PALESTRANTES

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociaispela PUC-MG,com MBA em Desenvolvimento de Projetos, éPresidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC)e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).Possui vivência de mais de 30 anos em altos cargos executivos no setor público, empresas e entidades nacionais representativas de diversos segmentos, tais como, Presidente daFundação TV Minas – Cultural e Educativa de Minas Gerais, Diretor da Associação Brasileira de Supermercados(ABRAS), Diretor Executivo daAssociação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade(ABRALATAS), Diretor e, posteriormente, Vice-Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos(SINFERBASE),Presidente do Instituto Brasileirode Mineração (IBRAM) e Vice-Presidente do Grupo AES Brasil.Integrante de conselhos e fóruns empresariais no País e no exterior como membro titular do Conselho de Infraestrutura (COINFRA) e do Conselho de Assuntos Legislativos (COAL) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), membro convidado do World Economic Forum(WEF), membro titular do Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DECONCIC), entre outros.Tem ativa participação na mídia nacional e internacional.

PAULO CAMILLO VARGAS PENNA

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociaispela PUC-MG,com MBA em Desenvolvimento de Projetos, éPresidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC)e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).Possui vivência de mais de 30 anos em altos cargos executivos no setor público, empresas e entidades nacionais representativas de diversos segmentos, tais como, Presidente daFundação TV Minas – Cultural e Educativa de Minas Gerais, Diretor da Associação Brasileira de Supermercados(ABRAS), Diretor Executivo daAssociação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade(ABRALATAS), Diretor e, posteriormente, Vice-Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos(SINFERBASE),Presidente do Instituto Brasileirode Mineração (IBRAM) e Vice-Presidente do Grupo AES Brasil.Integrante de conselhos e fóruns empresariais no País e no exterior como membro titular do Conselho de Infraestrutura (COINFRA) e do Conselho de Assuntos Legislativos (COAL) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), membro convidado do World Economic Forum(WEF), membro titular do Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DECONCIC), entre outros.Tem ativa participação na mídia nacional e internacional.

Paulo Camillo Vargas Penna
Presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento e da Associação Brasileira de Cimento Portland

Engenheiro Civil graduado pela Escola Politécnica da USP e extensão universitária em administração pela FGV, atua há mais de 40 anos na implantação de grandes projetos de infraestrutura no Brasil, tanto em contratos de construção como de concessão, em cargos de direção dos maiores grupos de engenharia e construção do país, nacionais e internacionais. Dentre estas, destacam-se: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, hidrelétricas, gasodutos, túneis urbanos, obras metroviárias, marítimas, industriais e de saneamento.É membro do Conselho Diretor do Sinicon – Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada

Paulo Coutinho
Diretor na THESSA Consultoria

Consultor técnico da Associação BlocoBrasil e há 43 anos no mercado de artefatos de concreto, com passagem pelas principais indústrias do país. Na ABCP, foi gerente nacional do Projeto de Desenvolvimento de Mercado de Blocos de Concreto e Pavimentos Intertravados, área em que é especialista. Também possui reconhecido histórico em gestão de fábricas.

Paulo Grossi
Consultor Técnico da BlocoBrasil

Gerente Geral RH e Administrativo | Carvalho Hosken S.A. Experiência na área RH e Administrativo. • Estratégias de clima organizacional; • Administração dos processos de recrutamento e seleção (R&S); • Gerenciamento no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores (T&D);

Paulo Henrique Vieira
Gerente Geral RH e Administrativo Carvalho Hosken SA

Mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e especialista em políticas públicas e gestão governamental. Trabalhou como assessor econômico no Ministério da Fazenda, entre 1998 e 2004, quando iniciou suas atividades na Confederação Nacional da Indústria – CNI, onde exerceu os cargos de: gerente executivo de política industrial e coordenador-executivo da Mobilização Empresarial pela Inovação - MEI, movimento que reúne líderes empresariais das maiores empresas instaladas no Brasil e representantes estratégicos do ecossistema de inovação. Paulo também foi superintendente nacional do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, por quatro anos, liderando as agendas de desenvolvimento de carreiras e educação empresarial na entidade. Atualmente é de diretor de operações do Serviço Social da Indústria – SESI, que tem como foco as agendas de educação básica, projetos culturais e saúde e segurança na indústria.

