PALESTRANTES 2025
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Arquiteto e Urbanista formado pela UFPR e especialista em Gestão de Projetos pela ESIC, foi sócio e Diretor de Engenharia de Produto na Tecverde Engenharia S.A. por 15 anos. Desenvolveu e coordenou projetos diversos em sistemas construtivos industrializados somando cerca de 500mil metros quadrados executados em casas de alto padrão, MCMV, escritórios, escolas e hospitais, com amplo acervo técnico. Possui larga experiência na homologação e avaliação de desempenho de sistemas construtivos, através de DATECs e FADs. Atualmente desenvolve projetos e consultorias especializadas em construção industrializada para o mercado, viabilizando somente no último ano mais de R$ 180 milhões em negócios, 1.242 casas populares contratadas, aprovação de projeto de fomento no FINEP no valor de R$ 10 milhões e possui 3 registros de patente em processo de exame pelo INPI.
Pedro Virmond Moreira
Diretor da Flowin Engenharia Offsite
Professor Adjunto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, departamento de Projeto de Arquitetura (DPA) e professor colaborador no PROARQ/ UFRJ, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestre em Arquitetura pela Columbia University (2005) e Doutor em Arquitetura pelo PROARQ/ UFRJ (2021). Tem experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, em todas as suas respectivas fases, incluindo: design, conceito e composição, desenvolvimento de especificações técnicas e projetos executivos, compatibilização de disciplinas complementares, coordenação e gerenciamento de equipes. Trabalhou em empresas de arquitetura no Brasil e no exterior, incluindo a participação no projeto do Parque Olímpico do Rio de Janeiro (AECOM do Brasil) e a atuação nos escritórios Morphosis e Gehry Partners LLP, ambos vencedores do prêmio Pritzker. Atualmente coordena o ateliê universitário 'Projeto FAU' pela UFRJ.
Petar Vrcibradic
Professor e Pesquisador na UFRJ - PROARQ
Doutorando em criação de Gêmeos Digitais utilizando tecnologias de captura de realidade e metodologias BIM e HBIM. Mestre em Captura de Realidade e HBIM pela UEMG. Pós-graduado em Projetos Industriais (ênfase Civil, Elétrica e Mecânica) pela Newton-Paiva. Graduado em engenharia mecânica pela PUC Minas. Docente de cursos de pós-graduação na Mackenzie, PUC-RS, UTFPR, IPOS, EBPOS e ZIGURAT. Atua em diversos projetos utilizando a metodologia BIM e escaneamento a laser nos segmentos comerciais, residenciais, industriais, de infraestrutura, patrimônio cultural e portos.
RAFAEL ANTÔNIO MAGALHÃES RIGONI
Professor e Consultor de BIM na Universidade Mackenzie
Docente do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP (PCC Poli USP) desde 2008, atualmente é Professor Titular (2023) na área de materiais de construção. Com formação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui mestrado (1996), doutorado (2001) e pós-doutorado (2003) em Ciência e Engenharia dos Materiais pela mesma universidade. Em 2005 realizou um pós-doutoramento na área de Construção Civil junto ao Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP (PCC Poli USP). No ano de 2007 conquistou junto à FAPESP um projeto Jovem Pesquisador em Centros Emergentes, consolidando a linha de pesquisa relativa ao domínio do comportamento reológico de suspensões concentradas como ferramenta ativa no desenvolvimento de materiais cimentícios ecoeficientes. Em consequência dessa iniciativa, foi responsável pela implementação do laboratório de reologia de suspensões reativas aplicadas à construção civil no PCC Poli USP. Em 2019 atuou como professor convidado da Universidade ETH Zürich (Suíça) na área de reologia de concretos especiais, onde realizou um pós-doutorado em projetos de Fabricação Digital de Concretos, incluindo impressão 3D (I3D) e Smart Dynamic Casting (SDC), entre outras tecnologias. Atuante em disciplinas de graduação e pós-graduação, tem experiência diversa em pesquisa, iniciada em concretos refratários cerâmicos com ultrabaixo teor de cimento, seguida de materiais, componentes e soluções para ecoeficiência da construção. Alguns projetos a serem ressaltados: inovações em técnicas de caracterização reológica; produtos cimentícios ecoeficientes; comportamento reológico de concretos e argamassas; resíduos (mineração) como matérias-primas para produtos cimentícios; soluções ecoeficientes de materiais e componentes para infraestrutura; concretos e argamassas leves; materiais cimentícios UHPC (ultra-high performance) ecoeficientes com reduzida energia de mistura; impressão 3D e fabricação digital de materiais cimentícios; conceitos reológicos aplicados ao problema de Dam Break e estabilização de barragens de rejeitos. É atualmente pesquisador sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq/FAPESP) Tecnologias Ecoeficientes Avançadas em Produtos Cimentícios; membro do conselho executivo da Unidade Embrapii de Construção Ecoeficiente (UE-CICS/Poli/USP); coordenador de projetos Embrapii com a empresa Vale, visando a utilização de rejeitos do minério de ferro em materiais e componentes de construção civil, além do uso de rejeitos da mineração de cobre e da produção de ligas ferro-níquel na busca de aplicações ecoeficientes no setor de infraestrutura; coordenador de projetos para uso de resíduos de bauxita como adição de materiais cimentícios, sendo o representante acadêmico brasileiro junto ao Instituto Internacional do Alumínio; coordenador de pesquisas junto ao Consórcio Setorial para Inovação da Tecnologia em Revestimentos de Argamassas (CONSITRA E). É um dos docentes coordenadores do Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais (LME) do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, participa da constituição e construção do primeiro edifício Living Lab do Brasil, denominado CICS – Centro para Inovação em Construção Sustentável, além de ser um dos responsáveis pela implementação do Laboratório de Construção Digital (dclab), espaço multiusuário focado em acelerar inovação e manufatura avançada no setor da construção. Também integra o projeto Hubic – Hub de Inovação na Construção, que está sendo constituído a partir de uma parceria da USP com a Associação Brasileira de Cimento Portland.
