PALESTRANTES

Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) desde março de 2022. Ele aporta toda sua experiência para liderar o Instituto e as mineradoras associadas a estruturar um audacioso processo de transformação do setor mineral brasileiro, de modo a torná-lo ainda mais seguro, sustentável e responsável. As trajetórias profissional e política de Raul Jungmann se entrelaçam ao longo dos anos. Entre as passagens mais marcantes em seu histórico, destacam-se os períodos em que foi ministro de Estado por quatro gestões, nas pastas da Política Fundiária(1996-1999), do Desenvolvimento Agrário (1999-2002), da Defesa (2016-2018) e da Segurança Pública (2018-2019). Foi deputado federal por três mandatos: 2003-2006; 2007-2010; 2015-2018. Desempenhou, ainda, funções de alta expressão em outros ministérios, bem como em órgãos importantes, quando, por exemplo, presidiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); fundou e presidiu ONGs; integrou diversos conselhos de administração de organizações relevantes. Foi condecorado em três ocasiões pelo Governo do Brasil pelos seus relevantes serviços ao país.

Raul Jungmann
Diretor Presidente do IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração
Raul Juste Lores
Jornalista, escritor e pesquisador de arquitetura e urbanismo

Empresário, economista, com especialização em economia mineral, Presidente Executivo daABIROCHAS – Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais. É membro do ConselhoTemáticoPermanentedePolíticaIndustrialeDesenvolvimentoTecnológicodaCNI-ConfederaçãoNacionaldaIndústria;membrodoConselhoTemáticodeMineraçãodaCNIedoFórumNacionaldaIndústria–ConselhoConsultivodaCNI,membrodoConselhodeRepresentantesedoComitêde Comercio Exterior da FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia e Conselheiro doConselhoRegionaldeEconomiadaBahia –CORECON. Foi Vice-Presidente da FIEB-Federação das Indústrias do Estado da Bahia (2008-2014).

REINALDO DANTAS SAMPAIO
Presidente da ABIROCHAS
Renata Coradin
Diretora Fundadora na Casa Cidade Arquitetura e Urbanismo

Gerente Jurídica e de ESG da Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Advogada empresarial com mais de 20 anos de experiência em Direito Corporativo. Associada ao InfraWomen Brazil.

Renata Werneck
Gerente Jurídica e de ESG da Sondotécnica Engenharia de Solos S.A

Arquiteto e Urbanista formado pela FAU/UFRJ, premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em 2003 e 2020, e mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ, iniciou sua carreira como arquiteto onde foi responsável pela elaboração de masterplans e estudos de viabilidade para diversos empreendimentos de grande porte. Participou da elaboração do Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU 2012), onde foi responsável por conduzir a avaliação de dados socioeconômicos como variáveis explicativas de transporte urbano e da situação de uso do solo dos municípios e seus impactos no contexto metropolitano. Também foi responsável pela elaboração dos projetos conceituais de integração para nove estações metro ferroviárias. Em 2013 ingressou no setor público na Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói. Como subsecretário, foi responsável pela elaboração de planos urbanos para a cidade, como a OUC da Área Central, BHLS TransOceânica, Plano Urbanístico Regional de Pendotiba e o Plano Diretor de Niterói. Em 2017 se tornou Secretário Municipal de Urbanismo e Mobilidade e foi responsável pelo acompanhamento da aprovação do Plano Diretor, pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS 2020-2030), inaugurou o Túnel Charitas-Cafubá (2017) e o BHLS TransOceânica (2019). Foi responsável pela elaboração e inauguração dos projetos de reurbanização da Av. Marquês do Paraná, marco na mobilidade urbana sustentável e na reabilitação de um espaço degradado na área central, e mais recentemente das Ruas Dr. Paulo Alves e Mem de Sá. Também é responsável pelos projetos de reurbanização da orla do Centro a Icaraí, remodelação do acesso ao bairro de Camboinhas e da revitalização do Centro de Niterói. Possui artigos publicados em congressos e revistas científicas internacionais. Possui as honrarias de Cidadão Niteroiense e Meldalha Oscar Niemeyer conferidos pela Câmara Municipal de Niterói. Em 2014 foi indicado pela Associação Europeia de Transportes para o Prêmio de Planejamento Sustentável de Transporte e Uso do Solo pelo trabalho desenvolvido em Niterói.

