PALESTRANTES
Iria Lícia Oliva Doniak, é Engenheira Civil, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1988. MBA em Economia com ênfase em relações Institucionais e Governamentais pela FGV (2022). Doutoranda em Bussines Administration pela Universidade de Bordeaux. Atua no setor concreto desde 1986, quando ainda estudante, iniciou suas atividades em laboratório de controle tecnológico. Dedicou-se ao concreto usinado e a indústria de materiais (Votorantim Cimentos), posteriormente tornou-se consultora na indústria do concreto pré-moldado em controle de qualidade e pesquisa e desenvolvimento. Paralelamente foi auditora ISO 9000 e PBQP-h pelo BVQI (Bureau Veritas Quality International), tendo auditado construtoras e obras em ambos os programas por todo o Brasil, de 1999 a 2007. Em 2008 iniciou sua dedicação integral no âmbito institucional. Atualmente é Presidente Executiva da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), desde 2008. Assessora da Presidência do IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, gestão 2022-2023. Membro Individual e Coletivo (ABCIC) do Conselho Diretor do IBRACON. Diretora DECONCIC– FIESP (Departamento da Construção Civil da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) desde 2011. Conselheira CONSIC/FIESP (Conselho Superior da Indústria da Construção) desde 2022. Conselheira do SINAPROCIM (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento), Representante da Abcic junto à fib federação internacional do concreto (CEB-FIP), com sede em Lausanne na Suíça desde 2015, tendo sido eleita vice-presidente para a gestão 2023-2024. Membro da Comissão de pré-fabricados do C6 fib (CEB-FIP), atuando nos subgrupos de trabalho: Affordable Housing (Habitações Economicas), Quality Control (Controle de Qualidade), Sustainability (Sustentabilidade), Hollow Core Slabs (Lajes Alveolares de Concreto Protendido), Tall Buildings (Edifícios Altos e Parking Garage (Edifícios Garagem). Membro da ACHE - Associación Científico Técnica del Hormigón Estructural (Espanha). Membro da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (membro de diversas comissões técnicas no âmbito CB-02 e CB-18). Membro da ABRIG – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais. Publicações: Capítulo 43 livro Concreto: Ciência e Tecnologia – IBRACON 2011; Capítulo 2 – Estruturas Pré- Moldadas no Mundo (Aplicações e Comportamento Estrutural) fib (CEB-FIP), ANIPB e Abcic. Membro do comitê editorial das revistas Structural Concrete Journal (fib), Concreto e Construções (Ibracon) e Industrializar em Concreto (ABCIC). Foi Homenageada pela revista “O Empreiteiro” em 2013 como mulher de destaque na Engenharia brasileira, agraciada pelo IBRACON em 2017 com o Prêmio Gilberto Molinari, recebeu o Diploma de Mérito CREA-SP Edição 2021 e fib fellow 2022.
Íria Doniak
Presidente Executiva da ABCIC
É advogado. Foi procurador de São Paulo e Juiz do TIT/SP; chefiou a Procuradoria da Assembleia Legislativa de São Paulo. Coordenou a área de Locação e Compartilhamento de Espaços na Comissão de Direito Imobiliário da OAB/SP. No SECOVI-SP é membro do Conselho Jurídico da Presidência, Diretor de Legislação da Locação, Coordenador do PQE e Pró Reitor da Universidade corporativa. Presidente da Comissão de Locação e Compartilhamento de Espaços do IBRADIM. Cofundador e diretor da MDDI – Mesa de Debates de Direito Imobiliário. Escritor, professor e palestrante; articulista.
