PALESTRANTES 2025

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É Arquiteta e Urbanista (UFMG, 1995), Especialista em Construção Civil (UFMG), Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC-MG), Analista de Infraestrutura do Governo Federal desde 2010. Atualmente, está como Coordenadora de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Metropolitano da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, atuando no fomento à implementação do Desenvolvimento Urbano Integrado, em especial no Programa de Desenvolvimento Urbano (Pró-Cidades).

Luciana Gill Barbosa
Coordenadora de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Metropolitano - Ministério das Cidades

Engenheiro Civil (PUCPR, 1999), Especialista em Engenharia de Avaliações (UTFPR, 2000) e em Data Science (ITA,2024). Atua como Perito Judicial e Assistente Técnico em causas de altacomplexidade e possui sólida experiência na elaboração de projetos e execuçãode obras residenciais, comerciais e industriais, além de larga vivência emfiscalização e gerenciamento de empreendimentos. Atualmente é Presidente do IBAPE Nacional (gestão 2024–2025), cargo que se somaa passagens anteriores como Vice-Presidente e Diretor da entidade. É tambémDiretor de Normas da UPAV – União Pan-Americana de Associações de Avaliação,coordenador de cursos de pós-graduação em parceria com o Instituto Tecnológicode Aeronáutica (ITA) e atua como Tutor do Curso de Perícia Judicial do Conselhoda Justiça Federal (CJF). Reconhecido pelo título máximo de Certificação AAA em Engenharia de Avaliaçõespelo IBAPE Nacional, foi Presidente do IBAPE-PR, Conselheiro do CREA-PR emembro de comissões da ABNT responsáveis por normas técnicas de avaliações eperícias. Com ampla participação institucional e acadêmica, coordenou edições do COBREAP,o Valuation20 e diversos eventos nacionais e internacionais da área. Ésócio-fundador da Avaliador.com, empresa dedicada a soluções técnicas,avaliações e capacitação profissional.

LUCIANO VENTURA
Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE)

Arquiteta e Urbanista, Especialista em Construção de Obras Públicas pela UFPR (2010), Mestre em Engenharia Civil pela UTFPR (2013) e Bacharel em Direito pelas Faculdades da Indústria (2020). Desde 2012, atua como Arquiteta e Urbanista na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL), exercendo a função de Coordenadora Técnica no Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI), com foco na melhoria da qualidade de projetos e obras públicas. Desde 2015, coordena o Laboratório BIM do Paraná (LaBIM-PR), vinculado à SEIL, cujo papel é definir diretrizes gerais às instituições que compõem a Estratégia BIM PR, bem como por apoiar tecnicamente os processos de implementação da metodologia BIM no âmbito estadual. A partir de 2019, assumiu a coordenação do Grupo Técnico BIM (GTEC-BIM), no contexto da Estratégia BIM PR – “Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas”. Atuou diretamente na capacitação de servidores públicos estaduais e municipais por meio das iniciativas CAPACITA BIM PR, JORNADAS BIM PR (2023 e 2024) e, atualmente, no CANAL BIM PR. Na área acadêmica, lecionou disciplinas com ênfase em BIM nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UNIANDRADE, bem como em cursos de pós-graduação promovidos pela UTFPR, SENAI, UEPG e IDD. Desde 2024, presta serviços de consultoria e capacitação voltados a servidores públicos das esferas estadual, municipal e federal. Entre as instituições atendidas, destacam-se a Prefeitura de Lucas do Rio Verde (MT), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS) e a Associação Nacional de Pregoeiros e Agentes de Contratação (RO).

LUCIMARA FERREIRA DE LIMA
Coordenadora Técnica na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná

Engenheiro civil, é o atual presidente da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e sócio-presidente da França Participações, empresa de soluções para as áreas de gestão e finanças. Também preside o Conselho do Banco Inter, da Cury Construtora e Incorporadora, da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), da Renac (Recuperadora Nacional de Crédito) e do Conselho Consultivo da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Foi diretor executivo do Banco Itaú por 16 anos, onde atuou como diretor de Crédito Imobiliário (2006 a 2015) e foi responsável pela implantação do Banco de Investimentos, no qual atuou como head. Nesse período, também foi presidente da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), membro do conselho da CNF, diretor da Febraban e presidente do Conselho de Administração da Cibrasec. Iniciou sua carreira na área de Large Corporate, participando da estruturação do Banco de Investimento do Banco Francês e Brasileiro, e atuou em Nova York como managing director para a América Latina, estruturando transações de ADRs e bonds para o mercado de capitais internacional.

