PALESTRANTES
Diretor Executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil). Advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, há 16 anos no Green Building Council Brasil, é o responsável por dirigir e executar as atividades da Organização que compreendem as áreas de capacitação profissional, disseminação da informação, relação governamental e promoção de certificações para edificações eficientes, confortáveis e sustentáveis. Felipe também atuou por 4 anos no LEED Steering Committee do USGBC, órgão deliberativo e consultivo responsável por manter o LEED como a certificação líder no mundo, participando do desenvolvimento da sua versão (LEED v4) e das discussões iniciais para a criação do sistema internacional de benchmark em edificações, hoje conhecido como plataforma ARC SKORU. Durante o período de 2017 a 2023, Felipe fez parte do Conselho de Diretores do World Green Building Council, organização supranacional que coordena e estimula o desenvolvimento de suas atividades em 76 países, onde presidiu o Comitê de Governança e o Comitê de Network dos CEOs.
Felipe Augusto Faria
Diretor Executivo do Green Building Council Brasil - GBC Brasil
Atualmente é Superintendente da Área de Infraestrutura do BNDES, área responsável pela estruturação de operações de financiamento a projetos de transportes, logística, mobilidade urbana e saneamento. É formado em Economia pela USP e mestre em Administração Pública pela FGV. Tem longa experiência em diversos setores de infraestrutura, em instituições públicas e privadas. Entre outras funções, foi Diretor de Transportes e Logística do PAC, no Ministério do Planejamento, e Assessor Especial para Infraestrutura na Casa Civil da Presidência da República.
Felipe Borim
Superintendente BNDES
Felipe Cassol, é Engenheiro Civil, graduado pela UNISUL /SC em 2013. Especialista em gestão de projetos e governança corporativa, tendo realizado sua capacitação pela FGV e IBMEC. Iniciou sua carreira como jovem aprendiz na Cassol Pré-Fabricados em 2006, atuando em distintas funções relacionadas a qualidade e contrato em uma obra de grande porte localizada em Fray Bentos- Uruguay e com gerenciador internacional – Botnia, como interlocutor, devido a sua fluência em Inglês e Espanhol. Posteriormente estagiou na Cassol Pré-fabricados área de montagem de obras. Após compreender a interface com o cliente e os aspectos de logística e segurança envolvidos no processo, estagiou na Koprime e RKS Engenharia de Estruturas, ambas em Florianópolis a primeira como cliente em gestão de obras e a segunda em outra importante fase do processo de industrialização, o projeto, complementando desta forma ainda estagiário o ciclo da pré-fabricação. Uma vez formado, retornou a Cassol Pré-Fabricados onde participou de diversas obras relevantes incluindo a expansão do terminal aeroportuário de Brasília e também no setor de energia eólica através do parque construído em Aracati no Ceará. Paralelamente avançou em temas como sucessão familiar e administração de conselhos. Atualmente, é CEO da Cassol Pré-Fabricados. Atua também como conselheiro de família, na Holding Aroeira. A Cassol atua em distintos ramos de negócio, pré-fabricados de concreto possuindo a maior rede de lojas de matérias de construção do Sul do Brasil, mercado imobiliário “real estate” e florestal. Possui plantas de concreto pré-fabricado em 3 estados: Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No âmbito institucional preside o Conselho Estratégico da ABCIC - Associação Brasileira da Construção industrializada de Concreto, representando a empresa que é associada fundadora. Tendo surf como hobby, esporte que pratica desde os 3 anos de idade, preside o conselho da CBSurf (Comissão Brasileira de Surf).
Felipe Cassol
CEO da Cassol Pré-Fabricados
Com mais de 16 anos de experiência de Engenharia e Construção, atuando em mais de 20 projetos em diferentes segmentos no setor de infraestrutura e projetos de capital como Energia, Oléo& Gás, Transportes, Mineração e Siderurgia, entregando soluções de ponta a ponta em projetos como FEL, Project Controls, PMO, AWP, BIM, Lean, Inovação e Transformação. Atualmente é sócia de Infraestrutura e Projetos de Capital da Deloitte e Diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão na InfrawomenBrazil. Já passou por grandes projetos de infraestrutura no Brasil como a Hidrelétrica de Santo Antônio em Porto Velho/RO, Linha 5 do Metrô de São Paulo/SP e Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira/PA. É formada em Engenharia civil pela Unicamp e em Ciências Econômicas pela Unisul, com especialização em Administração pela EAESP – FGV e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV – Management.
