PALESTRANTES
Danielle é Engenheira Civil formada pela FAAP e Tecnóloga em Edfícios formada pela FATEC-SP. Atua com Head do Centro de Excelência de Infrastructure & Capital Projects na Deloitte, responsável pela coordenação de fóruns, estudos, treinamentos e missões empresariais para o setor do Engenharia e Construção. Conta com experiência na estruturação e coordenação redes de relacionamento entre empresas, entidades setoriais e startups, com objetivo de impulsionar o setor de engenharia no Brasil. Responsável pela elaboração do “Mapeamento de Startups Construtechs Brasileiras” em 2018, foi mentora convidada no SWConstrutech, iniciativa que visa criar uma solução para o mercado a partir do processo de ideação, prototipação até a venda de um novo serviço ou produto. É membro do grupo de Novos Empreendedores do Secovi, tendo participado da organização e mesa de jurados para avaliar as principais startups do setor imobiliário. E atua no Pilar Origens que tem como objetivo aumentar a chegada de pessoas afrodescendentes a cargos de lideranças no ambiente corporativo. Esse programa faz parte do All In, programa de diversidade da Deloitte.
Danielle Ávila
Coordenadora do Centro de Excelência de Infrastructure & Capital Projects
Danielle atua há mais de 15 anos em planejamento urbano e mobilidade sustentável, com experiências no poder público, iniciativa privada e terceiro setor. Mestre em Planejamento Urbano pela McGill University, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS. Atuou como arquiteta no setor privado, como pesquisadora na Prefeitura de Porto Alegre e como analista de desenvolvimento urbano em projetos de cooperação técnica de gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade do desenvolvimento turístico na Bolívia e em Honduras. Também foi coordenadora local da conferência internacional “Urban Age – Transformações Urbanas”, realizada em 2013 no Rio de Janeiro pela LSE-Cities. Desde 2014 faz parte da equipe do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento - ITDP Brasil, organização internacional sem fins lucrativos. Hoje atua como gerente de mobilidade ativa, trabalhando para que a caminhada e a pedalada se tornem opções de deslocamento seguras nas cidades brasileiras.
Danielle Hoppe
Gerente de Transportes Ativos do TDP - Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento
Pesquisador Adjunto no LaingO'Rourke Centre for ConstructionEngineering and Technology do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge e Professor Assistente na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Obteve um doutorado em Engenharia Civil e de Construção na Universidade de Loughborough, no Reino Unido. Tem formação em Engenharia Civil e experiência na construção de grandes edifícios residenciais e comerciais. Lidera um programa de investigação destinado a desenvolver métodos novos e mais avançados para medir o desempenho de grandes projetos de construção de infraestrutura e edifícios. A sua pesquisa atual situa-se na intersecção das tecnologias digitais, da construção off-site, do leanmanufacturing e da computação. Os resultados da sua pesquisa foram publicados em revistas de referência noscampos da engenharia e gestão da construção
Danny Murguia
Pesquisador Associado na Universidade de Cambridge - LaingO'Rourke Centre for ConstructionEngineerin
Atuando há mais de 15 anos no mercado imobiliário percebi que transformar coisas impossíveis em realidade é o que me move. Já vendi mais de 15 mil unidades diretamente ao consumidor, idealizei a construção de uma cidade inteligente e também de um bairro planejado, no Rio de Janeiro, impactando positivamente mais de 5 mil famílias. Hoje, sou Co-Founder e CEO da Approva, uma startup que está revolucionando o mercado imobiliário, reduzindo frustrações no processo de compra e melhorando a experiência do cliente. Fundei a Inova Imobiliária, sucesso absoluto de vendas no segmento primário econômico e referência no mercado participando de mais de 450 lançamentos e formando mais de 8,000 corretores especializados. Sou especialista e investidor em Real State com ativos estimados em mais de 1 bilhão em Land Bank. Reconhecido pelo Prêmio Master Imobiliário ADEMI do Rio de Janeiro em 2015 e 2016. Approva Somos uma startup do mercado imobiliário que comercializa imóveis do segmento econômico de forma, simples, rápida e segura. Já revolucionamos nosso mercado uma vez, reduzindo frustrações no processo de compra e melhorando a experiência do cliente. Agora iremos revolucioná-lo pela 2.a vez e liderar sua transformação digital. Aprovamos o crédito do cliente, trazendo a melhor condição de financiamento disponível no mercado, combinando benefícios e subsídios além de negociações especiais exclusivas! Além do maior marketplace de imóveis! São diversas opções para que nossos clientes façam “match" com o imóvel ideal.
