PALESTRANTES
arquiteto, fundador e diretor de Afonso Kuenerz Arquitetura e Planejamento Ltda. Assinei, ao longo de 50 anos, mais de 1.000 projetos de arquitetura, a maioria no Rio de Janeiro. Participo da Diretoria da ADEMI – Associação dos Empresários do Mercado Imobiliário - há décadas, onde sou vice-presidente e responsável pela Comissão de Legislação Urbanística.
Afonso Kuenerz
Diretor da Afonso Kuenerz Arquitetura
Consultor setorial na FIRJAN para melhoria dos fluxos de licenciamentos de construções nas prefeituras. Professore pesquisador em cursos de mestrado, graduação e MBAs/Especializações. Conhecimento especializado em ciência da melhoria, congregandoabordagens de gestão enxuta(Lean), seis sigma e teoria das restrições. Possui sólida experiência em organizações do setor industrial e de serviços onde atuou com gestão de pessoas, projetos e processos, patentes, educação executiva, planejamento estratégico, manufatura, qualidade e engenharia. Pós-doutor em engenharia de produção e sistemas, doutor em engenharia civil, mestre em gestão empresarial, especializado em marketing e engenheiro mecânico. Certificação Lean Six Sigma Black Belt. Mais de 80 artigos publicados em periódicos científicos, congressos e capítulos de livros, passando de 100 citações.
Alberto Besser
Professor, Pesquisador e Consultor Setorial na Firjan
Com mais de 20 anos de experiência na construção civil, Alex Maschio está, desde 2010, à frente da regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland - ABCP onde coordena a implementação de projetos de desenvolvimento de mercado para sistemas construtivos a base de cimento nos segmentos de edificações, indústria, autoconstrução e, principalmente, infraestrutura urbana e pavimentação, área na qual se especializou. Em suas vivências com as Prefeituras Municipais e Associações de Municípios ao longo dos últimos anos deparou-se com a dificuldade da gestão pública em viabilizar projetos e planos estratégicos para a infraestrutura viária e, com este propósito, de auxiliar pequenos e médios municípios neste quesito, fundou, em 2021, o INSTITUTO RUAS, empresa especializada em infraestrutura viária urbana/rural e que já conta com mais de 300mil m² projetados em soluções sustentáveis. Engenheiro Civil de formação, (PUC-PR), é também mestre em Planejamento Urbano (UFPR), além de especialista em Planejamento e Gestão de Negócios (FAE Business School) e Gestão Pública (FESP). Ao longo dos últimos anos tem focado sua atuação na área de infraestrutura, especialmente a urbana, conciliando sua experiência em pavimentação (soluções em cimento) com as temáticas voltadas à infraestrutura verde, de alto desempenho e cidades inteligentes. Acredita que a sustentabilidade em seu âmbito macro (social, ambiental e econômica) deve ser o ponto de partida para a escolha das soluções na engenharia. Possui vários artigos publicados, em sua maioria relacionados à área de pavimentação em concreto e planejamento urbano, tendo ministrado mais de 300 palestras, cursos e treinamentos nos últimos anos em todo território nacional. É ainda membro do Conselho Temático de Desenvolvimento de Cidades e do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP) e do GT de Logística – COINFRA, da Federação das Indústrias do estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).
Alex Maschio
Diretor do Instituto Ruas
Diretor-presidente da Águas do Rio, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios fluminenses, incluindo as zonas Sul, Norte e Centro da capital. Engenheiro civil com MBA em Gestão de Negócios pela FGV, possui grande experiência na área de saneamento básico, atuando em diversas operações. Está no grupo Aegea desde 2018.
Alexandre Bianchini
Diretor-presidente da Águas do Rio
Doutor em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mentor certificado em Virtual Design and Construction (VDC) pela Stanford University. Mais de vinte e dois anos de experiência profissional. Especialista em gestão de megaprojetos de infraestrutura, em importantes empresas e em diversos países, atuando nas fases de concepção, projeto, proposta, construção, operação e manutenção, em diversos tipos de contratos e modalidades de entrega, somando US$ +9 bilhões. Fundador e Secretário da Comissão Técnica de Normalização de Edifícios e Obras de Engenharia Civil e secretário das Subcomissões Técnicas de Organização da Informação em Obras (BIM) e Qualidade na Construção, todas do Ministério da Produção, INACAL/Peru. Especialista BIM do Grupo de Trabalho Multissetorial, do Ministério de Economia e Finanças do Peru, enfocado na construção de um marco colaborativo que oriente a incorporação progressiva do BIM no setor público. Membro do diretório de Proptech Construtech Peru. Professor principal na Faculdade de Engenharia da Universidade de Lima. Pesquisador e gestor de projetos de I+D+i, com diversas exposições e publicações científicas em congressos e revistas internacionais, sobre temas como: IPD, VDC, BIM, Lean, Inteligência Artificial, Gestão Colaborativa de Projetos/Contratos, Transformação Digital, Gêmeos Digitais, Infraestruturas Sustentáveis e Resilientes, Engenharia Estrutural e de Materiais. Perito técnico em processos de arbitragem internacional. Coordenador e mentor do programa de formação profissional em VDC para América Latina, em colaboração com Stanford Center for Professional Development e Universidade de Lima, por onde passaram mais de 330 profissionais de 8 países. Criador e editor-chefe do VDC Dictionary. Coordenador responsável pela tradução para espanhol do livro IPD - Integrating Project Delivery, de Martin Fischer, Howard W. Ashcraft, Dean Reed e Atul Khanzode, da Editora Wiley.