Fernanda Tauffenbach
Sócia de Infraestrutura e Projetos de Capital da Deloitte
Sócio fundador da Cité Arquitetura, arquiteto e urbanista formado pela FAU-UFRJ, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil, membro do Fórum Setorial da Construção Civil – FIRJAN CIRJ (2022) e representante do SINDUSCON-RJ no COMPUR. Seus projetos foram premiados e finalistas em concursos pela AsBEA e IAB. Antes da Cité, atuou como Gerente de Projetos no escritório STA Arquitetura entre 2008 e 2012. Com a Cité Arquitetura, ganhou o prêmio Arquiteto do Ano, junto ao sócio Celso Rayol, pelo Destaques Ademi 2022, teve a trajetória de 10 anos de escritório publicada com exclusividade pela Monolito #53 e participa da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.
Fernando Costa
Sócio fundador da Cité Arquitetura
Fernando Guedes
VP Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)
Doutora em Arquitetura (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela (UFRJ). Arquiteta e Urbanista (UFRJ). Professora adjunta do Departamento de Construção Civil e Transportes da Faculdade de Engenharia da UERJ. 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos e execução de obras. Sócia fundadora da CUG Consultoria, especializada no desenvolvimento de soluções para a predição do custo de construção e apoio à decisão no projeto de arquitetura, entre elas a calculadora CUG e o aplicativo Pró-Reforma, desenvolvidos com recursos de editais de fomento do SENAI, Faperj e CNPQ e/ou em processos de inovação aberta com grandes empresas do mercado imobiliário (Odebrecht Realizações e Tegra) e do varejo de materiais de construção (Disensa e CeC).
Flávia Schmidt de Andrade Lima
Diretor Nacional de Ensino da YDUQS que conta com mais de 700 mil alunos ma graduação e Reitor da Universidade Estacio de Sá. Cursou o Mestrado da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV. Possui mais de 40 anos como Executivo em organizações privadas e públicas. Professor desde 1990 nas áreas de economia e finanças. O que me motiva é construir o futuro de uma educação inovadora plural, inclusiva e de qualidade para muitos.
Flavio Murilo de Gouvêa
Reitor Universidade Estácio de Sá
Diretor Nacional de Ensino da YDUQS que conta com mais de 700 mil alunos ma graduação e Reitor da Universidade Estacio de Sá. Cursou o Mestrado da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV. Possui mais de 40 anos como Executivo em organizações privadas e públicas. Professor desde 1990 nas áreas de economia e finanças. O que me motiva é construir o futuro de uma educação inovadora plural, inclusiva e de qualidade para muitos.
Flavio Murilo Gouvêa
Reitor Universidade Estácio de Sá
Presidente do Lean Institute Brasil (LIB) e Professor LIvre Docente da UNICAMP. Participa do desenvolvimento do lean thinking desde 1999, através de atividades do LIB em diversos ambientes, incluindo manufatura, serviços, administração e construção. Coordena o Grupo de Trabalho de Lean Construction da Lean Global Network. Como Consultor em Gestão da Qualidade e Produtividade, desenvolveu, por mais de 20 anos, projetos em empresas de diversos portes e setores. Engenheiro, Mestre e Doutor, pela Escola Politécnica da USP. Realizou programa de Pós-doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em colaboração com o Lean Enterprise Institute, e foi Visiting Professor no Politecnico di Milano.
Flávio Picchi
Presidente do Lean Institute Brasil e Professor da Unicamp/FEC
FEU Arquitetura com muito carinho, cuidado e técnica, a FEU arquitetura desenvolve projetos de grande e médio porte abrangendo diversas cidades brasileiras, além de países como Estados Unidos, Paraguai, Moçambique e Angola. O escritório é reconhecido nacional e internacionalmente em forma de prêmios, publicações e clientes que nos acompanham ao longo desses mais de 40 anos. Com uma trajetória que muito nos orgulha com casas, escolas, praças públicas, fábricas, complexos corporativos, shoppings, residências multifamiliares e planejamento urbano; nossos projetos têm desde a fase de estudos de massa até os desenhos para a execução o compromisso com a excelência do design e a qualidade da obra.