Delmo Simões
Diogo ingressou na InternationalFinance Corporation em 2016, parte do Banco Mundial, e maior instituição financeira internacional de desenvolvimento com foco no setor privado. Ele trabalha como oficial de operações acompanhando a carteira e o programa de investimentos no Brasil, bem como a elaboração da estratégia da Instituição. Anteriormente trabalhou como analista de pesquisas conduzindo diversos estudos de mercado nos mercados brasileiros de soja e milho e também ajudou na estruturação da Controladoria Geral do Município de São Paulo, um dos primeiros órgãos de controle interno em nível local. Diogo é graduado em Economia pela Universidade de São Paulo e também em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas. Ele tem um Mestrado em Economia pela Universitàdeglistudidi Siena.
Diogo Falchano Bardal
Associado de Operações no IFC International Finance Corporation - Banco Mundial
Se dedica ao desenvolvimento de projetos de arquitetura e empreendimentos imobiliários, diversificando entre as áreas residencial, comercial e corporativa. Em sua inquietude pela busca constante do equilíbrio entre inovação, planejamento e emoção, o escritório aposta no conforto e sustentabilidade como premissas essenciais de todos os projetos.
Duda Porto
Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduado em Construção Civil pela mesma instituição. Pós-graduado em Estruturas de Concreto pela Universidade Luterano do Brasil. e pela UFRG.Gerente Regional da ABCP RJ/ES - Associação Brasileira de Cimento Portland e Coordenador Programa de Desenvolvimento Empresarial de Fabricantes de Artefatos, pré-fabricados, argamassa e concreteiras (PDE). Com 30anos de experiência, atua na área de desenvolvimento de mercado do dos sistemas construtivos à base de cimento para as áreas de edificações,infraestrutura e na indústria de Pré-moldados de concreto do Rio de Janeiro Espírito Santo, e atuou tb pela Associação no Rio Grande do Sul.Membro do Fórum Setorial da Construção Civil da FIRJAN.
Eduardo D’Ávila
Gerente Regional da ABCP
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com especialização em Políticas Públicas e Governo pela UFRJ, Eduardo Paes está em seu terceiro mandato como prefeito do Rio de Janeiro (2008-2016 e 2021-2024). Ex-vereador, ex-deputado Federal, presidiu a C40 CitiesClimateLeadership Group, de 2008 a 2016.
Eduardo Paes
Prefeito do Rio de Janeiro
- Presidente e acionista da Concrejato Engenharia. - Presidente do SINAENCO - Sindicato Nacional de Arquitetura e engenharia consultiva desde 2021 - Foi Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Concremat Engenharia, empresa do Grupo CCCC até dez/22, onde atuou em diversos cargos desde 2008. - Advogado, Formado em Direito pela Universidade Candido Mendes/Rio de Janeiro, 2007. - Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela FGV/RJ, 2011. - Membro do Conselho Consultivo da ABDIB e da ABCE entre 2016 e 2022;
Eduardo Salgado Viegas
Presidente e acionista da Concrejato Engenharia
Formado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela PUC/MG e com MBA em Gestão de Finanças, Auditoria e Controladoria, possui mais de 14 anos de experiência nas áreas de Compliance, Risco, Auditoria Interna e Governança Corporativa. Com passagens por empresas como RM Sistemas, Telemig Celular e Deloitte, atualmente é Diretor de Compliance e Auditoria Interna do Grupo AG, empresa que atua desde 2011. Por 9 vezes, foi reconhecido como um dos profissionais de Compliance mais admirados do Brasil. É do Conselho Deliberativo do IBRIC – Instituto Brasileiro de Autorregulação na Infraestrutura e membro do Comitê de Ética do Sinicon.