Jaques Bushatsky
Presidente da Comissão de Locação e Compartilhamento de Espaços do Instituto Brasileiro de Direito I
A JLM iniciou sua atividades em 2003 e, desde então, vem desenvolvendo projetos para lifecenters ,mixed uses , incorporações, e hospitality. Atualmente o escritório conta com uma vasta carteira de shoppings e centros comerciais projetados e entregues, além de diversosretrofits de shopping centers, com projetos e empreendimentos por todo o Brasil, e alguns no exterior Somente no ano de 2022 a JLM encontrava-se com 650.000,00m2 em canteiros de obras ativos, com obras significativas, como COMPLEXOS MULTIUSOS TRIMAIS PLACES, AS CONCESSÃO FEIRA DA MADRUGADA, SHOPPING CENTERS como o trimaisplaces, CAMPUS UNIVERSITARIOS, LIFECENTERS MOOCA, AMERICANA, LUIS EDUARDO, além de diversas INCORPORAÇÕES residenciais, dentre outros. Com mais de 1.500.000,00m2 de ABL por todo o país, a JLM possui shoppings em quase todos os estados do Brasil, especialmente São Paulo, Paraná, Pará, Manaus, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Belo Horizonte, dentre outros. Ao longo dos anos a JLM também adquiriu experiência no projeto de OPERAÇÕES URBANAS e CONCESSÕES, com projetos de MIXED USE sobre os terminais rodoviários, metros e linhas de trem. São mais de 37 terminais rodoviários em PMI, 21 estações de metrô com projetos em implantação e grandes projetos, como a Feira da Madrugada, em SP Nos últimos anos JLM fez diversas apresentações de suas operações urbanas e master plans para as duas ultimas gestões das prefeituras e governos de São Paulo, Minas Gerais, Guarulhos, Bahiaem projetos de concessões e parcerias publico privadas. Desde então vem defendendo em entrevistas, palestras e diversas publicações o multiuso, life centers e town centers, com integração de serviços, infraestrutura e atividades. Multiusos, varejo, terminais, complexos multiusos e lifecenters são o objeto de produção do escritório. Rua oscar freire 379 jardins são paulo 01426-900 [email protected] www.jlm.arq.br youtube/ jayme lago mestieri arquitetura insta@jaymelagomestieri 55-11-3062-2885 55-11-3085-3933 55-11-99276-0349
Jayme Lago Mestieri
Arquiteto Sócio do Escritório JLM
É engenheiro civil (UFRJ), M.Sc. em hidráulica (COPPE-UFRJ) e Ph.D. em Hidrologia e Recursos Hídricos (Colorado State University). Foi pesquisador do CEPEL, diretor da SERLA e, por quase 50 anos, professor da COPPE-UFRJ. Foi o principal dirigente da ABRH, ANA, ANEEL, LIGHT, ENERSUL e SABESP. É membro dos conselhos de administração da EVOLTZ, IGUÁ e ORIZON. Foi membro dos seguintes conselhos: ENEVA, CNPE, CNRH, CONAMA, ELETROPAULO, SABESP, FEBRABAN, FBDS, ONS, COSESP, ABENGOA, IHE DELFT INSTITUTE FOR WATER EDUCATION. Em 2003, recebeu o Prêmio KING HASSAN II GREAT WORLD WATER PRIZE.
Jerson Kelman
Professor Pesquisador da COPPE / UFRJ
Membro do Comitê de Crédito à Exportação do SINICON. Sócio da RGN Consultoria. Especialista em Estratégia empresarial, estudo de cenários, análise de conjuntura, negociações multilaterais, análise de viabilidade para estruturação de financiamentos e garantias às exportações, defesa comercial e políticas industriais na área de comércio exterior. Condecorado com a Ordem do Rio Branco no Grau de Oficial. Foi vice-presidente da AEB, foi diretor do DEREX (FIESP).
João Carlos Nogueira
Sócio da RGN Consultoria
Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Lusíada de Lisboa e pela Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro. Sócio fundador do escritório Sérgio Conde Caldas Arquitetura e da Opy Soluções Urbanas, João também tem mestrado em arquitetura pela Universidade de Lisboa, em Administração pelo IBMEC do Rio de Janeiro, e em Qualidade do Ambiente Construído pela Universidade Santa Úrsula. Atualmente se divide entre os projetos e incorporações dos escritórios em que atua, além de ser professor do curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula, onde leciona desde 2003.
João de Sousa Machado
Socio Administrador da Sergio Conde Caldas Arquitetura e da OPY Solucoes Urbanas
Engenheiro Químico, formado pela UERJ, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela FIA e Educação Executiva em Fusões e Aquisições pela UFRJ. Atualmente é coordenador de inovação e P&D na Concremat Engenharia, conduzindo a estrutura de governança de inovação fechada e inovação aberta, ações de cultura e engajamento com foco em inovação de geração de valor e priorização de investimentos estratégicos em inovação.
João Vitor Teixeira
Coordenador de Inovação e P&D da Concremat
Engenheiro Químico, formado pela UERJ, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela FIA e Educação Executiva em Fusões e Aquisições pela UFRJ. Atualmente é coordenador de inovação e P&D na Concremat Engenharia, conduzindo a estrutura de governança de inovação fechada e inovação aberta, ações de cultura e engajamento com foco em inovação de geração de valor e priorização de investimentos estratégicos em inovação.