Francisco Alexandre Feu Rosa
Diretor da FEU Arquitetura
Engenheiro agrônomo, graduado pela universidade Federal de Goiás, especialista em planejamento Rural, perito em seguro rural, empresário, ocupou algumas funções públicas, como presidente da Companhia Agrícola de Goiás, chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento de Goiás, presidente da Agência Municipal de Obras de Goiânia. Foi conselheiro do CREA GO, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás por dois mandatos, Diretor da Caixa-Mútua Goiás, presidente do CREA GO por quatro mandatos e atual presidente da Mútua nacional.
Francisco Almeida
Francisco Antunes de Vasconcellos Neto
Vice-presidente do Sinduscon-SP
Professor Titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, da Especialidade Tecnologia e Gestão da Produção na Construção Civil, e Assistente Técnico de Direção IV da Superintendência do Espaço Físico da Universidade de São Paulo. Coordena o curso de Pós-Graduação lato sensu Pós-TGP em “Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios” (Poli.Integra). É um dos coordenadores do Programa de Dupla Formação FAU-EP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Escola Politécnica da USP). Foi coordenador de Curso da Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP (2012/2017) e e presidente da Comissão de Graduação da Escola Politécnica da USP (2014/2018. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1980), fez mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana na Universidade de São Paulo (1986), doutorado na École Nationaledes Ponts et Chaussées (1996) e Pós-doutorado no Centre Scientifique et TechniqueduBâtiment (2001-2002), ambos na França. É membro Titular do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação – CTECH da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério de Estado de Desenvolvimento Regional e membro do Conselho Fiscal do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).
Francisco Ferreira Cardoso
Professor Titular e Presidente da Comissão de Graduação da Escola Politécnica da USP
Bacharel em Administração de Empresas, Vereador eleito pela Cidade de São Paulo duas vezes consecutivas (2005 a 2012), exerceu também cargos na gestão pública tendo sido Administrador Regional/Subprefeito(1987 a 1990), Secretário de Governo (2014 a 2016) e Secretário de Coordenação das Subprefeituras (2013 a 2014) na Prefeitura do Município de São Paulo. Foi ainda professor e coordenador do curso de Pós-Graduação na UNINOVE – Universidade Nove de Julho (2011 a 2013) e atuou como Diretor Presidente da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego (2000 a 2003). Na década de 1990, foi Diretor do Instituto de Planejamento/INCAPLAN (1991 a 1993) e do Instituto Cajamar de Formação (1991 a 1994).Entre os Conselhos de Administração de Empresas dos quais participou, estão: Companhia do Metropolitano de São Paulo/METRÔ (2014 a 2016); Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação/PRODAM (2013 a 2016); São Paulo Urbanismo – SP Urbanismo (2013 a 2016); Conselho do Fundo Gestor de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (2013 a 2014); Comitê Gestor SABESP/ARSESP – PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO – (2013 a 2016); Conselho Municipal de Política Urbana/SP (2014 a 2016); Conselho Nacional de Trânsito/CONTRAN (2000 a 2003); Vice Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Transporte e Trânsito (2001 a 2003); Conselho da Associação Nacional de Transportes Públicos/ ANTP (2001 a 2003). Publicou também artigos sobre Política Urbana, Mobilidade e Gestão Pública.
Francisco Macena da Silva
Empreendedor com visão e determinação. Foi gerente geral de uma organização de 120 pessoas e faturamento de 10milhoes de USD, executando projetos na área de energias renováveis.
Franco Vernazza
Engenheiro civil e de segurança do trabalho, professor de pós-graduação em Engenharia Segurança e Medicina do Trabalho desde 1995 e palestrante em diversos congressos e seminários; publicou vários manuais e capítulos de livros de SST; auditor Fiscal do Trabalho aposentado (1985/2020), membro do GTT da NR.18 Construção Pesada (2009/2010) e membro da CNTT da NR.35, Trabalho em Altura, pela bancada do governo desde 2011; professor em cursos EAD, consultor de SST independente e consultor técnico de Segurança do Trabalho do Seconci-SP e Nuremberg Messi Brasil.