Rafael Pileggi
Professor Titular da USP
Advogado e atua há 20 anos na Andrade Gutierrez, onde hoje ocupa o cargo de Diretor Comercial. Ao longo de sua trajetória na empresa, consolidou ampla experiência na área de infraestrutura, liderando estratégias operacionais e comerciais, contribuindo para o desenvolvimento de grandes projetos no Brasil. Também é Vice-Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (SINICON), onde desempenha um papel ativo na defesa e fortalecimento do setor junto a entidades públicas e privadas.
RAMON DE MOURA ROCHA
Vice-Presidente do SINICON
Engenheiro Civil, especialista em projetos de estruturas e mestre em Engenharia Civil pela FEC/UNICAMP. Sócio-diretor no escritório de projetos estruturais Somma Cálculo Estrutural. Com mais de 15 anos sendo calculista estrutural, o professor, engenheiro civil e mestre em estruturas decidiu ensinar seus alunos de forma diferente das universidades tradicionais. Ele acredita que mais engenheiros civis podem ter sucesso com o seu método de ensino e se realizarem projetos adequados às normas, com mais segurança e economia.
RANGEL COSTA LAGE
Sócio-diretor da Somma Cálculo Estrutural
Nascido em São Paulo, é engenheiro eletricista com mais de 18 anos de experiência em Real Estate, Engenharia e Desenvolvimento Imobiliário. Atuou em empresas como Gerdau, brMalls, GazitBrasil e Planta Inc, liderando projetos de retrofit hospitalar, expansão de shopping centers, empreendimentos multifamiliares, requalificação urbana e obras corporativas. Sua atuação abrange diferentes escalas e tipologias, incluindo planejamento e gestão de projetos de Capital Intensivo, Retrofit, condomínios residenciais, shopping centers, hospitais e edifícios corporativos. Presente no dia a dia dos projetos, participa diretamente do desenvolvimento junto às equipes multidisciplinares que lidera.
RAPHAEL FELDMAN
Diretor de Engenharia na Planta Inc
É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1993, pós-graduado em Engenharia Financeira pela FGV em 1996 e Advogado graduado pela PUC-MG em 2019. Trabalhou como consultor Interno de Qualidade na Caixa Econômica de 1989 a 1996. De 1996 a 2009, foi Sócio-Diretor na Asa Incorporadora. De 2010 a 2011, trabalhou na PDG Realty, como Diretor Estatutário responsável por negociação, administração, áreas de RH, jurídico, entre outras. De 2011 a 2012, trabalhou no Banco Inter como Diretor de Crédito Imobiliário. Ingressou na MRV em janeiro de 2015, como Diretor Jurídico e Diretor Geral do Instituto MRV. Em março de 2019, foi eleito para o cargo de Diretor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade, ano em que também assumiu a Diretoria Executiva de Financiamento à Construção. Exerce na presente data o cargo de Diretor Executivo de Financiamento à Construção, Relações Institucionais e Sustentabilidade da Companhia. Foi Presidente do Conselho Penitenciário do Estado de Minas Gerais e, além da MRV, participa de outras entidades de forma voluntária. Diretor e membro do Conselho do Instituto Minas Pela Paz, foi Diretor de Relações Trabalhistas do Sinduscon-MG, Membro de Conselhos de entidades do Terceiro Setor e Empresas como Movimento Bem Maior, ORBI Conecta, Instituto IUNGO e Instituto Minas Pela Paz.
RAPHAEL LAFETÁ
Diretor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV
Arquiteta e Urbanista, com especialização em Gestão Empresarial, é Diretora Executiva do BIM Fórum Brasil. Atuou em construtoras de médio e grande porte nos segmentos de construção e incorporações residenciais, e de infraestrutura. Foi gestora dos Projetos de Inovação & Tecnologia e de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). No projeto Construa Brasil, atuou como consultora responsável pelos trabalhos da Meta Difundir o BIM e seus Benefícios.
Raquel Sad Seiberlich Ribeiro
Diretora Executiva do BIM Fórum Brasil
Jornalista e escritor. Colunista do UOL, é autor de “São Paulo nas Alturas” (Ed. Companhia das Letras), finalista do Prêmio Jabuti 2018, o livro mais vendido sobre arquitetura e urbanismo no Brasil nos últimos vinte anos. Desde 2021, tem o canal no YouTube “São Paulo nas Alturas”, que já superou as 22 milhões de visualizações. Dirigiu a revista Veja São Paulo (2018–2021). Pela Folha de S. Paulo (2006–2017), foi correspondente em Pequim, Nova York e Washington, e editor do caderno Mercado. Antes, foi editor de Internacional e correspondente em Curitiba e Buenos Aires da revista Veja (1998–2003), e apresentador e editor-chefe do Jornal da Cultura, da TV Cultura, de São Paulo. Em 2012, foi bolsista da Eisenhower Fellowships, onde estudou urbanismo e inovação digital. Ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) “pela difusão da arquitetura” em 2012. Já lecionou e palestrou sobre arquitetura e urbanismo na Escola Paulista de Magistratura, no Insper, no Ibmec, no Mackenzie, na Escola da Cidade, na Belas Artes, Unicamp, PUC-RJ, Uninove, na UnB-DF e no MON-PR.