JOAO VITOR TEIXEIRA
Coordenador de Inovação e P&D da Concremat
Formado em Engenharia Civil (1976) e Administração de Empresas (1982); Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (1980); Master em Segurança Integral pela Fundação MAPFRE - Espanha (1989); Ex Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho (1994-1995), quando foi publicada a reformulação da NR-7, NR-9, NR-13 e NR-18; Ex Diretor Técnico da Fundacentro(2008-2012); Tecnologista aposentado da Fundacentro; Consultor de Segurança e Saúde no Trabalho.
Jófilo Moreira Lima Júnior
Ex-secretário de SST do Ministério de Trabalho e Emprego
Jorge Luís é engenheiro ambiental com especializações em segurança do trabalho pela Universidade Mackenzie, sustentabilidade e ESG pela FIA e capacitação em gestão de projetos e qualidade pela Fundação Vanzolini | USP. Atua há mais de 20 anos com gestão de segurança do trabalho e meio ambiente, com resultados expressivos na redução de acidentes e contencioso trabalhista e ambiental. Desenvolveu a carreira em empresas nacionais e multinacionais de telecomunicações, serviços, construção civil e fabricação de maquinários. Atua como gerente de SSMA Nacional da Mills.
Jorge Luís de Deus Pinto
Gerente SSMA MILLS
Mais de 25 anos de experiência em Gestão Executiva de Sustentabilidade, com resultados em Recursos Hídricos, Licenciamento e Controle Ambiental, Saneamento, Mudanças Climáticas, Economia Circular, Responsabilidade Social Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance Ambiental. Desde 2012, é representante institucional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro em espaços qualificados e nas interfaces com formuladores de políticas públicas, stakeholders privados e organizações empresariais do terceiro setor. Assessor e ponto focal ESG da Federação. Mestre em Engenharia Ambiental e graduado em Administração de Empresas.
Jorge Peron
Gerente de Sustentabilidade da Firjan
Advogado, sócio do Barral Parente Pinheiro Advogados, atuando em temas de infraestrutura, regulação e contratos públicos nos setores de construção pesada, infraestrutura urbana, rodovias, terminais portuários, projetos hidroviários, aviação e outros.
Jorge Sotto Mayor Fernandes Neto
Diretor - Advogado Barral Parente Pinheiro
Engenheiro Civil com mais de 30 anos de experiência na indústria da construção do Rio de Janeiro, sócio fundador da Prêmio Empreendimentos Imobiliários Ltda, Vice-presidente financeiro do Sinduscon-Rio e membro do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan.
Jorge Zarur
Diretor de RH da Prêmio Empreendimentos
• Graduado em Engenharia Civil, com pós-graduação em Administração de Marketing e mestrado em Engenharia de Materiais, com especialização em Gerenciamento de Projetos. • Profissional de tecnologia de materiais para construção civil com mais de 30 anos de experiência no segmento. Atuação no desenvolvimento de gestão de produtos, inovação aplicada e relacionamento com o mercado em setores de tecnologia de materiais de construção. Experiência compreende: • Ações de inovação voltadas à sustentabilidade de produtos e obtenção/alcance do carbono neutro. • Especialista em produtos para cimentação de poços petrolíferos no ambiente de pré-sal em baixas e altas temperaturas, resultando em propriedade intelectual compartilhada com a Petrobras. • Sólidos conhecimentos e experiência em planejamento e na gestão de serviços técnicos ao mercado da construção com influência nos projetos para uma venda prescritiva dos produtos de interesse da organização, resultando em diferencial competitivo em relação as empresas concorrentes. • Numerosos trabalhos publicados sobre Tecnologia e Aplicação de Cimento e Concreto em eventos, seminários, congressos e cursos, tanto em âmbito nacional como internacional.
José Abreu
Gerente de Produto e inovação da CSN Cimentos
Empresário e engenheiro civil José Carlos Rodrigues Martins, gaúcho de nascimento, foi presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foi vice-presidente sênior da Confederation of Contractors Associations (CICA) e membro da International Housing Association (IHA). Em sua trajetória, Martins foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). Exerceu a presidência do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do Ministério das Cidades. Participou diretamente da formulação e implantação do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) pelo governo federal.