Alexandre Del Savio
Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade de Lima
Alexandre Furlan é Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Administrador de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Participou dos cursos de Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais na INSEAD – Fontainebleau, França; e Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais na Wharton School - Philadelphia – USA. Atualmente tem participado como palestrante, debatedor, mediador e ouvinte em diversos congressos, seminários e cursos, tanto nacionais como internacionais, nas áreas jurídica e de gestão empresarial ligadas à relação de trabalho. Foi Secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia do Estado do Mato Grosso; Presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Diretor 1º Tesoureiro da CNI, Presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação de Cuiabá e Várzea Grande; Membro de Conselho Estadual do Trabalho de Mato Grosso; Juiz (atualmente denominado Desembargador) Classista representante dos empregadores no TRT da 23ª Região; Coordenador da Área de Negociação Coletiva da FIEMT;e Professor das cadeiras de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Universidade de Cuiabá (UNIC). Escreveu inúmeros artigos acerca das relações trabalhistas para diversas publicações, recentemente podemos citar: Os obstáculos à negociação coletiva (O Estado de São Paulo); Terceirização: modernidade e maior proteção ao trabalhador (Correio Braziliense).
Alexandre Furlan
Diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Engenheiro Civil com especialização em Administração de empresas e gerenciamento de projetos. Com mais de 25 anos de experiência com construção civil e incorporação imobiliária.
Alexandre Millen
Diretor Regional da Construtora Tenda
Amanda Gasparini é Engenheira Ambiental, especialista em Engenharia de Segurança pela Escola politécnica da Universidade de São Paulo e auditora líder das normas IS0 140001 e ISO 45001. Especialista em Sistemas de gestão Integrado de responsabilidade social, saúde e segurança e meio-ambiente, Amanda atuou 09 anos na indústria, sendo 04 anos na indústria da construção desenvolvendo projetos com foco em transformação organizacional e cultura em pilares estratégicos de sustentabilidade como Carbono e clima, recursos naturais, circularidade e saúde e bem-estar. Em responsabilidade social desenvolveu projetos focados em moradia digna e inclusão de mulheres no mercado da construção civil a partir de parcerias com ONGs focadas no mercado da construção como Mulher em construção, Habitat para humanidade e Construide. Atualmente compõe o time do Instituto Amazônia+21, iniciativa da Confederação Nacional da indústria, que atua para promover o desenvolvimento sustentável da região da Amazônia Legal, como especialista em projetos ESG.
Amanda Gasparini
Especialista em Projetos de ESG Instituto Amazônia +21
É head Comercial da Urbem, empresa que lidera uma transformação na mentalidade da construção civil, arquitetura e mercado imobiliário brasileiros através do uso do masstimber como principal matéria-prima para sistemas estruturais. Desde 2017, gerencia as ações da Urbem, com foco na atuação urbana para alavancar o desenvolvimento das cidades e permitir obras cada vez mais ágeis, eficientes e sustentáveis. Com mais de 15 anos de experiência no mercado imobiliário, Ana é arquiteta e mestranda pela FAU-USP, com especialização em estruturas em madeira, e acredita na urgência de engajar especialistas e sociedade civil no combate às mudanças climáticas por meio da redução das emissões de carbono do setor construtivo.
Ana Belizário
Head Comercial da Urbem
Bacharel em Comunicação Social com Pós-graduação em Recursos Humanos pela PUC/RJ e MBA em Gestão de Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Sócia Diretora da Pontes Comunicação RJ e Presidente da Comissão de Responsabilidade Social da CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Com experiência de mais de 25 anos consolidada na gestão de processos e pessoas nas áreas de Recursos Humanos, Comunicação e Marketing, Gestão do Conhecimento, Direcionamento Estratégico, Responsabilidade Social e Relacionamento com o Cliente.
