PALESTRANTES
Marcelo Falcão é arquiteto, cofundador e Diretor de Novos Negócios da Somauma - uma incorporadora focada em retrofit. Você pode encontrá-lo pelas ruas dos grandes centros urbanos à procura de edifícios vazios e subtilizados com a missão de transformá-los em células regenerativas: lugares que impactam positivamente o entorno, criando espaços urbanos vibrantes, acolhedores e cheios de possibilidades. Empresa A Somauma é uma incorporadora que busca reinserir imóveis vazios ou subutilizados no ambiente urbano. A empresa entende cada projeto como uma célula regenerativa na cidade. É muito mais que um retrofit. É entender comportamentos e adaptar os usos aos hábitos contemporâneos. É pensar no futuro, mas não esquecer do passado e resgatar a memória. Dialogar com o ambiente urbano, reenvolver cidades, pessoas e natureza. Somar esforços, em rede, para reformar hábitos e transformar nossas cidades em lugares mais atraentes, vivos, humanos e sustentáveis.
Marcelo Falcão
Diretor da Somauma Incorporação e Desenvolvimento Imobiliário
Presidente da Aliança Centro – associação dos maiores proprietários e gestoras de imóveis do Brasil (mais de 100 prédios na região; 750 mil m2 corporativos produzidos; R$7 bilhões em investimentos privados) para promover o maior polo de negócios e empregos do Rio de Janeiro (mais de 300 mil profissionais; 60 mil CNPJ’s; R$ 560 bi faturamento ano). A Aliança tem 4 objetivos: 1) PROMOVER AÇÕES CONCRETAS como o monitoramento dos problemas de conservação e a implantação de área de revitalização econômica urbana (ARE) no centro; 2) RELACIONAMENTO com os setores econômicos e autoridades tomadoras de decisão, integrando as iniciativas locais; 3) DEFESA DE INTERESSES promovendo o modelo das ARE’s e pautas de interesse comum; 4) COMUNICAÇÃO através de pautas na mídia, campanhas e eventos sobre o centro do Rio. Marcelo liderou ainda a primeira agência de promoção de investimentos do Brasil – Rio Negócios, foi executivo ao longo de 21 anos na Pepsi-Cola, Citibank, HSBC E ADT-Tyco. Atua como Empreendedor, Investidor Anjo e Membro de Conselhos. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com especialização em Gestão de Negócios pela Harvard Business School e Marketing pela PUC-RJ.
Marcelo Haddad
CEO da Aliança Centro
Com mais de 37 anos de experiência na produção de artefatos de concreto, o economista e MBA em Finanças, Marcelo Kaiuca, é sócio diretor da empresa MULTIBLOCO® Ind. e Com. de Artefatos de Concreto Ltda., produzindo seus produtos, das linhas de ALVENARIA, PAVIMENTAÇÃO e SANEAMENTO, para as maiores, principais e emblemáticas obras no estado do Rio de Janeiro. Atuando no desenvolvimento do mercado e na defesa de interesses do setor, é Presidente do INDUSCIMENTO, Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do estado do RJ; preside o Fórum da Construção Civil da FIRJAN; presidiu e atualmente é diretor regional RJ e ES da BLOCOBRASIL, Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto; Vice-Presidente da Federação das Indústrias do estado do RJ; Coordenador na FIRJAN do Programa Calçada Acessível, que qualifica as equipes técnicas das prefeituras a projetar calçadas, conforme as boas normas de acessibilidade; e Vice-Presidente do SINAPROCIM, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento, da FIESP..
MARCELO KAIUCA
Presidente do INDUSCIMENTO-Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Rio de Janeiro
Gestor sênior de saúde, segurança e meio ambiente. Atuou em campo e normativo em Siderurgia, Ferrovia, Porto e Pelotização. Forte atuação em Desenvolvimento Comportamental para líderes e SESMT. É engenheiro eletricista – pela PUC-RJ, Especialista em Gestão de Projetos – pela FGV, Especialista em engenharia de segurança do Trabalho – pela UFRJ, Especialista em Gestão de Negócios - pela FDC. É atualmente Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente na siderúrgica Gerdau no Rio de Janeiro. É membro do conselho empresarial de Meio Ambiente da FIRJAN, autor da ferramenta de análise de incidentes fundamentada em fatores humanos (a FAI-FAHU), é anfitrião e Palestrante do SAFETY MASTER (formação inovadora em Saúde e Segurança), participou como membro do comitê técnico ESG da FIRJAN, membro das “Iniciativas Empresariais” da FGVces para contribuir para o avanço de conhecimento e da prática empresariam em ESG com foco em clima. Implantou em duas grandes empresas o capacete sustentável produzido a partir do polímero de cana de açúcar entre outros projetos.