Paulo Mól Júnior
Diretor de Operações SESI Departamento Nacional

Doutorando em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ, ênfase em Habitação de Interesse Social; . Mestre em Sistemas de Gestão pelo LATEC/UFF; . Bacharel em Engenharia Civil pela UFRJ; . Professor e coordenador acadêmico nos MBAs da FGV; . Autor do programa do MBA Gestão de Negócios de Incorporação e Construção Imobiliária, integrante do comitê de revisão do programa do MBA Gestão Empresarial, pela FGV; . Membro suplente do Conselho Fiscal do Sinduscon-Rio nos triênios 2018/2021 e 2021/2024; . Sócio-gerente da SEICOR Projetos e Obras no período de 2001 a 2018; . Vice-presidente de Obras e Engenharia / Projetos Especiais do Club de Regatas Vasco da Gama no período de 2018 a 2022; . Membro do Comitê Científico da Conferência Internacional da LARES – Latin America Real Estate Society nos anos de 2018 e 2019; . Palestrante.

Pedro de Seixas Corrêa
Professor e Coordenador Acadêmico nos MBA’s da FGV

Formado em gestão pública, Especialista em sustentabilidade e políticas públicas, MBA em gestão de Projetos USP. Trabalhou em grandes corporações como Banco Itau/Sa e Banco Santander do Brasil como agente financeiro.

Pedro Ferreira

Engenheiro Civil e mestre em Engenharia Civil pela USP. Foi Professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da UNIP no período de 2002 à 2013 e do curso de pós-graduação em Engenharia Sanitária no Instituto Presbiteriano Mackenzie. Trabalhou na SABESP de 1981 a 2020, exercendo diversas atividades, atuando na Superintendência de Projetos; Superintendência de Obras, como gerente de departamento de obras e gerente de departamento de controle tecnológico; Superintendência de Gestão de Empreendimentos de Sistemas Regionais, no departamento de Suporte Técnico e Qualidade dos Empreendimentos e na Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento, como gerente do Departamento de Acervo e Normalização Técnica da SABESP. Atualmente é Presidente Executivo da ABTC - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto, professor convidado do curso de Engenharia Civil da POLI-USP e consultor na área de saneamento.

Pedro Jorge Chama Neto
Presidente Executivo da ABTC
Pedro Veiga Goncalves
Gerente de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente na Álya Construtora
Rafael Freitas
Vereador no Município do Rio de Janeiro
Rafael Greca
Prefeito de Curitiba

Um dos mais experientes e reconhecidos especialistas em Compliance, legislação e prática anticorrupção e FCPA no país, Rafael atua há 25 anos nas áreas de Compliance, Governança Corporativa, Investigações, Prevenção da Corrupção e da Lavagem de Dinheiro, é atualmente Diretor de Riscos e Integridade da Novonor e da OEC. Formado pela Faculdade de Direito da USP, pós-graduado em Direito Empresarial pela PUC-SP e em Negócios na Era Digital pela FGV/SP, concluiu também o Programa Avançado de Gestão do IESE Business School, de Barcelona. É também licenciado em Educação Física e Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (1990). Foi um dos primeiros profissionais brasileiros a obter a certificação como Profissional Certificado de Compliance e Ética (CCEP) pela Society of Corporate Compliance and Ethics, há 14 anos. Na área de Governança, concluiu o Curso de Formação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Foi advogado no escritório de advocacia empresarial Tozzini, Freire Advogados e Diretor Jurídico e Assistant General Counsel da Sun Microsystems. Também ocupou o cargo de Vice-Presidente Jurídico, General Counsel e Chief Ethics and Compliance Officer do Walmart Brasil, tendo sido responsável pela implantação do programa global anticorrupção no Brasil. De 2011 a 2018 foi Sócio Sênior, responsável pela área de Compliance e Investigação de Chediak Advogados, onde estruturou a nova área no escritório e prestou consultoria em matéria de Compliance e Investigações Internas a mais de 70 empresas, dos mais variados setores. Foi Diretor de Governança e Conformidade da Petrobras (2018/2019), onde foi Membro do Comitê de Investigação Independente para as investigações da Operação Lava Jato, e foi sócio responsável pela área de Compliance e Investigação do Huck, Otranto e Camargo Advogados (2020/2021), onde assessorou outras dezenas de empresas. Palestrante frequente em eventos no Brasil e no exterior, Rafael foi idealizador, coordenador e/ou professor de cursos de Compliance em mais de 20 instituições de ensino ou organizações do terceiro setor nos últimos 15 anos.