Eduardo Staino
Diretor de Compliance da Andrade Gutierrez e Conselho de Ética do Sinicon
Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Professor da Escola Politécnica da USP e Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil. É relator do GT Objetos BIM da Comissão Especial de Estudos sobre BIM (CEE-134) da ABNT. Diretor de Divulgação da ANTAC. Diretor das entidades internacionais ISGG, ISCCBE e CIB. Membro da BIM Excellence Initiative e do CIB W78. Fundador e membro do Conselho Consultivo do BIM Fórum Brasil. Especialista do Comitê Estratégico BIM do Governo Federal. Revisor técnico das edições brasileiras do "BIM Handbook". Editor para Língua Portuguesa do BIM Dictionary.
Eduardo Toledo
PhD. Pesquisador e Professor da USP
Coordenadora da Divisão de Projetos Integrados em Responsabilidade Social na Gerência Geral de Negócios da FIRJAN SESI, fomentando as estratégias ESG e o Investimento Social Corporativo nas áreas de diversidade, cultura, esporte, formação profissional, desenvolvimento humano e inovação social, onde a divisão gere um portfólio de mais 30 projetos de impacto social. É Mestre em Design Futures pela Goldsmith – Universidade de Londres, Especialista em Estratégias de Impacto Social pela Universidade da Pensilvânia e em Política Sociedade Civil e Gestão de ONGs pela UnB. Atuou na Convenção da UNESCO sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e foi diretora adjunta na Fundação Aga Khan, em Moçambique.
Eliane Damasceno
Coordenadora de Projetos Integrados de Responsabilidade Social da Firjan SESI
Formação: Graduação em Gestão de Pessoas Experiência profissional: 35 anos no setor de construção civil Empresas: - CEO da KVG Engenharia e GESSTRA por 20 anos - Presidente do SINDUSCON-SF - Membro do Conselho Mulheres da FIRJAN Liderança: Promover colaboração, diversidade e inclusão Filosofia de liderança: Valorização a criatividade, inovação e resiliência Contribuição: Empoderamento e avanço das mulheres no mundo dos negócios em especial na Construção Civil Família: Casada e mãe Mensagem: Acreditar em si mesmo, perseguir sonhos e fazer um impacto positivo na vida dos outros.
Elissandra Candido Alves Silva
Presidente do SINDUSCON-SF
• Formado em administração de empresas pela PUC-SP. • Curso de matemática financeira na FGV-SP - PEC. • Diretor da empresa Luciano Wertheim Empreendimentos Imobiliários, fundada em 1950. • Foi vice-presidente do Secovi-SP na área de incorporação imobiliária e financeira. • Atualmente é Presidente Executivo do Secovi-SP.
Ely Flavio Wertheim
Presidente Executivo do SECOVI SP
Gerente de Engenharia Sênior na Andrade Gutierrez, responsável pela Governança dos processos e Inteligência de dados na Diretoria de Engenharia. Conselheiro Administrativo do BIM Fórum Brasil e coordenador no comitê de engenharia e inovação – BIM no SINICON, também representante pelo SINICON no ProEC 4.0 (Programa Brasileiro de Engenharia e Construção).
Erik Vinicius Santos
Coordenador do GT BIM do SINICON
É sócio do Barral Parente Pinheiro Advogados. Foi Diretor Jurídico de multinacional do setor de construção e infraestrutura e executivo do setor petroquímico. Foi Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada e Analista de Comércio Exterior no MDIC.
Evaristo Pinheiro
Diretor da Barral Parente Pinheiro Advogados
Graduado em Engenharia da Computação, trabalhou como especialista em tecnologia de duas grandes multinacionais do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação antes de ingressar no serviço público. Iniciou sua carreira no governo em 2010 na Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Desenvolvimento, desenhando políticas públicas de fomento à inovação. Em 2012 compôs a equipe da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da ANEEL, onde ficou por 7 anos antes de integrar a equipe de assessoria institucional da diretoria da Agência. Em outubro de 2021, foi convidado a assumir o cargo de Coordenador de Mobilização Empresarial na EMBRAPII.