Ana Cláudia Gomes
Presidente da Comissão de Responsabilidade Social da CBIC
Diretora-adjunta no Instituto Ethos. Responsável pelas atividades de pesquisa, desenvolvimento de ferramentas e metodologias, consultoria e capacitação nas áreas de gestão responsável para a sustentabilidade, cadeias de valor sustentáveis, direitos humanos, diversidade e integridade. Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo, especialista em Economia Brasileira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e em Gestão Empresarial (MBA/FGV). Mestranda do Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM/ECA-USP).
Ana Lucia Melo
Diretora-adjunta no Instituto Ethos
Mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP). É coordenadora de projetos da construção no FGV IBRE, onde desde 2010 coordena e desenvolve trabalhos e levantamentos, principalmente na área de economia da construção. Realizou estudos de caracterização e análise de cadeias produtivas, estimativa de indicadores para a construção civil, incluindo déficit e demanda habitacionais; elaboração de análises sobre conjuntura macroeconômica e setorial.
Ana Maria Castelo
Coordenadora de projetos da construção no FGV IBRE
Engenheira civil-produção, formada pela PUC-Rio, com MBA em Administração de Empresas Familiares e Empreendedorismo, pela EAE Business School. Atua há 17 anos na indústria de transformação do aço. Hoje ocupa o cargo de diretora responsável pela área industrial e de desenvolvimento de produto da empresa Marko Sistemas Metálicos. A Marko é a uma empresa nacional e é a exclusiva fabricante do sistema de cobertura metálica Roll-on. O Sistema Roll-on possui patentes em mais de 17 países, além de certificações internacionais como FM Global, UL e ICC ES.
Ana Maria Figueiredo
Engenheiro Civil Vice-presidente do Sinaprocim – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento e do Sinprocim - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo Gerente do Programa Setorial da Qualidade de Blocos de Concreto e Peças para Pavimentação no PBQP-H/Ministério das Cidades Sócio-diretor da Luccol Engenharia
Anderson de Oliveira
Consultor Técnico do SINAPROCIM
Gerente de Inovação na Andrade Gutierrez, maior e mais inovadora empresa de Engenharia e Construção do país. Gestor do programa de inovação aberta, Vetor AG, que conecta soluções inovadoras às maiores obras do Brasil. Possui vasta experiência em programas de inovação aberta e aceleração de startups, com passagens por programas da Nexa, FIEMG, Neo Ventures, Techmall e Lemonade, além de já ter avaliado e mentorado mais de mil startups de programas como InovAtiva Brasil, 100 Open Startups, Seed, IconHub, Finep Startup e Ilmpact. É investidor anjo, com 12 startups no portfólio e 2 exits. Formado em Engenharia de Produção, possui MBA Executivo Coaching e certificação internacional em Meta Programação Neurolinguistica. Atualmente está cursando MBA em Mercado Financeiro e participa do Programa de Desenvolvimento de Sucessores da Andrade Gutierrez.
André Medina
Gerente de Inovação na Andrade Gutierrez
Advogada, graduada pela Universidade Cândido Mendes/RJ, em 1994, pós graduada em Direito Civil, Processual Civil e Constitucional. Especialização em Regularização Fundiária e em Gestão Pública. Foi diretora da OAB Nova Friburgo-RJ, por 4 anos e atualmente ocupa o cargo de Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de NovaFriburgo/RJ.
Andréa Duque Estrada Azevedo
Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável da Prefeitura de Friburgo
Engenheiro Civil, PMP, pós-graduado em Administração pela Fundação Vanzolini e MBA pelo Insper, com mais de 20 anos de experiência no setor de construção e incorporação, tendo atuado em empresas como Método Engenharia, Gafisa e PDG, atualmente Diretor de Suprimentos e ESG na Tegra Incorporadora, do grupo Brookfield, e também conselheiro da Live University - INBRASC.
Angel Ibañez
Diretor de Suprimentos e ESG da Tegra Incorporadora
Arquiteto urbanista, sócio fundador RAF Arquitetura, diretor de relações institucionais da ASBEA associação de escritórios de arquitetura. Associado a ADEMI e ao GCBrasil. É responsável pela área comercial e de design da RAF, onde desenvolve projetos nacional e internacionalmente. Na região central da cidade é responsável por projetos como o INTO-instituto de traumatologia e ortopedia, a requalificação do complexo do antigo Moinho Fluminense, o desenvolvimento do projeto do AQWA corporate para a TishmanSpeyer, em parceria com o Foester&Partners. Assina o projeto dos edifícios residenciais SkyLux para a Tegra incorporadora (na rua visconde de inhauma), e RioEnergy para a Cury construtora. Atualmente está a frente do desenvolvimento do projeto do terminal intermodal Gentileza, na região da Av. Francisco Bicalho, que receberá as composições do BRT TransBrasil, com conexão entre o VLT, e os ônibus municipais alimentadores.