Rafael Mendes Gomes
Diretor de Riscos e Integridade na Novonor e OEC

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2003. Ingressou na MRV Serviços de Engenharia Ltda. em 1999, como estagiário de Engenharia Civil, tendo adquirido larga experiência no setor imobiliário residencial e comercial. Desde então ocupou os cargos de Engenheiro de Obras, Coordenador de Engenharia e Diretoria Técnica. É membro do Conselho de Administração da Urbamais Properties e Participações S.A., cujo objetivo é desenvolver grandes áreas urbanas para uso residencial e/ou misto, desde a sua constituição em 2012. Foi eleito membro do Conselho da Administração da MRV em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária de 30 de abril de 2013, cargo que exerceu até dezembro de 2019. Foi eleito para o cargo de Co-presidente da MRV Engenharia em março de 2014, cargo que exerce até a presente data. Além da atuação na MRV, não possui experiência em outras empresas de capital aberto.

Rafael Menin Teixeira de Souza
CEO da MRV&CO

Sócio da Kunumi, startup que apoia a construção de soluções de grande impacto positivo para a sociedade utilizando Machine Learning/Inteligência Artificial. Atuou como Diretor da Fundep e CEO da Fundepar, com projetos ligados ao desenvolvimento do sistema de C, T & I nacional e no investimento de capital semente em empresas de origem acadêmica. Cerca de 20 anos na liderança de áreas de Inovação, Negócios, Planejamento e Tecnologia da Informação. Amplo conhecimento do ecossistema internacional de inovação (Vale do Silício, Boston, Canadá, Reino Unido, Israel, Chile, Portugal e China). Dourando em Inovação pela UFMG, Mestre em Gestão da Inovação pela UFMG, pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Sistemas de Informação.

Ramon Azevedo
Co-founder e CEO da Morada

Com mais de 15 anos sendo calculista estrutural, o professor, engenheiro civil e Mestre em estruturas Rangel Lage resolveu ensinar seus alunos de uma forma diferente das universidades tradicionais. Ele acredita que mais engenheiros civis podem ter sucesso com o seu método de ensino e realizar projetos adequados as normas com mais segurança e economia.

Rangel Lage
Diretor na Somma Cálculo Estrutural
Raphael Ani
Global Business Development Lead, Construction - PMI
Raphael Feldman
Diretor de Engenharia na Planta Inc
Raphael Lafetá
Diretor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade
Raquel Boesso
Coordenadora do Observatório da Indústria IEL

Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) desde março de 2022. Ele aporta toda sua experiência para liderar o Instituto e as mineradoras associadas a estruturar um audacioso processo de transformação do setor mineral brasileiro, de modo a torná-lo ainda mais seguro, sustentável e responsável. As trajetórias profissional e política de Raul Jungmann se entrelaçam ao longo dos anos. Entre as passagens mais marcantes em seu histórico, destacam-se os períodos em que foi ministro de Estado por quatro gestões, nas pastas da Política Fundiária(1996-1999), do Desenvolvimento Agrário (1999-2002), da Defesa (2016-2018) e da Segurança Pública (2018-2019). Foi deputado federal por três mandatos: 2003-2006; 2007-2010; 2015-2018. Desempenhou, ainda, funções de alta expressão em outros ministérios, bem como em órgãos importantes, quando, por exemplo, presidiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); fundou e presidiu ONGs; integrou diversos conselhos de administração de organizações relevantes. Foi condecorado em três ocasiões pelo Governo do Brasil pelos seus relevantes serviços ao país.