José Carlos Martins
Presidente do Conselho Consultivo da CBIC
Engenheiro Civil - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Turma de 1961 CREA 060016.7772 Sócio Remido do Instituto de Engenharia #05663 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Cálculo Estrutural Concreto Armado Construção Civil - Estradas, Terraplenagem, Pavimentação, Obras de Concreto Armado e Protendido, Barragem Construção e Manutenção de dutos para petróleo, gás, biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água , esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras "offshore" de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Projetos de Energia Alternativa: Biocombustíveis e biofertilizantes
José Eduardo Frascá Poyares Jardim
Presidente do Instituto de Engenharia
Graduado em Engenharia Eletrotécnica (UGF) e Engenharia de Telecomunicações (UGF); Pós-Graduação em Engenharia Segurança do Trabalho (UFF); Pós-Graduação em Ergonomia (UFF); Pós-Graduado em Pedagogia do Ensino Superior (UFF); Pós-Graduação em Política Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/UFF); Pós-Graduação em Perícia Judicial Trabalhista (UFF); Pós-Graduação em Sistema Avaliação Judiciais (UFF); Especialização em Sistema de Gestão Segurança e Saúde em Micro e Pequena Empresas (OIT Itália); Especialização em Normas Internacionais do Trabalho (OIT – Turin- Itália/Genebra - Suíça) Especialização em Sistema de Gestão Segurança e Saúde do Trabalho (OIT Itália); Especialização em Auditoria em Sistema de Gestão (OSHA); Especialização em técnicas de avaliação de gases, vapores e partículas (Consejo Latino-americano de Seguridad e Higiene – Miami – US); Especialização em Estratégia, Negócios e Inovação (The Wharton School – Filadélfia); Especialização em Riscos Psicossociais – método SOLVE (OIT - Itália) Assessor Técnico da Bancada Empresarial da Comissão Tripartite Paritária Permanente - CTPP; Membro da Comissão Empresarial na Conferência Internacional da OIT, 100ª. Edição; 110ª. Edição e 111ª. Edição Membro do Conselho de Relações Trabalhista da CNI Assessor Técnico do Conselho Empresarial Trabalhista e Sindical da FIRJAN Coordenador empresarial do GTT para revisão do Anexos 1 e 2 (Ruído), da NR 15 Coordenador empresarial do GTT para revisão NR 24 Coordenador empresarial da CNTT NR 12 Coordenador empresarial do GTT do Anexos dos Químicos, da NR 9 e NR 15 Coordenador empresarial da CNPBz (Benzeno)
José Luiz Barros
Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan
Mais de 20 anos de experiência em Private Equity; atuou na Votorantim Novos Negócios, Oi Telecom, BBM e no banco Itaú; Formado em Engenharia Civil pela UFRJ, com MBA em Harvard
José Rosa
Sócio Gestor da BRZ Investimentos
Nasceu em São Paulo, em 1962. Graduou-se em Engenharia Mecânica (FAAP - 1985) e Administração de Empresas com MBA em Finanças e Marketing (FGV - 1989). Iniciou suas atividades profissionais em 1984, como Executivo da empresa Voith SA Máq. e Equip. Em 1992, assumiu a Diretoria da PTI – Power Transmissores Industriais do Brasil S/A, permanecendo até 2013. Paralelamente, no período de 1998 a 2013, foi nomeado Vice-Presidente e 1º Vice-Presidente da ABIMAQ/SINDIMAQ, além de ocupar os cargos como Diretor Eleito da FIESP; Membro do Conselho Deliberativo da Investe SP (desde 2010); Membro do Conselho Deliberativo da ONIP (1998 a 2017); Membro do Conselho Deliberativo da ABNT (desde 2018) e; Membro do Conselho Superior da FUNCEX (desde 2021). Em 2013, assumiu a Presidência Executiva da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e do SINDIMAQ – Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas, entidade / sindicato representativos da indústria brasileira de máquinas e equipamentos.
José Velloso Dias Cardoso
Presidente da ABIMAQ - Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos
Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ; Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação Social da UFRJ; Jornalista pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan. Professora de disciplinas de empreendedorismo, desenvolvimento local, inovação e economia criativa na graduação da PUC-Rio e em diversos programas de Pós-graduação. Foi gerente do Instituto Gênesis da PUC-Rio por 18 anos, onde desenvolveu e coordenou entre diversos projetos, o Rio Criativo, Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Colunista da Veja Rio sobre inovação e sociedade.