Marcelo Mayrink
Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente GERDAU
Formada em Economia pela PUC-RJ, com mestrado em Economia com ênfase em Finanças pelo IBMEC-RJ, pós-graduação em Marketing pelo IAG PUC, em Empreendedorismo pela ESPM e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Está no Grupo Enel há 17 anos e hoje atua como diretora da área de Sustentabilidade, sendo responsável pela implementação de toda estratégia de Sustentabilidade do grupo no Brasil. Antes, atuou no mercado financeiro e no setor de telecomunicações. Foi, por 2 mandatos consecutivos, membro do Conselho de Administração da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e é conselheira de empresas.
Marcia Massotti
Diretora de Sustentabilidade Enel
É graduado em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia - IME, com especialização em Logística e Mobilização Nacional pela ESG. Desde 2014 desempenha a função de Coordenador-Geral de Projetos Aeroportuários – CGPA na Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos.
Marcio Maffili
Coordenador-Geral de Projetos Aeroportuários
Com vasta experiência no setor imobiliário, atuou como Presidente e Diretor Executivo em várias empresas líderes do mercado. Participou do IPO da Rossi Residencial e liderou projetos em âmbito nacional. Sua expertise inclui gestão completa de projetos, análises técnicas e financeiras, e estruturação de fundos imobiliários, estruturação societária e planejamento imobiliário e financeiro. Destacou-se na transformação urbana com projetos alinhados a tendências globais e novo urbanismo atuando junto com o escritório do renomado Jaime Lerner, atuando em desenvolvimento de cidades planejadas. Ao longo de sua carreira, desempenhou papéis-chave na Tegra Incorporadora, Andrade Gutierrez Desenvolvimento Imobiliário, REX (Grupo EBX), Rossi Residencial S.A. e Gafisa . Atualmente é socio da Konek Transformação imobiliária, uma Asset de gestão imobiliária , tendo desenvolvido incorporações sob mandato e estruturando projetos para investidores e incorporadores , onde recentemente e conjuntamente com seus Sócios Ernani Cotrim e Duda Porto ( arquiteto) viabilizou a concepção do projeto e a venda do Edifico” A NOITE “ , em parceria com a CCPAR , empresa municipal Carioca .
Marco Adnet
Sócio-Diretor na Konek Transformação Imobiliária
Marco Antonio Saltini é vice-presidente da Anfavea. Membro da Diretoria da entidade desde 2004, trabalha no setor automotivo há 36 anos e atualmente é Diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin America/Volkswagen Caminhões e Ônibus. Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista e com especialização em Desenvolvimento Gerencial pela PUC/MG.
Marco Saltini
Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade VW Caminhões e Ônibus
Arquiteto formado pela Fundação Armando Alvares Penteado e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) na área de tecnologia, onde estudou maneiras de mapear paisagens sonoras com a inclusão do contexto (Soundscape), incluindo propostas de intervenções para requalificação de paisagens sonoras degradadas. É Vice-presidente de atividades técnicas da ProAcústica (2018-atual), coordenador da representação do Brasil no TC 43 SC 2 da ISO (2018-atual) e coordenador da CE 196 000 003 | Acústica Arquitetônica, da ABNT (2022-atual). Foi relator da revisão da parte acústica da norma de desempenho NBR 15575 (2018/2021). Sócio diretor da Harmonia desde 2001.