Renato Barandier Jr.
Secretário de urbanismo Niterói

• Engenheiro civil formado pela UFG/1988; • Mais 30 anos de experiencia no setor imobiliário; • Sócio diretor da Vega Incorporações de Goiânia – Empresa com 35 anos de fundação; • Presidente da Ademi-GO na gestão 2014-2017; • Atual Vice-Presidente do Sinduscon – GO ; • Foi representante da Ademi (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás), e do Sinduscon-GO junto a ABNT para assuntos relativos a elaboração da norma de desempenho das edificações NBR 15575; • 1º Presidente do CODESE de Goiânia e RMG – 2015-2017; • Atualmente Presidente do conselho do Codese Goiânia e Conselheiro da Ademi-Go; • Atual Vice-Presidente da CBIC – Região Centro-Oeste; • Presidente eleito da CBIC

Renato Correia
Presidente da CBIC

Renato Ferreira Machado Michel é engenheiro civil pela UFMG e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) para a gestão 2021-2024. Pós-graduado em Gestão de Negócios (FDC), Gestão de Projetos (FGV), Tecnologia e Produtividade e em Avaliações e Perícias, ambas pela UFMG, também é Vice-presidente do Conselho de Administração da CBIC, gestão 2023-2026. É sócio-diretor da Seven Engenharia.

Renato Ferreira Machado Michel
presidente do SINDUSCON-MG

Formado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, Renato Leite iniciou sua trajetória profissional na SIG Engenharia e posteriormente na O´R Realizações Imobiliárias até ingressar em 2010 na Performance Empreendimentos Imobiliários, empresa de incorporação da sua família. Após passar por diversas áreas na companhia (Planejamento, Relacionamento com Investidores, Estruturações Financeiras, Desenvolvimento de Novos Negócios e Incorporação de Projetos), atualmente é o COO da empresa.

Renato Leite
COO da Performance Empreendimentos Imobiliários

Diretor de contrato da OEC subsidiária da NOVONOR Atuou durante seus 23 anos de experiência na seguintes empresas: Usina Hidrelétrica de TUCURUÍ – Pará/BR, Usina Hidrelétrica de BARRA GRANDE – Santa Catarina/BR, Usinas Hidrelétricas do COMPLEXO CERAN – Rio Grande do Sul/BR, Pier IV VALE – Maranhão/BR, ARENA CORINTHIANS – São Paulo/BR, RODOVIA DOS MINÉRIOS – Paraná/SP e Terminal de TGS – Santa Catarina/SP

Ricardo Corregio
Diretor de contrato OEC

Graduado em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase, Pós-graduação em planejamento urbano e restauro pela UGB-FERP, MBA em gerenciamento de projetos prela FGV, Mestre em Tecnologia do Espaço Hospitalar pela UNIRIO – Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro, já atuou como coordenador do curso de Engenharia Civil e Mecânica da Faculdade Univertix, Atualmente Professor titular do curso de Engenharia civil, da Faculdade Univertix, Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação do município de Três Rios, Rio de Janeiro.

Ricardo da Silva Monteiro
Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação da Prefeitura de Três Rios

59 anos, atua no mercado deConstrução Pesada/Infraestrutura há 35 anos. Foi vice-presidente do Sinicon(2020/2023) e também coordenador do Comitê de Inovação E Engenharia do Sinicon neste período. Atualmente presta consultoria na área de Infraestrutura e é diretor do PROEC 4.0

Ricardo Fortini Pimentel
Diretor na ProEC 4.0

Natural de Tubarão, município ao sul de Santa Catarina, Ricardo Mateus é engenheiro civil e de produção. Iniciou em 1999 sua trajetória profissional como soldador e montador de estruturas metálicas, desempenhando tais funções por cerca de 15 anos. Apaixonado por inovação, buscou conhecimento e qualificação para fundar, em 2016, a Brasil ao Cubo (BR3), construtech focada em soluções construtivas ágeis, pioneira em construção off-site volumétrica no país. Com o passar dos anos a Brasil ao Cubo se transformou em uma construtora que utiliza diversas técnicas construtivas e é reconhecida pela excelência ao conduzir e executar projetos de forma rápida e eficiente. A empresa tem em seu portfólio obras espalhadas em 16 estados brasileiros, além de ter iniciado, em 2022, as operações no México.