Fábio Cavalcante
Coordenador de Mobilização Empresarial da Diretoria de Planejamento e Relações Institucionaisna EMBRAPII
Engenheiro Civil pela Universidade Bandeirantes de Sao Paulo, com especialização em Direito Arbitral pela Universidade de Lima e Direito Administrativo pela ESAN. Certificado em Virtual Design and Construction (VDC) pela Universidade de Stanford e tem mais de 15 anos de experiência profissional no setor de AEC. Suas principais áreas de atuação incluem gerenciamento de produção, gerenciamento de engenharia e planejamento, controle, gestão de contratos e estruturação de projetos, contando com experiencia internacional.
Fábio Elias Gomes
Diretor Conexig Peru Srl
Formado em Engenharia Elétrica pela FEI e pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini – USP. Tenho especialização em AWP pela AWP University e VDC (Virtual Design and Construction) pela CONEXIG Academy. Atuo com sistemas de engenharia/BIM desde 2003 nas áreas de óleo e gás, mineração, infraestrutura e energia, iniciando na área de projetos básicos e executivos, passando por contratos EPCM em todas as empresas que passei e desde 2018 atuando na Andrade Gutierrez como especialista na implantação do BIM e digitalização da cadeia de valor, criando diretrizes de contratação em BIM, mapeando, adequando e digitalizando processos de trabalho desde a fase de engenharia até a construção em todos os contratos EPC das diversas áreas de atuação da empresa.
Fábio Montrezor
Especialistas Em BIM da Andrade Gutierez
Administrador e Contador. Pós-graduado em Gestão de Projetos e Administração Pública. Analista de Competitividade para Construção e Casa do Sebrae Nacional.
Fábio Rabello, PMP
Analista Técnico do SEBRAE
Graduado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Economia Internacional pela FAE Business School. Possui MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC. É Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE e Mestre e Doutorando em Gestão Urbana pela PUC-PR. Recebeu o Prêmio Paraná de Economia concedido pelo Corecon-PR. Foi professor universitário de diversas instituições por mais de 15 anos. Atualmente é CEO na Brain Inteligência Estratégica, Conselheiro do GRI Club e Consultor ad hoc do BID para assuntos de habitação.
Fábio Tadeu Araujo
CEO na Brain Inteligência Estratégica
Engenheiro Civil e Tecnólogo em Edifícios. Pós-graduado em Perícia de Engenharia e Avaliações FAAP/IBAPE Gerente de Qualidade da Incorporadora Planeta Consultor Técnico da ABRAINC Sócio da TécnicaAção Engenharia Secretário da ABNT NBR 17170 – Edificações – Garantias – Prazos recomendados e diretrizes Coordenador nas emendas as normas ABNT NBR 14037, ABNT NBR 5674 e ABNT NBR 16280.
Fabrício D’Stefano Munhoz
Gerente de Qualidade da Incorporadora Planeta
Diretor Executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil). Advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, há 16 anos no Green Building Council Brasil, é o responsável por dirigir e executar as atividades da Organização que compreendem as áreas de capacitação profissional, disseminação da informação, relação governamental e promoção de certificações para edificações eficientes, confortáveis e sustentáveis. Felipe também atuou por 4 anos no LEED Steering Committee do USGBC, órgão deliberativo e consultivo responsável por manter o LEED como a certificação líder no mundo, participando do desenvolvimento da sua versão (LEED v4) e das discussões iniciais para a criação do sistema internacional de benchmark em edificações, hoje conhecido como plataforma ARC SKORU. Durante o período de 2017 a 2023, Felipe fez parte do Conselho de Diretores do World Green Building Council, organização supranacional que coordena e estimula o desenvolvimento de suas atividades em 76 países, onde presidiu o Comitê de Governança e o Comitê de Network dos CEOs.
Felipe Augusto Faria
Diretor Executivo do Green Building Council Brasil - GBC Brasil
Atualmente é Superintendente da Área de Infraestrutura do BNDES, área responsável pela estruturação de operações de financiamento a projetos de transportes, logística, mobilidade urbana e saneamento. É formado em Economia pela USP e mestre em Administração Pública pela FGV. Tem longa experiência em diversos setores de infraestrutura, em instituições públicas e privadas. Entre outras funções, foi Diretor de Transportes e Logística do PAC, no Ministério do Planejamento, e Assessor Especial para Infraestrutura na Casa Civil da Presidência da República.