Marcos Holtz
Vice-presidente de atividades técnicas da ProAcústica
Mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação pela UFRN, MBA em Sistemas e Estratégias de Inovação pelo CEDEPE Business School, Administrador pela UFPE com atuação nos ecossistemas de inovação de Recife (Porto Digital) e de Natal (Metrópole Digital). Atualmente é Especialista em Projetos da Gerência de Ambientes de Inovação na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Marcos Oliveira
Especialista de Projetos Especiais na Firjan IEL
Engenheiro civil com MBA em Gerência de Projetos pela FGV. Tem 25 anos de experiência no mercado imobiliário, foi diretor de incorporação da CHL/PDG. Atualmente é diretor-presidente da Piimo Empreendimentos Imobiliários, que fundou em 2013. Marcos Saceanu também é: Vice-presidente do SindusconRio, Vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Presidente da Ademi-RJ.
Marcos Saceanu
Presidente da ADEMI RIO
Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Mestre em Transportes pelo IME. Pós-graduado em Administração Financeira pela FGV. Engenheiro Civil, pela Universidade Veiga de Almeida. Atualmente, ocupa a posição de Diretor da FGV Transportes - Centro de Estudos em Transportes e Logística e de Editor-chefe da Revista Brasileira de Transportes (RBT), periódico científico da FGV Transportes. É professor e coordenador acadêmico de cursos MBA da FGV. Foi professor do mestrado em engenharia de transportes do IME e do MBA em Finanças do IBMEC. Anteriormente, ocupou as posições de Diretor de Engenharia de Transportes da Odebrecht TransPort S.A. e de Diretor Técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Marcus Quintella
Diretor FGV Transportes
Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Unicamp. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design. Desenvolve pesquisas na linha de Modelagem e Design de Informação. Integra o Laboratório de Experiência Digital (LED/UFC), onde pesquisa sobre tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao desenvolvimento de projeto; métodos e processos digitais para o desenvolvimento de projetos; e implementação e ensino de Building Information Modeling; buscando meios e métodos de colaboração e interdisciplinaridade. Atualmente, coordena a Célula BIM da UFC e o projeto de pesquisa “Realidades expandidas no processo de projeto”, que tem apoio da Unity Social Impact e da Meta Immersive Learning.
Mariana Monteiro Xavier de Lima
Professora de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Especialista em inovação aberta no Grupo Tigre, responsável pelo relacionamento com Startups. Atua com startups e desenvolvimento de ecossistema de inovação há mais de 10 anos, tendo atuado no Sebrae For Startups como gestora local de projetos, na FIESP como coordenadora do Acelera Startup e como mentora em diversas inciativas. Pós-graduada em Gestão de projetos inovadores (USP) e em Novas tecnologias, transformação digital e agilidade pela FIA.
Mariana Rossatti Molina
Especialista em Inovação Aberta na Tigre
Mestre em Engenharia Mecânica e Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA (2015), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2004), MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Consultoria Empresarial pelo SENAI/SC. Ingressou no SENAI como aluno de cursos na área de elétrica industrial e eletrônica. Foi competidor da Olimpíada do Conhecimento do SENAI em 2001 na modalidade Robótica. Docente da área eletroeletrônica no SENAI/ES (2001-2005). No SENAI – Departamento Nacional, fui Gerente de Inovação e Tecnologia. Em 2018 foi convidado a assumir a Direção Regional do SENAI/ES e a Superintendência do SESI/ES. Atualmente é gerente de Educação Profissional do SENAI - Departamento Nacional.
Mateus Simões de Freitas
Gerente de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI - Departamento Nacional
Graduado em Engenharia Mecânico e Administração de Empresas, grande experiencia no setor de Engenharia e Construção, principalmente em projetos EPC (onshore e offshore), tendo atuado como CEO em importantes empresas do setor. Atualmente é diretor executivo do ProEC 4.0 (Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0) e atuo como Conselheiro, e como Consultor de empresas do setor de Engenharia e Construção.