Raul Juste Lores
Jornalista, escritor e pesquisador de arquitetura e urbanismo
Engenheira Civil, Mestre em Mecânica dos Solos, Doutora em Engenharia Elétrica e Livre Docente em Projeto Auxiliado por Computador. Atualmente é Professora Sênior junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas. É editora chefe da Revista PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção e membro do corpo editorial da Building Research and Information. Lidera a Célula BIM pela Rede Catarinense de Inovação no Projeto Construa Brasil do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Participa ativamente do Comitê de Estudos Especiais de BIM na ABNT, coordenando a tradução da ISO 19650. É vice-coordenadora do Comitê Científico e Técnico do BIM Fórum Brasil. Desenvolve pesquisa no tema de Modelagem da Informação da Construção e Aprendizado de Máquina aplicados ao projeto e operação de edificações e no ensino, tendo formado inúmeros mestres e doutores com seguidas premiações.
REGINA RUSCHEL
Professora Titular e Pesquisadora na Unicamp
Bióloga pela UFRJ com pós MBA em Gestão Ambiental (IPETEC/UCP). Mestre pelo Programa de Práticas de Desenvolvimento Sustentável da UFRRJ, onde pesquisou os impactos de estratégias da Economia Circular na Pegada de Carbono de produto. É especialista em sustentabilidade na Gerência de Sustentabilidade da Firjan, onde trabalha com ESG, Mudanças Climáticas, Economia Circular, Diversidade, Obrigações Ambientais, ODS. Atuou na área de auditoria e certificações ambientais de empresas e produtos: Auditora líder de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) e Rotulagem Ambiental Tipo I e Verificadora líder de Inventários Corporativos de Gases de Efeito Estufa. Trabalhou com o BID em projetos de fomento à gestão de gases de efeito estufa em PMEs no Brasil, eficiência energética e financiamento verde.
RENATA MENEZES ROCHA
Especialista de Sustentabilidade na Firjan
Atual presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Diretor do Grupo Vega Incorporações. Engenheiro civil e empresário com atuação em Goiás, tem mais de 30 anos de experiência nos setores de construção e incorporação imobiliária. Antes de assumir a presidência, foi vice-presidente da CBIC para a Região Centro-Oeste por dois mandatos e presidiu a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) entre 2014 e 2017. Também foi fundador e primeiro Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese) de Goiânia, fruto do programa “O Futuro da Minha Cidade” da CBIC, iniciativa voltada à promoção de cidades mais sustentáveis e com melhor qualidade de vida. Desde que assumiu a liderança da CBIC, em julho de 2023, tem se dedicado a melhorar o ambiente de negócios e ampliar os investimentos na construção civil no Brasil, com a meta de dobrar a participação do PIB da construção no PIB nacional.
RENATO DE SOUSA CORREIA
Presidente da CBIC
Possui mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de obras e aplicação de conceitos lean na construção. Mestre e Doutor em Engenharia Civil no programa de pós-graduação na FECFAU/UNICAMP. Já auxiliou diversas construtoras, incorporadoras, gerenciadoras e contratantes na transformação lean em diferentes tipologias de obras, como: edificações, portuárias, barragens, industriais, mineração, shoppings, hospitais, habitações de interesse social, urbanismo e bancárias, com aplicações que vão desde a concepção da engenharia, passando por ambientes de apoio à produção e na obra.
Renato Nunes Mariz
Head para construção na Lean Institute Brasil
Arquiteto e urbanista formado pela UFRGS. A carreira teve início na empresa familiar Michelon Construtora e Incorporadora, sediada na cidade de Pelotas. Em 2004, abriu uma filial em Porto Alegre, onde passou a executar obras institucionais tanto no setor público quanto no privado. Sob a liderança, a empresa concluiu projetos de diversos portes e tipologias, abrangendo desde indústrias e escritórios até universidades e aeroportos. Em 2009, iniciou as atividades no mercado de incorporação imobiliária. Ao longo dos anos, a empresa entregou mais de 1.500 unidades residenciais em segmentos econômicos e de alto padrão, consolidando presença e reputação no setor imobiliário. Em 2020, fundou a Sopra Incorporadora, sediada em Porto Alegre, onde atua com foco na incorporação e construção de empreendimentos de alto padrão. Além da carreira profissional, também houve envolvimento ativo no âmbito sindical. Iniciando como membro da diretoria do Sinduscon Pelotas, representou o sindicato em importantes instituições como a FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Atualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente do SINDUSCON/RS e desempenha papéis de destaque na FIERGS como Vice-Coordenador do CONSIC (Conselho da Indústria da Construção da FIERGS) e na CBIC como Vice-Presidente e Presidente da CPRT (Comissão de Política de Relações Trabalhistas) da CBIC.