Luiz Antonio Nogueira de França
Presidente da ABRAINC

Senior Partner da empresa de consultoria em produtividade TECNOENG Consultoria Empresarial Ltda. Senior Partner da Urbic_Inc, especializada em construções habitacionais industrializadas de múltiplos andares. Foi responsável por todas as atividades de projeto e construção no Brasil pela Tishman Speyer Properties de 2005 até março de 2017. Foi Diretor de Construção da Construtora Inpar em São Paulo por 11 anos. Diretor de Construção e de Produto da Construtora Encol S.A. por 12 anos. Na área acadêmica, é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília. Curso de Mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos USP. Executive Certificate in Strategy and Innovation – Sloan School of Management, MIT - Massachusetts Institute of Technology. Foi professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É professor convidado do curso de mestrado profissional da Faculdade Politécnica da Universidade de São Paulo. Publicou vários artigos e dois livros, sendo um livro sobre produção de fachadas e outro sobre modelagem de custos. É membro do RICS - Royal Institution of Chartered Surveyors.

Luiz Henrique Ceotto
CEO da Urbic Construtora S/A

Economista formada pela USP, é Presidente da ABGF desde março de 2024. Foi Diretora Estatutária da SP Parcerias, sociedade de economia mista vinculada à Prefeitura Municipal de São Paulo responsável por estruturar projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP). Atuou no IFC, entidade vinculada ao Banco Mundial. Compõe o quadro da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo.

MAÍRA MADRID
Presidente da ABGF

Economista com sólida trajetória e ampla experiência na administração pública, no setor privado e na atração de investimentos. Visão é criar na Cidade do México um ecossistema de inovação moderno que enfrente os maiores desafios da capital e a converta em referência global de crescimento econômico distributivo. De 2019 a 2023, atuou como Coordenadora Técnica na Secretaria de Relações Exteriores, tendo papel central durante a pandemia de COVID-19 na obtenção de equipamentos médicos e na coordenação de esforços público-privados. Contribuiu para o fornecimento de ventiladores e outros materiais necessários e facilitou doações do setor privado a hospitais e instituições públicas. Trabalho foi reconhecido pela comunidade acadêmica, empresarial e médica do país, recebendo o reconhecimento “Prática Excepcional 2023” do Conselho Coordenador Empresarial. Na Secretaria de Relações Exteriores, construiu visão atualizada sobre atração de investimento plural e diverso, em um mundo multipolar marcado por turbulência econômica global, priorizando os esforços de responsabilidade econômica do México. Inspirando-se nos avanços tecnológicos da Ásia, Europa e América Latina, desenhou iniciativas para promover a inovação dentro do país, como o Fórum Acelerador de Sinergias entre Startups do Setor Tecnológico e o Governo (FASSST). Também ofereceu análises como colunista convidada no jornal Heraldo de México, abordando temas de relevância nacional e internacional. Economista e cientista política formada pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, onde obteve Mestrado em Economia reconhecido por pesquisa em políticas públicas com incentivos econômicos. Na graduação, formou-se Cum Laude e ampliou a formação na London School of Economics. Em toda a trajetória acadêmica, manteve foco na aplicação dos princípios da economia para o benefício do México. Experiência ampla na coordenação de projetos complexos, interação com setores produtivos, visão estratégica e liderança posicionam como perfil ideal para apoiar o desenvolvimento econômico da Cidade do México a partir da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promovendo inovação, crescimento sustentável e sinergias público-privadas em benefício da população.

MANOLA ZABALZA ALDAMA
Secretária de Desenvolvimento Econômico da Cidade do México

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Isabela Hendrix (Belo Horizonte/MG), com pós-graduação em Gestão Ambiental pela PUC/MG e MBA em ESG pelo IBMEC, cursa atualmente pós-graduação em Urbanismo e o Futuro das Cidades pela PUC/PR. Atuou como gestora de clientes e negócios na Caixa, coordenando projetos e programas da frente Cidades Sustentáveis voltados para a transformação digital de estados e municípios, em parceria com o Banco Mundial. Trabalhou no desenvolvimento de soluções voltadas para sustentabilidade e inovação na habitação, municipalização dos ODS e financiamento para cidades verdes e resilientes, entre outros. Coordenou o desenvolvimento da certificação ambiental de habitações – Selo Azul Caixa, lançado em 2010.

Mara Luísa Alvim Motta
Gerente de Clientes e Negócios na Caixa

Pai de quatro filhos, tem 22 anos de experiência no setor elétrico. Fez carreira na Eletronorte, onde atuou como Gerente Executivo de Estudos e Investimentos em Participações, Superintendente de Planejamento e Controle e Coordenador-Geral da Diretoria Financeira. Teve passagem também pelo Ministério de Minas e Energia como Secretário-Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético, liderando a elaboração do Decreto de Geração Offshore. Nos últimos dois anos exerceu a função de CFO na Eletronuclear. Em 2024, assumiu o cargo de Diretor de Novos Negócios da ABEEólica, onde exerce a função baseado em Brasília. Na trajetória acadêmica, graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), possui MBA em Finanças, pós-graduação em Análise Econômica do Setor Elétrico, pós-graduação em Economia pela School of Business da George Washington University e mestrado em Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo IDP.