Anibal Sabrosa Gomes da Costa
Sócio fundador da RAF Arquitetura
Brasileiro, casado, natural de Belo Horizonte (MG), residente no Rio de Janeiro; • Administrador (UFRJ, 1976); • Diretor Superintendente do Sebrae/RJ desde fevereiro/2019; Membro do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ (de 2005 a 2018); • Presidente da SNA - Sociedade Nacional de Agricultura desde 2010, sendo Vice-Presidente de 1995 a 2010; • Vice-Reitor do Centro Universitário da Cidade, do Rio de Janeiro (de 2005 a 2008); • Sócio e Diretor-Executivo do Ibmec Educacional S.A. (de 1999 a 2004); • Diretor administrativo-financeiro do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (de 1984 a 1999); • Diretor e Sócio da Consagra - Empreendimentos e Participações Ltda; • Vice-Presidente da ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro desde 2017 e Diretor (de 2015 a 2017); • Membro do Conselho Superior de Agronegócios da FIESP desde 2010; • Vice-Presidente do SEMERJ - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições do Ensino Superior do RJ (2009-2015); • Integrou os seguintes Conselhos da FIRJAN: Conselho Empresarial de Gestão Estratégica para Competitividade; Fórum Empresarial da Agroindústria; e Conselho Empresarial de Energia Elétrica. • Membro do Conselho das Entidades do Setor Agropecuário – Conselho do AGRO, desde 2016; • Membro do Conselho Superior da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior – FUNCEX, desde 2021; • Foi membro de diversas Câmaras Setoriais e Temáticas do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Antonio Melo Alvarenga Neto
O Dr. Bilal Succar é um pesquisador independente e consultor internacional experiente nas áreas de avaliação e aprimoramento do desempenho digital. O Dr. Succar trabalhou como projetista, gerente de obra, instrutor e especialista em BIM no Oriente Médio e na Austrália de 1992 a 2003. Em 2004, o Dr. Succar fundou a ChangeAgents AEC, uma consultoria de inovação aberta que opera em Melbourne, na Austrália. Em 2016, o Dr. Succar fundou a BIMe Initiative (BIMexcellence.org), uma comunidade de pesquisa e prática sem fins lucrativos com mais de 160 voluntários - professores conceituados, estudantes de pós-graduação e especialistas do setor - de 42 países. A BIMe Initiative tem como objetivo acelerar a transformação digital do ambiente construído por meio da inovação de processos e do compartilhamento aberto de conhecimento. Ela investiga, desenvolve e fornece ferramentas, modelos e recursos de acesso livre e gratuito (por exemplo, BIMdictionary.com e Macroadoption.com) destinados a beneficiar o profissional especializado, o acadêmico, o pesquisador e o formulador de políticas. Conciliando a pesquisa acadêmica com a prática digital, o Dr. Succar publicou vários artigos citados e revisados por pares, liderou iniciativas nacionais de alto impacto e ministrou palestras e workshops estratégicos em 19 países.
Bilal Succar
PhD. Pesquisador Independente e Consultor Internacional
Uma das lideranças políticas do Norte e Noroeste Fluminense, Bruno Dauaire é advogado com pós-graduação em Administração Pública e está no terceiro mandato consecutivo de deputado estadual do Rio de Janeiro. Entre 2020 e 2021, foi secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, quando atuou na reabertura de unidades dos Restaurantes do Povo, lançou o Supera RJ e criou espaços de atendimento a vítimas de violência doméstica, como a Casa do Direito da Mulher Daniella Perez. Na Assembleia Legislativa do Rio, empenhou-se em pautas ligadas à Segurança Pública, servidores e garantia de direitos de pessoas com doenças raras. Em 2 de janeiro de 2023, Bruno Dauaire licenciou-se da Alerj para assumir a Secretaria de Habitação de Interesse Social com a missão de reduzir o déficit habitacional do Rio de Janeiro e promover condições de moradias dignas a toda população.
