de Administração, Diretor de Crédito Imobiliário, Relações Institucionais e com Investidores. Sua trajetória na Cury começou em 2007, como Gerente de Novos Negócios. Ao longo dos anos, assumiu várias funções, tornando-se Gerente de Relações Institucionais e Crédito Imobiliário em 2011 e Diretor em 2014. Ronaldo possui uma sólida formação acadêmica, com graduação em Administração de Empresas pela FMU e pós-graduações em Negócios Imobiliários pela FAAP/SECOVI-SP e em Investimentos Imobiliários pela FGV-SP. Além de suas funções na Cury, está ativamente envolvido em várias organizações: Diretor Adjunto no Instituto Cury, Vice-Presidente Institucional no SindusCon SP, Membro do Núcleo Real Estate da Poli-Usp, Diretor na FIESP e Conselheiro na ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários). Também ocupa o cargo de Diretor de Relações Institucionais na LARES (Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários), entidade acadêmica que promove o desenvolvimento de estudos na área de Real Estate, reunindo profissionais, acadêmicos e pesquisadores para eventos e intercâmbios.

RONALDO CURY DE CAPUA
Presidente do Conselho de Administração da Cury

Gerente de Marketing, Portfólio e Inovação na Gerdau, onde lidera a definição de estratégias de posicionamento, desenvolvimento de portfólio de soluções e iniciativas de inovação voltadas ao setor da construção civil. Atua na interface entre mercado, engenharia e negócios, com foco em geração de valor, diferenciação competitiva e ampliação de mercado. Também é membro da comissão executiva do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), contribuindo para o avanço técnico e institucional do uso do aço na construção. Engenheira civil pela UFSM, é mestre em Estruturas Metálicas pela UFMG, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV e especialização em Marketing Estratégico pelo Insper.

ROSANE BEVILAQUA
Membro da Comissão Executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA)

Pesquisador social e gestor de políticas sociais com mais de 20 anos de experiência na concepção e gestão de programas e projetos de desenvolvimento e inovação social. É formado em Antropologia, com mestrado em Cidades pela London School of Economics (LSE) e em Processos Urbano-Ambientais pela EAFIT. Sua área de atuação é focada em temas relacionados ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento socioeconômico sustentável, com ênfase em estratégias de resiliência, desenvolvimento urbano/rural, inovação social, prevenção da violência e resolução de conflitos. Atuou por sete anos (2014-2020) como Diretor de Resiliência (CRO) da cidade de Medellín, cidade membro da Rede das 100 Cidades Resilientes da Fundação Rockefeller. Antes de se tornar CRO, atuou por quatro anos como Diretor Executivo de Inovação Social na Pigmalion Consulting, onde coordenou uma série de programas de pesquisa sobre temas que abrangem desde o desenvolvimento sustentável de territórios subdesenvolvidos, gestão de riscos de desastres, prevenção da violência e saúde reprodutiva e mental da juventude local. De 2007 a 2010, atuou como Assistente Administrativo para Assuntos Culturais e Econômicos na Embaixada da Colômbia na África do Sul, onde coordenou visitas oficiais para troca de experiências e conhecimento sobre a implementação do processo de paz na Colômbia, incluindo visitas oficiais do Bispo Desmond Tutu, do ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz Fredrik de Klerk, do Negociador-Chefe Roelf Meyer e do Juiz Albie Sachs, entre outros. Também coordenou diversas visitas de autoridades sulafricanas à Colômbia para compartilhamento de conhecimento, focadas em questões de inovação e mobilidade sustentável para a implementação de sistemas de Bus Rapid Transit (BRT) na África do Sul. Possui também ampla experiência na elaboração e avaliação de políticas públicas urbanas/rurais sobre inclusão social e desenvolvimento humano, infância, segurança e prevenção da violência.

SANTIAGO URIBE ROCHA
Diretor Executivo da Corporación Oficina de Resiliencia de Medellín

Executivo C-Level do mercado financeiro e administrador de carteiras e valores mobiliários autorizado pela CVM desde 2016. Possui a certificação de Conselheiro de Administração pelo IBGC desde 2017 e é professor de finanças. Empregado de carreira da CAIXA com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, sendo 15 anos em cargos de liderança na área de fundos de investimentos (Asset Management). Atuou nas áreas de estruturação, distribuição e gestão de fundos de investimentos, com ampla visão estratégica e sistêmica deste modelo de negócios. Atualmente é Vice-Presidente de Fundos de Investimento da CAIXA e Diretor da ANBIMA.

SERGIO HENRIQUE OLIVEIRA BINI
VP de Fundos de Investimento na Caixa Econômica Federal

CEO da Langer Realty, é referência no mercado imobiliário de alto padrão e luxo. Fundador da Missão Alto Padrão & Luxo, lidera imersões exclusivas em São Paulo, Nova York e Dubai. Também comanda o podcast Vem Pra Mesa, onde conduz conversas estratégicas com grandes nomes do setor, compartilhando insights sobre tendências, inovação e oportunidades no mercado global. À frente da Langer Realty, desenvolve estratégias de comercialização para lançamentos imobiliários, com um diferencial exclusivo: a distribuição nacional dos empreendimentos em uma rede qualificada de imobiliárias e corretores de imóveis em todo o Brasil, potencializando alcance, velocidade de vendas e posicionamento no mercado. Com um olhar visionário e uma rede de contatos altamente influente no Brasil e no exterior, movimenta o mercado imobiliário de luxo ao aproximar investidores, incorporadores e profissionais do setor, antecipando tendências e impulsionando negócios de alto impacto.