Ricardo Michelon
Vice-presidente de Política de Relações Trabalhistas da CBIC
Natural de Tubarão, município ao sul de Santa Catarina, é engenheiro civil e de produção. Iniciou em 1999 sua trajetória profissional como soldador e montador de estruturas metálicas, desempenhando tais funções por cerca de 10 anos. Buscou conhecimento e qualificação para fundar, em 2016, a Brasil ao Cubo (BR3), construtech focada em soluções construtivas ágeis, pioneira em construção off-site volumétrica no país. Com o passar dos anos, a Brasil ao Cubo se transformou em uma construtora que utiliza diversas técnicas construtivas e é reconhecida pela excelência ao conduzir e executar projetos de forma rápida e eficiente. A empresa tem em seu portfólio obras espalhadas em 17 estados brasileiros, além de ter iniciado, em 2022, as operações no México. Ricardo defende a ideia de que toda empresa é, antes de tudo, uma empresa de educação. Ele acredita que a ambidestria empresarial — a capacidade de atuar simultaneamente com foco no Motor 1 e no Motor 2 dentro do mundo dos negócios — é uma das grandes ferramentas para o sucesso das organizações.
RICARDO NUNES MATEUS
Fundador e CEO da Brasil ao Cubo
Engenheiro Mecânico formado pelo CEFET/RJ e Engenheiro de Segurança do Trabalho formado pela UFRJ, pós-graduado em Engenharia de Sistemas Offshore e em Gestão e Gerenciamento de Projetos, com 20 anos de experiência atuando em diversos setores, como: manutenção de aeronaves, infraestrutura aeroportuária, siderurgia, construção civil, óleo/gás e construção naval. Há mais de 12 anos trabalhando na ICN - Itaguaí Construções Navais, na construção de quatro Submarinos para a Marinha do Brasil. Gerencia as áreas de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Brigada de Incêndio. Ao longo destes anos, pôde contribuir de forma ativa e permanente para a evolução da Cultura de SMS (Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional) e Brigada de Incêndio da organização.
Ricardo Rangel Guimarães
Gerente de SMS na ICN - Itaguaí Construções Navais
Economista, com curso de mestrado em economia pela USP, possui ampla experiência nas áreas fiscal, financeira, econômica e de infraestrutura nos setores público e privado. No setor público, foi Chefe da Dívida Pública e Secretário do Tesouro Nacional, foi presidente do Banco de Brasília e Chefe de Gabinete da Secretaria de Orçamento e Gestão do Estado de São Paulo. No setor privado, participou da implantação de projetos de infraestrutura de energia, saneamento básico, óleo e gás e aeroportos. Atuou como consultor do BIRD/BID e como professor de economia e de regulação econômica. Atualmente é Diretor de Planejamento e Economia da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB.
Roberto Figueiredo Guimarães
Diretor de Economia e Planejamento da ABDIB
Advogado, formado em ciências contábeis, mestre em contabilidade tributária, Gerente Jurídico Tributário da FIRJAN, Presidente da 2ª Câmara do Conselho de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro
Rodrigo Barreto
Gerente Jurídico Tributário da Firjan
Sócio e co-head de Real Estate da Vinci Compass tendo ingressado na companhia em 2012. Antes da Vinci, fez parte do time imobiliário da Plural Capital (atual Banco Genial) de 2010 a 2012. Entre 2002 e 2010, atuou nas áreas de produtos estruturados e análise de crédito no Banco BBM (atual Banco BOCOM BBM). É formado em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, possui MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV e Certificate of Management Excellence pela Harvard Business School.
Rodrigo Coelho
Sócio Diretor de Real Estate na Vinci Compass
Sócio da área de Infraestrutura da Vinci Compass, com vasta experiência em investimentos em infraestrutura. Anteriormente, trabalhou no Citi Infrastructure Investors, divisão do Citigroup em Nova Iorque, na gestão de um fundo de private equity especializado em infraestrutura, com capital comprometido de US$ 3,4 bilhões. Como Principal de Investimentos, foi responsável pela identificação, análise e execução de transações pelo fundo. Antes disso, integrou o Strategy and Business Development Group da plataforma de investimentos alternativos do Citigroup, onde coordenou a estruturação e captação do primeiro fundo de investimento em infraestrutura do banco. Também atuou nas áreas de M&A e tesouraria do Citi. Antes de se mudar para os Estados Unidos, foi consultor na Accenture Brasil. É formado em Engenharia Civil pela UFRJ e possui MBA em Finanças Corporativas pela Ross School of Business da University of Michigan.
Rodrigo Costa Rocha
Sócio Diretor da Área de Infraestrutura na Vinci Compass
Advogado e membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal, foi conselheiro diretor e vice-presidente da Anatel, secretário adjunto de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços do Ministério da Economia, chefe da Consultoria Jurídica do Ministério das Comunicações, subchefe adjunto de Políticas Sociais na SAG da Casa Civil da Presidência da República, subsecretário de Capital Humano do Ministério da Economia, secretário adjunto da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social, assessor do Núcleo Econômico da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e assessor de conselheiro do CADE, dentre outras posições de liderança e assessoria superior no Governo Federal. Recentemente, foi diretor de programa na Secretaria-Executiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e atualmente é secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior.
Rodrigo Loureiro Zerbone
Secretário Executivo da Câmara de Comercio Exterior do MDIC
Formado pela FAU-USP, cursou mestrado no departamento de Projeto desta Universidade. Possui experiência docente como professor de Projeto. Sócio-fundador da FGMF, desenvolveu cerca de 600 projetos em conjunto com os demais sócios, tendo recebido mais de 250 prêmios nacionais e internacionais. É também o sócio-administrador do escritório.
RODRIGO MARCONDES FERRAZ
Sócio Diretor - FGMF Arquitetos
Tem 44 anos e é engenheiro civil especialista em engenharia de avaliações e perícias. Desde 2012 na CAIXA, atua na rede executiva de habitação e responde atualmente pela Gerência Nacional de Padrões de Engenharia e Arquitetura.