Marcello Nascimento Cabral da Costa
Diretor de Novos Negócios da ABEEólica

Arquiteto, cofundador e Diretor de Novos Negócios e Comunicação da Somauma - uma incorporadora focada em retrofit. Você pode encontrá-lo pelas ruas do Centro de São Paulo à procura de edifícios vazios e subutilizados com a missão de transformá-los em células regenerativas: lugares que impactam positivamente o entorno, criando espaços urbanos vibrantes, acolhedores e cheios de possibilidades.

MARCELO FALCÃO
Cofundador da Somauma

Criou em 2021 a Aliança Cidade - associação dos principais Investidores, Proprietários, Empresas e Comerciantes do Brasil, para promover a revitalização dos centros das cidades brasileiras e melhorar a infraestrutura urbana para atrair novos moradores, visitantes e negócios. No Rio de Janeiro, a Aliança representa mais de 300 prédios com 2 M/m² de lajes corporativas e aproximadamente R$ 14 Bi em investimentos privados. Liderou por 8 anos, entre 2010 e 2018, a primeira agência de promoção e atração de investimentos do Brasil – Rio Negócios, responsável pela atração e facilitação de mais de 100 projetos, gerando US$ 4.3 Bi de investimentos e 21 mil novos empregos diretos, além do maior projeto de promoção de negócios realizado no Brasil durante a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas Rio 2016. Em 2009, atuou como Diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Rio de Janeiro, responsável pelo projeto Porto Maravilha, de renovação da área portuária por meio da maior parceria público-privada (PPP) do Brasil, com investimentos de R$ 4 Bi ao longo de 5 mil/m². Atuou como executivo sênior ao longo de 21 anos, na PepsiCo, Citibank, HSBC e ADT-Tyco. Advogado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Gestão de Negócios pela Harvard Business School (Advanced Management Program) e Marketing pela PUC-RJ.

MARCELO HADDAD
Presidente da Aliança Cidade

Com mais de 39 anos de experiência na produção de artefatos de concreto, o economista e MBA em Finanças, Marcelo Kaiuca, é sócio diretor da empresa MULTIBLOCO® Ind. e Com. de Artefatos de Concreto Ltda., produzindo seus produtos, das linhas de ALVENARIA, PAVIMENTAÇÃO e SANEAMENTO, para as maiores, principais e emblemáticas obras no estado do Rio de Janeiro. Atuando no desenvolvimento do mercado e na defesa de interesses do setor, é Presidente do INDUSCIMENTO, Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do estado do RJ; preside o Fórum da Construção Civil da FIRJAN; presidiu e atualmente é diretor regional RJ e ES da BLOCOBRASIL, Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto; Vice-Presidente da Federação das Indústrias do estado do RJ; Coordenador na FIRJAN do Programa Calçada Acessível, que qualifica as equipes técnicas das prefeituras a projetar calçadas, conforme as boas normas de acessibilidade; e Vice-Presidente do SINAPROCIM, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento, da FIESP.

MARCELO KAIUCA
Vice-presidente da Firjan

Gestor de empresas, com especialização em formação de executivos, iniciou sua carreira em renomada construtora de alto padrão em São Paulo. Migrou para a área de estacionamentos onde permaneceu por mais de 18 anos com sociedades e gestão de estacionamentos privados de diversos segmentos, onde implantou e geriu o primeiro sistema de on-street em cidade de grande porte no Brasil. Implantando também em outras 12 cidades, administrando aproximadamente 15.000 vagas de estacionamento. Foi CEO da Tempo Real Incorporadora e desenvolveu mais de 182 mil m² de área privativa com 4.667 unidades habitacionais em diversos nichos do mercado imobiliário na cidade de Curitiba e região metropolitana. Atualmente é sócio dirigente da desenvolvedora 2iBrasil que atua na vocação e desenvolvimento de projetos imobiliários, comerciais, industriais, hoteleiros e de estacionamento. Grande defensor da atividade de classe nos segmentos em que atua, fez parte da diretoria da ADEMI – PR por 8 anos como diretor de relações institucionais da entidade. Desde 2013 faz parte do quadro societário da BRAIN INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA atuando fortemente em todo o Brasil no mercado imobiliário e também em outras indústrias de transformação.