Ricardo Mateus
CEO e Fundador da Brasil ao Cubo

Prefeito de São Paulo

Ricardo Nunes
Prefeito de São Paulo

Arquiteto e Urbanista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Com 30 anos de experiência em desenvolvimento, projeto e execução de obras modulares. Sócio proprietário da Becker & Becker Arquitetos Associados e responsável técnico da Quick House, empresa que atua a mais de 30 anos no mercado da Construção Modular com o sistema de painéis metálicos autoportantes SteelPanel.

Roberto Becker
Responsável Técnico da Quick House

Engenheiro Civil com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, atua há mais de 30 anos junto à cadeia produtiva da indústria da construção, com ênfase no segmento de edificações, como representante da Firjan SENAI em espaços setoriais e nas interfaces com formuladores de políticas públicas, stakeholders, entidades empresariais e acadêmicas. Atualmente é assessor do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan, do Fórum Setorial de Mineração e Consultor em Educação Profissional da Firjan SENAI em construção civil.

Roberto da Cunha
Assessor do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan

Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP.Antes de comandar o CTE foi Diretor da Divisão de Edificações do IPT e presidente do Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT. Especialista em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação na construção. Autor de nove livros técnicos focados em qualidade, tecnologia e gestão de incorporadoras, construtoras e projetistas. Ministrou inúmeras palestras e cursos no Brasil e no exterior e escreveu vários artigos técnicos ao longo de sua carreira. Em 2017 criou o Enredes, um ecossistema de inovação e relacionamento de empresas da cadeia produtiva da construção, onde nasceu a Rede Construção Digital e Industrializada, com o propósito de impulsionar o movimento de transformação digital e industrialização da construção no Brasil.

Roberto de Souza
CEO do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Civil Enginering - Universityof Leeds (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Eficiência Energética, desempenho térmico de edificações, bioclimatologia e conforto térmico. É supervisor do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações na UFSC. É editor associado dos periódicos Energy and Buildings, Science and Technology for the Built Environment. É membro do comitê editorial dos periódicos Journalof Building Performance Simulation e Ambiente Construído. É membros das associações científicas ANTAC, Associação de Tecnologia do Ambiente Construído (onde foi da diretoria por vários mandatos), membro do Conselho Brasileiro para a Construção Sustentável (CBCS) e IBPSA, associação internacional para a simulação do desempenho de edificações. É ainda membro do GT de edificações do MME apoiando o desenvolvimento da etiquetagem de eficiência energética em edificações.

Roberto Lamberts
Professor e Pesquisador da FIRJAN SENAI

Engenheiro Civil - Consultor Técnico e responsável pela assessoria técnica, Comissão de Materiais e Tecnologia e Comissão de meio Ambiente do Sinduscon-MG, desde 2001. Membro da COMAT/CBIC, representante do Sinduscon-MG e da CBIC em Comissões de Estudo da ABNT afetas ao setor da construção. Coordenador e idealizador do Portal de Normas da CBIC e Catálogo de Normas Técnicas – Edificações do Sinduscon-MG e do Manual Garantias do Sinduscon-MG. Membro do Grupo Gestor da COMAT/CBIC que elaborou as publicações: Guia Orientativo Para Atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, Boas Práticas para a entrega do empreendimento e Guia Nacional Para a Elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção das Edificações. Secretário de apoio da comissão de estudo de garantias das edificações do Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT/CB-002).