Julia Zardo
Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan IEL
Empresário formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Escolar e Marketing pela Faculdade de Ciências Públicas e Econômicas do Rio de Janeiro. Deputado Federal por cinco mandatos, tendo sido indicado pelo DIAP durante 16 anos como um dos parlamentares mais influentes do país. Foi duas vezes presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara nos anos de 2005 e 2015. Relatou em 2006 a Lei 11.445/2007, que estabeleceu o Marco Geral do Saneamento no Brasil. Foi o idealizador e relator da lei que criou a Identificação Civil Nacional, norma que deu origem ao Documento Nacional de Identidade (DNI). Autor da Lei 13.775/18, que regulamentou a emissão de duplicata sob a forma escritural, para circulação como efeito comercial, mediante o lançamento em sistema eletrônico. Em 2007, Julio Lopes assumiu a Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, onde realizou ações históricas como a criação do Bilhete Único, o melhor programa de transporte público da América Latina. Julio Lopes também atuou na implementação da Identidade Nacional Digital, lançada em fevereiro de 2022, instituindo o CPF como número único. Na 57ª legislatura, atua em seis comissões na Câmara dos Deputados: Comissão de Minas e Energia, como titular, e Comissão de Desenvolvimento Econômico, Comissão de Desenvolvimento Urbano, Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Viação e Transportes como suplente. Atualmente, é Presidente da Frente Parlamentar da Tecnologia e Atividades Nucleares, da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema de Modelagem da Informação da Construção (BIM) e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Propriedade Intelectual e de Combate à Pirataria. É Secretário-Geral da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, vice-presidente da Frente Parlamentar do Setor de Serviços, Diretor Temático de Resiliência Urbana aos Desastres Ambientais na Frente Parlamentar Mista da Transição Climática Justa e presidente da Câmara Temática Aeroportuária da Frente Parlamentar de Logística. Julio Lopes também é o relator do Grupo de Trabalho de Digitalização e Desburocratização instituído no dia 15 de março de 2023 por Ato assinado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-RJ). O deputado é um grande expoente do tema e foi o responsável por pleitear a instalação do GT em prol de garantir simplificação para o cotidiano dos brasileiros. Atualmente, é vice-líder do Progressistas na Câmara dos Deputados.
JULIO LOPES
Deputado Federal da Frente Parlamentar de BIM
Minha maior conquista é minha família. Sou mamãe coruja da Luisa e do Daniel, esposa do Alan, cristã e apaixonada pela vida. Atuando como Gerente de Pessoas e Performance na RJZ Cyrela, minha verdadeira paixão é o desenvolvimento humano. Há mais de 20 anos, direciono minha carreira para criar ambientes de trabalho inclusivos, inspiradores e felizes. Com formação em História, sempre fui uma entusiasta do comportamento humano, o que levou a me especializar como Master Executive e Personal Coach, Practitioner em PNL, MBA em Gestão Empresarial além de obter uma Certificação Internacional em ChiefHappiness Officer pelo Instituto Feliciencia. Minha jornada é marcada por um compromisso contínuo em impulsionar o potencial das pessoas, ajudando-as a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Acredito no poder da colaboração para construir equipes diversas, fortes e eficazes.
Katheryne Curty
Gerente de Recursos Humanos e Clientes da RJZ Cyrela
Mestre em Ciências da Educação Pesquisadora associada do Instituto Federal de Educação e Treinamento Profissional (BIBB) na Divisão "Ocupações Industriais e Técnicas" desde junho de 2021, em Bonn na Alemanha. Desde abril de 2022 trabalha com a modernização dos regulamentos de treinamento no setor de construção. Antes de ingressar no BIBB, trabalhava como educadora social em seminários de treinamento pré-vocacional.
Kristina Schaefer
Engenheira Civil pela Escola Politécnica da USP com especialização em Administração de Empresas pela FIA-USP. Atuou por 5 anos na área de engenharia hidráulica/recursos hídricos e por mais 12 anos como executiva das áreas Comercial, Assistência Técnica, Marketing e P&D em indústrias de materiais de construção dos setores de argamassas ematerial hidráulico.Desde 2006 atua como Consultora técnica e há alguns anos exerce a função de Diretora Técnica da ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, responsável pelacoordenação de projetos e ações, e representaçãoda entidade em fóruns liderados pelo Governo e pelas principais entidades da cadeia da construção que tratam de temas técnicos relacionados a Inovação, Sustentabilidade, BIM, Norma de Desempenho, Industrialização da Construção, Conformidade Técnica de materiais, componentes e sistemas construtivos, entre outros.