Felipe Borim
Superintendente BNDES
Felipe Cassol, é Engenheiro Civil, graduado pela UNISUL /SC em 2013. Especialista em gestão de projetos e governança corporativa, tendo realizado sua capacitação pela FGV e IBMEC. Iniciou sua carreira como jovem aprendiz na Cassol Pré-Fabricados em 2006, atuando em distintas funções relacionadas a qualidade e contrato em uma obra de grande porte localizada em Fray Bentos- Uruguay e com gerenciador internacional – Botnia, como interlocutor, devido a sua fluência em Inglês e Espanhol. Posteriormente estagiou na Cassol Pré-fabricados área de montagem de obras. Após compreender a interface com o cliente e os aspectos de logística e segurança envolvidos no processo, estagiou na Koprime e RKS Engenharia de Estruturas, ambas em Florianópolis a primeira como cliente em gestão de obras e a segunda em outra importante fase do processo de industrialização, o projeto, complementando desta forma ainda estagiário o ciclo da pré-fabricação. Uma vez formado, retornou a Cassol Pré-Fabricados onde participou de diversas obras relevantes incluindo a expansão do terminal aeroportuário de Brasília e também no setor de energia eólica através do parque construído em Aracati no Ceará. Paralelamente avançou em temas como sucessão familiar e administração de conselhos. Atualmente, é CEO da Cassol Pré-Fabricados. Atua também como conselheiro de família, na Holding Aroeira. A Cassol atua em distintos ramos de negócio, pré-fabricados de concreto possuindo a maior rede de lojas de matérias de construção do Sul do Brasil, mercado imobiliário “real estate” e florestal. Possui plantas de concreto pré-fabricado em 3 estados: Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No âmbito institucional preside o Conselho Estratégico da ABCIC - Associação Brasileira da Construção industrializada de Concreto, representando a empresa que é associada fundadora. Tendo surf como hobby, esporte que pratica desde os 3 anos de idade, preside o conselho da CBSurf (Comissão Brasileira de Surf).
Felipe Cassol
CEO da Cassol Pré-Fabricados
Com mais de 16 anos de experiência de Engenharia e Construção, atuando em mais de 20 projetos em diferentes segmentos no setor de infraestrutura e projetos de capital como Energia, Oléo& Gás, Transportes, Mineração e Siderurgia, entregando soluções de ponta a ponta em projetos como FEL, Project Controls, PMO, AWP, BIM, Lean, Inovação e Transformação. Atualmente é sócia de Infraestrutura e Projetos de Capital da Deloitte e Diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão na InfrawomenBrazil. Já passou por grandes projetos de infraestrutura no Brasil como a Hidrelétrica de Santo Antônio em Porto Velho/RO, Linha 5 do Metrô de São Paulo/SP e Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira/PA. É formada em Engenharia civil pela Unicamp e em Ciências Econômicas pela Unisul, com especialização em Administração pela EAESP – FGV e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV – Management.
Fernanda Tauffenbach
Sócia de Infraestrutura e Projetos de Capital da Deloitte
Sócio fundador da Cité Arquitetura, arquiteto e urbanista formado pela FAU-UFRJ, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil, membro do Fórum Setorial da Construção Civil – FIRJAN CIRJ (2022) e representante do SINDUSCON-RJ no COMPUR. Seus projetos foram premiados e finalistas em concursos pela AsBEA e IAB. Antes da Cité, atuou como Gerente de Projetos no escritório STA Arquitetura entre 2008 e 2012. Com a Cité Arquitetura, ganhou o prêmio Arquiteto do Ano, junto ao sócio Celso Rayol, pelo Destaques Ademi 2022, teve a trajetória de 10 anos de escritório publicada com exclusividade pela Monolito #53 e participa da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.