Bruno Dauaire
Secretário de Habitação de Interesse Social do Estado do Rio de Janeiro
Eng. Civil (UFPR), fundador e CEO da Makasí, empresa que tem como propósito democratizar o acesso a crédito para construção. Foi também fundador e CEO da Tecverde, empresa que se tornou referência global em construção industrializada. Empreendedor Endeavor desde 2013 e investidor anjo de diversas startups do setor.
Caio Bonatto
CEO da Makasi
Sócio nas áreas de Infraestrutura e de Direito Administrativo e Projetos Governamentais de TozziniFreire, Caio tem atuação voltada à interação entre o poder público e a iniciativa privada. Tem 17 anos de experiência relevante na estruturação de projetos de infraestrutura, concessões e PPP (Parcerias Público-Privadas), na participação em licitações e na gestão de contratos administrativos, especialmente em setores regulados e em temas relacionados a integridade, tanto na prevenção (risk assessment, programas de integridade) quanto na remediação (acordos de leniência, gerenciamento de crise, investigações internas) de atos ilícitos contra a Administração Pública. Possui experiência em demandas consultivas e contenciosas, incluindo Tribunais de Contas e improbidade administrativa. Em consultoria regulatória, atuou especialmente nos setores de rodovias, portos, aeroportos, petróleo & gás, saúde, saneamento e educação. Graduado em Direito pela UNIFACS (Universidade Salvador), é mestre em Direito do Estado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e doutor em Direito do Estado pela USP (Universidade de São Paulo). É reconhecido pelo Chambers Latin America, pela Análise Advocacia 500 e pelo LACCA Approved: Latin America’s leading private practitioner em Direito Administrativo.
Caio Loureiro
Advogado no Escritório TozziniFreire e Advogados Associados
Graduado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, além de coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP). Sob a coordenação de Oded Grajew, integrou a equipe da Assessoria Especial do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Atua no Instituto Ethos desde 2004, quando iniciou como assessor de Políticas Públicas. Em 2005, tornou-se gerente-executivo de Políticas Públicas, em 2014, diretor-executivo e em 2017, foi nomeado diretor-presidente do Instituto Ethos. Participa como membro dos seguintes conselhos: Transparência Pública e Combate à Corrupção (CGU); Pró-Ética (CGU); Agro + (MAPA); Infra + (MInfra); Rede Nossa São Paulo; Instituto de Apoio a Crianças e Adolescentes com Doenças Renais (ICRIM); Associação São Agostinho (ASA); Instituto Brasileiro de Autorregulação no Setor de Infraestrutura (IBRIC); Instituto Ética e Saúde; Fundo JBS Amazônia e do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS).
Caio Magri
Presidente Executivo do Instituto Ethos
Iniciou seus trabalhos com madeiras engenheirada em 2004, quando começou a estudar engenharia industrial madeireira na universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP de Itapeva, formando-se em 2008 com especialização no processo de produção de Madeira Laminada Colada. Trabalhou em grandes indústrias como a Battistella em Lajes – SC e nos Estados Unidos na teco em controle de qualidade de madeiras. Realizou estágios na Battistella em lajes Santa Catarina na produção de chapas de compensado para assoalho de ônibus em 2007 e na empresa teco em Madison- Wisconsin - usa em controle de qualidade de Madeira Laminada Colada em 2008. Obteve o título de mestre em ciência e engenharia dos materiais (2011) pela universidade de São Paulo, no estudo de Madeira Laminada Colada analisando a combinação madeira-adesivo- tratamento preservativo para em emprego em cruzetas de madeira junto a annel, projeto de pesquisa e desenvolvimento. Possui uma patente titulada de “dispositivo classificador de madeira e método de classificação de madeira” de número BR 10 2012 027833-2. Prestou consultoria técnica para o projeto e implantação da fábrica de madeira laminada colada, tema localizada em Rancharia – SP. Morou em Madison Wisconsin, EUA e em Milão na Itália. Já visitou várias indústrias espalhadas pelo mundo de madeira laminada colada, como Itália, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Chile e Áustria. Já apresentou vários trabalhos em congressos sobre madeiras e estruturas de madeira em todo o mundo. Obteve o título de Doutor em Engenharia Civil (2014) pela Universidade de São Paulo, no estudo de ligações com parafusos auto-atarraxantes sem pré-furação para uso em estruturas de madeira com parceria da empresa Italiana Rothoblass. Em 2014 tornou-se sócio da empresa Rewood localizada em Taboão da Serra onde teve a oportunidade de realizar vários trabalhos desde a consultoria de viabilidade técnica, análise estrutural para o projeto e planejamento do produto, produção, montagem, transporte, logística, instalação, garantia e suporte pós-instalação, em todo Brasil. Teve a participação no primeiro prédio Edifico de Madeira (Fábrica de Chocolates Dengo) localizado em São Paulo.