Raul Jungmann
Diretor Presidente do IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração
Raul Juste Lores
Jornalista, escritor e pesquisador de arquitetura e urbanismo

Empresário, economista, com especialização em economia mineral, Presidente Executivo daABIROCHAS – Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais. É membro do ConselhoTemáticoPermanentedePolíticaIndustrialeDesenvolvimentoTecnológicodaCNI-ConfederaçãoNacionaldaIndústria;membrodoConselhoTemáticodeMineraçãodaCNIedoFórumNacionaldaIndústria–ConselhoConsultivodaCNI,membrodoConselhodeRepresentantesedoComitêde Comercio Exterior da FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia e Conselheiro doConselhoRegionaldeEconomiadaBahia –CORECON. Foi Vice-Presidente da FIEB-Federação das Indústrias do Estado da Bahia (2008-2014).

REINALDO DANTAS SAMPAIO
Presidente da ABIROCHAS
Renata Coradin
Diretora Fundadora na Casa Cidade Arquitetura e Urbanismo

Gerente Jurídica e de ESG da Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Advogada empresarial com mais de 20 anos de experiência em Direito Corporativo. Associada ao InfraWomen Brazil.

Renata Werneck
Gerente Jurídica e de ESG da Sondotécnica Engenharia de Solos S.A

Arquiteto e Urbanista formado pela FAU/UFRJ, premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em 2003 e 2020, e mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ, iniciou sua carreira como arquiteto onde foi responsável pela elaboração de masterplans e estudos de viabilidade para diversos empreendimentos de grande porte. Participou da elaboração do Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU 2012), onde foi responsável por conduzir a avaliação de dados socioeconômicos como variáveis explicativas de transporte urbano e da situação de uso do solo dos municípios e seus impactos no contexto metropolitano. Também foi responsável pela elaboração dos projetos conceituais de integração para nove estações metro ferroviárias. Em 2013 ingressou no setor público na Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói. Como subsecretário, foi responsável pela elaboração de planos urbanos para a cidade, como a OUC da Área Central, BHLS TransOceânica, Plano Urbanístico Regional de Pendotiba e o Plano Diretor de Niterói. Em 2017 se tornou Secretário Municipal de Urbanismo e Mobilidade e foi responsável pelo acompanhamento da aprovação do Plano Diretor, pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS 2020-2030), inaugurou o Túnel Charitas-Cafubá (2017) e o BHLS TransOceânica (2019). Foi responsável pela elaboração e inauguração dos projetos de reurbanização da Av. Marquês do Paraná, marco na mobilidade urbana sustentável e na reabilitação de um espaço degradado na área central, e mais recentemente das Ruas Dr. Paulo Alves e Mem de Sá. Também é responsável pelos projetos de reurbanização da orla do Centro a Icaraí, remodelação do acesso ao bairro de Camboinhas e da revitalização do Centro de Niterói. Possui artigos publicados em congressos e revistas científicas internacionais. Possui as honrarias de Cidadão Niteroiense e Meldalha Oscar Niemeyer conferidos pela Câmara Municipal de Niterói. Em 2014 foi indicado pela Associação Europeia de Transportes para o Prêmio de Planejamento Sustentável de Transporte e Uso do Solo pelo trabalho desenvolvido em Niterói.

Renato Barandier Jr.
Secretário de urbanismo Niterói

• Engenheiro civil formado pela UFG/1988; • Mais 30 anos de experiencia no setor imobiliário; • Sócio diretor da Vega Incorporações de Goiânia – Empresa com 35 anos de fundação; • Presidente da Ademi-GO na gestão 2014-2017; • Atual Vice-Presidente do Sinduscon – GO ; • Foi representante da Ademi (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás), e do Sinduscon-GO junto a ABNT para assuntos relativos a elaboração da norma de desempenho das edificações NBR 15575; • 1º Presidente do CODESE de Goiânia e RMG – 2015-2017; • Atualmente Presidente do conselho do Codese Goiânia e Conselheiro da Ademi-Go; • Atual Vice-Presidente da CBIC – Região Centro-Oeste; • Presidente eleito da CBIC

Renato Correia
Presidente da CBIC

Renato Ferreira Machado Michel é engenheiro civil pela UFMG e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) para a gestão 2021-2024. Pós-graduado em Gestão de Negócios (FDC), Gestão de Projetos (FGV), Tecnologia e Produtividade e em Avaliações e Perícias, ambas pela UFMG, também é Vice-presidente do Conselho de Administração da CBIC, gestão 2023-2026. É sócio-diretor da Seven Engenharia.