Fernando Costa
Sócio fundador da Cité Arquitetura
Doutora em Arquitetura (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela (UFRJ). Arquiteta e Urbanista (UFRJ). Professora adjunta do Departamento de Construção Civil e Transportes da Faculdade de Engenharia da UERJ. 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos e execução de obras. Sócia fundadora da CUG Consultoria, especializada no desenvolvimento de soluções para a predição do custo de construção e apoio à decisão no projeto de arquitetura, entre elas a calculadora CUG e o aplicativo Pró-Reforma, desenvolvidos com recursos de editais de fomento do SENAI, Faperj e CNPQ e/ou em processos de inovação aberta com grandes empresas do mercado imobiliário (Odebrecht Realizações e Tegra) e do varejo de materiais de construção (Disensa e CeC).
Flávia Schmidt de Andrade Lima
Diretor Nacional de Ensino da YDUQS que conta com mais de 700 mil alunos ma graduação e Reitor da Universidade Estacio de Sá. Cursou o Mestrado da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV. Possui mais de 40 anos como Executivo em organizações privadas e públicas. Professor desde 1990 nas áreas de economia e finanças. O que me motiva é construir o futuro de uma educação inovadora plural, inclusiva e de qualidade para muitos.
Flavio Murilo de Gouvêa
Reitor Universidade Estácio de Sá
Diretor Nacional de Ensino da YDUQS que conta com mais de 700 mil alunos ma graduação e Reitor da Universidade Estacio de Sá. Cursou o Mestrado da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/FGV. Possui mais de 40 anos como Executivo em organizações privadas e públicas. Professor desde 1990 nas áreas de economia e finanças. O que me motiva é construir o futuro de uma educação inovadora plural, inclusiva e de qualidade para muitos.
Flavio Murilo Gouvêa
Reitor Universidade Estácio de Sá
Presidente do Lean Institute Brasil (LIB) e Professor LIvre Docente da UNICAMP. Participa do desenvolvimento do lean thinking desde 1999, através de atividades do LIB em diversos ambientes, incluindo manufatura, serviços, administração e construção. Coordena o Grupo de Trabalho de Lean Construction da Lean Global Network. Como Consultor em Gestão da Qualidade e Produtividade, desenvolveu, por mais de 20 anos, projetos em empresas de diversos portes e setores. Engenheiro, Mestre e Doutor, pela Escola Politécnica da USP. Realizou programa de Pós-doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em colaboração com o Lean Enterprise Institute, e foi Visiting Professor no Politecnico di Milano.
Flávio Picchi
Presidente do Lean Institute Brasil e Professor da Unicamp/FEC
FEU Arquitetura com muito carinho, cuidado e técnica, a FEU arquitetura desenvolve projetos de grande e médio porte abrangendo diversas cidades brasileiras, além de países como Estados Unidos, Paraguai, Moçambique e Angola. O escritório é reconhecido nacional e internacionalmente em forma de prêmios, publicações e clientes que nos acompanham ao longo desses mais de 40 anos. Com uma trajetória que muito nos orgulha com casas, escolas, praças públicas, fábricas, complexos corporativos, shoppings, residências multifamiliares e planejamento urbano; nossos projetos têm desde a fase de estudos de massa até os desenhos para a execução o compromisso com a excelência do design e a qualidade da obra.
Francisco Alexandre Feu Rosa
Diretor da FEU Arquitetura
Engenheiro agrônomo, graduado pela universidade Federal de Goiás, especialista em planejamento Rural, perito em seguro rural, empresário, ocupou algumas funções públicas, como presidente da Companhia Agrícola de Goiás, chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento de Goiás, presidente da Agência Municipal de Obras de Goiânia. Foi conselheiro do CREA GO, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás por dois mandatos, Diretor da Caixa-Mútua Goiás, presidente do CREA GO por quatro mandatos e atual presidente da Mútua nacional.
Francisco Almeida
Professor Titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, da Especialidade Tecnologia e Gestão da Produção na Construção Civil, e Assistente Técnico de Direção IV da Superintendência do Espaço Físico da Universidade de São Paulo. Coordena o curso de Pós-Graduação lato sensu Pós-TGP em “Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios” (Poli.Integra). É um dos coordenadores do Programa de Dupla Formação FAU-EP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Escola Politécnica da USP). Foi coordenador de Curso da Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP (2012/2017) e e presidente da Comissão de Graduação da Escola Politécnica da USP (2014/2018. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1980), fez mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana na Universidade de São Paulo (1986), doutorado na École Nationaledes Ponts et Chaussées (1996) e Pós-doutorado no Centre Scientifique et TechniqueduBâtiment (2001-2002), ambos na França. É membro Titular do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação – CTECH da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério de Estado de Desenvolvimento Regional e membro do Conselho Fiscal do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).