Sergio Langer
CEO na Langer Realty

Engenheiro civil: PUC/RS, 1969. Engenheiro de segurança do trabalho: UFRGS, 1975. Diretor da empresa SL Engenharia. Professor por trinta e sete anos nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UNISINOS. Professor por dez anos no curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Obs.: dez anos como coordenador. Vice-presidente do SINDUSCON por três gestões. Escolhido como Engenheiro do Ano 2010 pelo SINDUSCON/RS. Conselheiro do GEAT/CONTRAB da FIERGS. Integrante por dezoito anos do CPN NR 18 (Comitê Tripartite Nacional). Integrante assistente do Grupo de Segurança e Normas da CNI. Integrante do Grupo Técnico de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho do SINDUSCON/RS. Palestrante em mais de uma centena de eventos com abordagem de temas voltados para segurança, saúde e meio ambiente do trabalho. Colunista da Revista CIPA – Coluna "Construindo com Segurança" há mais de duas décadas.

Sergio Luiz de Macedo Ussan
Consultor e Auditor em SST

Altamente motivada a contribuir para um mundo habitável, agradável e sustentável. Acredita nos meios de transporte ativos e ecologicamente corretos como a chave para uma sociedade inclusiva para todos, por isso abraça totalmente a missão da Dutch Cycling Embassy: Ciclismo para Todos. Como Gerente de Projetos, conecta o melhor do conhecimento, da experiência e dos especialistas holandeses em ciclismo com o resto do mundo. Tem formação em geografia humana e planejamento urbano e é professora de geografia (Bacharelado em Geografia Humana, Planejamento Urbano e Estudos de Desenvolvimento - Universidade de Amsterdã, Mestrado em Estudos de Meio Ambiente e Sociedade - Universidade de Radboud, Mestrado em Planejamento Espacial Europeu e Política Ambiental - Universidade de Cardiff).

SHELLEY BONTJE
Gerente de Projetos na Dutch Cycling Embassy (DCE), Holanda

Médica, palestrante e consultora em saúde mental corporativa e qualidade de vida no trabalho. Fundadora da Equilibria, consultoria que atua no pilar de saúde mental e qualidade de vida no trabalho. Especialista em Saúde Mental Corporativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein e certificada em Medicina do Estilo de Vida pelo American College of Lifestyle Medicine, com MBA em Gestão Estratégica em Saúde e Qualidade de Vida (ABQV/IESAMP). Reconhecida como LinkedIn Top Voice em Saúde Mental e Equilíbrio, é TEDx speaker, apresentadora do programa Mutirão Saúde no Canal Futura e conselheira do Comitê Consultivo do Movimento Mente em Foco do Pacto Global da ONU Brasil.

Simone Nascimento
Conselheira no Pacto Global da ONU

Pesquisadora visitante no MIT (Massachusetts Institute of Technology - Senseable City Lab) e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com vasta experiência em BIM (Building Information Modeling), atua como consultora para os setores público e privado. Atualmente, é Gerente de BIM e Inovação na Sondotécnica, vice-presidente de Arquitetura no SINAENCO-SP e conselheira administrativa do BIM Fórum Brasil.

STEFANIA DIMITROV
Gerente de BIM e Inovação da Sondotécnica Engenharia

Servidor Municipal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Pós-graduação/Especialização em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo IPPUR / UFRJ; Desenho e Gestão do Território Municipal pela PUC/CAMP/SP; Preservação Ambiental da Cidade BENNETT/RJ; Pós Graduação/Curso Roteiro Histórico de Geografia Urbana pela Universidade do Porto, Portugal. Principais cargos: Assessor chefe da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Chefe de gabinete Subsecretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente FPJ; Chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; Assessor da Secretaria Municipal de Urbanismo da Cidade do RJ. Foi também o primeiro presidente do CAU/RJ, gestão 2012/2014. Retornou à presidência em 2024.

SYDNEI MENEZES
Presidente do CAU/RJ

Entre as principais vozes em responsabilidade social no Brasil, é sócia-fundadora da Logos Consultoria, com atuação ibero-americana. Há mais de 17 anos contribui para o fortalecimento da governança em responsabilidade social em empresas que somam 8% do PIB nacional. Professora da pós-graduação Master em Gestão ESG da ESPM, integra os conselhos empresariais da FIRJAN e da ACRJ e o Conselho Estadual do Empreendedorismo Feminino do RJ. Psicóloga, geógrafa e mestre em pesquisa social, reúne formações em gestão territorial, conselhos e governança. É cofundadora do Hub+ Conselheiras RJ, Embaixadora do Hub Maravalley, autora do best-seller Contos de Vinho Histórias e Curiosidades por trás dos rótulos, volumes 1 e 2, e coordenadora do livro Mulheres na Governança Corporativa Práticas ESG.

TAIANA JUNG
Sócia-fundadora da Logos Consultoria