RODRIGO SANTOS COSTA
Gerente Nacional de Padrões de Engenharia e Arquitetura da Caixa Econômica Federal
Natural de Nova Friburgo/RJ, atuou por mais de 22 anos na Caixa Econômica Federal. Exerceu diversos cargos de liderança na CAIXA destacando-se como Diretor Executivo de Habitação no período 2020-2024. Foi Vice-presidente da ABECIP e representante titular das Instituições Financeiras no Conselho Curador do FGTS. Foi membro do Conselho de Administração e Conselho Fiscal de diversas empresas, como MDCPar, CAIXA Cartões e CAIXA Asset. Desde junho/2025 é Diretor de Relações Institucionais da Plano&Plano (PLPL3), uma das maiores incorporadoras e construtoras do país, com 28 anos de atuação e forte presença no mercado imobiliário da cidade de São Paulo. É engenheiro com especialização em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e mestre em Administração Pública.
Rodrigo Wermelinger
Diretor de Relações Institucional na Plano & Plano Desenvolvimento Imobiliário
Arquiteto e Urbanista, Mestre em Inovação na Construção pela Poli-USP (BIM&FM), Especialista em Arquitetura Hospitalar pelo Albert Einstein, professor de pós-graduação IMT e PUC-RS, com mais de 34 anos de experiência em implantação de CAD/BIM/GIS/EPPM/FM. Coordenador da Academia BIM do Sinduscon-SP e Consultor BIM da CBIC Coautor do Guia BIM MDIC-ABDI e Especialista do Comitê Estratégico BIM do Governo Federal Membro fundador e Conselheiro do BIM Fórum Brasil Sócio-fundador da Vistta|S Consultoria
Rogério Suzuki
Co-Fundador da Vistta|S Consultoria
Executivo proeminente no setor imobiliário no Brasil. Atualmente, ocupa várias posições importantes na Cury: Presidente do Conselho de Administração, Diretor de Crédito Imobiliário, Relações Institucionais e com Investidores. Sua trajetória na Cury começou em 2007, como Gerente de Novos Negócios. Ao longo dos anos, assumiu várias funções, tornando-se Gerente de Relações Institucionais e Crédito Imobiliário em 2011 e Diretor em 2014. Ronaldo possui uma sólida formação acadêmica, com graduação em Administração de Empresas pela FMU e pós-graduações em Negócios Imobiliários pela FAAP/SECOVI-SP e em Investimentos Imobiliários pela FGV-SP. Além de suas funções na Cury, está ativamente envolvido em várias organizações: Diretor Adjunto no Instituto Cury, Vice-Presidente Institucional no SindusCon SP, Membro do Núcleo Real Estate da Poli-Usp, Diretor na FIESP e Conselheiro na ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários). Também ocupa o cargo de Diretor de Relações Institucionais na LARES (Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários), entidade acadêmica que promove o desenvolvimento de estudos na área de Real Estate, reunindo profissionais, acadêmicos e pesquisadores para eventos e intercâmbios.
RONALDO CURY DE CAPUA
Presidente do Conselho de Administração da Cury
Gerente de Marketing, Portfólio e Inovação na Gerdau, onde lidera a definição de estratégias de posicionamento, desenvolvimento de portfólio de soluções e iniciativas de inovação voltadas ao setor da construção civil. Atua na interface entre mercado, engenharia e negócios, com foco em geração de valor, diferenciação competitiva e ampliação de mercado. Também é membro da comissão executiva do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), contribuindo para o avanço técnico e institucional do uso do aço na construção. Engenheira civil pela UFSM, é mestre em Estruturas Metálicas pela UFMG, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV e especialização em Marketing Estratégico pelo Insper.
ROSANE BEVILAQUA
Membro da Comissão Executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA)
Membro do registro de Arquitetos de Florença, lidera o departamento de arquitetura da Pininfarina como Arquiteto-Chefe. Possui mais de duas décadas e meia de experiência em âmbito global, desde a concepção de projetos até competições e experiências empreendedoras em diversos domínios. As visões sobre criatividade e inovação em design, materiais e processos renderam colaborações com escritórios como Zaha Hadid Architects e Archea Associati, passando por uma atuação direta e, posteriormente, pelo início da trajetória na Pininfarina em 2013, onde atua como Diretor Criativo das propostas estilísticas e tecnológicas da empresa, expandindo os limites dos paradigmas de ontem para enfrentar os novos desafios em design residencial, planejamento público e na redefinição dos edifícios e de sua capacidade de resposta às novas necessidades.