Francisco Ferreira Cardoso
Professor Titular e Presidente da Comissão de Graduação da Escola Politécnica da USP
Bacharel em Administração de Empresas, Vereador eleito pela Cidade de São Paulo duas vezes consecutivas (2005 a 2012), exerceu também cargos na gestão pública tendo sido Administrador Regional/Subprefeito(1987 a 1990), Secretário de Governo (2014 a 2016) e Secretário de Coordenação das Subprefeituras (2013 a 2014) na Prefeitura do Município de São Paulo. Foi ainda professor e coordenador do curso de Pós-Graduação na UNINOVE – Universidade Nove de Julho (2011 a 2013) e atuou como Diretor Presidente da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego (2000 a 2003). Na década de 1990, foi Diretor do Instituto de Planejamento/INCAPLAN (1991 a 1993) e do Instituto Cajamar de Formação (1991 a 1994).Entre os Conselhos de Administração de Empresas dos quais participou, estão: Companhia do Metropolitano de São Paulo/METRÔ (2014 a 2016); Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação/PRODAM (2013 a 2016); São Paulo Urbanismo – SP Urbanismo (2013 a 2016); Conselho do Fundo Gestor de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (2013 a 2014); Comitê Gestor SABESP/ARSESP – PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO – (2013 a 2016); Conselho Municipal de Política Urbana/SP (2014 a 2016); Conselho Nacional de Trânsito/CONTRAN (2000 a 2003); Vice Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Transporte e Trânsito (2001 a 2003); Conselho da Associação Nacional de Transportes Públicos/ ANTP (2001 a 2003). Publicou também artigos sobre Política Urbana, Mobilidade e Gestão Pública.
Francisco Macena da Silva
Empreendedor com visão e determinação. Foi gerente geral de uma organização de 120 pessoas e faturamento de 10milhoes de USD, executando projetos na área de energias renováveis.
Franco Vernazza
Engenheiro civil e de segurança do trabalho, professor de pós-graduação em Engenharia Segurança e Medicina do Trabalho desde 1995 e palestrante em diversos congressos e seminários; publicou vários manuais e capítulos de livros de SST; auditor Fiscal do Trabalho aposentado (1985/2020), membro do GTT da NR.18 Construção Pesada (2009/2010) e membro da CNTT da NR.35, Trabalho em Altura, pela bancada do governo desde 2011; professor em cursos EAD, consultor de SST independente e consultor técnico de Segurança do Trabalho do Seconci-SP e Nuremberg Messi Brasil.
Gianfranco Pampalon
Consultor Técnico no SECONCI-SP
Engenheiro Civil pela UFF, pós-graduado em BIM e mestrando pela USP na linha de pesquisa BIM e Simulação Computacional, com ênfase em projetos de infraestrutura. Experiência em implantação de metodologias e tecnologias, como BIM, Ágil e Lean Construction. Atualmente é Coordenador de Estratégia e Implantação na Concremat.
Guilherme Borges
Coordenador de estratégia na Concremat
Arquiteto pela UFRGS, Pós-graduado em arquitetura pelo PROPAR UFRGS, MBA em Gerência de Porjetos pela FGV, Mestrando na faculdade de arquitetura da Universidade de Lisboa e Condutor de Charrette System pelo NCI em Portland. Diretor da Takeda Design, com experiência de 33 anos no mercado imobiliário Professor do curso de pós-graduação em arquitetura da PUCRS e da disciplina de charrette system do curso de loteamentos do Secovi SP. Idealizador do Congresso Brasileiro da Arquitetura da Felicidade.