Calil Neto
Sócio-diretor da Rewood
Engenheira civil-produção, formada pela PUC-Rio, com MBA em Administração de Empresas Familiares e Empreendedorismo, pela EAE Business School. Atua há 17 anos na indústria de transformação do aço. Hoje ocupa o cargo de diretora responsável pela área industrial e de desenvolvimento de produto da empresa Marko Sistemas Metálicos. A Marko é a uma empresa nacional e é a exclusiva fabricante do sistema de cobertura metálica Roll-on. O Sistema Roll-on possui patentes em mais de 17 países, além de certificações internacionais como FM Global, UL e ICC ES.
Carla Borges
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com especialização em Políticas Públicas e Governo pela UFRJ, Eduardo Paes está em seu terceiro mandato como prefeito do Rio de Janeiro (2008-2016 e 2021-2024). Ex-vereador, ex-deputado Federal, presidiu a C40 CitiesClimateLeadership Group, de 2008 a 2016.
Carla é Engenheira de Alimentos, formada pela UFRRJ há mais de 20 anos, com Mestrado em Ciências pela UFRJ e MBA em Gestão da Inovação e Capacidades Tecnológicas pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, ela ocupa o cargo de Gerente Regional de Pesquisas e Serviços Tecnológicos na Firjan SENAI. Sua ampla visão estratégica, experiência de gestão na área de tecnologia e inovação, bem como no desenvolvimento e implantação de novos produtos e serviços, são pilares essenciais de sua carreira. Com expertise em identificação de oportunidades de negócios, Carla lidera equipes multidisciplinares e promove soluções tecnológicas inovadoras para empresas. Sua combinação de conhecimentos técnicos e habilidades de gestão, aliada a sua paixão pela inovação, a tornam uma profissional altamente comprometida com resultados.
Carla Giordano
Gerente Regional de Pesquisas e Serviços Tecnológicos na Firjan SENAI
O mais jovem a assumir a presidência do legislativo municipal. Cumpre o seu quinto mandato como vereador da Cidade em 2019, ocupou a suplência de Deputado Estadual na Alerj. Sua primeira eleição como Vereador ocorreu em 2004, quando se tornou um dos mais jovens parlamentares eleito, com 22 anos. Em 2016, foi escolhido pela Embaixada Americana como um dos sete jovens líderes políticos no Brasil. Como presidente da Câmara do Rio liderou pautas importantes que contribuíram para o desenvolvimento da Cidade. Dentre elas destacam-se, a modernização e transparência na Câmara do Rio, a lei de Liberdade Econômica, Minirreforma Tributária, ISS Neutro, Investimentos no BRT, Nova Bilhetagem Eletrônica, Reforço Escolar, dentre outras. É formado em Administração pela PUC-Rio. Especializou-se em Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (LUPERJ), da Universidade Cândido Mendes. Antes de se tornar vereador, atuou na Subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Foi também administrador regional do Recreio dos Bandeirantes.
Carlo Caiado
Presidente da Câmara Municipal do Rio
Engenheiro civil e empresário. Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, atuou por 21 anos na Encol Engenharia e 3 anos na Construtora Berman. Em 2002 fundou a Oros Engenharia, que atua em incorporação, obras públicas e comerciais, principalmente na Região Sul do País. Desde 2014, dedica parte do seu tempo e experiência ao associativismo, em prol da indústria da construção. Atualmente é presidente do Sinduscon-PR, Gestão 2023-2025.
Carlos Augusto Emery Cade
Presidente Sinduscon PR
Eng° Civil UFF 1971 - obras pesadas Concic Portuária 1968-1977 - Executivo Diretor - Coca-Cola; IMI Cornelius 1977-2000 - Empresário/franqueado Portobello 2000-2011 - Empresário Diretor KD do Brasil 2010–atual, empresa de pesquisas de novos materiais e tecnologias de aproveitamento de resíduos industriais e de mineração- Diretor spinoffVikatech 2013-2016 incubada no Parque Tecnológico Coppe UFRJ-Diretor spin-off Nextone 2021-atual.