Renato Ferreira Machado Michel
presidente do SINDUSCON-MG

Formado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, Renato Leite iniciou sua trajetória profissional na SIG Engenharia e posteriormente na O´R Realizações Imobiliárias até ingressar em 2010 na Performance Empreendimentos Imobiliários, empresa de incorporação da sua família. Após passar por diversas áreas na companhia (Planejamento, Relacionamento com Investidores, Estruturações Financeiras, Desenvolvimento de Novos Negócios e Incorporação de Projetos), atualmente é o COO da empresa.

Renato Leite
COO da Performance Empreendimentos Imobiliários
Renato Saldanha
Analista de Promoção Firjan SESI

Diretor de contrato da OEC subsidiária da NOVONOR Atuou durante seus 23 anos de experiência na seguintes empresas: Usina Hidrelétrica de TUCURUÍ – Pará/BR, Usina Hidrelétrica de BARRA GRANDE – Santa Catarina/BR, Usinas Hidrelétricas do COMPLEXO CERAN – Rio Grande do Sul/BR, Pier IV VALE – Maranhão/BR, ARENA CORINTHIANS – São Paulo/BR, RODOVIA DOS MINÉRIOS – Paraná/SP e Terminal de TGS – Santa Catarina/SP

Ricardo Corregio
Diretor de contrato OEC

Graduado em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase, Pós-graduação em planejamento urbano e restauro pela UGB-FERP, MBA em gerenciamento de projetos prela FGV, Mestre em Tecnologia do Espaço Hospitalar pela UNIRIO – Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro, já atuou como coordenador do curso de Engenharia Civil e Mecânica da Faculdade Univertix, Atualmente Professor titular do curso de Engenharia civil, da Faculdade Univertix, Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação do município de Três Rios, Rio de Janeiro.

Ricardo da Silva Monteiro
Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação da Prefeitura de Três Rios

59 anos, atua no mercado deConstrução Pesada/Infraestrutura há 35 anos. Foi vice-presidente do Sinicon(2020/2023) e também coordenador do Comitê de Inovação E Engenharia do Sinicon neste período. Atualmente presta consultoria na área de Infraestrutura e é diretor do PROEC 4.0

Ricardo Fortini Pimentel
Diretor na ProEC 4.0

Natural de Tubarão, município ao sul de Santa Catarina, Ricardo Mateus é engenheiro civil e de produção. Iniciou em 1999 sua trajetória profissional como soldador e montador de estruturas metálicas, desempenhando tais funções por cerca de 15 anos. Apaixonado por inovação, buscou conhecimento e qualificação para fundar, em 2016, a Brasil ao Cubo (BR3), construtech focada em soluções construtivas ágeis, pioneira em construção off-site volumétrica no país. Com o passar dos anos a Brasil ao Cubo se transformou em uma construtora que utiliza diversas técnicas construtivas e é reconhecida pela excelência ao conduzir e executar projetos de forma rápida e eficiente. A empresa tem em seu portfólio obras espalhadas em 16 estados brasileiros, além de ter iniciado, em 2022, as operações no México.

Ricardo Mateus
CEO e Fundador da Brasil ao Cubo

Prefeito de São Paulo

Ricardo Nunes
Prefeito de São Paulo

Arquiteto e Urbanista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Com 30 anos de experiência em desenvolvimento, projeto e execução de obras modulares. Sócio proprietário da Becker & Becker Arquitetos Associados e responsável técnico da Quick House, empresa que atua a mais de 30 anos no mercado da Construção Modular com o sistema de painéis metálicos autoportantes SteelPanel.