Roberto Matozinhos
Consultor Técnico da CBIC
Rodrigo Barreto
Gerente Jurídico Tributário da Firjan
Rodrigo Barreto
Gerente Jurídico Tributário da Firjan
Rodrigo Coelho
Sócio Diretor de Real Estate na Vinci Compass

Formado em Administração de empresas pelo IBMEC e com pós-graduação em Finanças na Fundação Dom Cabral, Rodrigo atua a mais de 10 anos no segmento de Real State, já tendo passado pelas áreas de incorporação, comercial e crédito imobiliário. Cofundador da Luggo, proptech da MRV&CO, atua hoje como Diretor de propriedades na Luggo, a frente da operação comercial, marketing, relacionamento com investidores, planejamento financeiro, processos e informações, operação dos ativos, sucesso do cliente e marketplace.

Rodrigo Lutfy
Diretor comercial da Luggo

Doutor em Administração (Rennes School of Business), é Engenheiro de Produção (UFRJ), com MBA pela Fundação Dom Cabral e MBA pela COPPEAD. Experiência de 30 anos como executivo, consultor e acadêmico. Presidente da ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), coordenador do MBA em Relações Governamentais da FGV e criador do ORIGEM, primeiro anuário de Relações Institucionais e Governamentais da América Latina. Conselheiro da Presidência da República (CDESS) e da ABNT, CNI e FIESP.

Rodrigo Navarro
Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção - ABRAMAT

Sócio da área de Infraestrutura da Vinci Partners. Previamente, trabalhou no Citi InfrastructureInvestors, divisão do Citigroup em Nova Iorque, na gestão de um fundo de privateequity especializado em Infraestrutura, com capital comprometido de US$ 3,4 bilhões. No exercício de sua função de Principal de Investimentos foi responsável pela identificação, análise e execução de transações pelo fundo. Anteriormente, trabalhou no Strategy and Business DevelopmentGroup da plataforma de investimentos alternativos do Citigroup, onde coordenou a estruturação e captação do primeiro fundo de investimento em infraestrutura do banco. No Citi, ainda teve a oportunidade de trabalhar nas áreas de M&A e tesouraria. Antes de se mudar para os Estados Unidos, trabalhou como consultor na Accenture Brasil. Formado em engenharia civil pela UFRJ e tem um MBA em finanças corporativas pela UniversityofMichigan´s Ross Schoolof Business.

Rodrigo Rocha
Sócio da Vinci Partners - Fundo MDR

Natural de Nova Friburgo/RJ, atua há mais de dezenove anos no Mercado Financeiro. Exerceu diversos cargos de gestão na CAIXA destacando-se como Gerente Nacional do Programa Minha Casa, Minha Vida, Consultor da Diretoria de Reestruturação de Operações de Grandes Clientes, Consultor da Vice-Presidência de Habitação, Superintendente Nacional de Habitação Rural e Entidades Urbanas e Superintendente Nacional da Rede Executiva de Habitação. É Vice-Presidente da ABECIP e Representante titular das Instituições Financeiras no Conselho Curador do FGTS. É engenheiro com especialização em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil, mestrando em Administração Pública. Em 18 de novembro de 2020, tomou posse como Diretor Executivo da Caixa Econômica Federal, com atuações na Diretoria da Rede de Atacado e Mercado de Capitais e, atualmente, na Diretoria de Habitação.

Rodrigo Souza Wermelinger
Diretoria de Habitação CEF

CEO da PAX Aeroportos, tem mais de 24 anos de experiência no setor de infraestrutura de transportes com ênfase no segmento de aeroportos – operação, concessões, desenvolvimento e planejamento de negócios – no Brasil, América Latina/Caribe e EUA. Graduado em Engenharia Civil pela Unicamp com MBAs pela FGV em Gerência de Projetos e em Infraestrutura de Transportes, além de Especialização em Aeroportos pelo IFSP, fez carreira em importantes empresas e consultorias nacionais e multinacionais como Monte Rodovias, CEMOSA, CCR, CH2M, Planway e Aeroservice.