Laura Marcellini
É presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sociólogo, professor e pesquisador. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB e gestor cultural pela Organização dos Estados Ibero-Americanos. Exerceu mandato parlamentar entre 2019-2022.
Leandro Grass
Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Leonardo Mesquita da Cruz é Diretor Vice-Presidente Comercial tendo ocupado anteriormente a posição de Diretor Comercial da empresa. Ingressou na Cury em janeiro de 2010, atuando como Gerente da Regional do Rio de Janeiro, tendo antes atuado por 3 anos como Gerente Regional do Rio de Janeiro na Construtora Tenda. Leonardo Mesquita da Cruz é graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes, tendo cursado em 2013 o Wharton InternationalHouseFinanceProgram.
Leonardo Mesquita da Cruz
Diretor VP da Cury
Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Administradora de Empresas pelo Instituto Mackenzie, Mestre em gestão integrada de meio ambiente e segurança e saúde pelo SENAC – SP. Atua como consultora nas áreas de gestão empresarial, qualidade e meio ambiente, gestão organizacional, gestão do pós-obra, coordenação de grupos de trabalho, realização de treinamentos e eventos. Superintendente do ABNT CB002 – Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas desde o ano de 2020 Consultora Técnica assessorando a Presidência e Diretoria, coordena o COMASP – Comitê do Meio Ambiente SindusCon-SP Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, desenvolvendo projetos relacionados a temas como mudanças climáticas, emissões carbono, eficiência energética, conservação da água, pegada hídrica, uso da madeira na construção civil e gestão de resíduos. Consultora Técnica da Comissão de Meio Ambiente (CMA) e da COMAT Comissão de materiais, tecnologia, qualidade e produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC.
Lilian Sarrouf
Superintendente do ABNT CB002 – Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de No
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná em 2000, pós-graduada em Gestão Técnica do Meio Urbano (GTU Internacional) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2002 e em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Paraná em 2006 e Mestre em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Paraná em 2018. Atua profissionalmente na área de planejamento urbano e regional desde 2001. Trabalhou na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) e foi Diretora de Planejamento Territorial e Urbano da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de São José dos Pinhais. É servidora pública do quadro de Arquitetos Urbanistas do Governo do Estado do Paraná na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística desde 2013 e, atualmente, é Diretora do Departamento de Gestão da Inovação
Lorreine Vaccari
Coordenadora do COSUD (Consórcio de Integração Sul e Sudeste)
Engenheira Química formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Funcionária do BNDES desde 2003, onde atuou nas áreas de indústria, planejamento e saneamento. Foi diretora de financiamento da Secretaria Nacional de Saneamento no Governo Federal (2019-2020) e, atualmente, ocupa a Chefia de Departamento de estruturação de projetos de saneamento no BNDES.
Luciana Capanema
Chefe de Departamento de projetos de Saneamento do BNDES
Diretora Executiva Jurídica da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, formada pela Universidade Mackenzie, atua há 20 anos na área corporativa. É atualmente Presidente da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB/SP e faz parte do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria – CNI. Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Direito Empresarial, também pela FGV/SP.
Luciana Nunes Freire
Diretora ExecutivaJurídica da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotado na Escola de Engenharia e professor do Departamento de Engenharia Civil da UFRGS. É Presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ANTAC e, também, é Diretora Presidente da Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS – FEENG. Exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFRGS e coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UFRGS. Tem experiência na área de Gestão de Projetos, com ênfase em Desempenho e Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do desempenho de edificações (antes, durante e pós uso da edificação) e ciclo de produção de edificações (projeto, obra, entrega e conservação) na visão do desempenho.
Luciani Somensi Lorenzi
Presidente da Associação Nacional de Ambiente Construído (ANTAC)
Advogada trabalhista, especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão, membro da Diretoria da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ (DPD), palestrante, formada em Direito há mais de 15 anos na UERJ, LL.M. em Direito Corporativo no Ibmec, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas na PUCRS, e idealista de um mundo mais humanizado.