Mauricio Mendonça Godoy
Diretor da ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial)
Advogado da União desde 2005, atualmente exerce o cargo de Diretor-Geral da Agência Nacional de Mineração – ANM (desde 05/12/2022). ÉBacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte –UFRN;EspecialistaemPolíticasPúblicaseGestãoGovernamentalnosSetoresEnergéticoeMineral,pelaPUC/RJ.Possui,ainda,formaçãoespecializada em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide,Sevilha/Espanha. Entre2005e2022esteveemexercícionaConsultoriaJurídicadoMinistériode Minas e Energia - MME, ocupando o cargo de Consultor Jurídico entreosanosde2008e2010.Nessaoportunidade,foiresponsávelpelacoordenaçãojurídicadoMarcoRegulatóriodo Pré-Sal. PossuirelevanteatuaçãonasáreasdeDireitodaEnergia,Minerário,Administrativo, Constitucional e do Meio Ambiente, além de atuar emquestõesdenaturezasocioambiental,incluindoatemáticaindígenaeQuilombola. Foi membro efetivo da Comissão Técnica de Assuntos Legais do ConselhoNacional de Recursos Hídricos, representando o Ministério de Minas eEnergia; do Conselho de Administração da Companhia de Geração Térmicade Energia Elétrica – CGTEE, no período de 2008 a 2016; e, do Conselho deAdministraçãodaEmpresaBrasileiradeParticipaçõesemEnergiaNucleareBinacional–ENBPar.
MAURO HENRIQUE MOREIRA SOUSA
Diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM)
Michelle Barron nasceu em Dublin, Irlanda. Iniciou sua carreira internacional na África do Sul e ocupou posições de liderança em Moçambique, Libéria, Cuba, Bósnia, Afeganistão, Índia, Coréia do Norte, Sérvia, Camboja, Panamá e Brasil, tendo atuado na África, Ásia, Região dos Balcãs e América Latina, junto à OMS, UNICEF, PMA, OSCE, OIM, OXFAM e Save the Children. Durante esse período, desenvolveu e implementou estratégias nas áreas de Desenvolvimento, Humanitária, de Políticas Públicas e Parcerias, com liderança técnica extensiva aos campos de Migração, Proteção, Inclusão Econômica, Gênero, empoderamento de mulheres, Políticas Sociais, Infância e Pobreza, Educação, Monitoramento e Avaliação, Cooperação Sul-Sul e Emergências. Em 2018, foi nomeada Coordenadora da Emergência para a resposta da OIM Brasil ao fluxo migratório venezuelano em Roraima e no Amazonas. Em fevereiro de 2020, Michelle assume a posição de Gerente Sênior de Programa da Unidade de Integração Socioeconômica da OIM, implementando o Projeto Oportunidades, que tem apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e já beneficiou mais de 10 mil migrantes em situação de vulnerabilidade no Brasil. Em 2022, no âmbito das iniciativas da OIM em parceria com o setor privado, ela torna-se conselheira dos Conselhos Empresariais de Mulheres da FIESP e da FIRJAN.
Michelle Barron
Diretora de Programa de Integração Social e Econômica da Organização Internacional para as Migrações
Em sua jornada profissional, trabalhou em multinacionais na área de logística e administração. É formado em design gráfico, onde obtém vivência e experiência na área de marketing, publicidade e propaganda. No tempo livre, gosta de praticar esportes e tocar instrumentos musicais.
Mizael Pinheiro Gomes
Mohamad Kassem é professor de Engenharia e Construção Digital na Escola de Engenharia da Universidade de Newcastle (UNEW). A sua pesquisa sobre a digitalização da construção e do ambiente construído, tanto a nível técnico como político, é reconhecida mundialmente. Publicou mais de 30 artigos e o seu trabalho foi citado mais de 4100 vezes. É consultor na área da transformação digital da construção e do ambiente construído de vários governos e instituições. Recebeu o Prémio Europeu Scherer pela sua contribuição notável para a informática na construção na UE em 2021. Ele obteve e gerenciou com sucesso um portfólio de bolsas de pesquisa e inovação de vários milhões de libras (> £ 6 milhões) de vários UK / UKRI (Innovate UK, EPSRC, British Council, Royal Academy of Engineering, Construction Industry Training Board, Centre for Digital Built Britain, Foreign Office) e conselhos de pesquisa internacionais (FEDER, Horizon Europe, Qatar Foundation).
Mohamad Kassem
PhD. Professor e pesquisador da Newcastle University, Reino Unido
Há 30 anos atuando como Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ - UFRJ), é arquiteta formada pela UFRJ, e Mestre em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ. Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE UFRJ, Pós-Doutorado na École Nationale Superiéure d’Architecture de Toulouse - França e atuou como Professora visitante na Parsons School of Design em Nova York - EUA. Professora Titular pela FAU UFRJ, é Cientista do Nosso Estado FAPERJ coordenando o projeto de Estruturação e Implementação de Célula BIM na FAU-UFRJ, e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, coordenando o projeto sobre Cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes, e a gestão de projetos em arquitetura na era digital. É co-líder do GEPARQ – Grupo de Pesquisas Gestão de Projetos em Arquitetura: tecnologia, sustentabilidade e BIM, vinculado ao PROARQ FAU UFRJ.