Rogério Prado
CEO da PAX Aeroportos

Arquiteto e Urbanista, Mestre em Inovação na Construção pela USP, professor de pós-graduação Mauá, PUC-RS, com mais de 30 anos de experiência em implantação de soluções CAD/ BIM/ GIS/ EPPM/ FM Coordenador técnico da Academia BIM do Sinduscon-SP e Consultor BIM da CBIC Coautor do Guia BIM MDIC-ABDI e Especialista do Comitê Estratégico BIM do Governo Federal Membro fundador e Conselheiro Consultivo e Administrativo do BIM Fórum Brasil Sócio-fundador da Vistta|S Consultoria

Rogério Suzuki
Diretor na Visttas Consultoria

É líder de Desenvolvimento de Mercado na Gerdau e membro da Comissão executiva do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço). Atua em toda a cadeia da construção civil com foco no desenvolvimento e inovação de produtos e serviços para aumentar o grau de industrialização dos projetos e obras no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência no mercado imobiliário e industrial, Rosane é Engenheira Civil, com mestrado em estruturas de aço, MBA em gestão de projetos e especialização em Marketing Estratégico pelo Insper, com atuação nas áreas de projeto, Marketing e Vendas em grandes players do setor de siderurgia e Construção em Aço.

Rosane Bevilaqua
Head Desenvolvimento de Mercado - Marketing Construção Civil do CBCA - Centro Brasileiro da Construç

Graduado em Relações Internacionais pela PUC-Rio, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV-Rio, certificado pela Sociedade de Ética Empresarial e Compliance e atualmente cursando a segunda graduação em Direito pela PUC-Rio. Gerente de Ética e Compliance da Shell para a América Latina desde 2015, Vice-Presidente da TRUEColors, rede LGBTQIA+ da Shell, Conselheiro do Pacto Global das Nações Unidas no Brasil, Membro Fundador do Comitê de Compliance do Instituto Brasileiro do Petróleo, membro do Comitê de Compliance do Instituto Argentino de Petróleo e Gás. Um dos autores do “Guia de Boas Práticas de Integridade Empresarial” e do Pacto pela Integridade do setor energético.

Ruan Santos
Gerente de Ética e Conformidade Shell para América latina

• Specialized in urban planning and development. • Joined the Songdo IBD project since 2002, managed tasks such as master planning, financing and marketing. • Participated in various mega-city projects including the Hanoi project, Vietnam and the Tashkent project, Uzbekistan. Professional Experience Songdo Development Company. Dec. 2018~ Current : Songdo Smart City Project, CEO Gale International Korea Jan. 2011~Mar. 2018 : Songdo Smart City Project, Chief Marketing Officer : Tashkent Urban Development Project, PM (Uzbekistan, 2018) POSCO Engineering & Construction Co. Jan. 1996~Dec. 2010 : Songdo Smart City Project (2002~) : Hanoi Lake City Project (Vietnam, 2001) Hyosung Group Jan.1990~Dec.1995 : International Finance Department Academic Qualification Chungang University, South Korea :Bachelor of Arts in Business Administration Hanyang University, South Korea :Advanced Real-estate Convergence Program

Seok-tae Kim
CEO da Songdo Smart City Project , Coreia do Sul

Engenheiro civil formado em 1979 na UFRJ. Anteriormente trabalhei na construção de imóveis próprios e atualmente, desde 2007, sou Auditor Fiscal do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego na SRT/RJ. Fui chefe de fiscalização do MTE na cidade de Imperatriz/MA, de 2008 a 2010 e no Rio de Janeiro/RJ de 2018 a 2020. Na Secretaria de Inspeção do Trabalho-SIT exerci os cargos de Coordenador Nacional do GMAI, de 2012 a 2014, Coordenador Geral do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT de 2017 a 2018 e a partir deste mês, a Coordenação Nacional da Construção Civil.