Luciene Romanelli
Consultora Trabalhista
O professor Soibelman obteve seus diplomas de bacharelado e mestrado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Ele trabalhou no setor de construção por 10 anos como engenheiro-chefe de uma empresa de engenharia geotécnica, como construtor e gerente de construção, e como proprietário e presidente de uma empresa de engenharia antes de se mudar em 1993 para os EUA, onde obteve em 1998 seu PhD em Sistemas de Engenharia Civil pelo Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Nos últimos 30 anos, concentrou sua pesquisa na aquisição, gerenciamento, visualização e processamento de dados avançados para a construção e operação de sistemas de infraestrutura com tecnologia de ponta. Publicou mais de 250 livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, artigos de conferências e relatórios e realizou pesquisas com financiamento da NSF , NASA, DOE, Exército dos EUA, NIST, IBM, Bosch, IDOT, RedZone Robotics, entre muitas outras agências de financiamento.
Lúcio Soilbelman
PhD. Pesquisador e Professor da University of Southern California
Engenheiro civil, o atual presidente da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), sócio presidente da França Participações (empresa de soluções para as áreas de gestão e finanças e vice-presidente da CONSIC- FIESP. França também preside o Conselho da Renac (Recuperadora Nacional de Crédito), é Conselheiro do Banco Inter, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Cury Construtora e Incorporadora e URBA Desenvolvimento Urbano. França foi Diretor Executivo do Banco Itaú por 16 anos, onde atuou como Diretor de Crédito Imobiliário (2006 a 2015), e foi também o responsável pela implantação do Banco de Investimentos, atuando como Head do Banco de Investimento. Nesse mesmo período, foi presidente da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), membro do conselho da CNF, diretor da Febraban e presidente do Conselho de administração da CIBRASEC. França iniciou sua carreira atuando na área de Large Corporate, onde participou da montagem do Banco de Investimento do Banco Francês e Brasileiro, e atuou em Nova York como Managing Director para a América Latina, estruturando transações de ADR’s e Bonds para o mercado de capitais internacional.
Luiz Antonio França
Presidente da ABRAINC
Luiz Carlos Lumbreras Rocha
Sócio da Calçada Empreendimentos Imobiliários S.A, ocupa o cargo de Diretor Administrativo e de Recursos Humanos desde 2000, sendo responsável pelas áreas: Administrativa, Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Qualidade. Vice-Presidente de Ética e Compliance do Sinduscon Rio, desde 2021. Conselheiro do SECONCI Rio, Serviço Social da Indústria da Construção Civil, desde 2013, onde foi presidente de 2008 a 2012, instituição responsável pela saúde, segurança e capacitação dos funcionários da Construção Civil. Conselheiro da ABRH-RJ, Associação Brasileira de Recursos Humanos, desde 2012. Conselheiro da Agência do Bem, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, desde 2019. Conselheiro da Camp Mangueira, Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro da Mangueira, Associação Sem Fins Lucrativos, que atua na Comunidade da Mangueira, na proteção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, desde 2023. Graduado em Medicina em 1988, pela Faculdade de Medicina de Teresópolis. Pós-Graduações: Mestrado e Doutorado em Medicina pela UFRJ, atuando como médico cirurgião geral, entre 1988 até 2000. MBA em Gestão de Negócios no IBMEC, finalizado em 2004.
Luiz Carlos Rio Tinto de Matos
Diretor de RH Calçada Empreendimentos Imobiliários
Engenheiro Civil, formado pela Universidade Católica de Petrópolis e pós-graduação em Alvenaria e Concreto Armado pela UFRJ. Sócio fundador da Engeprat, empresa localizada na cidade de Petrópolis, com ampla experiência e sólida atuação no mercado da construção. Em seu portfólio de execução realizou centenas de obras de edificações residenciais, contenção e construção de estradas e pontes em todo o Brasil. Ao longo de sua carreira, com mais de 40 anos de experiência, concilia a participação em associações de desenvolvimento empresarial e regional. Atua também como Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Petrópolis, Presidente do MercoSerra, Conselheiro do Fórum da Construção Civil e do Conselho Empresarial da FIRJAN.
Luiz Fernando Gomes
Presidente do Sinduscon-Petrópolis
Meteorologista pela UFRJ, mestre no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da COPPE/UFRJ, na área de Recursos Hídricos. Há 12 anos atua na área operacional de gestão de risco meteorológico. Especialista em modelagem numérica do tempo e modelagem hidrológica. Trabalha com manipulação de grandes volumes de dados (Big Data) e análise de informações para tomada de decisão (Analytics). Cofundador e CEO da Nimbus Meteorologia.