Samuele Sordi
Arquiteto Chefe na Pininfarina of America
Pesquisador social e gestor de políticas sociais com mais de 20 anos de experiência na concepção e gestão de programas e projetos de desenvolvimento e inovação social. É formado em Antropologia, com mestrado em Cidades pela London School of Economics (LSE) e em Processos Urbano-Ambientais pela EAFIT. Sua área de atuação é focada em temas relacionados ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento socioeconômico sustentável, com ênfase em estratégias de resiliência, desenvolvimento urbano/rural, inovação social, prevenção da violência e resolução de conflitos. Atuou por sete anos (2014-2020) como Diretor de Resiliência (CRO) da cidade de Medellín, cidade membro da Rede das 100 Cidades Resilientes da Fundação Rockefeller. Antes de se tornar CRO, atuou por quatro anos como Diretor Executivo de Inovação Social na Pigmalion Consulting, onde coordenou uma série de programas de pesquisa sobre temas que abrangem desde o desenvolvimento sustentável de territórios subdesenvolvidos, gestão de riscos de desastres, prevenção da violência e saúde reprodutiva e mental da juventude local. De 2007 a 2010, atuou como Assistente Administrativo para Assuntos Culturais e Econômicos na Embaixada da Colômbia na África do Sul, onde coordenou visitas oficiais para troca de experiências e conhecimento sobre a implementação do processo de paz na Colômbia, incluindo visitas oficiais do Bispo Desmond Tutu, do ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz Fredrik de Klerk, do Negociador-Chefe Roelf Meyer e do Juiz Albie Sachs, entre outros. Também coordenou diversas visitas de autoridades sulafricanas à Colômbia para compartilhamento de conhecimento, focadas em questões de inovação e mobilidade sustentável para a implementação de sistemas de Bus Rapid Transit (BRT) na África do Sul. Possui também ampla experiência na elaboração e avaliação de políticas públicas urbanas/rurais sobre inclusão social e desenvolvimento humano, infância, segurança e prevenção da violência.
SANTIAGO URIBE ROCHA
Diretor Executivo da Corporación Oficina de Resiliencia de Medellín
Nasceu em Piracanjuba, no Estado de Goiás, tem 66 anos, é casado com Valéria Leopoldino e pai do Pablo e do João Artur. Cursou Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e possui título de Especialização em Gestão Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. Trabalhou como advogado e exerceu o cargo de conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foi secretário e conselheiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul. Em 2000, foi eleito vereador de Porto Alegre, sendo reeleito em 2004 e 2008. Na Câmara, destacou-se pelo trabalho em defesa e fiscalização de causas coletivas; Foi autor da lei da retirada gradativa das carroças das ruas, transpondo os trabalhadores para outras atividades produtivas, protegendo os animais contra maus-tratos e diminuindo acidentes de trânsito; Apresentou proposta para regularizar construções com pequenas modificações, facilitando a adequação às exigências municipais. Nesse período, promoveu o fórum "Porto Alegre: uma Visão de Futuro" com especialistas para discutir o desenvolvimento da cidade; Presidiu a Câmara Municipal por dois mandatos consecutivos; Implementou série de modernizações no Legislativo que resultaram em serviços mais eficientes e economia aos cofres da instituição. Foi a primeira Câmara de Vereadores entre as capitais brasileiras a assinar o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP); Na Câmara desempenhou os seguintes cargos: vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação, 2001; presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul, 2002; presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, 2004; e vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, 2005. Após o terceiro mandato como vereador em 2012, foi eleito vice-prefeito de Porto Alegre. À época, recebeu título de Cidadão de Porto Alegre em 2016, por iniciativa da Câmara. Como prefeito em exercício, liderou a prefeitura nas ações de enfrentamento de uma tempestade severa que atingiu Porto Alegre em janeiro de 2016. Também foi liderança destacada na reabertura do Mercado Público após o incêndio que destruiu 60% do pavimento superior e oito estabelecimentos. Na sua gestão como prefeito entre 2020 e 2024, Melo foi responsável pela retomada do segundo piso e revitalização do prédio histórico. Em 2018, elegeu-se deputado estadual. Conhecido como o deputado metropolitano, defendia bandeiras coletivas como municipalismo e integração do transporte público; Liderou comissão especial de integração do transporte metropolitano; Criou a lei que permite pagamento de IPVA na hora em blitze e abordagens; Integrou a Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios. Com o apoio de 23 deputados estaduais, o grupo tinha como objetivo enfrentar irregularidades e imoralidades no setor público. Em 2020, Melo disputou a prefeitura de Porto Alegre e venceu no segundo turno, com 370.550 votos. Assumiu a gestão no cenário desafiador da pandemia de Covid-19. Entregou obras históricas importantes, como Trecho 3 da Orla, o início do processo de revitalização do Centro Histórico, recuperação da Usina do Gasômetro e conclusão das avenidas Severo Dullius e Tronco. Executou o maior programa de asfalto novo da história da cidade, com 200 km de vias qualificadas. Manteve a tarifa do transporte público congelada por três anos, renovou a frota com mais de 400 novos ônibus com ar-condicionado. Fortaleceu o efetivo e ampliou os equipamentos da Defesa Civil para resposta a emergências. Ampliou a rede de saúde, aumentando de 279 para 390 equipes do Programa Saúde da Família. Redução das filas na saúde: Programa Agiliza Saúde realizou 64,3 mil cirurgias extras e milhares de consultas e exames. Atenção à saúde mental: Inauguração do Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa). Expansão do atendimento social: Criação de novos centros de acolhimento para moradores de rua e restaurantes populares. Consolidou Porto Alegre como cidade amiga do empreendedor, com implantação da Lei de Liberdade Econômica, fim dos alvarás para empresas de baixo risco, redução do tempo de