Gianfranco Pampalon
Consultor Técnico no SECONCI-SP
Gonzalo Vargas Kunzagk
Diretor de Desenvolvimento de Negócios para LATAM & MENA da Constructions 3D - França
Engenheiro Civil pela UFF, pós-graduado em BIM e mestrando pela USP na linha de pesquisa BIM e Simulação Computacional, com ênfase em projetos de infraestrutura. Experiência em implantação de metodologias e tecnologias, como BIM, Ágil e Lean Construction. Atualmente é Coordenador de Estratégia e Implantação na Concremat.
Guilherme Borges
Coordenador de estratégia na Concremat
Arquiteto pela UFRGS, Pós-graduado em arquitetura pelo PROPAR UFRGS, MBA em Gerência de Porjetos pela FGV, Mestrando na faculdade de arquitetura da Universidade de Lisboa e Condutor de Charrette System pelo NCI em Portland. Diretor da Takeda Design, com experiência de 33 anos no mercado imobiliário Professor do curso de pós-graduação em arquitetura da PUCRS e da disciplina de charrette system do curso de loteamentos do Secovi SP. Idealizador do Congresso Brasileiro da Arquitetura da Felicidade.
GUILHERME TAKEDA
Diretor da Takeda Design
Engenheiro Mecânico pela UFRJ com mestrado em administração pelo Coppead UFRJ. Atuou durante 6 anos na Embraer como Engenheiro de Certificação. Foi Subsecretário de PPPs e Concessões da Prefeitura do Rio de Janeiro por 7 anos durante período de preparação para os Jogos Olímpicos. Assessor da Presidente do BNDES para PPPs e Concessões. Consultor para Projetos de Concessão e PPPs. Foi Diretor de Negócios da BYD para a América Latina. Em janeiro voltou à Prefeitura como presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp). Desde junho de 2022, com a transformação da Cdurp na nova Companhia de Parcerias e Investimentos (CCPar), está à frente da empresa pública da Prefeitura do Rio que estrutura e fiscaliza as concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Município.
Gustavo Guerrante
Diretor Presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos – CCPar
Gustavo Guerrante
Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Rio de Janeiro
Gustavo Luiz de Jesus Siqueira
VP de Recursos Humanos para América Latina na Saint-Gobain
Gustavo Luiz de Jesus Siqueira
VP de Recursos Humanos para América Latina na Saint-Gobain
Henrique da Fonseca Marques
Gerente de Saúde Integrada na Firjan SESI
Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, com 22 anos de atuação na área de SSMA, desenvolvendo e implementando políticas, programas e diretrizes em grandes empresas dos segmentos de telecomunicações, infraestrutura e serviços. Mestre em Engenharia Ambiental com ênfase em Gestão de SMS pela UFRJ. MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS. MBA em Sistema de Gestão Integrada em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança pela Faculdade de Tecnologia Senac Rio. Bacharel em Comunicação Social. Formação em Fall Protection Competent Person – Capital Safety, Minnesota, USA. Atuou como Coordenador da Representação Empresarial do GT, GTT e CNTT da NR 35 − Trabalho em Altura, representando a CNI, tendo também atuado como Coordenador da Comissão Temática de SST do Sinditelebrasil. Especialista convidado pelo CONFEA do Grupo de Trabalho (GT) que elaborou as minutas de revisão das normas regulamentadoras, submetidas à Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia. Coautor do Livro Manual de Lições Aprendidas em SST – Editora Nelpa – 2021. Atualmente integra a Gerência de Saúde Integrada da Firjan SESI.
Henrique Marques
Gerente de Sáude Integrada da FIRJAN SESI
Advogado, professor universitário e empresário. Atualmente desenvolve trabalhos em sinergia com a causa industrial, ocupando os seguintes cargos: Segundo diretor-secretário da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro; Presidente do Conselho Regional Sul Fluminense; Presidente do SINDICER-MVP – Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Vale do Paraíba; Vice-Presidente da ANICER – Associação Nacional da Indústria Cerâmica; Presidente do Fórum de Mineração; Membro do Conselho de Infraestrutura Membro do Conselho Fiscal FIRJAN IEL e CIRJ; Membro do Conselho Consultivo do Cluster Automotivo Sul Fluminense.