Serafim da Silva Neto

• Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no Programa do Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil; • Pós-graduado no MBF-Master Business Finance em INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa • Pós-graduado no MBA-TGP da Escola Politécnica da USP em Tecnologia na Gestão de Produção de Edifícios; • Pós-graduado no MBA Executivo da Indústria da Construção Civil em Economia pela FGV-Fundação Getúlio Vargas; • Honra ao Mérito por Classificação em Primeiro Lugar no curso de Engenharia Civil - Prêmio CREA - SP de Formação Profissional -1998 • Conselheiro de Administração formado pela FDC Fundação Dom Cabral; • Membro da Academia Europeia de Alta Gestão • Membro do CTQ Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusconSP; • Membro do Conselho Consultivo da Unidade EMBRAPII Poli USP de Materiais para Construção Ecoeficiente - MCE; • Membro do C3 Clube da Construção Civil.

Sérgio Domingues
Diretor Técnico da Incorporadora e Construtora Tarjab

Sérgio Roberto Leusin de Amorim, Arquiteto, D.Sc. Engenharia de Produção, Professor Titular da UFF, sócio gerente da GDP-Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos (www.gdp.arq.br), empresa especializada em processos BIM, atualmente encarregada da coordenação BIM do projeto do Museu Nacional e de Shopping em SP. Consultor para empresas e organizações públicas como Ministério da Economia, FIESP, ABDI, SENAI e ABNT. Prêmio de Excelência BIM SINDUSCON SP em 2016 pela implantação BIM na Santa Clara Empreendimentos. Coordenador dos Guias de Projetos BIM da ADBI/MDIC e do Guia de Contratação BIM do BIM Forum Brasil. Autor do livro Coordenação e Gerenciamento de Projetos BIM.

Sérgio Leusin
Sócio gerente da GDP-Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos
Sergio Luiz de Macedo Ussan
Consultor e Auditor em SST

Graduado em Administração pela EBAP-FGV, em 1978. Mestre em Economia Industrial pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Industrial, da Universidade de Paris I –Sorbonne, em 1980, estagiou na OCDE e ingressou na Light em 1982, onde exerceu diversas funções até 2011. Em 1985-86 foi Superintendente de Recursos Humanos e, em 87-89, Chefe de Gabinete do Presidente da LIGHT. Foi Diretor Geral Adjunto e Diretor Financeiro do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica-DNAEE, em 1991-92. Ainda em 1992 foi Chefe do Serviço de Preços Públicos da Secretaria de Economia do Ministério da Fazenda. Em 1993-96 foi Superintendente de Assuntos Especiais e Presidente da Comissão de Privatização da LIGHT. Em 1996-99 foi Superintendente de Assuntos Estratégicos e Institucionais da LIGHT. Foi Diretor de Estudos Econômicos e Regulação da EDF Internacional, em Paris e Diretor da EDF-GDF Serviços nos Alpes Maritimes, Sul da França (1999/2001). Em 2001-2002 foi Diretor Secretário Geral da LIGHT e em 2003-2004 dirigiu a LIGHT OESTE. Foi Presidente do Sebrae-RJ de 2005 a 2010, conselheiro do Instituto Nacional de Tecnologia, do Centro de Inovação e Competitividade, e do Conselho Municipal de Política Urbana. Foi Conselheiro da Câmara de Comércio França-Brasil, da Associação Comercial do Rio de Janeiro, do Sebrae-RJ e da FIRJAN. Foi conselheiro da Bolt Energias e vice-presidente do Conselho de Administração da VIVAX. Foi Presidente do Conselho de Energia da FIRJAN, membro do Conselho de Administração LIGHT S.A, Atualmente Presidente do Sindicato Interestadual das Indústrias de Energia Elétrica -SINERGIA E Diretor de Desenvolvimento do SEBRAE-RJ.