licenciamento e incentivos fiscais para economia criativa e empresas de tecnologia. Ampliação de vagas em creches (mais de 6 mil novas vagas criadas desde 2021), modernizou-se a infraestrutura escolar, com investimento de R$ 85 milhões em reformas e aquisição de equipamentos. A cidade fez investimentos significativos em saneamento: R$260 milhões em obras de drenagem e infraestrutura contra alagamentos. Na parte de gestão ambiental, destacou-se a revitalização do Viveiro Municipal, com produção de 2 mil mudas por ano para plantio urbano. Recuperação da credibilidade financeira da cidade, permitindo a captação de financiamentos nacionais e internacionais para projetos de grande porte. No maior desastre climático da história em 2024, Capital se destacou na resposta emergencial com medidas de assistência e reconstrução. Após a cheia, a gestão Melo lançou o Programa Porto Alegre Forte: um plano estratégico de reconstrução e adaptação climática que prevê mais de R$ 800 milhões, dividido em seis eixos: infraestrutura, com recuperação de 317 equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde; habitação, com ações para recomposição de 20.781 moradias afetadas; estratégia urbana, incluindo o Projeto de Desenvolvimento Sustentável das Ilhas e incentivos à revitalização do Centro e 4º Distrito; economia e finanças, com isenções tributárias e captação de financiamentos para revitalização e resiliência; ações climáticas, como a implementação de um sistema de alerta de riscos e modernização das defesas contra cheias; e gestão da informação, com plataformas interativas para monitoramento dos impactos das inundações. Ao fim do primeiro mandato, Porto Alegre concretizou a contratação de empréstimos nacionais e internacionais, somando R$ 6,5 bilhões. Em 2024, foi reeleito prefeito de Porto Alegre no segundo turno, com 61,53% dos votos válidos (406.467 votos). Abaixo, estão os principais compromissos assumidos para a nova gestão: Investimentos em infraestrutura, proteção contra enchentes e reassentamento de famílias afetadas; Ampliação da frota de ônibus com ar-condicionado, modernização dos terminais, expansão das ciclovias e fortalecimento da integração tarifária; Expansão da saúde pública: construção do Novo Hospital Presidente Vargas, duplicação do Hospital de Pronto-Socorro (HPS), ampliação do horário estendido nas unidades de saúde e aumento do atendimento especializado, incluindo CAPS e telemedicina. Zerar o déficit de vagas em creches, criar cinco novas escolas de excelência em áreas vulneráveis e implantar a PPP Escola Bem-Cuidada, com reforma e construção de novas unidades; Revitalização do Centro Histórico e do 4º Distrito – Conclusão das obras do Quadrilátero Central, incentivo à habitação na região e ampliação dos investimentos em infraestrutura e segurança; Manutenção do compromisso de não aumentar impostos, ampliação do programa de cashback de ISS para empresas e estímulo ao desenvolvimento econômico e inovação; Ampliação dos programas bônus-moradia e Compra Compartilhada, expansão da regularização fundiária e implementação de projetos habitacionais com recursos do PAC; Implementação do Plano de Ação Climática, recuperação da Avenida Ipiranga e do Arroio Dilúvio, ampliação do saneamento básico e expansão da coleta seletiva; Fortalecimento da assistência social – Expansão do Cartão Alimentação, ampliação dos restaurantes populares, implantação de novos abrigos para pessoas em situação de rua e criação do programa POATerritorial para reestruturar bairros afetados pela cheia.
Sebastião Melo
Prefeito de Porto Alegre
Executivo C-Level do mercado financeiro e administrador de carteiras e valores mobiliários autorizado pela CVM desde 2016. Possui a certificação de Conselheiro de Administração pelo IBGC desde 2017 e é professor de finanças. Empregado de carreira da CAIXA com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, sendo 15 anos em cargos de liderança na área de fundos de investimentos (Asset Management). Atuou nas áreas de estruturação, distribuição e gestão de fundos de investimentos, com ampla visão estratégica e sistêmica deste modelo de negócios. Atualmente é Vice-Presidente de Fundos de Investimento da CAIXA e Diretor da ANBIMA.
SERGIO HENRIQUE OLIVEIRA BINI
VP de Fundos de Investimento na Caixa Econômica Federal
CEO da Langer Realty, é referência no mercado imobiliário de alto padrão e luxo. Fundador da Missão Alto Padrão & Luxo, lidera imersões exclusivas em São Paulo, Nova York e Dubai. Também comanda o podcast Vem Pra Mesa, onde conduz conversas estratégicas com grandes nomes do setor, compartilhando insights sobre tendências, inovação e oportunidades no mercado global. À frente da Langer Realty, desenvolve estratégias de comercialização para lançamentos imobiliários, com um diferencial exclusivo: a distribuição nacional dos empreendimentos em uma rede qualificada de imobiliárias e corretores de imóveis em todo o Brasil, potencializando alcance, velocidade de vendas e posicionamento no mercado. Com um olhar visionário e uma rede de contatos altamente influente no Brasil e no exterior, movimenta o mercado imobiliário de luxo ao aproximar investidores, incorporadores e profissionais do setor, antecipando tendências e impulsionando negócios de alto impacto.
Sergio Langer
CEO na Langer Realty
Engenheiro civil: PUC/RS, 1969. Engenheiro de segurança do trabalho: UFRGS, 1975. Diretor da empresa SL Engenharia. Professor por trinta e sete anos nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UNISINOS. Professor por dez anos no curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Obs.: dez anos como coordenador. Vice-presidente do SINDUSCON por três gestões. Escolhido como Engenheiro do Ano 2010 pelo SINDUSCON/RS. Conselheiro do GEAT/CONTRAB da FIERGS. Integrante por dezoito anos do CPN NR 18 (Comitê Tripartite Nacional). Integrante assistente do Grupo de Segurança e Normas da CNI. Integrante do Grupo Técnico de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho do SINDUSCON/RS. Palestrante em mais de uma centena de eventos com abordagem de temas voltados para segurança, saúde e meio ambiente do trabalho. Colunista da Revista CIPA – Coluna "Construindo com Segurança" há mais de duas décadas.