Henrique Nora Junior
Presidente do Fórum Setorial de Mineração da FIRJAN
Advogada, pós-graduada em Direito Tributário e em Gestão Empresarial em Tributação e Contabilidade. Atua como gerente de Planejamento Tributário da Queiroz Galvão S.A, com quase 20 anos de experiência em assessoria jurídica na área Tributária. É Conselheira do Conselho de Contribuintes do Município do Rio de Janeiro, representante dos contribuintes, indicada pelo SINDUSCON/RJ. Atua, ainda, como coordenadora do comitê tributário do SINICON/RJ, membro da Comissão Especial de Defesa do Contribuinte e Política Fiscal da OAB/RJ e como membro de comitês tributários das seguintes instituições: Confederação Nacional da Indústria; Abdib - Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base; Abemi – Associação Brasileira de Engenharia Industrial; e ABREMA - Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente.
Hevelyn Brichi
Gerente de Planejamento Tributário do Grupo Queiroz Galvão
Hugo Mulder
Designer, Engenheiro, Pesquisador e Educador da Universidade de Southern, Dinamarca
Ícaro Moreno Júnior
Diretor Técnico na Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ)
Natural da cidade de São Paulo, é socióloga com mais de 25 anos de experiência em gestão e formulação de políticas públicas, em especial nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano. Em sua trajetória no setor público, ocupou vários cargos de direção nos níveis municipal e federal, adicionalmente trabalhou como Consultora em Agências Internacionais. Desde 2017 vem atuando como consultora sênior em projetos e programas de habitação e desenvolvimento urbano para agências internacionais como Banco Mundial e ONU-Habitat. Entre 2003 e 2016 atuou no Governo Federal, no Ministério das Cidades, onde exerceu as funções de Ministra de Estado, Secretária Nacional de Habitação e Diretora de Políticas para os Assentamentos Precários. No dia 21 de março de 2023, tomou posse como Vice-Presidente daCaixaEconômicaFederal.
Inês Magalhães
Vice-Presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal
Iria Lícia Oliva Doniak, é Engenheira Civil, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1988. MBA em Economia com ênfase em relações Institucionais e Governamentais pela FGV (2022). Doutoranda em Bussines Administration pela Universidade de Bordeaux. Atua no setor concreto desde 1986, quando ainda estudante, iniciou suas atividades em laboratório de controle tecnológico. Dedicou-se ao concreto usinado e a indústria de materiais (Votorantim Cimentos), posteriormente tornou-se consultora na indústria do concreto pré-moldado em controle de qualidade e pesquisa e desenvolvimento. Paralelamente foi auditora ISO 9000 e PBQP-h pelo BVQI (Bureau Veritas Quality International), tendo auditado construtoras e obras em ambos os programas por todo o Brasil, de 1999 a 2007. Em 2008 iniciou sua dedicação integral no âmbito institucional. Atualmente é Presidente Executiva da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), desde 2008. Assessora da Presidência do IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, gestão 2022-2023. Membro Individual e Coletivo (ABCIC) do Conselho Diretor do IBRACON. Diretora DECONCIC– FIESP (Departamento da Construção Civil da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) desde 2011. Conselheira CONSIC/FIESP (Conselho Superior da Indústria da Construção) desde 2022. Conselheira do SINAPROCIM (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento), Representante da Abcic junto à fib federação internacional do concreto (CEB-FIP), com sede em Lausanne na Suíça desde 2015, tendo sido eleita vice-presidente para a gestão 2023-2024. Membro da Comissão de pré-fabricados do C6 fib (CEB-FIP), atuando nos subgrupos de trabalho: Affordable Housing (Habitações Economicas), Quality Control (Controle de Qualidade), Sustainability (Sustentabilidade), Hollow Core Slabs (Lajes Alveolares de Concreto Protendido), Tall Buildings (Edifícios Altos e Parking Garage (Edifícios Garagem). Membro da ACHE - Associación Científico Técnica del Hormigón Estructural (Espanha). Membro da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (membro de diversas comissões técnicas no âmbito CB-02 e CB-18). Membro da ABRIG – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais. Publicações: Capítulo 43 livro Concreto: Ciência e Tecnologia – IBRACON 2011; Capítulo 2 – Estruturas Pré- Moldadas no Mundo (Aplicações e Comportamento Estrutural) fib (CEB-FIP), ANIPB e Abcic. Membro do comitê editorial das revistas Structural Concrete Journal (fib), Concreto e Construções (Ibracon) e Industrializar em Concreto (ABCIC). Foi Homenageada pela revista “O Empreiteiro” em 2013 como mulher de destaque na Engenharia brasileira, agraciada pelo IBRACON em 2017 com o Prêmio Gilberto Molinari, recebeu o Diploma de Mérito CREA-SP Edição 2021 e fib fellow 2022.