Sérgio Malta
Diretor do SEBRAE-RJ

Engenheiro Civil pela UFPR (1980), Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFRGS (1980), Doutor em Informática/Computação Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1993). Professor Titular Sênior da Universidade Federal do Paraná - UFPR Presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC (2018-2022) Vice-Presidente do BIM Fórum Brasil – BFB (desde setembro 2020) É Professor Sênior no Centro de Estudos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná onde foi Professor Titular e atuou de agosto de 1981 até abril de 2017 tendo exercido cargos administrativos relevantes como o de Diretor do Centro de Computação (1994-1998), Diretor do Centro de Estudos de Engenharia Civil (1989-1995 e 1998-2008), Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (entre 2004 e 2008), Diretor Executivo da Agência de Inovação (janeiro/2009 a julho/2011) e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (janeiro/2009 a março/2013). De outubro/2014 a setembro/2015 realizou estágio pós-doutoral (Visiting Scholar) no Center for Integrated Facility Engineering (CIFE) da Universidade de Stanford na Califórnia.

Sergio Scheer
Phd. Pesquisador e Professor da UFPR

Gestor executivo de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo Patrimar, Conselheiro da ABRH, Professor PUC Minas., presidente do comitê estratégico de Gestão de Pessoas da AMCHAM BH. Mestrado em Administração, MBA Gestão estratégica pela FGV e negócios pela FDC, formação em Administração e engenharia Civil. Experiência de 25 anos atuando como executivo de RH.

Silvano Aragão
Gestor executivo de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo Patrimar

Sócia e responsável técnica da 3W Insurance Sociedade de Corretagem de Seguros e criadora o Clube do Seguro Garantia. Formada em Ciências Contábeis, Empreendedora por vocação, com curso de extensão em Direito do Seguro pela Escola Superior de Magistratura do Rio Grande do Sul – Ajuris e Corretora de Seguros pela Escola Nacional de Seguros. É palestrante e instrutora, especialista em riscos financeiros, acumulando mais de 25 anos de experiência no mercado de seguros. Instagram: @clubedosegurogarantia Linkedin: https://www.linkedin.com/in/simone-fraga-2710803b

Simone Fraga
Diretora Executiva - 3W Insurance Sociedade de Corretagem
Simone Nascimento
Conselheira no Pacto Global da ONU

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia e com Mestrado pela PUC-RJ, Sinval Andrade atuou por 11 anos como professor universitário de engenharia. Atualmente ele é Diretor Superintendente da Águas do Rio, concessionária responsável pela implantação e operação dos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto em 27 municípios do Rio de Janeiro. Foi diretor da BRK Ambiental Macaé e Rio das Ostras, entre os anos de 2020 e 2021. E entre 2016 e 2021 ocupou a presidência da Zona Oeste Mais Saneamento, na cidade do Rio de Janeiro.

Sinval Andrade
Diretor Superintendente da AEGEA Saneamento

Arquiteta, Mestre em Preservação do Patrimônio e Doutora em Administração. Especialista em Gerenciamento de Projetos. Presidente da AsBEA-RJ. Conselheira Federal Suplente CAU-RJ. Autora de Projetos como: Parque das Ruínas, Rio Cidade Rocha Miranda, CAL Glória, Rio Zoo, além de diversas residências e restaurantes. Professora convidada MBA’s e Cursos de Formação Continuada na FGV, UFF, UFRJ e PUC Rio (CCE e IAG). Consultora de gerenciamento para arquitetos (método autoral). Gerenciou o Convênio Morar Carioca. Autora de diversos livros.

Sonia Lopes
Presidente da AsBEA-RJ

Arquiteta e urbanista, com especialização em gerenciamento de projetos de engenharia pela PUC, aceitou, com muito sucesso, o desafio de transformar o setor da construção civil no Brasil, por meio da industrialização. Com mais de 14 anos de experiência no mercado imobiliário e 10 anos de experiência em construção à seco hoje é Diretora Comercial & Sucesso do Cliente na Tecverde.

Stael Xavier
Diretora Comercial & Sucesso do Cliente na Tecverde

Arquiteta e urbanista, com especialização em gerenciamento de projetos de engenharia pela PUC, aceitou, com muito sucesso, o desafio de transformar o setor da construção civil no Brasil, por meio da industrialização. Com mais de 14 anos de experiência no mercado imobiliário e 10 anos de experiência em construção à seco hoje é Diretora Comercial & Sucesso do Cliente na Tecverde.

Stael Xavier
Diretora Comercial & Sucesso do Cliente na Tecverde