Marcelo Luís Gonçalves
Sócio-Diretor da Brain Inteligência Estratégica

Engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com especializações em Decisão Financeira em Condições de Risco pela PUC-Rio e em Gestão Empresarial pela FGV. Com mais de 30 anos de experiência na Odebrecht Engenharia e Construção, construiu uma trajetória sólida no gerenciamento de projetos e ambientes complexos de grande porte, no Brasil e no exterior. Atualmente, como diretor de Engenharia e ESG, lidera iniciativas estratégicas voltadas à integração de tendências e tecnologias na prestação de serviços de engenharia, com foco na melhoria da eficiência operacional e na implementação de soluções inovadoras, essenciais para fortalecer a competitividade da empresa em um mercado dinâmico e em constante evolução.

Marcelo Rodolfo Assumpção Piller
Diretor de Inovação do Sinicon

Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Mais de sete anos de experiência em Desenvolvimento de Negócios e M&A em Renováveis no Brasil e Uruguai pela Enel Green Power. Mais de 13 anos de experiência em assuntos regulatórios e comercialização de energia de diversas fontes (renováveis, gás, grandes usinas hidrelétricas) no Brasil, atuando na Enel. Experiência institucional no setor elétrico brasileiro após mais de 20 anos atuando na área. Pós-graduação em Finanças Corporativas e de Mercado pelo IBMEC e graduação em Engenharia Mecânica pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

MARCIO TRANNIN
Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR

Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). É doutor em Direito pela USP e mestre em Direito pela Universidade de Londres. Foi Secretário de Estado de Infraestrutura de Minas Gerais e Secretário no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. 

MARCO AURÉLIO BARCELOS
Diretor Presidente da Melhores Rodovias do Brasil - ABCR

Engenheiro Civil, com mais de 45 anos de experiência dedicados à Rede Mater Dei de Saúde. Responsável pela execução de diversas obras de grande porte, incluindo 7 hospitais — 5 deles construídos em estrutura metálica.

Marcos Antônio Fernandes Senra
Engenheiro no CREA 11602/D-MG

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é o atual Presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário e Diretor Presidente na Piimo Empreendimentos Imobiliários. Ainda ocupa os cargos de Vice-Presidente do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan e Vice-Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Engajado em causas sociais, é embaixador do RioSolidario.

MARCOS SACEANU
Presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-RJ)

Após concluir o mestrado na UFRGS foi admitida por concurso como professora doDepartamento de Engenharia Civil da UFSC.Já como professora da UFSC participou da criação da ANTAC Associação Nacional deTecnologia do Ambiente Construído, criada em Brasília em novembro de 1987 sob aliderança do IPT, tendo sido integrante de sua diretoria.E ainda naquele ano começou a atuar no CB 02 – Comitê Brasileiro de Construção Civil daABNT que naquela época tinha um conselho consultivo.Na UFSC, em 1988, organizou com colegas dos departamentos de Engenharia Civil e deArquitetura e Urbanismo um dos primeiros seminários no Brasil sobre desempenho decomponentes e sistemas construtivos.Também foi responsável pelo início da criação do Curso de Pós-Graduação em EngenhariaCivil na UFSC.Transferindo-se para São Paulo em 1988 para trabalhar no IPT , atuou no Agrupamento deMateriais de Construção da antiga Divisão de Edificações – Ded, atual Unidade de Habitaçãoe Edificações, na época dirigida pelo Eng. Roberto de Souza e o agrupamento era entãochefiado pelo Prof. Vahan Agopyan.Naquela época participou de projetos diversos, entre eles projetos relacionados àsargamassas de revestimentos sob a coordenação da Dra. Maria Alba Cincotto, tendo entãoelaborado com ela e com a Profa. Dra. Helena Carasek, o Boletim 68 Argamassas derevestimento: características, propriedades e métodos de ensaio publicado pelo IPT.Em outubro de 1990 se desligou do IPT para ser uma das fundadoras da empresa deconsultoria CTE – Centro de Tecnologia de Edificações.Com o Eng. Roberto de Souza, sócio e atual CEO do CTE desenvolveu os métodos de gestãoda qualidade para empresas construtoras e empresas de projeto que, inspirados emtrabalhos europeus de grupos de empresas para implantação dos sistemas de gestão daqualidade segundo a ISO 9001, coordenou as atividades para criar toda a estrutura de gestãoda qualidade do setor que se disseminou por meio de procedimentos de execução deserviços, inspeção de serviços, controle tecnológico e organização dos processos deempresas de projeto.Nestes temas foi co-autora de mais dois livros: Sistema de gestão da qualidade paraempresas construtoras e Gestão do processo de projeto de edificações.No CTE participou ainda de grandes projetos como a coordenação da parte relativa aomacrocomplexo de materiais de construção do Estudo da competitividade da indústriabrasileira, desenvolvido pelo consórcio UFRJ-UNICAMP para o Ministério da Indústria eComercio e Ministério da Ciência e Tecnologia e inúmeros projetos para entidades setoriais eempresas de toda a cadeia produtiva da construção civil.A partir de 1998 desligou-se do CTE passando a atuar pela NGI Consultoria em gestão daqualidade de empreendimentos de edificações de toda natureza, implantandoprocedimentos e capacitação para estes procedimentos de especificações, execução,inspeção e avaliação pós-obra sempre com foco em desempenho, busca de soluçõestecnológicas para vários empreendimentos de toda natureza e não apenas residenciais,mesmo antes da publicação da norma de desempenho. Começou a ministrar treinamentos sobre desempenho e sobre a norma de desempenho apartir de 2005 mesmo sem a norma publicada tendo em vista sua formação no temadesempenho e trabalhou intensamente no apoio à condução da revisão de 2011-2012 queculminou com a versão 2013 publicada e na revisão que se iniciou em 2018 com publicaçãodas edições de 2021 e 2024.Atua em várias outras atividades ligadas às normas técnicas tendo sido também responsávelpelo texto-base e assistente técnica do CB 02 da ABNT na elaboração da norma de garantias– ABNT NBR 17170 – Edificações – Garantias – Prazos recomendados e diretrizes.Atua como consultora na avaliação de projetos em relação à desempenho de um modo geralmarcadamente com o atendimento à norma de desempenho, em inúmerosempreendimentos de diferentes estados, e em treinamento de equipes de empresasincorporadoras, construtoras, fabricantes e de projeto.É também consultora de fabricantes diversos para a definição de ensaios e avaliações deseus produtos, produção de documentos técnicos e treinamentos do ponto de vista derequisitos de desempenho.Apresenta palestras em eventos técnicos de várias naturezas em diversos estados sempretratando dos temas relativos à tecnologia de construção, qualidade e desempenho.Mantém forte ligação ainda com o meio acadêmico fazendo parte de bancas de mestrado edoutorado e da coordenação técnica de cursos de extensão como os cursos atualmente emandamento com a UFRGS e Sinduscon-RS, dando aulas em cursos de especialização eparticipando de projetos de pesquisa ou extensão.