Sergio Luiz de Macedo Ussan
Consultor e Auditor em SST pela SL Engenharia e Consultoria
Altamente motivada a contribuir para um mundo habitável, agradável e sustentável. Acredita nos meios de transporte ativos e ecologicamente corretos como a chave para uma sociedade inclusiva para todos, por isso abraça totalmente a missão da Dutch Cycling Embassy: Ciclismo para Todos. Como Gerente de Projetos, conecta o melhor do conhecimento, da experiência e dos especialistas holandeses em ciclismo com o resto do mundo. Tem formação em geografia humana e planejamento urbano e é professora de geografia (Bacharelado em Geografia Humana, Planejamento Urbano e Estudos de Desenvolvimento - Universidade de Amsterdã, Mestrado em Estudos de Meio Ambiente e Sociedade - Universidade de Radboud, Mestrado em Planejamento Espacial Europeu e Política Ambiental - Universidade de Cardiff).
SHELLEY BONTJE
Gerente de Projetos na Dutch Cycling Embassy (DCE), Holanda
Casada e mãe de um filho, é servidora concursada da Caixa Econômica Federal há mais de 20 anos. Desde janeiro de 2023 está cedida ao Governo do Estado de Pernambuco, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Neste cargo, desenvolveu o primeiro programa de habitação popular do Estado de Pernambuco, o Morar Bem PE. A iniciativa já recebeu diversos prêmios nacionais, entre eles quatro categorias do Prêmio Selo do Mérito ABC, maior reconhecimento da habitação de interesse social no país. O Morar Bem PE se consolidou como referência regional, inspirando iniciativas semelhantes em estados vizinhos como Ceará e Piauí, e atraindo equipes técnicas de outros governos interessados em replicar o modelo pernambucano. Mestre em Gestão Estratégica de Pessoas pela FBV/Wyden, é formada pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – como conselheira de administração, possui MBA em Gestão Financeira pelo Cedepe (Centro de Desenvolvimento Empresarial) e Gestão de RH na Escola Superior de Marketing. Exerce cargo de liderança desde 2004, tendo ocupado funções de alta gestão na Caixa, tais como Diretora Executiva de Logística e Segurança, Diretora Executiva de Contratos e Operações e Diretora de Participações da holding Caixa Participações. Atuou também como Superintendente Nacional de Varejo e Superintendente Regional do estado de Pernambuco. Como diretora, participou de ações estratégicas de logística e do pagamento do Auxílio Emergencial na pandemia. Na holding, geriu processos de M&A, dentre outras operações de desinvestimento da companhia. Como superintendente da Caixa, ganhou notoriedade na execução do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida e nas ações do governo relativas ao saque imediato do FGTS. Foi membro titular do Conselho de Administração da Caixa Imóveis. Entre outubro de 2021 e dezembro de 2022, foi cedida ao município de Caruaru, à frente da Secretaria Municipal da Fazenda.
SIMONE BENEVIDES DE PINHO NUNES
Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco
Médica, palestrante e consultora em saúde mental corporativa e qualidade de vida no trabalho. Fundadora da Equilibria, consultoria que atua no pilar de saúde mental e qualidade de vida no trabalho. Especialista em Saúde Mental Corporativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein e certificada em Medicina do Estilo de Vida pelo American College of Lifestyle Medicine, com MBA em Gestão Estratégica em Saúde e Qualidade de Vida (ABQV/IESAMP). Reconhecida como LinkedIn Top Voice em Saúde Mental e Equilíbrio, é TEDx speaker, apresentadora do programa Mutirão Saúde no Canal Futura e conselheira do Comitê Consultivo do Movimento Mente em Foco do Pacto Global da ONU Brasil.
Simone Nascimento
Conselheira no Pacto Global da ONU
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia e com mestrado pela PUC-RJ, atuou por 11 anos como professor universitário de Engenharia. Atualmente, é diretor institucional da Águas do Rio, concessionária responsável pela implantação e operação dos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto em 27 municípios do Rio de Janeiro. Foi diretor da BRK Ambiental Macaé e Rio das Ostras entre 2020 e 2021 e ocupou a presidência da Zona Oeste Mais Saneamento, na cidade do Rio de Janeiro, entre 2016 e 2021.
Sinval Araujo de Andrade Filho
Diretor de Relações Institucionais da Águas do Rio
Pesquisadora visitante no MIT (Massachusetts Institute of Technology - Senseable City Lab) e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com vasta experiência em BIM (Building Information Modeling), atua como consultora para os setores público e privado. Atualmente, é Gerente de BIM e Inovação na Sondotécnica, vice-presidente de Arquitetura no SINAENCO-SP e conselheira administrativa do BIM Fórum Brasil.
STEFANIA DIMITROV
Gerente de BIM e Inovação da Sondotécnica Engenharia
Servidor Municipal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Pós-graduação/Especialização em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo IPPUR / UFRJ; Desenho e Gestão do Território Municipal pela PUC/CAMP/SP; Preservação Ambiental da Cidade BENNETT/RJ; Pós Graduação/Curso Roteiro Histórico de Geografia Urbana pela Universidade do Porto, Portugal. Principais cargos: Assessor chefe da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Chefe de gabinete Subsecretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente FPJ; Chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; Assessor da Secretaria Municipal de Urbanismo da Cidade do RJ. Foi também o primeiro presidente do CAU/RJ, gestão 2012/2014. Retornou à presidência em 2024.