Mônica Santos Salgado
Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Nicola Moreira Miccione tem 45 anos, é casado e natural de Belém do Pará. Advogado concursado do Banco do Nordeste do Brasil, fez carreira na instituição e atuou em diversas áreas do banco, incluindo a diretoria estatutária de Controle e Risco. Desde setembro de 2020 ocupa o cargo de Secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, com a função de apoiar o Governador na gestão do Estado e nos assuntos referentes à administração civil. É formado em direito pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado em Direito Processual Civil, pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, e tem MBA em Gestão Empresarial, pela Universidade de São Paulo.
Nicola Miccione
Secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro
Sócio fundador da Noah, é empreendedor do Mercado Imobiliário há 11 anos. É sócio e investidor na Alfa Realty, empresa que atua no mercado de incorporação residencial de alto padrão em São Paulo e foi sócio da FinCapital, holding que criou e montou a CrediHome, empresa que está revolucionando a forma como as pessoas tomam crédito imobiliário no Brasil. Antes do mercado imobiliário atuou por 11 anos no mercado financeiro, na área de Investment Banking, tendo participado de inúmeras operações de IPO, M&A e mercado de capitais.
NikoTheodorakis
CEO da NOAHTECH
Formado em Engenharia Civil pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), MBA emGestão Empresarial pela FGV, Diretor da Akasa Incorporadora, atual Conselheiro e ex-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia ADEMI-BA, Vice - presidente de área da CBIC e Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CMA/CBIC.
Nilson Sarti da Silva Filho
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da CBIC
Pós doutor em direito pela uerj. Doutor em direito pela puc/sp. Mestre em direito e estado pela unb. Professor do doutorado/mestrado do idp. Advogado.
Osmar Paixão
Sócio do Escritório Paixão Côrtes Advogados
Especialista em Relações Institucionais, Patrick Corrêa tem larga experiência em políticas públicas habitacionais. Como assessor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro atuou no atendimento direto à população, triagem e acompanhamento de processos. Ex-morador do Vidigal, nascido na comunidade da Fazendinha, em Araruama, conhece de perto os problemas de quem mais precisa. Esteve também em Brasília, como assessor especial da Terceira Secretaria do Congresso Nacional, e na prefeitura de Maceió, onde voltou a trabalhar com questões ligadas a habitação. Lá, como chefe de gabinete do atual prefeito, coordenou o planejamento e a entrega de mais de três mil moradias ao longo dos dois primeiros anos de governo. Ao sair, deixou mais 4 mil casas programadas, que começaram a ser entregues este ano. Também articulou junto ao governo federal a construção de novas unidades e a expansão do sistema habitacional da capital do Estado de Alagoas. Desde o início de fevereiro assumiu seu mais novo desafio, como secretário de Habitação do município do Rio de Janeiro, com uma meta: zerar a fila do aluguel social e reduzir o déficit habitacional dos moradores da cidade do Rio de Janeiro.
Patrick Corrêa
Secretário Municipal de Habitação Prefeitura do Rio de Janeiro
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1995). É arquiteto de carreira da Caixa Econômica Federal e, atualmente, exerce o cargo de Consultor de Dirigente na Vice-presidência de Habitação. Atuou em administrações públicas, nos âmbitos municipal e federal: foi Secretário Adjunto da Secretaria do Patrimônio da União (2011 a 2016); Diretor de Regularização Fundiária na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de Osasco/SP (2005-2011); Gerente de Planejamento da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo - COHAB-SP (2003-2005). Desde 2002 colabora para a construção de políticas públicas nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano, tendo se especializado em regularização fundiária e questões fundiárias de imóveis públicos.