Maria Angélica Covelo
Diretora na NGI Consultoria e Desenvolvimento

Graduada em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), atua há mais de 12 anos em grandes projetos de infraestrutura, com foco em inovação, digitalização e melhoria de processos. Foi responsável pela estruturação da metodologia BIM na Construtora Andrade Gutierrez e, posteriormente, na área de Ferrovias da Vale. Atualmente, trabalha na Bechtel (Washington DC – EUA) como BIM Manager, liderando iniciativas globais na disciplina de Heavy Civil. É apaixonada por BIM, integração de tecnologias e transformação digital no setor da construção.

MARIANE PEIXOTO COSTA
BIM Manager na Bechtel Corporation

Doutor Honoris Causa pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e engenheiro civil. É presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), diretor titular adjunto do Departamento da Indústria da Construção Civil da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), membro do Conselho Superior do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Curador do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) do Ministério das Cidades. Atuou na Associação Brasileira de Cimento Portland de 1974 a 2024, nas áreas de tecnologia de cimento e concreto, meio ambiente e sustentabilidade, além de ter sido diretor de Relações Institucionais. Foi membro do Conselho Curador do FGTS de 2001 a 2019, presidente da Câmara Setorial de Minerais Não Ferrosos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo de 2007 a 2014, presidente do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) de 2006 a 2008 e presidente da Associação Mercosul de Normalização de 2022 a 2024. Integra o PBQP-H – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat desde 1998 e atualmente.

Mario William Esper
Presidente da ABNT

Coordenador(a)-Geral de Análise de Impacto Social e Ambiental. Mestre em Economia pela FEA/USP, onde também fez a graduação em Economia. Trabalhou como pesquisador e coordenador de pesquisa no Centro de Pesquisas em Macroeconomia das Desigualdades - Made/USP.

Matias Rebello Cardomingo
Coordenador-Geral de Análise de Impacto Social e Ambiental do Ministério da Fazenda

Mestre em Administração Pública e Planejamento Urbano e graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP. Trabalhou na Presidência da República de 2003 até 2011, destacando-se a sua atuação como Subchefe Adjunto de Articulação e Monitoramento na Casa Civil entre 2004 e 2010, onde coordenou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), o Projeto Piloto de Investimentos – PPI e o monitoramento das metas. Entre 2011 até 2016, ocupou o cargo de Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, exercendo a secretaria executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Coordenou também o Programa de Investimentos e Logística (PIL 2) e o Programa Minha Casa Minha Vida. Foi Ministro dos Portos, em 2016, e posteriormente atuou nos Governos Estaduais de Minas Gerais e Bahia monitorando projetos estratégicos.