Luiz Filippe Costa da Silva
Arquiteto e Urbanista, formado pela Faculdades Integradas Silva e Souza (2003). Atualmente, atua na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, como Especialista em Desenvolvimento Setorial. Coordenador do Programa Calçada Acessível desde 2010, com a função de orientar os técnicos das prefeituras, como engenheiros, arquitetos, gestores públicos, envolvidos e responsáveis pela elaboração de projetos e obras, e que atuam na formulação de políticas públicas de acessibilidade, com foco na mobilidade ativa.
Luiz Gustavo Guimarães
Especialista em Desenvolvimento Setorial da Firjan
• SenniorPartnerdaempresadeconsultoriaemprodutividadeTECNOENGConsultoria EmpresarialLtda • SenniorPartnerdaUrbic_Incespecializadaemconstruçõeshabitacionaisindustrializadasdemúltiplosandares. • FoiresponsávelportodasasatividadesdeprojetoeconstruçãonoBrasilpelaTishman SpeyerProperties de2005 até marçode2017. • FoiDiretordeConstruçãoda ConstrutoraInparemSãoPaulopor11anos. • DiretordeConstruçãoedeProdutodaConstrutora EncolSApor12anos Naáreaacadêmica • ÉformadoemengenhariacivilpelaUniversidadede Brasília. • CursodeMestradoemEngenhariadeEstruturaspelaEscoladeEngenhariadeSãoCarlos USP • Executive Certificate in Strategy and Innovation –SloanSchoolofManagement,MIT-MassachusettsInstituteof Technology • FoiprofessordoDepartamentodeEngenhariaCivildaUniversidadeFederaldeSãoCarlos- UFSCar. • ÉprofessorconvidadodocursodemestradoprofissionaldaFaculdadePolitécnicadaUniversidade de São Paulo. • Publicou vários artigos e dois livros, sendo um livro sobre produção de fachadas e outro sobre modelagem de custos. • É membro do RICS- RoyalInstitution ofCharteredSurveyors.
Luiz Henrique Ceotto
Diretor da URBIC
Arquiteto e Urbanista, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Dedicado à criação de projetos residenciais multifamiliares, de hotelaria e projetos especiais, fundou a empresa LARQ ARQUITETURA E PLANEJAMENTO em 2000, tendo atuado intensamente na produção de Projetos de Arquitetura. Membro da diretoria da ASBEA Rj desde 2009, tem atuado em prol do desenvolvimento urbano da cidade do Rio de Janeiro, com participações no COMPUR e na elaboração do Plano Diretor do Município, bem como na área de capacitação profissional.
Luiz Othon Agnese Bezerra de Mello
Diretor da Larq Arquitetura e Planejamento
Bacharel em Ciências Econômicas e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atual Diretor da Secretária Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda. É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Estado de Minas Gerais desde 1994. Foi Assessor Especial do Secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Membro de Conselhos de Administração (MGI, EMIP), Membro do Conselho Fiscal da Caixa Participações, e da Casa da Moeda do Brasil, Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, dedicado a assessorar o Secretário-Executivo e o Ministro no tema da reforma do ICMS, Presidente da Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE/CONFAZ) – 2012/2015.
Manoel Procópio Júnior
Diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda
Arquiteto pela FAU-USP, mestre em Belas Artes pela UFRJ e professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio. É referência no mercado em Legislação Urbanística e sócio fundador do grupo a+, atuando com projetos de arquitetura, aprovação de projetos, assessoria técnica e obras.
Manuel Fiaschi
Sócio-fundador do Grupo A+ Arquitetura
Formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e, atualmente, cursando Psicologia Organizacional, Marcelle já tem cerca de 10 anos de experiência no setor de construção pesada. Uma de suas maiores realizações foi assumir a implantação administrativa de uma sucursal na cidade de Lima, no Peru. Atuando na gestão de pessoas e financeira da Sucursal. Em seu retorno para o Brasil, especializou-se na área de Recursos Humanos, período em que criou estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas, além de atuação nas rotinas de recrutamento e seleção, departamento pessoal e gestão de benefícios. Atualmente, compõe o time de Gestão de Pessoas da Carioca Engenharia.