Patryck Carvalho
Agente Financeiro Caixa Econômica Federal
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociaispela PUC-MG,com MBA em Desenvolvimento de Projetos, éPresidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC)e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).Possui vivência de mais de 30 anos em altos cargos executivos no setor público, empresas e entidades nacionais representativas de diversos segmentos, tais como, Presidente daFundação TV Minas – Cultural e Educativa de Minas Gerais, Diretor da Associação Brasileira de Supermercados(ABRAS), Diretor Executivo daAssociação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade(ABRALATAS), Diretor e, posteriormente, Vice-Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos(SINFERBASE),Presidente do Instituto Brasileirode Mineração (IBRAM) e Vice-Presidente do Grupo AES Brasil.Integrante de conselhos e fóruns empresariais no País e no exterior como membro titular do Conselho de Infraestrutura (COINFRA) e do Conselho de Assuntos Legislativos (COAL) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), membro convidado do World Economic Forum(WEF), membro titular do Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DECONCIC), entre outros.Tem ativa participação na mídia nacional e internacional.
PAULO CAMILLO VARGAS PENNA
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociaispela PUC-MG,com MBA em Desenvolvimento de Projetos, éPresidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC)e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).Possui vivência de mais de 30 anos em altos cargos executivos no setor público, empresas e entidades nacionais representativas de diversos segmentos, tais como, Presidente daFundação TV Minas – Cultural e Educativa de Minas Gerais, Diretor da Associação Brasileira de Supermercados(ABRAS), Diretor Executivo daAssociação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade(ABRALATAS), Diretor e, posteriormente, Vice-Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos(SINFERBASE),Presidente do Instituto Brasileirode Mineração (IBRAM) e Vice-Presidente do Grupo AES Brasil.Integrante de conselhos e fóruns empresariais no País e no exterior como membro titular do Conselho de Infraestrutura (COINFRA) e do Conselho de Assuntos Legislativos (COAL) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), membro convidado do World Economic Forum(WEF), membro titular do Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DECONCIC), entre outros.Tem ativa participação na mídia nacional e internacional.
Paulo Camillo Vargas Penna
Presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento e da Associação Brasileira de Cimento Portland
Engenheiro Civil graduado pela Escola Politécnica da USP e extensão universitária em administração pela FGV, atua há mais de 40 anos na implantação de grandes projetos de infraestrutura no Brasil, tanto em contratos de construção como de concessão, em cargos de direção dos maiores grupos de engenharia e construção do país, nacionais e internacionais. Dentre estas, destacam-se: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, hidrelétricas, gasodutos, túneis urbanos, obras metroviárias, marítimas, industriais e de saneamento. É membro do Conselho Diretor do Sinicon – Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada
Paulo Coutinho
Conselheiro do Sinicon
Consultor técnico da Associação BlocoBrasil e há 43 anos no mercado de artefatos de concreto, com passagem pelas principais indústrias do país. Na ABCP, foi gerente nacional do Projeto de Desenvolvimento de Mercado de Blocos de Concreto e Pavimentos Intertravados, área em que é especialista. Também possui reconhecido histórico em gestão de fábricas.
Paulo Grossi
Consultor Técnico da BlocoBrasil
Gerente Geral RH e Administrativo | Carvalho Hosken S.A. Experiência na área RH e Administrativo. • Estratégias de clima organizacional; • Administração dos processos de recrutamento e seleção (R&S); • Gerenciamento no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores (T&D);
Paulo Henrique Vieira
Gerente Geral RH e Administrativo Carvalho Hosken SA
Mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e especialista em políticas públicas e gestão governamental. Trabalhou como assessor econômico no Ministério da Fazenda, entre 1998 e 2004, quando iniciou suas atividades na Confederação Nacional da Indústria – CNI, onde exerceu os cargos de: gerente executivo de política industrial e coordenador-executivo da Mobilização Empresarial pela Inovação - MEI, movimento que reúne líderes empresariais das maiores empresas instaladas no Brasil e representantes estratégicos do ecossistema de inovação. Paulo também foi superintendente nacional do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, por quatro anos, liderando as agendas de desenvolvimento de carreiras e educação empresarial na entidade. Atualmente é de diretor de operações do Serviço Social da Indústria – SESI, que tem como foco as agendas de educação básica, projetos culturais e saúde e segurança na indústria.