Maurício Muniz
Secretário Especial do Programa de Aceleração do Crescimento (Casa Civil - Presidência da República)

Advogado da União desde 2005, atualmente exerce o cargo de DiretorGeral da Agência Nacional de Mineração – ANM desde 05/12/2022. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos Setores Energético e Mineral, pela PUC/RJ. Entre 2005 e 2022 esteve em exercício na Consultoria Jurídica do Ministériode Minas e Energia - MME, ocupando o cargo de Consultor Jurídico entre os anos de 2008 e 2010. Nessa oportunidade, foi responsável pela coordenação jurídica do Marco Regulatório do Pré-Sal. Possui relevante atuação nas áreas de Direito da Energia, Minerário, Administrativo, Constitucional e do Meio Ambiente, além de atuar em questões de natureza socioambiental, incluindo as temáticas indígena e quilombola. Participou comomembro efetivo da Comissão Técnica de Assuntos Legais doConselho Nacional de Recursos Hídricos, representando o Ministério de Minas e Energia. Além disso, foi membrodo Conselho de Administração da Companhia deGeraçãoTérmica de Energia Elétrica – CGTEE, no períodode 2008 a 2016, e, do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional – ENBPar.

MAURO HENRIQUE MOREIRA SOUSA
Diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM)

Referência nacional no direito tributário e protagonista nos debates sobre a reforma tributária no brasil, é advogado tributarista com mais de 15 anos de experiência na assessoria estratégica a empresas dos mais variados setores econômicos. Com MBA em Gestão Jurídica Aduaneira e Internacional pelo Massachusetts Institute of Business (MIB) e Especialização em Contabilidade Tributária pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), possui sólida formação acadêmica e atuação reconhecida em contencioso, consultoria e planejamento tributário. É sócio-fundador do escritório Menndel & Melo Advocacia, sediado em Brasília, e vem se destacando nacionalmente por sua atuação técnica e institucional nos temas relacionados à Reforma Tributária. Sua expertise é fundamental em seminários, audiências públicas e eventos legislativos, nos quais representa entidades de classe e empresariais e promove um debate qualificado sobre os impactos e as oportunidades do novo modelo tributário brasileiro.

MENNDEL MACEDO
CEO do Menndel & Melo Advocacia

Fundador e CEO da Plexo Solar, empresa que desenvolveu mais de 45 MW de projetos de geração distribuída fotovoltaica no Brasil. Possui profunda expertise em finanças de energia, adquirindo sua experiência profissional com Edmond de Rotschild Private Equity e fundos locais que atuam no mercado de capitais brasileiro. Tendo verificado as dificuldades de acesso da população brasileira à energia solar, hoje Michel está firmemente comprometido em inovar o financiamento de energia solar para residências de baixa renda. Atualmente é Coordenador da Força Tarefa na ABSOLAR. 

Michel Sednaoui
Coordenador da Força-Tarefa na Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR)

Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia Urbana (UFRJ). Engenheiro civil hidráulico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Carreira com ênfase em recursos hídricos e saneamento. Atual presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) - 2024/2026, mais jovem presidente eleito do Crea-RJ com 3.643 votos. Também presidiu, por quatro anos, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio de Janeiro (ABES-RJ), de 2020 a 2023

Miguel Fernández
Presidente no CREA-RJ

Formou-se em 1997 em Arquitetura eUrbanismo pela UFRJ. É sócio-fundador do MPG Arquitetura e da Opy SoluçõesUrbanas. Abriu seu primeiro escritório aos19 anos. Em 2001 comandou o Bernardes Jacobsen Guimarães, nascido da fusão deseu escritório à marca Bernardes. Em 2003 inaugurou o studio de que é titular.Em 2018, criou com Sergio Conde Caldas e João Souza Machado, a OPY, empresaímpar no mercado imobiliário voltada para encontrar soluções disruptivas onde aarquitetura seja o principal pilar de produto. Em seu portfólio com mais de 1000projetos realizados no Brasil e no exterior constam projetos das mais diversastipologias, como residências, edifícios, hotéis, escolas, museus, galerias,restaurantes, projetos urbanísticos, sempre orientados pela visão do indivíduo,pela escala humana. Destacam-se os campus da EscolaEleva em sete praças pelo país, a Vila Carnaúba, uma cidade turísticasustentável no Ceará, o Condomínio Terra em Santa Catarina e o projeto derevitalização do Jardim de Alah, uma das mais importantes e urgentestransformações urbanas da cidade do Rio de Janeiro. Miguelé autor de inúmeros artigos e livros sobre arquitetura e cultura publicados porimportantes veículos e editoras e comanda hoje um time com mais de cinquentaarquitetos em constante busca pela essência do bem viver, tanto na esferaindividual quanto coletiva.