Carlos Fernando Carvalho Motta
O engenheiro e empresário da indústria da Construção, CARLOS HENRIQUE PASSOS, 61 anos, é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) desde 2014 e integra o Conselho Regional do SESI Bahia. Foi escolhido para suceder o atual presidente da FIEB, em outubro de 2023. Ex-presidente e atual conselheiro do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), foi eleito este ano 1º vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na FIEB, sua atuação inclui ainda o Comitê da Cadeia da Indústria da Construção, o Comitê de Obras e o Conselho de Contas do SESI Bahia. Admitido em 1984 na CaixaEconômica, como engenheiro, ocupou as funções de gerente de Divisão na Área de Habitação, até assumir, no período de 1995 a 2004, a Gerência Regional da Superintendência de Negócios de Salvador. Em 2004, assumiu a área de incorporação imobiliária da Gráfico Empreendimentos Ltda. Atualmente é sócio-diretor. Com especializações em Finanças Empresariais, pela Fundação Getúlio Vargas, Administração de Negócios, pela Universidade Católica de Salvador, em Consultoria em Negócios, pela Universidade de Brasília e em Marketing pela ESPM, teve atuação importante nas entidades por onde passou, contribuindo com importantes projetos estratégicos voltados para o setor. Na presidência do Sinduscon, teve uma participação importante no apoio às empresas associadas, quando do surgimento do programa Minha Casa, Minha Vida e na CBIC, liderou um projeto dentro da Comissão da Indústria Imobiliária, que deu origem à Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS), da qual foi coordenador.
CARLOS HENRIQUE PASSOS
Vice-presidente da FIEB
• Advogado em São Paulo • Autor dos livros: o “Falhas, Responsabilidades e Garantias na Construção Civil” (2.008); o “Guia para Atendimento à N o orma de Desempenho” (2013); o “Direito na Construção Civil” (2.015); • Membro e atual coordenador do Conselho Jurídico do SINDUSCON-SP; • Membro e ex-coordenador do Conselho Jurídico do SECOVI-SP • Consultor da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, • Membro do Conselho Consultivo do IBRADIM – Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, • Professor em cursos de pós-graduação, especialização e mestrado;
CARLOS PINTO DEL MAR
Sócio Titular na Del Mar Advogados
Profissional de Recursos Humanos com experiência de mais de 10 anos nos subsistemas de treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção e consultoria interna. Formada em Pedagogia pela Universidade Estácio e em Administração pela Faculdade Moraes Junior – Mackenzie RJ, iniciei carreira em RH no segmento de óleo e gás, mas estou há 8 anos atuando em empresas do segmento de construção civil/ mercado imobiliário. Coordenadora de RH na unidade de negócio da Gafisa RJ.
Carolina Antunes
Coordenadora de Recursos Humanos na Gafisa S/A
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da cidade do Rio de Janeiro. Advogado e Ex-Deputado Estadual.
Chicão Bulhões
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da cidade do Rio de Janeiro
Graduado em Engenharia Civil pela USP – EESC, Mestrado pela mesma instituição, MBA pela FGV em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil. Trabalha como Gerente de Obras da Cury Construtora desde 2015, atuando também como Coordenador de Novas Tecnologias e fazendo parte do Comitê de Inovação da empresa.
Christiano Wood
Gerente de Obras da Cury Construtora
Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (POLI/UFRJ,1988), Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1997), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1991) e doutorado em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ,1994). É docente dos cursos de graduação Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, e do Programa de de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PEA/UFRJ). É Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Sistemas e Gestão de Engenharia (Politécnica/UFRJ) e da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UFRJ. As suas linhas de pesquisa integram conhecimentos e ferramentas de avaliação estratégica, métricas de sustentabilidade, engenharia e gestão do ciclo de vida, riscos socioambientais e governança ambiental. Atua em diversos projetos de pesquisa com apoio de agências de fomento e de empresas na área de petróleo e mineração. Foi Coordenadora da implantação do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ (2007-2010), Presidente do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais (2009-2013), Coordenadora do PRH41 - Programa de Recursos Humanos da ANP-FINEP/MCTI em Engenharia Ambiental Aplicada à Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (2010-2017). Atualmente é Diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Presidente do Fórum Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino de Engenharia (FORDIRENGE), e membro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia.