Paulo Mól Júnior
Diretor de Operações SESI Departamento Nacional
Doutorando em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ, ênfase em Habitação de Interesse Social; . Mestre em Sistemas de Gestão pelo LATEC/UFF; . Bacharel em Engenharia Civil pela UFRJ; . Professor e coordenador acadêmico nos MBAs da FGV; . Autor do programa do MBA Gestão de Negócios de Incorporação e Construção Imobiliária, integrante do comitê de revisão do programa do MBA Gestão Empresarial, pela FGV; . Membro suplente do Conselho Fiscal do Sinduscon-Rio nos triênios 2018/2021 e 2021/2024; . Sócio-gerente da SEICOR Projetos e Obras no período de 2001 a 2018; . Vice-presidente de Obras e Engenharia / Projetos Especiais do Club de Regatas Vasco da Gama no período de 2018 a 2022; . Membro do Comitê Científico da Conferência Internacional da LARES – Latin America Real Estate Society nos anos de 2018 e 2019; . Palestrante.
Pedro de Seixas Corrêa
Professor e Coordenador Acadêmico nos MBA’s da FGV
Formado em gestão pública, Especialista em sustentabilidade e políticas públicas, MBA em gestão de Projetos USP. Trabalhou em grandes corporações como Banco Itau/Sa e Banco Santander do Brasil como agente financeiro.
Pedro Ferreira
Engenheiro Civil e mestre em Engenharia Civil pela USP. Foi Professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da UNIP no período de 2002 à 2013 e do curso de pós-graduação em Engenharia Sanitária no Instituto Presbiteriano Mackenzie. Trabalhou na SABESP de 1981 a 2020, exercendo diversas atividades, atuando na Superintendência de Projetos; Superintendência de Obras, como gerente de departamento de obras e gerente de departamento de controle tecnológico; Superintendência de Gestão de Empreendimentos de Sistemas Regionais, no departamento de Suporte Técnico e Qualidade dos Empreendimentos e na Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento, como gerente do Departamento de Acervo e Normalização Técnica da SABESP. Atualmente é Presidente Executivo da ABTC - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto, professor convidado do curso de Engenharia Civil da POLI-USP e consultor na área de saneamento.
Pedro Jorge Chama Neto
Presidente Executivo da ABTC
Rafael Greca
Prefeito de Curitiba
Um dos mais experientes e reconhecidos especialistas em Compliance, legislação e prática anticorrupção e FCPA no país, Rafael atua há 25 anos nas áreas de Compliance, Governança Corporativa, Investigações, Prevenção da Corrupção e da Lavagem de Dinheiro, é atualmente Diretor de Riscos e Integridade da Novonor e da OEC. Formado pela Faculdade de Direito da USP, pós-graduado em Direito Empresarial pela PUC-SP e em Negócios na Era Digital pela FGV/SP, concluiu também o Programa Avançado de Gestão do IESE Business School, de Barcelona. É também licenciado em Educação Física e Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (1990). Foi um dos primeiros profissionais brasileiros a obter a certificação como Profissional Certificado de Compliance e Ética (CCEP) pela Society of Corporate Compliance and Ethics, há 14 anos. Na área de Governança, concluiu o Curso de Formação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Foi advogado no escritório de advocacia empresarial Tozzini, Freire Advogados e Diretor Jurídico e Assistant General Counsel da Sun Microsystems. Também ocupou o cargo de Vice-Presidente Jurídico, General Counsel e Chief Ethics and Compliance Officer do Walmart Brasil, tendo sido responsável pela implantação do programa global anticorrupção no Brasil. De 2011 a 2018 foi Sócio Sênior, responsável pela área de Compliance e Investigação de Chediak Advogados, onde estruturou a nova área no escritório e prestou consultoria em matéria de Compliance e Investigações Internas a mais de 70 empresas, dos mais variados setores. Foi Diretor de Governança e Conformidade da Petrobras (2018/2019), onde foi Membro do Comitê de Investigação Independente para as investigações da Operação Lava Jato, e foi sócio responsável pela área de Compliance e Investigação do Huck, Otranto e Camargo Advogados (2020/2021), onde assessorou outras dezenas de empresas. Palestrante frequente em eventos no Brasil e no exterior, Rafael foi idealizador, coordenador e/ou professor de cursos de Compliance em mais de 20 instituições de ensino ou organizações do terceiro setor nos últimos 15 anos.