Íria Doniak
Presidente Executiva da ABCIC
Jader Barbalho Filho
Ministro das Cidades
É advogado. Foi procurador de São Paulo e Juiz do TIT/SP; chefiou a Procuradoria da Assembleia Legislativa de São Paulo. Coordenou a área de Locação e Compartilhamento de Espaços na Comissão de Direito Imobiliário da OAB/SP. No SECOVI-SP é membro do Conselho Jurídico da Presidência, Diretor de Legislação da Locação, Coordenador do PQE e Pró Reitor da Universidade corporativa. Presidente da Comissão de Locação e Compartilhamento de Espaços do IBRADIM. Cofundador e diretor da MDDI – Mesa de Debates de Direito Imobiliário. Escritor, professor e palestrante; articulista.
Jaques Bushatsky
Presidente da Comissão de Locação e Compartilhamento de Espaços do Instituto Brasileiro de Direito I
A JLM iniciou sua atividades em 2003 e, desde então, vem desenvolvendo projetos para lifecenters ,mixed uses , incorporações, e hospitality. Atualmente o escritório conta com uma vasta carteira de shoppings e centros comerciais projetados e entregues, além de diversosretrofits de shopping centers, com projetos e empreendimentos por todo o Brasil, e alguns no exterior Somente no ano de 2022 a JLM encontrava-se com 650.000,00m2 em canteiros de obras ativos, com obras significativas, como COMPLEXOS MULTIUSOS TRIMAIS PLACES, AS CONCESSÃO FEIRA DA MADRUGADA, SHOPPING CENTERS como o trimaisplaces, CAMPUS UNIVERSITARIOS, LIFECENTERS MOOCA, AMERICANA, LUIS EDUARDO, além de diversas INCORPORAÇÕES residenciais, dentre outros. Com mais de 1.500.000,00m2 de ABL por todo o país, a JLM possui shoppings em quase todos os estados do Brasil, especialmente São Paulo, Paraná, Pará, Manaus, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Belo Horizonte, dentre outros. Ao longo dos anos a JLM também adquiriu experiência no projeto de OPERAÇÕES URBANAS e CONCESSÕES, com projetos de MIXED USE sobre os terminais rodoviários, metros e linhas de trem. São mais de 37 terminais rodoviários em PMI, 21 estações de metrô com projetos em implantação e grandes projetos, como a Feira da Madrugada, em SP Nos últimos anos JLM fez diversas apresentações de suas operações urbanas e master plans para as duas ultimas gestões das prefeituras e governos de São Paulo, Minas Gerais, Guarulhos, Bahiaem projetos de concessões e parcerias publico privadas. Desde então vem defendendo em entrevistas, palestras e diversas publicações o multiuso, life centers e town centers, com integração de serviços, infraestrutura e atividades. Multiusos, varejo, terminais, complexos multiusos e lifecenters são o objeto de produção do escritório. Rua oscar freire 379 jardins são paulo 01426-900 [email protected] www.jlm.arq.br youtube/ jayme lago mestieri arquitetura insta@jaymelagomestieri 55-11-3062-2885 55-11-3085-3933 55-11-99276-0349
Jayme Lago Mestieri
Arquiteto Sócio do Escritório JLM
É engenheiro civil (UFRJ), M.Sc. em hidráulica (COPPE-UFRJ) e Ph.D. em Hidrologia e Recursos Hídricos (Colorado State University). Foi pesquisador do CEPEL, diretor da SERLA e, por quase 50 anos, professor da COPPE-UFRJ. Foi o principal dirigente da ABRH, ANA, ANEEL, LIGHT, ENERSUL e SABESP. É membro dos conselhos de administração da EVOLTZ, IGUÁ e ORIZON. Foi membro dos seguintes conselhos: ENEVA, CNPE, CNRH, CONAMA, ELETROPAULO, SABESP, FEBRABAN, FBDS, ONS, COSESP, ABENGOA, IHE DELFT INSTITUTE FOR WATER EDUCATION. Em 2003, recebeu o Prêmio KING HASSAN II GREAT WORLD WATER PRIZE.