MIGUEL PINTO GUIMARÃES
Diretor da OPY Soluções Urbanas

Mestrado em Saúde Pública e Doutorado em Epidemiologia (ENSP/Fiocruz), MBA em Data Science e Analytics (USP/Esalq), formada em Ciências Biológicas. Atua no Setor de Saúde Digital do Centro de Referência em Saúde (CRS) da Firjan SESI, com análise de cenários de saúde de trabalhadores da indústria, integrando diversas bases de dados - saúde ocupacional, saúde suplementar, programas de promoção da saúde - e apoiando na construção de indicadores de gestão estratégica, carga da doença e economia em saúde, predição, com foco em prevenção e qualidade de vida. Projetos de consultoria. Experiência profissional em pesquisas com doenças crônicas e transmissíveis, análise de perfil epidemiológico, passado e futuro; mapeamento de saúde de populações, com análise de padrões de distribuição de doenças e agravos, análise preditiva e identificação de fatores de risco e proteção.

MÔNICA VIEIRA DE SOUZA
Analista de Projetos Especiais/epidemiologista - Firjan SESI

Administradora com especializações em Engenharia da Gestão Empresarial e Gerenciamento de Projetos. Intraempreendedora, Gestora Estadual do Projeto ALI Produtividade, lidera iniciativas voltadas à inovação e ao desenvolvimento de micro e pequenas em atividades multisetoriais.

NATHASHE CARUSO
Gestora do ALI Produtividade no Sebrae Rio

Formado em Engenharia Civil pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Diretor da Akasa Incorporadora, atual Conselheiro e ex-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia ADEMI-BA. É também Vice-Presidente de área da CBIC e Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CMA/CBIC).

NILSON SARTI DA SILVA FILHO
Vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC

Doutoranda em Saúde Pública pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Tuiuti do Paraná, com certificação internacional na metodologia Towards Successful Seniority (Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional). Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, com especialização em Enfermagem do Trabalho e MBA em Gestão em Saúde pela São Camilo. Profissional com mais de 15 anos de atuação em projetos de inovação em saúde e segurança no trabalho. Atualmente, é gerente do Centro de Referência em Saúde da Firjan SESI, liderando equipes e programas estratégicos de saúde corporativa, inovação aplicada ao ambiente de trabalho e consultorias voltadas à promoção da saúde e sustentabilidade organizacional.

NOÉLLY MERCER
Gerente do Centro de Referência em Saúde da Firjan SESI

Engenheiro de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e certificação CFA Charterholder. Possui mais de 14 anos de experiência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo os últimos sete dedicados à estruturação de projetos. No BNDES, foi chefe do Departamento de Estruturação de Soluções Imobiliárias e Requalificação Urbana, além de gerente de investimentos em private equity e analista de crédito na área industrial. Atualmente, é Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Rio de Janeiro, liderando iniciativas voltadas à atração de investimentos e ao desenvolvimento da cidade. Também responde pela presidência da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), empresa responsável pela estruturação e gestão dos principais projetos de Parcerias Público-Privadas do município.

OSMAR LIMA
Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro e Diretor Presidente na Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar)

Empresário do ramo da construção. Atua no mercado capixaba desde 1986, mesmo ano em que se mudou definitivamente de Portugal para o Brasil. É presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e de suas instituições (Sesi, Senai, IEL, Cindes e Ideies/Observatório Findes) na Gestão 2024-2028. Também é coordenador do Fórum de Entidades e Federações do Espírito Santo (FEF). Foi vice-presidente da Findes por sete anos, durante dois mandatos. Na Gestão 2020-2024, ocupou o cargo de 1º vice-presidente da Federação. Foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon) entre 2016 e 2022, e atuou na organização e fundação da Câmara Portuguesa de Negócios do Espírito Santo (CPN-ES), em 2019, sendo o seu primeiro presidente.

Paulo Baraona
Presidente da FINDES

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-MG, com MBA em Desenvolvimento de Projetos, é Presidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Possui vivência de mais de 30 anos em altos cargos executivos no setor público, empresas e entidades nacionais representativas de diversos segmentos, tais como Presidente da Fundação TV Minas – Cultural e Educativa de Minas Gerais, Diretor da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (ABRALATAS), Diretor e, posteriormente, Vice-Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (SINFERBASE), Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Vice-Presidente do Grupo AES Brasil. Integrante do Fórum Nacional da Indústria (FNI), membro convidado do World Economic Forum (WEF), diretor adjunto do Departamento da Indústria da Construção e integrante do Conselho Superior da Indústria da Construção (CONSIC) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), e dos Conselhos de Representantes das Federações das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e Vice-Presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ).

