Atrações do Rio Construção Summit são destaque em O Globo e Estadão

23 de setembro de 2025
A segunda edição do Rio Construção Summit 2025, o maior evento do setor na América Latina que começa amanhã (24/9) e se estende até 26/9 no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, ganhou destaque em grandes veículos da imprensa nos últimos dias.
Em entrevista para O Globo, o antropólogo colombiano Santiago Uribe Rocha, que será uma das atrações internacionais do Rio Construção Summit 2025, relatou a experiência bem-sucedida de transformação de Medellín e fez um comparativo de diferenças e semelhanças com o Rio de Janeiro.
+ Faça sua inscrição gratuita no Rio Construção Summit 2025
O antropólogo e gestor de políticas sociais defende um urbanismo inclusivo. Ao longo de sucessivas gestões locais, construiu bibliotecas em periferias, transformou lixões em centros tecnológicos e tirou as áreas mais pobres do isolamento com projetos de mobilidade. Na visão do atual diretor-executivo da Corporación Oficina de Resiliencia de Medellín, as ações para reduzir a desigualdade social são essenciais na redução da criminalidade na segunda maior cidade de seu país.
Santigo Uribe Rocha é um dos destaques da programação do Rio Construção Summit. Na quinta-feira (25/9), ele participa de uma conferência sobre as lições aprendidas ao longo do processo de reinvenção de Medellín.
Embaixadora do ciclismo na Holanda defende mobilidade
Gerente de projetos da Dutch Cycling Embassy (DCE), principal organização de apoio à bicicleta nos países nórdicos, Shelley Bontje compartilhou sua experiência em entrevista ao Estadão. A professora avaliou a infraestrutura cicloviária brasileira e sugeriu medidas que poderiam ser adotadas por aqui.
O veículo destacou a presença de Shelley como uma das atrações do Rio Construção Summit. No evento, ela participa da oficina “Mobilidade Ativa: Como Projetar Ciclovias Funcionais e Integradas para as Cidades”, no dia 24/9, e da mesa-redonda “Mobilidade Ativa e o Desenvolvimento das Cidades: O Caso Holandês”, no dia 25/9.
Entre os dias 24 e 26 de setembro, o Píer Mauá, no Rio de Janeiro, se transformará em um polo de inovação, tecnologia, conhecimento e negócios, com mais de 100 horas de atividades simultâneas distribuídas em cinco arenas. Esta é a sua oportunidade de debater tendências globais e entender como as novas tecnologias vão impactar a nossa indústria. Ainda está em tempo: inscreva-se e participe!