Jerson Kelman
Professor Pesquisador da COPPE / UFRJ
Membro do Comitê de Crédito à Exportação do SINICON. Sócio da RGN Consultoria. Especialista em Estratégia empresarial, estudo de cenários, análise de conjuntura, negociações multilaterais, análise de viabilidade para estruturação de financiamentos e garantias às exportações, defesa comercial e políticas industriais na área de comércio exterior. Condecorado com a Ordem do Rio Branco no Grau de Oficial. Foi vice-presidente da AEB, foi diretor do DEREX (FIESP).
João Carlos Nogueira
Sócio da RGN Consultoria
Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Lusíada de Lisboa e pela Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro. Sócio fundador do escritório Sérgio Conde Caldas Arquitetura e da Opy Soluções Urbanas, João também tem mestrado em arquitetura pela Universidade de Lisboa, em Administração pelo IBMEC do Rio de Janeiro, e em Qualidade do Ambiente Construído pela Universidade Santa Úrsula. Atualmente se divide entre os projetos e incorporações dos escritórios em que atua, além de ser professor do curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula, onde leciona desde 2003.
João de Sousa Machado
Socio Administrador da Sergio Conde Caldas Arquitetura e da OPY Solucoes Urbanas
Engenheiro Químico, formado pela UERJ, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela FIA e Educação Executiva em Fusões e Aquisições pela UFRJ. Atualmente é coordenador de inovação e P&D na Concremat Engenharia, conduzindo a estrutura de governança de inovação fechada e inovação aberta, ações de cultura e engajamento com foco em inovação de geração de valor e priorização de investimentos estratégicos em inovação.
João Vitor Teixeira
Coordenador de Inovação e P&D da Concremat
Engenheiro Químico, formado pela UERJ, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela FIA e Educação Executiva em Fusões e Aquisições pela UFRJ. Atualmente é coordenador de inovação e P&D na Concremat Engenharia, conduzindo a estrutura de governança de inovação fechada e inovação aberta, ações de cultura e engajamento com foco em inovação de geração de valor e priorização de investimentos estratégicos em inovação.
JOAO VITOR TEIXEIRA
Coordenador de Inovação e P&D da Concremat
Formado em Engenharia Civil (1976) e Administração de Empresas (1982); Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (1980); Master em Segurança Integral pela Fundação MAPFRE - Espanha (1989); Ex Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho (1994-1995), quando foi publicada a reformulação da NR-7, NR-9, NR-13 e NR-18; Ex Diretor Técnico da Fundacentro(2008-2012); Tecnologista aposentado da Fundacentro; Consultor de Segurança e Saúde no Trabalho.
Jófilo Moreira Lima Júnior
Ex-secretário de SST do Ministério de Trabalho e Emprego
Jorge Luís é engenheiro ambiental com especializações em segurança do trabalho pela Universidade Mackenzie, sustentabilidade e ESG pela FIA e capacitação em gestão de projetos e qualidade pela Fundação Vanzolini | USP. Atua há mais de 20 anos com gestão de segurança do trabalho e meio ambiente, com resultados expressivos na redução de acidentes e contencioso trabalhista e ambiental. Desenvolveu a carreira em empresas nacionais e multinacionais de telecomunicações, serviços, construção civil e fabricação de maquinários. Atua como gerente de SSMA Nacional da Mills.
Jorge Luís de Deus Pinto
Gerente SSMA MILLS
Mais de 25 anos de experiência em Gestão Executiva de Sustentabilidade, com resultados em Recursos Hídricos, Licenciamento e Controle Ambiental, Saneamento, Mudanças Climáticas, Economia Circular, Responsabilidade Social Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance Ambiental. Desde 2012, é representante institucional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro em espaços qualificados e nas interfaces com formuladores de políticas públicas, stakeholders privados e organizações empresariais do terceiro setor. Assessor e ponto focal ESG da Federação. Mestre em Engenharia Ambiental e graduado em Administração de Empresas.
Jorge Peron
Gerente de Sustentabilidade da Firjan
Advogado, sócio do Barral Parente Pinheiro Advogados, atuando em temas de infraestrutura, regulação e contratos públicos nos setores de construção pesada, infraestrutura urbana, rodovias, terminais portuários, projetos hidroviários, aviação e outros.