PAULO CAMILLO PENNA
Presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland e do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento

Professor Associado da FAU-USP, onde implantou e coordenou o laboratório de fabricação digital FAB LAB SP (2011) e o Grupo de Pesquisa DIGI-FAB - Tecnologias digitais de fabricação aplicadas à produção do Design e Arquitetura Contemporâneos. Professor visitante no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, Portugal (2018-2019). Foi pesquisador visitante na School of Architecture, Planning and Landscape da Newcastle University, no Reino Unido, onde desenvolveu Pós-Doutorado (2014-2015). É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCampinas (1981). Mestre em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP (1989). Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2002) e Livre-Docente (2016) pela FAUUSP. Sócio Fundador e Diretor Técnico da ABCIC-Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Biênio 2003-2004). Consultor internacional em tecnologia para habitação do PNUDPrograma das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2006). Foi superintendente do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (2012- 2015). Atuou no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do Ministério das Cidades, onde foi membro do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH).

Paulo Eduardo Fonseca de Campos
Professor Associado da FAU-USP

Engenheiro Civil graduado pela Escola Politécnica da USP e com extensão universitária em administração pela FGV, atua há mais de 45 anos na implantação de grandes projetos de infraestrutura no Brasil, tanto em contratos de construção como de concessão em cargos de direção dos maiores grupos de engenharia e construção do país, nacionais e internacionais. Dentre estas, destacam-se rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, hidrelétricas, gasodutos, túneis urbanos, obras metroviárias, marítimas, industriais e de saneamento. É membro do Conselho Diretor do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) e do Conselho Superior da Indústria da Construção da FIESP (Federação da Indústria do Estado de São Paulo).

PAULO TESSARI COUTINHO
Conselheiro do SINICON

Profissional com experiência em planejamento estratégico de sustentabilidade no setor de seguros, especializado na coordenação de iniciativas que integram aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG) nas operações e tomadas de decisão das seguradoras. Com 9 anos de atuação na representação institucional do setor, possui expertise no monitoramento de questões que afetam o capital reputacional das empresas, na formulação de posicionamentos, na coordenação de projetos multissetoriais e na articulação com stakeholders chave, incluindo reguladores, autoridades governamentais, organizações internacionais e a imprensa. É graduado em Relações Internacionais pelo IBMEC e pós-graduado em Administração e Negócios pela FGV, possui certificações em ESG para o setor de seguros pela ENS e em Finanças Climáticas pelo CFA Institute.

PEDRO ANTONIO WERNECK
Gerente de Sustentabilidade da CNseg

Engenheiro formado pela UFRJ, com especialização em Engenharia de Produção, é executivo da indústria imobiliária há 40 anos, sendo diretamente envolvido em mais de 150 empreendimentos diferentes, desde casas, edifícios comerciais e residenciais, até grandes infraestruturas urbanas. Contribui para o Opportunity desde 2016, tornando-se gestor desde 2024.

Pedro Bulhões Carvalho da Fonseca
Gestor na Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário

Advogado especializado em Gestão Pública e Políticas Urbanas. Vereador reeleito no Rio de Janeiro (2021-atual). Presidente da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal. Vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais. Líder de iniciativas em transparência e fiscalização governamental. Pós-graduado pelo INSPER no PAGP - Programa Avançado em Gestão Pública. Autor do livro #oRioTemJeito.

Pedro Duarte
Vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Engenheiro Civil e mestre em Engenharia Civil pela USP. Foi Professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da UNIP, no período de 2002 a 2013, e do curso de pós-graduação em Engenharia Sanitária no Instituto Presbiteriano Mackenzie. Trabalhou na SABESP de 1981 a 2020, exercendo diversas atividades, atuando na Superintendência de Projetos, Superintendência de Obras, como gerente de departamento de obras, gerente de departamento de controle tecnológico e gerente do Departamento de Acervo e Normalização Técnica da SABESP. Atualmente é professor convidado do curso de Engenharia Civil da POLI-USP e Presidente Executivo da ABTC - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto.

PEDRO JORGE CHAMA NETO
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE TUBOS DE CONCRETO (ABTC)

Engenheiro Ambiental e Engenheiro de Segurança do Trabalho com MBA em Gerenciamento de Projetos. Mais de 20 anos de experiência em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (QSMS). Atuou em grandes construtoras e projetos de infraestrutura no Brasil e auditoria no exterior, incluindo obras de monotrilho, rodovias, refinarias e portos. Auditor líder em diversas normas ISO e programas de compliance, Responsável pela implantação de sistemas de gestão integrados e programas de segurança premiados. Atualmente é Gerente Corporativo de Sustentabilidade na Álya Construtora S/A, no Rio de Janeiro. 

PEDRO VEIGA GONÇALVES
GERENTE CORPORATIVO DE SUSTENTABILIDADE - ALYA CONSTRUTORA