Rafael Mendes Gomes
Diretor de Riscos e Integridade na Novonor e OEC
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2003. Ingressou na MRV Serviços de Engenharia Ltda. em 1999, como estagiário de Engenharia Civil, tendo adquirido larga experiência no setor imobiliário residencial e comercial. Desde então ocupou os cargos de Engenheiro de Obras, Coordenador de Engenharia e Diretoria Técnica. É membro do Conselho de Administração da Urbamais Properties e Participações S.A., cujo objetivo é desenvolver grandes áreas urbanas para uso residencial e/ou misto, desde a sua constituição em 2012. Foi eleito membro do Conselho da Administração da MRV em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária de 30 de abril de 2013, cargo que exerceu até dezembro de 2019. Foi eleito para o cargo de Co-presidente da MRV Engenharia em março de 2014, cargo que exerce até a presente data. Além da atuação na MRV, não possui experiência em outras empresas de capital aberto.
Rafael Menin Teixeira de Souza
CEO da MRV&CO
Sócio da Kunumi, startup que apoia a construção de soluções de grande impacto positivo para a sociedade utilizando Machine Learning/Inteligência Artificial. Atuou como Diretor da Fundep e CEO da Fundepar, com projetos ligados ao desenvolvimento do sistema de C, T & I nacional e no investimento de capital semente em empresas de origem acadêmica. Cerca de 20 anos na liderança de áreas de Inovação, Negócios, Planejamento e Tecnologia da Informação. Amplo conhecimento do ecossistema internacional de inovação (Vale do Silício, Boston, Canadá, Reino Unido, Israel, Chile, Portugal e China). Dourando em Inovação pela UFMG, Mestre em Gestão da Inovação pela UFMG, pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Sistemas de Informação.
Ramon Azevedo
Co-founder e CEO da Morada
Com mais de 15 anos sendo calculista estrutural, o professor, engenheiro civil e Mestre em estruturas Rangel Lage resolveu ensinar seus alunos de uma forma diferente das universidades tradicionais. Ele acredita que mais engenheiros civis podem ter sucesso com o seu método de ensino e realizar projetos adequados as normas com mais segurança e economia.
Rangel Lage
Diretor na Somma Cálculo Estrutural
Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) desde março de 2022. Ele aporta toda sua experiência para liderar o Instituto e as mineradoras associadas a estruturar um audacioso processo de transformação do setor mineral brasileiro, de modo a torná-lo ainda mais seguro, sustentável e responsável. As trajetórias profissional e política de Raul Jungmann se entrelaçam ao longo dos anos. Entre as passagens mais marcantes em seu histórico, destacam-se os períodos em que foi ministro de Estado por quatro gestões, nas pastas da Política Fundiária(1996-1999), do Desenvolvimento Agrário (1999-2002), da Defesa (2016-2018) e da Segurança Pública (2018-2019). Foi deputado federal por três mandatos: 2003-2006; 2007-2010; 2015-2018. Desempenhou, ainda, funções de alta expressão em outros ministérios, bem como em órgãos importantes, quando, por exemplo, presidiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); fundou e presidiu ONGs; integrou diversos conselhos de administração de organizações relevantes. Foi condecorado em três ocasiões pelo Governo do Brasil pelos seus relevantes serviços ao país.
Raul Jungmann
Diretor Presidente do IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração
Empresário, economista, com especialização em economia mineral, Presidente Executivo daABIROCHAS – Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais. É membro do ConselhoTemáticoPermanentedePolíticaIndustrialeDesenvolvimentoTecnológicodaCNI-ConfederaçãoNacionaldaIndústria;membrodoConselhoTemáticodeMineraçãodaCNIedoFórumNacionaldaIndústria–ConselhoConsultivodaCNI,membrodoConselhodeRepresentantesedoComitêde Comercio Exterior da FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia e Conselheiro doConselhoRegionaldeEconomiadaBahia –CORECON. Foi Vice-Presidente da FIEB-Federação das Indústrias do Estado da Bahia (2008-2014).
REINALDO DANTAS SAMPAIO
Presidente da ABIROCHAS
Gerente Jurídica e de ESG da Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Advogada empresarial com mais de 20 anos de experiência em Direito Corporativo. Associada ao InfraWomen Brazil.