GUILHERME TAKEDA
Diretor da Takeda Design
Engenheiro Mecânico pela UFRJ com mestrado em administração pelo Coppead UFRJ. Atuou durante 6 anos na Embraer como Engenheiro de Certificação. Foi Subsecretário de PPPs e Concessões da Prefeitura do Rio de Janeiro por 7 anos durante período de preparação para os Jogos Olímpicos. Assessor da Presidente do BNDES para PPPs e Concessões. Consultor para Projetos de Concessão e PPPs. Foi Diretor de Negócios da BYD para a América Latina. Em janeiro voltou à Prefeitura como presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp). Desde junho de 2022, com a transformação da Cdurp na nova Companhia de Parcerias e Investimentos (CCPar), está à frente da empresa pública da Prefeitura do Rio que estrutura e fiscaliza as concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Município.
Gustavo Guerrante
Diretor Presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos – CCPar
Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, com 22 anos de atuação na área de SSMA, desenvolvendo e implementando políticas, programas e diretrizes em grandes empresas dos segmentos de telecomunicações, infraestrutura e serviços. Mestre em Engenharia Ambiental com ênfase em Gestão de SMS pela UFRJ. MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS. MBA em Sistema de Gestão Integrada em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança pela Faculdade de Tecnologia Senac Rio. Bacharel em Comunicação Social. Formação em Fall Protection Competent Person – Capital Safety, Minnesota, USA. Atuou como Coordenador da Representação Empresarial do GT, GTT e CNTT da NR 35 − Trabalho em Altura, representando a CNI, tendo também atuado como Coordenador da Comissão Temática de SST do Sinditelebrasil. Especialista convidado pelo CONFEA do Grupo de Trabalho (GT) que elaborou as minutas de revisão das normas regulamentadoras, submetidas à Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia. Coautor do Livro Manual de Lições Aprendidas em SST – Editora Nelpa – 2021. Atualmente integra a Gerência de Saúde Integrada da Firjan SESI.
Henrique Marques
Gerente de Sáude Integrada da FIRJAN SESI
Advogado, professor universitário e empresário. Atualmente desenvolve trabalhos em sinergia com a causa industrial, ocupando os seguintes cargos: Segundo diretor-secretário da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro; Presidente do Conselho Regional Sul Fluminense; Presidente do SINDICER-MVP – Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Vale do Paraíba; Vice-Presidente da ANICER – Associação Nacional da Indústria Cerâmica; Presidente do Fórum de Mineração; Membro do Conselho de Infraestrutura Membro do Conselho Fiscal FIRJAN IEL e CIRJ; Membro do Conselho Consultivo do Cluster Automotivo Sul Fluminense.
Henrique Nora Junior
Presidente do Fórum Setorial de Mineração da FIRJAN
Advogada, pós-graduada em Direito Tributário e em Gestão Empresarial em Tributação e Contabilidade. Atua como gerente de Planejamento Tributário da Queiroz Galvão S.A, com quase 20 anos de experiência em assessoria jurídica na área Tributária. É Conselheira do Conselho de Contribuintes do Município do Rio de Janeiro, representante dos contribuintes, indicada pelo SINDUSCON/RJ. Atua, ainda, como coordenadora do comitê tributário do SINICON/RJ, membro da Comissão Especial de Defesa do Contribuinte e Política Fiscal da OAB/RJ e como membro de comitês tributários das seguintes instituições: Confederação Nacional da Indústria; Abdib - Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base; Abemi – Associação Brasileira de Engenharia Industrial; e ABREMA - Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente.
Hevelyn Brichi
Gerente de Planejamento Tributário do Grupo Queiroz Galvão
Natural da cidade de São Paulo, é socióloga com mais de 25 anos de experiência em gestão e formulação de políticas públicas, em especial nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano. Em sua trajetória no setor público, ocupou vários cargos de direção nos níveis municipal e federal, adicionalmente trabalhou como Consultora em Agências Internacionais. Desde 2017 vem atuando como consultora sênior em projetos e programas de habitação e desenvolvimento urbano para agências internacionais como Banco Mundial e ONU-Habitat. Entre 2003 e 2016 atuou no Governo Federal, no Ministério das Cidades, onde exerceu as funções de Ministra de Estado, Secretária Nacional de Habitação e Diretora de Políticas para os Assentamentos Precários. No dia 21 de março de 2023, tomou posse como Vice-Presidente daCaixaEconômicaFederal.