Cláudia do Rosário Vaz Morgado
Diretora da Escola Politécnica da UFRJ
Engenheiro Civil da Escola de Engenharia Mauá (IMT)MestreemEngenharia-UniversityofSheffield (U.K.) Professor nas áreas de desenvolvimento urbano e investimentos imobiliários emcursosdepós-graduação,especializaçãoe MBa,naFAAP,FGV,IBMECeESPM ExPresidentedoSecovi-SP(2012-2016) Ex Presidente do Conselho de Gestão da Secretaria de DesenvolvimentoUrbano doMunicipiodeSãoPaulo Membro do Conselho de Governança daRoyal Institution of CharteredSurveyors(RICS-UK) Colunista do Jornal Folha de São Paulo Diretor Presidente da Ingaí Incorporadora S/A Atua no mercado imobiliário há 44 anos
CLAUDIO BERNARDES
Diretor-Presidente da Ingaí Incorporadora
Nasceu em Santos, no interior do Estado de São Paulo. Ainda criança, foi morar na cidade do Rio de Janeiro. Além de advogado, também é músico, compositor e evangelizador. É casado e pai de dois filhos. Ao longo de 12 anos foi chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Em 2016, ganhou as eleições para vereador da cidade do Rio pelo Partido Social Cristão (PSC), com mais de 10 mil votos, onde ocupou o cargo durante dois anos. Participou ainda da Mesa Diretora da Câmara, na função de 2° Secretário. Em outubro de 2018 compôs a chapa na candidatura ao governo do Estado, vencendo com mais de quatro milhões e seiscentos mil votos válidos (4.675.355). Foi reeleito governador com 4.930.288 votos, no 1º turno das eleições de 2022, consolidando o reconhecimento da população às conquistas que sua gestão trouxe ao Estado.
Cláudio Castro
Governador do Estado do Rio de Janeiro
Engenheiro Civil, formado na PUC RJ com pós-graduação no IAG, FGV e Harvard Business School. Profissional com mais de 30 anos de experiência na construção civil e mercado imobiliário em diversas funções de liderança, em empresas de engenharia, incorporação e intermediação, como a Even, PDG e Brasil Brokers, assim como, em entidades de classe, como a ADEMI RJ, Secovi SP, Sinduscon RJ e CBIC. Hoje exercendo a função de Country Manager da eXp Brasil, além de Conselheiro da Morar Construtora e Incorporadora, GetNinjas, Viver Construtora e da Primaz Corporte. Atua também como advisor e investidor anjo em Proptechs e Construtechs.
Claudio Hermolin
Presidente do Sinduscon Rio
Claudio Medeiros, 50 anos, é Administrador de Empresas e há 23 anos atua no setor de Infraestrutura. Atualmente é presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada (SINICON), vice-presidente da Associação dos Exportadores do Brasil (AEB) e Membro do Conselho de Construção Civil da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP).
Claudio Medeiros
Presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada (SINICON)
Claudio Teitelbaum é mestre em Administração de Empresas pelo PPGA –UFRGS e Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grandedo Sul em 1997. É diretor do Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum e Lideraasunidadesdenegóciosdecomunidadesplanejadas,consultoriaedegerenciamento de obras para terceiros da Joal Teitelbaum, prestando serviçosparaempresasmultinacionaisdegrandeemédioporte.ÉpresidentedoSinduscon-RS,representantedaJoalTeitelbaumnoUnitedStatesGreenBuildingCouncileAssociadoHonoráriodoIEE–InstitutodeEstudosEmpresariais. Desde 2016, preside a Câmara de Comércio Brasil Chile e oComitêdas RotasdeIntegraçãodaAméricadoSul.
Claudio Teitelbaum
Presidente do SINDUSCON-RS
Especialista Técnica na Firjan SENAI atua como responsável pelas ações de BIM e Transformação Digital no âmbito do programa #RioConstruçãoBIM: Portfolio de Cursos e Mentoria.Doutora pelo PROARQ / UFRJ (2022) com ênfase em BIM - Macroadoção e construção digital. Consultora em Implantação BIM. Mestre em Engenharia Urbana pela Escola Politécnica - UFRJ (2013) com enfoque em soluções sustentáveis para a expansão das cidades. Arquiteta Urbanista FAU - UFRJ (2009). Como pesquisadora DTI - trabalhou no projeto MAPLU - Manejo de Águas Pluviais em Cidades no Laboratório de Hidráulica Computacional (LHC) - COPPE - UFRJ e pesquisadora do BIMe Initiative no projeto Macroadoption: a Global BIM Study
Cristiane Magalhães
Especialista Técnica - BIM e Transformação Digital da Firjan SENAI
Coordenador do Comitê Jurídico do SINICON. Diretor Regional RJ do Instituto Brasileiro de Direito da Construção – IBDIC. Professor Convidado do LLM Direito da Infraestrutura e Regulação da FGV Rio.
Cristiano Borges Castilhos
Diretor Executivo Jurídico - Álya Construtora
Dani Lima é advogada, com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e MBA em Marketing pela ESPM, há mais de 20 anos trabalha com Recursos Humanos e é apaixonada por aprender e compartilhar conhecimento. Adora ler livros e pintar e é assídua em ouvir podcasts. Atua na construção civil desde 2019 e atualmente é head de RH na Cury Construtora, líder do Comitê de Pessoas e membro das comissões de ESG, Compliance e Inovação da companhia.