Roberto Becker
Responsável Técnico da Quick House

Engenheiro Civil com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, atua há mais de 30 anos junto à cadeia produtiva da indústria da construção, com ênfase no segmento de edificações, como representante da Firjan SENAI em espaços setoriais e nas interfaces com formuladores de políticas públicas, stakeholders, entidades empresariais e acadêmicas. Atualmente é assessor do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan, do Fórum Setorial de Mineração e Consultor em Educação Profissional da Firjan SENAI em construção civil.

Roberto da Cunha
Assessor do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan

Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP.Antes de comandar o CTE foi Diretor da Divisão de Edificações do IPT e presidente do Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT. Especialista em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação na construção. Autor de nove livros técnicos focados em qualidade, tecnologia e gestão de incorporadoras, construtoras e projetistas. Ministrou inúmeras palestras e cursos no Brasil e no exterior e escreveu vários artigos técnicos ao longo de sua carreira. Em 2017 criou o Enredes, um ecossistema de inovação e relacionamento de empresas da cadeia produtiva da construção, onde nasceu a Rede Construção Digital e Industrializada, com o propósito de impulsionar o movimento de transformação digital e industrialização da construção no Brasil.

Roberto de Souza
CEO do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Civil Enginering - Universityof Leeds (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Eficiência Energética, desempenho térmico de edificações, bioclimatologia e conforto térmico. É supervisor do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações na UFSC. É editor associado dos periódicos Energy and Buildings, Science and Technology for the Built Environment. É membro do comitê editorial dos periódicos Journalof Building Performance Simulation e Ambiente Construído. É membros das associações científicas ANTAC, Associação de Tecnologia do Ambiente Construído (onde foi da diretoria por vários mandatos), membro do Conselho Brasileiro para a Construção Sustentável (CBCS) e IBPSA, associação internacional para a simulação do desempenho de edificações. É ainda membro do GT de edificações do MME apoiando o desenvolvimento da etiquetagem de eficiência energética em edificações.

Roberto Lamberts
Professor e Pesquisador da FIRJAN SENAI

Engenheiro Civil - Consultor Técnico e responsável pela assessoria técnica, Comissão de Materiais e Tecnologia e Comissão de meio Ambiente do Sinduscon-MG, desde 2001. Membro da COMAT/CBIC, representante do Sinduscon-MG e da CBIC em Comissões de Estudo da ABNT afetas ao setor da construção. Coordenador e idealizador do Portal de Normas da CBIC e Catálogo de Normas Técnicas – Edificações do Sinduscon-MG e do Manual Garantias do Sinduscon-MG. Membro do Grupo Gestor da COMAT/CBIC que elaborou as publicações: Guia Orientativo Para Atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, Boas Práticas para a entrega do empreendimento e Guia Nacional Para a Elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção das Edificações. Secretário de apoio da comissão de estudo de garantias das edificações do Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT/CB-002).

Roberto Matozinhos
Consultor Técnico da CBIC
Rodrigo Barreto
Gerente Jurídico Tributário da Firjan
Rodrigo Barreto
Gerente Jurídico Tributário da Firjan

Formado em Administração de empresas pelo IBMEC e com pós-graduação em Finanças na Fundação Dom Cabral, Rodrigo atua a mais de 10 anos no segmento de Real State, já tendo passado pelas áreas de incorporação, comercial e crédito imobiliário. Cofundador da Luggo, proptech da MRV&CO, atua hoje como Diretor de propriedades na Luggo, a frente da operação comercial, marketing, relacionamento com investidores, planejamento financeiro, processos e informações, operação dos ativos, sucesso do cliente e marketplace.

Rodrigo Lutfy
Diretor comercial da Luggo

Doutor em Administração (Rennes School of Business), é Engenheiro de Produção (UFRJ), com MBA pela Fundação Dom Cabral e MBA pela COPPEAD. Experiência de 30 anos como executivo, consultor e acadêmico. Presidente da ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), coordenador do MBA em Relações Governamentais da FGV e criador do ORIGEM, primeiro anuário de Relações Institucionais e Governamentais da América Latina. Conselheiro da Presidência da República (CDESS) e da ABNT, CNI e FIESP.

Rodrigo Navarro
Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção - ABRAMAT